Artesanato de resíduos
O lixo é algo que tem servido ao seu propósito, mas é uma pena jogá-lo fora. Mais precisamente, alguém pode não se arrepender, mas uma pessoa criativa encontrará algo para o qual pode ser adaptado. E todos os tipos de competições em jardins de infância e escolas motivam esses impulsos, onde esses "ingredientes" de resíduos deveriam se tornar ferramentas e materiais. Mas eles não são bons apenas para exposições infantis: eles também são usados para fazer artesanatos aconchegantes para a casa.
Ideias para o jardim de infância
Para começar, vale a pena descrever o algoritmo para localizar resíduos. O artesanato feito a partir do lixo e do lixo não é muito agradável, mas, na verdade, o consumo consciente também entra nesse território.
Pode-se, por exemplo, fazer uma auditoria em armários de cozinha: pode haver copos plásticos, embalagens já desnecessárias de cereais e outros produtos, algumas tampas de latas perdidas, pratos plásticos, caixas, etc. E tudo isso é material para o criador.
Vamos ver quais ideias para a criatividade de crianças em idade pré-escolar surgem do que foi encontrado.
- Floresta de outono... O artesanato com animais é um clássico do gênero. Mas não apenas saliências e bolotas podem figurar nisso. Além de materiais naturais, você pode usar os restos de cereais, papelão de embalagem, fitas de embalagem, celofane farfalhante (retrata um riacho na floresta).
Sobre o tema "Outono", é possível fazer uma composição com um cardume de pássaros voando longe no inverno, que será representado com sementes de melancia, e folhas brilhantes podem ser formadas a partir do celofane da embalagem do macarrão.
- Andar... As crianças gostam quando elas mesmas aparecem nos apliques. Assim, o corpo da criança pode ser desenhado (chapéu e cabelo), e o rosto pode ser recortado da foto, ou simplesmente impresso em uma impressora.Mas vários resíduos domésticos criarão o pano de fundo de uma caminhada de outono: a folhagem seca pode representar a folhagem das árvores, rendas velhas, o caminho no parque - folha fosca de uma barra de chocolate ou algo parecido.
No entanto, a caminhada pode ser não apenas no outono, mas também no inverno. E a neve pode imitar isopor, almofadas de algodão, apenas algodão, sal, semolina, etc.
- Retrato... É ainda mais interessante compor um retrato de uma pessoa de tudo em sequência. O cabelo é feito de papel de embrulho (cortado em aparas e enrolado com um lápis), o próprio rosto é feito de uma bolsa rosa ou bege, o nariz pode ser contornado com embalagem de chocolate, etc.
Você pode ir em uma direção estreita, não levar tudo em uma fileira, mas, por exemplo, apenas embalagens de produtos. Ou apenas plástico. Você pode usar fragmentos de roupa que estão sendo descartados. Você pode tomar estritamente a casca de vegetais e frutas. Também são interessantes os artesanatos, nos quais se acrescentam mecanismos de relógios antigos, etc.
Em suma, tudo o que já está pronto para ir para o aterro deve ser examinado com atenção: talvez esteja pronto para renascer em mãos criativas.
Opções escolares
Conforme a criança cresce, o nível de complexidade do trabalho também aumenta. E os tópicos lá já são mais precisos, e são necessários materiais mais específicos. Por exemplo, uma competição de artesanato com materiais reciclados ou uma competição sobre questões ambientais.
Aqui estão 10 ideias de artesanato criativo para shows e competições escolares.
- Uma árvore feita de confete de revista. Cada hipermercado tem suas próprias revistas publicitárias de produtos e promoções. Com um furador, você pode moer as folhas dessas revistas nele: você obtém muitos círculos coloridos variados. Eles se tornarão a folhagem de uma árvore incomum. E como barril, você pode usar, por exemplo, papel de embrulho grosso ou papelão, um fragmento de um cinto velho, ou mesmo um pedaço retangular cortado de uma embalagem de shampoo. Este será um aplique.
- Ônibus de caixa de supermercado... Se você pegar uma caixa grande e densa (para cereais matinais, por exemplo) e prender rodas nela com tampas de grandes garrafas de água, cortar janelas de papel alumínio ou celofane, você pode projetar um ônibus escolar. Além disso, sacos de lixo leves funcionarão para criar janelas transparentes.
- Cogumelos de lâmpadas. A lâmpada se tornará o caule do cogumelo. Pode ser pintada na cor desejada. E faça um chapéu com uma tampa de plástico convexa ou apenas uma tampa coberta com um pano com enchimento colocado por baixo.
- Fotos de aparas de lápis. Parece ser uma forma de arte separada. Nelas são feitas silhuetas de belezas, arranjos de flores, transporte e apenas padrões de fantasia. E sempre sai lindamente.
- Robô feito de caixas de papelão. As crianças em idade escolar gostam muito desse tipo de criatividade: elas ganham um belo personagem feito de caixas comuns em marrom claro. Ele também pode fazer antenas de ouvido com papel alumínio, olhos com tampas de plástico, etc. É interessante fazer isso para toda a família.
- Caterpillar de embalagens... Aqui, novamente, o princípio das idéias simples está envolvido: uma bolsa colorida é preenchida, por exemplo, com um acolchoado de poliéster, amarrado em intervalos regulares (pode-se usar laços de cabelo) para fazer uma tira longa e volumosa com muitos setores redondos. No início, os olhos e a boca são feitos.
- Uma guirlanda de anéis de plástico. Pelo princípio da adição, a embarcação é fácil, mas você terá que passar várias noites nela. É necessário cortar várias garrafas plásticas, recipientes em círculos iguais. Pode ser de uma ou várias cores. Entre eles, você precisa costurar esses círculos (costurar na máquina de escrever) ou prendê-los com um grampeador. E então use-o como uma guirlanda.
- Cortina de chocalho. Está pendurado em uma espécie de arco. Nas cordas, é necessário amarrar qualquer resíduo de plástico: xícaras de iogurte, limonada e tampas de garrafa de leite, saquinhos de chá, etc. E então esses fios são fixados no topo da barra de estrutura de madeira. Vai acabar sendo algo divertido e até com som.
- Organizador para papelaria... É aqui que você pode colocar cadernos, pastas, documentos, etc. Na maioria das vezes, pacotes altos de flocos de milho e palitos são usados para isso. A caixa deve ser cortada com um canto e colada com papel de embrulho. Você pode fazer uma etiqueta nele. E ao lado de outras pequenas caixas de papelão, você também pode adaptar setores para botões, clipes, borrachas, canetas, etc.
- Casper do pacote branco. Este é um fantasma tão engraçado, que era, antes, conhecido na idade escolar dos pais, mas as crianças podem conhecê-lo. Você pode encher a bola, embrulhar em um saco branco, usar plasticina ou algo parecido para fazer as alças do Casper (ficará embaixo do saco). Não se esqueça de fazer sua cara de qualquer maneira conveniente.
Uma ideia se apega a outra, basta entender que os materiais recicláveis ainda podem ser úteis.
Artesanato doméstico incomum
E mais algumas master classes que demonstram o encanto do artesanato com materiais não mais notáveis.
De talheres descartáveis
A opção mais popular é uma moldura de espelho de colher de plástico. À primeira vista, você não pode dizer do que é feito. Mas você também pode pintar, e então o espelho ficará igualzinho ao de uma loja.
Um algoritmo de criação curto se parece com isso.
- Um espelho é colado a uma folha de madeira compensada, cortada no tamanho desejado. As colheres descartáveis são empilhadas e coladas (as pernas devem ser cortadas com antecedência).
- Você pode pegar colheres coloridas com antecedência ou pode pintá-las com tinta acrílica: em uma cor ou usando o princípio do gradiente.
- Na primeira linha, você pode usar colheres transparentes, nas outras - fosco opaco... Há muitas opções.
No lugar do espelho, pode haver uma moldura para uma foto, o princípio da criação é o mesmo.
De garrafas
Um dos artesanatos mais simples com garrafas de plástico são os recipientes para materiais a granel, que certamente encontrarão seu lugar na cozinha. O princípio da criação é o mais simples possível: você precisa cortar dois fundos da garrafa: um é maior, o segundo é cortado mais baixo. O primeiro será o próprio recipiente, o segundo será a tampa. Como resultado, a tampa fechará silenciosamente o recipiente de plástico. E para deixar tudo isso mais esteticamente agradável, você pode fazer adesivos-etiquetas pretas, onde estará escrito o que está dentro.
Esses adesivos são vendidos por centavos em sites asiáticos e vêm com um marcador branco ou giz para as assinaturas.
De pneus
Com um pneu velho, você pode obter um excelente pufe para sua casa. É verdade que nem tudo vai funcionar em alguns minutos, você terá que tentar.
O que deveria ser feito:
- é necessário recortar círculos de contraplacado, que se tornará o fundo da poltrona e seu próprio assento;
- "Plante" esses círculos no pneu em qualquer fixador adequado;
- cole a corda (juta) no centro e faça um círculo sobre a cola;
- assim, forre o pneu inteiro, exceto a parte inferior.
De sacolas plásticas
A opção mais inesperada (para muitos) e ao mesmo tempo simples é decorar cabides. Cabides comuns de plástico no armário parecem mais ou menos: apenas escuros, sem beleza. E se quiser que seja de alguma forma mais divertido dentro do armário, pode transformar os cabides. Você precisa levar sacos plásticos translúcidos de cores diferentes: rosa, azul, amarelo, verde, etc. Corte-os em fitas. E então rebobine as fitas, observando a ordem, ao redor dos cabides. Você pode torná-los arco-íris, você pode torná-los de uma cor, mas no total você obtém um conjunto de cabides multicoloridos.
Para um guarda-roupa de bebê, esta é apenas uma dádiva de Deus. Os modelos também são macios, não haverá bofetadas em tecidos delicados pelas bordas afiadas dos cabides.
De engarrafamentos
Se você pegar rolhas de vinho e uma caixa comum para flores (mudas), pode obter um elemento interior muito bonito. Além disso, é totalmente prático. É simples, basta fixar as rolhas na cola quente em todo o perímetro da caixa.... Só inicialmente vale a pena considerar que padrão eles dobrarão, eles se fixarão em um ângulo ou em linha reta.
E também pode ser toda uma composição temática, por exemplo, várias dessas caixas no peitoril das janelas. Eles podem ser fornecidos com bases para copos feitas por você mesmo para pratos quentes.As rolhas não precisam de ser tapadas, servem bem sem vernizes e outras impregnações. Com as rolhas, pode-se colocar uma pequena bandeja com lados altos onde, por exemplo, fica um bule, um açucareiro, um recipiente com biscoitos.
De latas
As latas são um valioso item de reforma. A maneira mais fácil é fazer um porta-lápis brilhante e exclusivo com eles. Por exemplo, basta colar sobre a lata com fita adesiva decorativa (tiras de diferentes bobinas) e o porta-lápis estará pronto em 10 minutos. Você pode cortar o tecido em pedaços, colar sobre o frasco com eles e representar as costuras nas juntas com um marcador preto: você obtém um porta-lápis muito bonito no estilo patchwork. Também pode ser decorado com uma orla de malha, por exemplo.
E também é muito bonito plantar verduras em lata no peitoril da janela: rúcula, endro, salsa. Apenas os potes precisam primeiro ser pintados com tinta spray, ouro, por exemplo. E faça etiquetas pretas com inscrições que crescem em uma panela (as inscrições podem ser em latim). Um barbante amarrado ao redor da lata e amarrado a um laço irá coroar a criação simples e perfeita.
De embalagens de cupcake
As flores de papel são lindas, são feitas de papel musical, de papel crepom, de papel alumínio. Mas as flores das embalagens de cupcake também ficam maravilhosas, esse é o verdadeiro charme. Eles só precisam ser dobrados corretamente, complementados com padrões de luz com um marcador branco, colocados um dentro do outro e amarrados em um talo (um espeto de madeira enrolado em fita adesiva), e agora a flor está pronta. E dentro dele, no miolo, você pode colocar um botão, um strass, uma conta, etc. Três dessas flores já são um buquê para um vaso estreito. E o vaso, aliás, pode ser de lata.
Além disso, as flores dos invólucros podem decorar um aplique volumétrico, e aqui há um lugar para brincar com a cor e o tamanho, e com a inclinação de abrir as bordas "sanfonadas" do invólucro.
Para obter informações sobre como fazer artesanato com material de lixo, veja o próximo vídeo.