Trabalhos manuais

Tudo sobre artesanato em casca de bétula

Tudo sobre artesanato em casca de bétula
Contente
  1. Recursos e preparação de material
  2. O que fazer com as crianças?
  3. Artesanato para o interior

A casca de bétula, em outras palavras, a casca de bétula, é um dos materiais mais populares para fazer lembranças e coisas úteis. São as mais amplas possibilidades para criar elementos decorativos naturais, bem como pratos, cestos e até sapatos.

Recursos e preparação de material

A casca de bétula é um material especial, único e surpreendente com uma longa história. Os antigos russos encontraram a mais ampla gama de aplicações para isso:

  • a casca de bétula servia de base para escrever;
  • eles fizeram amuletos e ornamentos protetores com ele;
  • equipamentos de pesca, barcos e até abrigos temporários;
  • a casca de bétula era usada para fazer uma grande variedade de pratos nos quais produtos a granel e líquidos eram armazenados;
  • recipientes para transporte eram preparados a partir dele - cestos, terças, caixas, cestos.

E, por fim, sapatos e até roupas eram tecidos com casca de bétula. Por exemplo, no Vytegorsk United Museum guarda-se uma camisa, uma calça, um chapéu de casca de bétula, sem falar nas botas e nos sapatos de cano alto. Quão conveniente era uma questão secundária, mas as pessoas forçadas na Rússia Antiga nem sempre tinham os meios para comprar roupas de linho - a maior parte da renda era reduzida e as famílias eram numerosas. A bétula nativa veio em socorro, que serviu, entre outras coisas, de farmácia (alcatrão, casca, folhas, botões, chaga e até raízes).

Uma característica da casca de bétula é a presença de ácido suberico, que inibe fungos e bactérias patogênicas. É graças a isso que os produtos em recipientes de casca de bétula mantêm suas propriedades por muito tempo, por exemplo, o leite não azeda mesmo com o calor.

Os produtos de casca de bétula não causam reações alérgicas, o que os torna não apenas bonitos, mas também seguros.

Para fazer um artesanato com casca de bétula, você precisa preparar um material de trabalho. A peça é produzida de várias maneiras - em camadas, lascas (cilindros), correias. Os especialistas dizem que são as fitas mais adequadas para dominar os fundamentos do trabalho com a casca de bétula.

Surge a questão de como preparar a casca de bétula. Para a mineração profissional em grandes quantidades, você precisa de um conjunto de ferramentas: um machado, uma serra, uma faca, um arame. É necessário coletar a casca de vidoeiro de meados de junho a meados de julho - neste momento, ela se solta facilmente. A tecnologia a seguir é a mais simples.

  • É necessário escolher uma árvore com casca lisa, fazer uma incisão longitudinal no lado sul (aí é mais fácil descascar a casca).
  • Em seguida, dois cortes circulares são feitos nas arestas superior e inferior da longitudinal. Neste caso, é imprescindível monitorar a profundidade do corte - deve permanecer dentro da camada de cortiça, caso contrário a árvore não poderá crescer casca e morrer.
  • Com uma faca ou espátula, a parte incisada é levantada suavemente e separada.
  • O resultado é uma camada de casca de bétula (skloten). Se houver vários deles, então todos eles são empilhados, alternando os lados interno e externo da casca, pressionados pela carga.
  • Com a casca de bétula, não destinada ao armazenamento a longo prazo, começam a trabalhar imediatamente, até secar e ficar macia e flexível. Isso significa que deve ser dividido em tiras e placas.

Outras operações são realizadas no dia seguinte. A camada superior da casca de bétula precisa ser lixada para remover partículas de poeira, detritos e sujeira. A parte emborrachada fica mais macia e delicada, é esfregada suavemente com um pano macio.

  • Então é hora para a próxima etapa. Água quente é despejada em uma tigela grande e funda, um pouco de sal de mesa é adicionado. Nesta solução, a casca de bétula é mantida por 2-3 dias.
  • Após imersão e secagem, a casca de bétula esfolia facilmente em camadas finas e fitas. O material resultante é passado a ferro e classificado por cor e padrão.

Existe uma maneira ainda mais fácil de obter casca de bétula para os primeiros trabalhos manuais. É feita uma pequena incisão no tronco, de 4 a 5 cm, as bordas da casca são arrancadas, após o que resta para retirar uma tira da bétula com uma fita ao redor do tronco. A fita é imediatamente enrolada em um rolo com o lado branco para cima.

O que fazer com as crianças?

