Artesanato de papel e papelão

Como fazer uma flor de origami?

Como fazer uma flor de origami?
Contente
  1. Opção simples
  2. Criação de cores diferentes
  3. Recomendações

Saber fazer uma flor de origami é muito importante para os entusiastas do faça você mesmo. Os conhecedores da arte japonesa de dobrar papel precisam descobrir como é fácil fazer uma rosa com as próprias mãos. Também vale a pena prestar atenção ao workshop passo a passo de fabricação de tulipas e a um esquema simples de fabricação de lótus.

Opção simples

Fazer uma flor de origami não é tão difícil quanto parece. Uma solução bastante simples é fazer um lótus. A principal forma de obtê-lo é a chamada panqueca. Este espaço em branco é usado ativamente em muitas outras composições de origami. Com a devida diligência, tudo é feito de forma rápida e eficiente. Em primeiro lugar, prepare um quadrado de papel. Em seguida, seus cantos opostos são aplicados uns aos outros. Se estiver trabalhando com uma folha inicialmente quadrada, ela é dobrada diagonalmente e desdobrada. Em seguida, você precisa dobrar os dois cantos restantes. Atenção: no processo de trabalho, deve-se controlar a coincidência das extremidades opostas das peças.

Feito isso, a folha é desdobrada. Normalmente, uma perpendicular à linha de dobra anterior deve permanecer. Então você tem que:

  • dobre todos os cantos até o meio do quadrado;
  • certifique-se de que eles não se sobreponham;
  • repita os dois passos anteriores (é nesta fase que aparece a notória "panqueca").

Os cantos do quadrado são dobrados novamente - duas vezes. Verifique se a junta está exatamente centralizada e em um ângulo de 90 graus em relação à nova dobra. Você também precisa se certificar de que os cantos dobrados das dobras principais estão localizados na parte superior. Repetindo isso para cada canto, forme um quadrado ligeiramente menor. Novamente, os cantos são dobrados de acordo com o mesmo princípio - apesar da monotonia, o trabalho deve ser feito de forma lenta e meticulosa.Quando tudo estiver pronto, o quadrado deve ser virado e os cantos devem ser dobrados para o centro. Nesta fase, dobrar o papel ficará mais difícil - você deve levar isso em consideração. Tomando um canto, dobre ¼ do meio. Você não precisa se esforçar para dobrar o papel até o fim, e isso dificilmente é possível.... Este procedimento é repetido com cada um dos cantos.

Como resultado, você deve obter um octógono com lados irregulares. Em seguida, você pode prosseguir para a preparação das "pétalas". Para isso, é necessário dobrar os cantos e virar a figura de modo que os cantos obtidos anteriormente fiquem visíveis.

Eles trabalham com eles separadamente em cada pétala. Esta é a parte mais demorada e lenta do processo, e é melhor perder alguns minutos extras do que estragar a ideia toda.

Se você for descuidado, existe um alto risco de rasgar o papel. Às vezes é preciso desdobrar um pouco a figura, senão as pétalas não podem ser desenroladas. Depois de terminar o trabalho, a parte inferior da figura deve estar vertical ou quase vertical. Em seguida, você tem que dobrar os cantos da próxima linha. Semelhante à etapa anterior, é útil virar a peça de trabalho para que tudo fique claramente visível.

A revelação é feita da maneira mais cuidadosa e completa possível. Ninguém deve se esforçar para obter imediatamente um pequeno lótus gracioso. Quanto maior a flor simulada, mais fácil é treinar. Portanto, para começar, você deve levar folhas de papel grandes. Tendo elaborado uma figura, você pode prosseguir com a preparação de "lótus" de diferentes formas e cores - novamente, sem tentar reduzir demais a figura, se não houver sentimento de total prontidão para um trabalho tão delicado.

Criação de cores diferentes

Surpreender alguém apresentando uma rosa viva como presente é muito difícil. Mas origami com tal enredo é uma excelente opção para mostrar sua originalidade e mostrar um gosto estético sutil. Claro, para iniciantes, o desejo de fazer uma flor exuberante dificilmente se justifica. É mais correto usar as opções mais simples e só então complicar sua tarefa. "Rose Kawasaki", acredite em mim, não irá a lugar nenhum, e ainda virá para ela.

Novamente, a etapa principal neste processo passo a passo é criar a panqueca. Os conhecedores recomendam o uso de papel frente e verso para obter uma percepção consistente do modelo. A sequência é a seguinte:

  • uma dobra é marcada no quadrado no plano longitudinal dobrando-se em dois;
  • após o desdobramento, uma dobra transversal é feita da mesma maneira;
  • dobre todos os cantos para o meio;
  • desdobrar o quadrado em 90 graus;
  • transforme-o novamente em um envelope;
  • recorrer à terceira curva dos cantos;
  • evite que o modelo se desfaça acariciando as dobras com os dedos.

Até agora, tudo está indo, aparentemente, com facilidade, e todas as pessoas diligentes e até crianças poderão implementar esta instrução.

Depois de preparado o botão, é preciso cuidar da “abertura” de suas “pétalas”. Os vértices dos triângulos são gradualmente dobrados para trás em todas as camadas da forma. As bordas das pétalas são enroladas em um lápis - esta técnica permite que você alcance a naturalidade. Mas, é claro, isso não termina aí - o que é uma rosa sem folhas?

Eles são feitos de uma folha de papel verde. Primeiro você precisa fazer uma forma básica de pipa. O quadrado é dobrado em dois diagonalmente e endireitado. Dobre as paredes laterais até o eixo do meio preparado, primeiro por baixo e depois por cima. Quando isso for feito, o seguinte diagrama é o seguinte:

  • dobre a peça de trabalho ao longo do eixo longitudinal;
  • dobre um dos cantos agudos;
  • endireite o "bolso" que aparece;
  • faça o mesmo do outro lado;
  • cole as folhas na parte de trás da flor.

Quando formas simples já são muito boas, você pode tentar fazer uma rosa mais complexa. Para ela, a figura básica é um "quadrado duplo". Você precisa pegar uma folha de papel de 210x210 mm. Ele é dobrado ao longo de duas diagonais e, em seguida, dobrado ao meio e transversalmente. Em seguida, você precisa desdobrar o quadrado de forma que um dos vértices se olhe "para si mesmo". As partes laterais são convertidas em "bolsos". Eles estão conectados ao longo da linha central. Certifique-se de alisar a peça de trabalho - tanto na frente quanto atrás. Uma borda aberta é direcionada para si mesmo. Ele precisa ser “fechado” para a direita, mas ao mesmo tempo exatamente 2 camadas superiores são capturadas - nem mais, nem menos.

Um "bolso" deve aparecer à esquerda; é dobrado, combinando o canto da saliência com o topo da base... Em seguida, a peça de trabalho é virada do avesso ao longo do eixo vertical. Os níveis superiores do origami são dobrados da mesma maneira que a descrita acima. A abertura da "flor" é realizada por meio de uma operação com pontos de controle (indicados na ilustração). Você também precisa:

  • coloque o indicador e o polegar nas "xícaras" aparecidas;
  • gire um "botão" improvisado em torno do eixo;
  • amasse o interior por cima;
  • enrole as pétalas com um palito ou arame.

Você pode fazer uma bela tulipa de acordo com o esquema de origami. Uma abordagem simples é a seguinte:

  • recorte um quadrado vermelho;
  • dobre-o diagonalmente até o estado de um triângulo;
  • ferro a curva;
  • dobre para trás as seções pontiagudas do triângulo no sentido oposto para que se projetem de cima;
  • quando isso for feito em ambos os lados, vire a peça de trabalho;
  • faça um talo de cor verde claro;
  • conecte as partes da flor.

O lótus também pode ser feito à mão usando um método alternativo.... Você precisará de 8 retângulos em rosa e 4 retângulos em verde. Seu tamanho é 135x75 mm. O retângulo verde é dobrado em dois horizontalmente. Em seguida, dobre a meia parte para trás de modo que apenas a tira de dobra permaneça.

Os cantos são dobrados em direção ao centro em todos os lados. A borda longa é dobrada em direção ao meio da figura. Então você tem que:

  • dobre o módulo para dentro;
  • faça blocos rosa da mesma maneira;
  • coloque o módulo um sobre o outro;
  • alinhe 4 "barcos";
  • amarre-os firmemente com um fio;
  • dispersar as pétalas simetricamente;
  • dobre as pétalas em 1;
  • dobre o próximo nível de pétalas da mesma maneira;
  • espalhe as folhas verdes.

Recomendações

Para tornar o origami o mais claro e competente possível, você precisa estudar cuidadosamente os diagramas e as imagens. A recusa de tal ajuda, como mostra a prática, leva a resultados tristes. Quando as crianças dominam essa arte, é necessário chamar constantemente a atenção - pelo menos no estágio inicial - para as sensações táteis do papel. Sempre que possível, a compilação de estatuetas deve ser usada para estabelecer a cooperação entre crianças e adultos e entre eles. Uma aula com crianças em idade pré-escolar não deve durar mais do que 30 minutos.

Antes de começar a montar o origami, é aconselhável esticar os dedos. É necessário levar para trabalhar com papel moderadamente grosso. Variedades muito macias e muito duras não são adequadas. Além de papel colorido, você pode usar embalagens de chocolate.

As crianças devem ser ensinadas a suavizar as dobras - isso não é feito com a palma da mão, não com o punho, mas apenas com os dedos.

Para obter informações sobre como fazer uma tulipa de papel com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa