Artesanato de papel para crianças de 8 a 9 anos

Para crianças de 8 a 9 anos, qualquer tipo de arte em papel é ideal. Papel e papelão são bastante fáceis de trabalhar e estão disponíveis em muitas variedades. Além disso, na segunda e terceira séries, as crianças já têm uma ideia dos princípios básicos da criação desses artesanatos e podem aplicar as habilidades adquiridas, desenvolver a imaginação e, aos poucos, dominar novas técnicas.


Fazendo flores
A opção de flor de papel mais versátil são as tulipas. Eles são perfeitamente capazes de fazer qualquer aluno por diferentes motivos: para a festa de 8 de março ou 9 de maio, como um presente ou apenas para decorar algo. Para criar uma composição de tulipa, você precisa de quadrados com lados de 8 cm em vermelho, rosa ou amarelo. Bem como papel verde para as hastes e papelão para o suporte.

Como fazer:
- dobre o quadrado na diagonal;
- dobre os cantos laterais em direção ao centro em forma de pétalas;
- corte as hastes de papel verde, cole no papelão, cole as cabeças das tulipas nelas por cima;
- as folhas podem ser parcialmente fixadas para manter o efeito de volume.



Uma forma mais complexa é a flor volumétrica usando a técnica de origami. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte.
- Dobre um quadrado de papel colorido ao meio: longitudinalmente e transversalmente.
- Vire o quadrado e dobre-o alternadamente ao longo de cada uma das diagonais.
- Dobre a peça de trabalho resultante ao meio, enquanto vira os cantos superiores para dentro. Como resultado, você deve obter um triângulo.
- Dobre os cantos inferiores em direção ao centro, alinhe com o topo. Faça o mesmo do outro lado.
- Vire o lado direito do losango resultante para a esquerda (em ambos os lados). O diamante deve ser liso.
- Dobre as bordas uma a uma até o centro com uma ligeira sobreposição e insira uma na outra. Faça o mesmo do outro lado.
- Abra os bolsos resultantes com os dedos de dentro. No final do triângulo, na parte inferior, encontre um buraco: você precisa soprar nele para obter uma pirâmide volumétrica.
- Dobre quatro pétalas com cuidado (de cada uma das bordas da peça de trabalho).

Como um caule, você pode torcer um tubo de papel verde, pegar uma tira de papelão grosso ou usar outro esquema para fazer folhas.


As flores feitas de papelão ondulado são muito interessantes.
- Para o caule, enrole o arame ou um espeto de madeira com papel colorido.
- Fazemos os estames com fios, envolvemos o ponto de fixação com o mesmo papel da haste.
- Para as pétalas, são necessárias listras com largura igual a metade do diâmetro da flor. Se o comprimento não for suficiente, colamos várias tiras.
Quanto mais magnífica for a flor, mais comprida deve ser a fita de papel, que deve ser enrolada nos estames e fixada com cola.

Dependendo do formato das pétalas, você pode criar camomila, cravo, áster, crisântemo. Para agilizar o processo, a fita deve ser dobrada 4 vezes e só então são feitos os cortes.

Como fazer animais e insetos?
Na escola primária, as crianças têm um interesse especial em estudar os animais. Este processo pode ser combinado com criatividade. Animais engraçados e insetos feitos com a técnica quilling parecem originais. Para criá-los, você precisa de tiras de papel que você mesmo pode comprar ou cortar. A instrução aqui é bastante simples: uma fita de papel é enrolada em qualquer objeto fino (um palito, uma caneta de uma caneta ou uma ferramenta especial), então o branco resultante recebe a forma desejada com seus dedos e é fixado com cola.


É especialmente interessante criar artesanatos que podem transformar, mudar sua forma ou mover-se. Um exemplo marcante são os peixes, que não são chatos de brincar sozinhos ou na companhia de amigos.
O andamento do trabalho será o seguinte.
- Pegue uma folha de papel colorido... Se for retangular, é preciso combinar as arestas perpendiculares, cortar o excesso. Para criar um peixe, você precisa de um quadrado.
- Expandir quadrado, dobre cada metade em direção à diagonal.
- Os entalhes são feitos do lado da diagonal do quadrado... Os lados serão a barriga do peixe. Eles precisam ser colados ao longo da borda.
- A cabeça do peixe pode ser ligeiramente arredondada, cole a cauda, barbatanas, olhos... O artesanato é complementado com dentes, língua ou outros detalhes a seu critério.


Frutas e vegetais
Frutas e vegetais incríveis são feitos de papelão e papel: volumosos e brilhantes. Para a primeira opção, você precisa fazer o seguinte.
- Em papel de cor adequada, desenhe o contorno de uma fruta: uma pêra, uma maçã, uma laranja ou mesmo uma melancia. Para tornar a embarcação mais realista, é melhor pegar 10, 12, 14 ou 16 espaços em branco.
- Em seguida, dobre cada um e cole aos pares.
- Antes de colar as últimas metades, coloque um pecíolo e um pedaço de papelão no meio.
- Cole uma forma oval branca no centro de cada propagação e desenhe os ossos.
Seque na posição vertical, endireitando cada propagação.


Usando papel colorido, você pode criar uma natureza-morta interessante. Vamos analisar o andamento do trabalho passo a passo.
- Recorte a base em forma de silhueta da fruta ou legume selecionado, cole em papelão grosso... Suplemento com folhas ou ervas.
- Cole os anéis das tiras de papel, coloque-os na base em fileiras ou em qualquer ordem... Use fita adesiva dupla-face ou cola para fixá-la. Em vez de anéis de papel, você pode usar qualquer decoração (por exemplo, cones, pedaços de guardanapos torcidos, etc.).


Para quem não tem imaginação e habilidade suficientes para desenhar os detalhes do artesanato por conta própria, você pode usar modelos prontos de revistas para criatividade ou da Internet. Os modelos são impressos em impressora colorida, transferidos para papel e pintados individualmente. O recorte da futura fruta deve ser dobrado ao longo da linha pontilhada, deixando margem para a colagem.Agora você pode iniciar a montagem real.
Para evitar que a estatueta se desintegre, é melhor passar uma cola forte ou esperar que cada junta seque.


Mais ideias
Todos têm o prazer de usar coisas feitas à mão. Meninos e meninas com mais de 8 anos podem decorar seus livros e livros didáticos com marcadores úteis. Uma das maneiras mais fáceis é fazer um marcador de entrelaçamento de listras brancas e azuis (você pode escolher as cores que quiser).
As instruções para implementação são semelhantes a estas.
- Cole duas listras de cores diferentes em uma tira branca... Você precisa começar a trabalhar do canto. E em cima deles colamos o azul (paralelo ao branco). É importante ter cuidado, alinhar e alinhar todas as fatias.
- Então, começando do lado direito, dobre a tira superior de forma que ela fique paralela ao lado esquerdo.
- Fazemos o mesmo um a um de cada lado até que as listras acabem.... As pontas podem ser simplesmente coladas ou escondidas sob um adesivo.

Alternativamente, você pode usar curativo marcador no canto da página... Pode ter uma aparência diferente e com certeza vai ficar no lugar certo. Faça o seguinte:
- dobre um quadrado de papel grosso na diagonal;
- dobre as partes laterais do triângulo resultante para cima, alinhando-as com o topo e, em seguida, desdobre para trás;
- dobre a parte superior ao meio, para a dobra inferior;
- dobre as partes laterais, enrole as pontas livres dentro do bolso resultante.

O canto pode ser usado para decorar ao seu gosto: cole os olhos, orelhas, desenhe os detalhes que faltam para que fique com um personagem engraçado.

Outro acessório útil e original para a mesa do aluno - um suporte para artigos de papelaria. Para a base, use uma caixa ou manga com fundo colado.
O estande pode ser embalado em papel colorido ou feito de embalagens de cores diferentes.

Também existe uma opção mais complexa:
- corte tiras de papel de cores diferentes logo acima da caixa;
- enrole os blanks com um lápis para obter tubos do mesmo diâmetro;
- cole as bordas;
- cubra a caixa com cola e arrume os tubos multicoloridos em todos os lados.

Instruções detalhadas sobre como fazer um belo artesanato de papel podem ser vistas no próximo vídeo.