As crianças devem começar com os artesanatos de casca de bétula mais simples. Pequenos artesãos poderão fazer com as próprias mãos produtos simples de casca de bétula, como figuras planas de animais, um suporte circular para uma caneca ou prato, painéis despretensiosos, pinturas ou trabalhos de outono.

Para as crianças, esse trabalho é útil fisicamente (desenvolve habilidades motoras finas) e intelectualmente - contribui para o desenvolvimento do pensamento criativo, além de treinar a concentração e a perseverança.

Os artesanatos feitos com casca de bétula para crianças no jardim de infância, bem como para escolares com o tema outono, são feitos com casca de bétula processada. Alunos do ensino fundamental podem fazer uma casa, uma figura tridimensional, por exemplo, uma flor ou saleiro, um lindo suporte para pratos quentes decorados a queimar ou candidatar-se à escola para uma exposição.

Produtos como estatuetas de animais podem ser planos ou tridimensionais. Para um modelo plano, você precisa fazer um padrão animal, por exemplo, desenhar no papel e recortar. Em seguida, circule o estêncil com um lápis na casca de bétula, corte e, ao mesmo tempo, corte as fitas de casca de bétula. Faça furos ao longo das bordas das peças. As metades são dobradas com o lado direito para fora e costuradas com trança de casca de bétula. Desta forma, você pode fazer montanhas-russas quentes, chaveiros e muito mais.

Artesanato para o interior

Produtos de casca de bétula altamente profissionais tornam-se parte integrante do interior e, às vezes, um destaque. As crianças também podem estar envolvidas na sua fabricação.

Para trabalhar com casca de bétula, você precisará de ferramentas:

  • faca, régua e grampos;
  • quadrado, trilho e bússolas;
  • furador, furador, alicate e grampos;
  • modelos de caneta esferográfica, lápis e lata.

Além disso, um pano macio e seco e óleo vegetal podem ser úteis no trabalho. A seguir, uma instrução simples de como fazer vários produtos passo a passo.

Caixa

Um dos artesanatos mais fáceis para iniciantes é feito de tiras de casca de bétula cortadas de casca de bétula processada. Para fazer uma caixa, é necessário preparar ferramentas, 12 fitas de casca de bétula com 45 cm de comprimento e 2 cm de largura, clipes de papel.

  1. 6 tiras são tomadas como base, dispostas em paralelo sobre a mesa.
  2. A próxima fita é passada no centro através das tiras colocadas, alternando as posições superior e inferior.
  3. Com a outra tira, o processo é repetido, apenas na direção oposta e na posição oposta. Desta forma, todas as fitas de casca de bétula soltas são tecidas.
  4. Depois que todas as bandas estão em ação, é hora de mais ação. Para começar, todas as fitas verticais e horizontais são firmemente deslocadas para obter uma tela sólida. Neste caso, deve-se observar o mesmo comprimento das bordas livres, e a parte trançada deve estar localizada estritamente no centro.
  5. Os cantos resultantes são presos com clipes de papel.
  6. Depois disso, eles começam a tecer as paredes laterais - as pontas livres são entrelaçadas em um padrão xadrez. A ação começa com listras centrais com fitas soltas entrelaçadas gradativamente. O processo termina na borda superior do produto.
  7. Para fazer com que as bordas fiquem perfeitas e o produto acabado, as pontas salientes são dobradas e escondidas na tecelagem.

O resultado é um produto robusto na forma de uma caixa de cesto quadrada.

No processo, você precisa se lembrar da densidade das paredes e do fundo, todas as tiras devem ser colocadas umas nas outras com a maior firmeza possível. Se você perder esse momento de vista, o produto ficará solto, frágil, caindo para o lado.

Se tudo for feito corretamente, para uma estrutura forte e confiável, você pode tecer a capa usando a mesma tecnologia.

Painel

Um painel é um maravilhoso elemento decorativo que será útil não apenas como uma exibição para uma exposição, mas também como um presente para a família ou amigos.

Para fazer isso, você precisará de:

  • papelão para artesanato;
  • casca de bétula picada e casca de bétula fina;
  • lápis, tesouras, cola PVA e pistola de cola;
  • elementos decorativos em forma de contas de madeira, bem como um pano macio para manter o trabalho limpo.

O papelão pode ser colado com papel colorido para criatividade, especialmente porque agora ele é apresentado em uma grande variedade - um fundo feito de papel de veludo terá uma aparência original.

  1. Se for usado papelão liso, a cola PVA é aplicada em sua superfície e polvilhada com partículas de casca por cima. Após a secagem, as partículas antiaderentes são sacudidas. O papel de veludo não precisa desse tipo de decoração. Existe apenas uma condição - o fundo deve contrastar com a casca de bétula. O material de casca de bétula clara ficará perfeito em fundos de um azul profundo, chocolate ou preto.
  2. Em seguida, eles desenham no papel um esboço da futura composição, por exemplo, uma flor. Desenhe pétalas, folhas, caules e muito mais.
  3. Todos os elementos são cortados para uso como estênceis.
  4. Eles são dispostos em uma base de casca de bétula, delineados e, em seguida, cortados.
  5. Em seguida, os blanks da casca de bétula são colados com cola quente de acordo com o desenho no painel. Primeiro, as partes inferiores da imagem são fixadas, depois os detalhes menores, superficiais, a seguir.

Na hora de escolher a casca de bétula para o artesanato, vale a pena parar com a escolha de materiais de vários tons. Isso ajudará a adicionar volume visual à imagem, criar um efeito 3D.

Na fase final, resta acrescentar elementos decorativos como, por exemplo, miçangas.

Quadro

Para criar uma imagem, você precisará dos seguintes materiais:

  • papelão e porta-retratos;
  • densa casca de vidoeiro na forma de um seixo;
  • guache e aquarela, cola e pincéis, spray de cabelo.

Ao escolher uma pedra para uma pintura, você precisa tentar encontrar uma textura mais interessante que possa ser usada como base para um futuro desenho.

Feita a escolha, o material deve ser embebido em água morna e deixado nesta forma por uma semana.

  1. Após o término do período, é iniciada a criação etapa a etapa da imagem.
  2. A casca está encharcada, agora você precisa remover com cuidado a camada superior dela para a casca de vidoeiro.
  3. O material resultante é aplicado a um corte de papelão do tamanho da moldura da foto e colado nele. O excesso é cortado.
  4. Agora é a vez da obra de arte.
  5. Na parte superior da casca da bétula, é necessário aplicar tinta azul, retratando o céu.
  6. As nuvens devem ser desenhadas contra o fundo do céu.
  7. A seção central será preenchida com tons verdes para a grama e o caminho. A propósito, continua sem pintura.
  8. Sombras cinza-esverdeadas são aplicadas ao relevo da tela. Na parte inferior, um lago deve ser representado com cordeiros de ondas e uma ponte perto da costa, perto da qual há um barco vazio.
  9. No topo das montanhas, os brancos de neve das geleiras se destacam com tinta branca.
  10. Começando a representar a coroa de uma bétula, eles usam o método da "dança do pincel" - movimentos leves de cima para baixo. Para maior confiabilidade, você precisa adicionar algumas pinceladas de tons de amarelo aqui.
  11. Ao desenhar o tronco, você deve se lembrar das pinceladas pretas obrigatórias.
  12. Margaridas brancas são pintadas ao longo das margens do lago, pequenos esboços de uma aldeia visíveis à distância são feitos.
  13. Agora as casas e outros detalhes estão sendo desenhados com mais detalhes.
  14. Na base das montanhas, desenha-se um bosque, representando as copas das árvores, onde também é necessário designar um riacho que desce das montanhas para a baixada.

Depois que a parte da arte é finalizada, as tintas secam, a superfície é envernizada e a pintura é emoldurada.

De outros

Paramos apenas em alguns artesanatos de casca de bétula. Existem inúmeras opções para esses produtos.

Capa de celular

Para executá-lo, você precisa de uma casca de bétula elástica e macia. As medidas são tiradas do telefone para a fabricação da futura capa, sem se esquecer das permissões para colocação gratuita do telefone. Isso fica a aproximadamente 1,5-2 cm de cada borda. Em seguida, faz-se um padrão em papel e, com a ajuda dele, são recortadas 2 partes de casca de bétula. Um furador faz furos para costura, observando estritamente a simetria de ambas as partes. Longas tiras finas de cordas são cortadas de camurça fina e macia, com a ajuda das quais os detalhes são costurados. Como decoração, você pode pré-queimar o ornamento nos elementos recortados.

Começando com produtos tão simples, mas bonitos, se desejar, você pode aprender gradualmente como criar modelos mais complexos - caixões, pratos e outras coisas. Se esse tipo de trabalho for do seu agrado, ao aumentar incansavelmente o nível de qualificação, você poderá criar seu próprio negócio e obter uma boa renda. Agora a moda voltou a tudo que é natural, natural - os produtos feitos de madeira e casca de bétula são muito procurados.

Cantina de casca de bétula no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa