Artesanato de papel faça você mesmo para crianças a partir dos 9 anos

As crianças aprendem a trabalhar com papel desde o berçário, realizando operações simples. Perto dos 9-10 anos, eles começam a se interessar por papel plástico, quilling, origami e outros tipos de criatividade relacionados ao papel. Também é crescente o interesse por apliques complexos, em que as aquarelas são usadas para criar composições interessantes do ponto de vista da cor. E isso é apenas parte de todas as possibilidades.



O que fazer com papel comum?
Para meninos e meninas, trabalhar com papel é útil, pois além de desenvolver a coordenação motora fina e ajudar a relaxar, permite sentir a eficácia do trabalho.
É especialmente útil, como dizem os terapeutas da arte, praticar a fabricação de papel para crianças que não estudam muito bem, que não têm autoridade na sala de aula, etc.
Ao construir artesanato em papel, eles obtêm a experiência, o sucesso, a satisfação com o trabalho e o empenho necessários.


Os artesanatos deste material podem ser diferentes.
- Origami. Para fazer um simples barco, guindaste ou cisne, basta uma folha de papel e 15 minutos de tempo. E se houver vários guindastes de papel, você pode fazer um lindo módulo deles pendurando-o acima da mesa.



- Formulários. Muitas vezes é necessário trabalho criativo na escola para várias exposições de outono. E apliques feitos de papel colorido (pode ser um produto de design, papel metalizado e veludo, impresso, etc.) resolvem o problema com rapidez e eficiência. Escolhendo formatos não padronizados: A-3 ou, inversamente, uma miniatura A-5, a criança faz um artesanato com as próprias mãos que pode se destacar em qualquer competição escolar.



- Recortes. Este tipo de criatividade pode ser praticado até na idade pré-escolar, mas as crianças mais velhas, entre os 9 e os 13 anos, aprendem a fazer recortes realmente bonitos. Os recortes podem ser simplesmente colados em um fundo específico e emoldurados ou podem ser usados para decorar janelas, frentes de móveis, brincos, estojos de lápis, bolsas de tecido, etc.


- Trabalho quilling. O uso de tiras de papel há muito se tornou uma forma popular de criatividade, tomando forma em uma direção que exige uma abordagem delicada e dá origem a obras graciosas e extraordinárias. Quilling é freqüentemente usado para criar apliques. Esta direção é adequada para crianças em idade escolar.



- Apliques volumétricos. Um tipo de fabricação de papel fundamentalmente diferente, que ajuda a criar composições multidimensionais. Para explicar suas especificidades de forma simplificada, consiste em colar os elementos do aplique não em uma camada uniforme contínua dentro de um determinado plano, mas com fita dupla-face, o que permite que os elementos da obra apareçam em planos diferentes. Quando um fragmento avança, deixando outro para trás, a composição ganha volume, e este é o seu principal charme.



- Guirlandas, lanternas e outras decorações festivas. As crianças no jardim fazem guirlandas de correntes com entusiasmo, depois aprendem a fazer guirlandas em forma de bandeiras e ficam felizes em projetar lanternas chinesas. Tudo isso de uma forma complicada e mais original pode ser feito por crianças mais velhas. Somente em vez de papel colorido padrão, livretos antigos, papel de embrulho, crepe, etc. serão usados.



- Flores de papel. Para fazer esses trabalhos manuais, você não precisará apenas de papel, mas também de elementos adicionais (arame, espetos, varetas, etc.), mas a base será a matéria-prima de papel: de simples folhas de escrita a lindas folhas de uma coleção de música com notas.



Cada uma das opções descritas assume uma ampla gama de esquemas e padrões: desde trabalhos básicos com um mínimo de ferramentas e materiais até complexos artesanatos que levarão mais de um dia para serem finalizados.



Idéias para material corrugado
O papel ondulado (crepe) tornou-se especialmente popular 5 anos atrás, quando buquês delicados e surpreendentemente verossímeis começaram a ser feitos dele. Poderia haver doces de verdade dentro das flores de papel, o que tornava esse buquê um presente original. Hoje, a ênfase mudou para cores enormes como decoração de interiores. Crianças com mais de 10 anos ficam felizes em criá-los: em um berçário, o aparecimento de tal flor será um acontecimento real.


Para fazer um áster de papel ondulado, você precisará de:
- papel lilás (a cor pode ser qualquer outra): 5 peças de 16x100 cm, 3 peças de 20x100 cm, 5 peças de 24x100 cm;
- papel rosa 10x100 cm;
- alicate;
- arame;
- tesoura;
- pistola de cola.



A descrição passo a passo é a seguinte.
- Uma tira de 16x100 cm deve ser dobrada ao meio, sua borda é dentada. Os dentes devem ser bastante afiados.
- O fio é colado por dentro, ao longo da linha de dobra do elemento. Reúna um pouco o papel, fazendo uma dobra.
- O mesmo é feito com tiras de 20 e 24 cm de largura.
- O papel corrugado rosa precisa ser cortado em uma franja, não na borda e, em seguida, enrolado em um rolo.
- A montagem da estrutura começa pelo meio. A franja rosa é enrolada e depois colada na borda do papel lilás (16 cm de largura). Um lilás é torcido em torno do elemento rosa, e isso é feito com todas as 5 partes.
- Em seguida, 3 partes dos pedaços maiores são torcidas, e o pedaço maior (com uma largura de 24 cm), consistindo de 5 partes, será o extremo.
- A base da flor deve ser colada para dar força.
- O fundo é decorado com papel.
Tal áster pode ser pendurado na parede acima da cama, por exemplo. Crianças de 12 a 13 anos podem fazer isso facilmente.





Artesanato em papel colorido
Aqui estão mais algumas instruções passo a passo para ajudar crianças de 9 a 10 anos de idade (e mais velhas) a se tornarem autoras de artesanatos adoráveis que são fáceis e interessantes de fazer.
Papagaio
Um papagaio sentado em um dedo parece bonito e se parece muito com um pássaro real. Para a confecção desse trabalho, será utilizada a técnica do origami. O esquema é baseado na técnica do "peixe".


Considere como fazer um papagaio em etapas.
- As diagonais devem ser marcadas em uma folha de papel, em seguida, dobre as laterais ao meio e desdobre-as para trás.
- Em seguida, as diagonais horizontais são delineadas. Os lados novamente tendem para o meio.
- A peça é dobrada ao meio, o canto está dobrado.
- As asas são criadas dobrando os cantos. A parte superior deve cair para criar um vinco.
- Ao plissar, parte do canto superior é colocado para dentro.
- Para mais realismo do bico, é necessário criar um ângulo, e também adicionar pequenos detalhes (os mesmos olhos).
- Como resultado dessas manipulações com papel, uma pata é formada no papagaio, que o segurará nos dedos do autor do artesanato. No entanto, ele se agarrará à prateleira da mesma maneira.



Neste exemplo, o papagaio é feito de papel branco comum, mas o próprio autor escolhe a cor do pássaro.
Se você usar papel impresso, o papagaio será brilhante e colorido.


um leão
Este leão pode ser feito em 30 minutos, este encantador artesanato vai decorar uma caixa com um presente para um amigo ou simplesmente instalar-se na estante de uma criança.
Para trabalhar você precisa levar:
- papel colorido de cores consoantes com a cor do leão;
- agrafador;
- tesoura;
- cola em bastão;
- régua;
- tesoura encaracolada;
- lápis simples;
- canetas de feltro.


Vamos ver como fazer um leão.
- Primeiro, dois retângulos são cortados, eles serão de tamanhos diferentes. O menor se tornará a cabeça, o maior - o corpo.
- Horizontalmente, cada retângulo se dobra em um tubo. O tubo é fixado em dois lugares com um grampeador.
- Orelhas pequenas idênticas devem ser fixadas na parte volumétrica da cabeça do leão. Com canetas hidrográficas, você pode desenhar o rosto de um leão.
- É hora de fazer uma juba: um círculo é recortado em papel laranja, você precisa percorrer seu contorno com uma tesoura encaracolada.
- No centro do círculo resultante, a cabeça volumétrica de um leão é colada.
- Em seguida, a cabeça com a crina é fixada no lado esquerdo ou direito do corpo. Um grampeador é usado novamente para segurar com firmeza.
- As patas e o rabo com borla são recortados em papel colorido. Pernas marrons são presas à parte inferior do corpo, a cauda é presa ao lado.
O leão está pronto! Tal embarcação não será difícil para uma criança de 8 a 9 anos.





Raposa
E tal chanterelle será feito com prazer por crianças que gostam de brincar de teatro de fantoches. O resultado final não é uma raposa inteira, mas apenas sua cabeça, mas ela estará "falando". Para trabalhar, você precisa de uma folha de papel laranja.

A raposa é feita da seguinte maneira.
- Primeiro, a figura-casa básica é dobrada: o quadrado é dividido ao meio no sentido do comprimento, ambas as partes são dobradas ao meio, uma em direção à outra. Portas vão acabar. As dobras laterais em forma de bolsos devem ser abertas e alisadas.
- Vire a peça de trabalho, dobre a primeira borda ao meio e faça o mesmo com a esquerda. O canto inferior direito é dobrado diagonalmente.
- O olho de uma raposa é formado: a metade inferior da peça de trabalho é dobrada diagonalmente, a camada frontal é dobrada para cima. O produto deve ser virado e as mesmas ações devem ser repetidas, começando não pela direita, mas pela esquerda. A peça de trabalho deve ser direcionada para si mesma com a parte do meio.
- Puxe as paredes laterais com cuidado, separando-as. Use os dedos para adicionar volume à parte convexa do meio. A boca da raposa deve ser empurrada para a peça de trabalho com os mesmos movimentos delicados.
- Todas as juntas devem ser alisadas para que fiquem uniformes. A boca deve ser fechada para que o rosto da raposa fique finalmente alinhado.
- Resta apenas desenhar ou colar os olhos da raposa, e essa “atriz” já está pronta para se apresentar no home theater.





Flores
Você pode usar papel colorido ou revistas velhas (são papéis coloridos, apenas matizados). Você também precisará de fita adesiva verde, tesouras, espetos bastante longos e cola para fazer essas flores fofas.


O processo de fazer artesanato é o seguinte.
- Prepare várias folhas de papel colorido. Pode ser papel com cores diferentes em ambos os lados ou papel impresso. Se você decidir levar uma revista, precisará selecionar e destacar as folhas adequadas dela.
- Cada folha é dobrada 4 vezes ao longo de seu comprimento. Do lado da dobra, as folhas devem ser cortadas em franjas.
- A fita com franjas resultante é enrolada no espeto e fixada com cola. Para que o botão seja exuberante, deve haver muitas voltas desse tipo.
- O espeto é embrulhado em fita adesiva verde. Se não houver nenhum, é usado papel verde comum (ou veludo, por exemplo).
Só falta escolher um vaso adequado para as flores de papel, e a decoração atemporal está pronta. Uma criança de 11 a 12 anos se encarregará da fabricação de tal composição.



Lagarta
Uma lagarta simples, mas muito bonita, pode ser feita de acordo com os modelos apresentados nesta descrição. Os modelos são impressos em folhas de papel vermelho e verde. Tesouras e cola também são úteis.

Vamos ver como fazer uma lagarta:
- modelos de impressão, cortados com muito cuidado;
- você pode começar a fazer artesanato a partir da panturrilha (a peça de trabalho é cortada em listras ao longo da linha pontilhada);
- cada tira é colada para formar um corpo dinâmico;
- uma cabeça é cortada de papel vermelho, haverá antenas verdes nela.
Elementar!
Para este artesanato, apenas o papel é adequado, uma vez que o papelão não é tão maleável e plástico.
Uma criança de 7 a 8 anos lidará com a criação de uma lagarta engraçada.





joaninha
Insetos brilhantes e volumosos de tiras de papel são feitos rapidamente e não causam dificuldades na criatividade independente em crianças de 8 a 10 anos de idade.
Joaninha é executada da seguinte forma.
- Primeiro, você precisa cortar 2 círculos com um diâmetro de 7 cm de papel vermelho.
- Em seguida, são cortadas faixas vermelhas estreitas de 1 cm de largura e 15 cm de comprimento. Para fazer duas joaninhas, são necessárias 20 faixas.
- Os espaços em branco da cabeça são recortados em papel preto, assim como manchas no corpo.
- As tiras são coladas ao círculo, por sua vez, e dobras idênticas também são feitas nos fragmentos da tira para fixação.
- Quando a joaninha tem corpo redondo e volumétrico, pode ser decorada com manchas pretas que simplesmente grudam. No lugar certo, a cabeça do inseto é fixada na cola.






Artesanato em papel ainda mais interessante para crianças a partir dos 9 anos no próximo vídeo.