Trabalhos manuais

Tudo sobre modelagem de argila

Tudo sobre modelagem de argila
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Espectro de cores
  4. Fabricantes
  5. Critérios de escolha
  6. Como usar?
  7. Como fazer isso sozinho?

Modelagem de argila é o hobby favorito de muitas pessoas. O grande número de variedades de materiais no mercado permite que você selecione a matéria-prima ideal para cada produto que você cria.

Peculiaridades

A argila de modelagem é uma substância especialmente processada destinada ao artesanato.

O material é fácil de usar - fazer figuras será fácil para adultos e crianças.

Sua variedade natural é extraída das entranhas da terra, surgindo inicialmente em decorrência da erosão das rochas. Depois de realizar o processamento em várias etapas, é formada uma massa que se parece com uma massa. A argila de polímero é criada de acordo com uma fórmula química em um ambiente industrial.

Visualizações

Apesar do grande sortimento de argilas para modelagem no mercado, todas podem ser classificadas em poliméricas e naturais.

Polímero

A argila de polímero também é conhecida como argila plástica. E com sua aparência e propriedades, lembra a plasticina. A matéria-prima contém PVC, plastificantes e pigmentos corantes. As vantagens dessa argila sintética incluem um grande número de tonalidades, maciez e elasticidade.

Infelizmente, o material tem um odor desagradável, geralmente está sujo e é caro.

A argila do polímero pode ser cozida e auto-endurecedora. Produtos feitos de material auto-endurecível, que lembra a plasticina do ar, não requerem tratamento térmico.

No entanto, a estatueta seca por muito tempo - cerca de 1 centímetro em 24 horas.

A argila autopolimerizável artística é geralmente usada para criar peças planas. Entre suas variedades, destacam-se o marshmallow e a argila japonesa, indicados para a cerâmica de flores.

A argila cozida precisa de calor para ganhar força. O material muito utilizado em composições escultóricas contém plastificantes que melhoram as características da massa.

Natural

A argila natural, indicada para a fabricação de produtos cerâmicos, é um material de origem natural. Pode ser uma massa evacuada ou uma massa em pó, que deverá ser diluída com água. A argila natural é amiga do ambiente, hipoalergénica e muito económica.

No entanto, na sua forma original, o material apresenta uma consistência demasiado dura, bem como um número limitado de tonalidades, pelo que necessita de uma posterior pintura.

Espectro de cores

A coloração de produtos de argila é realizada com corantes especiais, por exemplo, alimentos. No entanto, a argila pode ser inicialmente vendida como branca ou colorida, especialmente quando se trata da variedade de polímeros.

A argila natural tem quatro tonalidades básicas. Branco é o mais comum, após o disparo torna-se marfim. O tratamento térmico da massa cinzenta permite criar produtos brancos como a neve. Há também uma argila avermelhada com pouco conteúdo verde e marrom escuro.

Se necessário, um pigmento colorido é adicionado a qualquer um deles.

Fabricantes

Hoje, empresas de vários países se dedicam à produção de argila para modelagem. Algumas delas também fornecem kits multicoloridos para o mercado.

  • Os produtos Fleur provaram ser excelentes É uma substância viscosa de cor branca, ideal para a criação de pequenos detalhes, que é denominada porcelana cerâmica. A desvantagem de tais matérias-primas é chamada de secagem rápida ao ar.
  • Marca de argila Koh-i-Noor disponível em tons de branco e terracota. A substância é muito bem processada, mas seca rapidamente e não tolera o contato com a água.
  • Dos produtos de fabricantes russos, os produtos criados pela empresa Fantazer recebem boas críticas. A argila desta marca é conveniente para o trabalho, mas requer uma observação cuidadosa das condições de armazenamento. De referir que os produtos, por serem hipoalergénicos, são indicados para crianças.
  • Fimo Classic Staedtler Baked Clay, apresentado em vários tons, destina-se à criatividade adulta.
  • Os especialistas também aconselham prestar atenção a Marca de produto Polyform de Sculpey.

Critérios de escolha

Para escolher uma boa argila para modelar, convém primeiro conhecer o fabricante e as particularidades de seu sortimento. É importante verificar a data de fabricação e o prazo de validade do material, e também se certificar de que a embalagem não está danificada. A argila deve ser natural e atóxica, principalmente se for destinada a crianças. Faz sentido prestar atenção à cor do material de origem, pois o produto acabado geralmente fica muito escuro.

Cada tipo de artesanato requer sua própria matéria-prima. Para o primeiro contacto com a técnica, é preferível utilizar os produtos das marcas Bake Shop, Sculpey Original ou Ezki (aliás, também é adequado para jovens artesãos).

Para os mais pequenos, assim como para pessoas com escovas fracas, os produtos das marcas Fimo Kids e Souffle são adequados.

Para esculturas diárias, é melhor comprar argila barata da Sonnet ou da Fimo Professional.

Na hora de comprar, deve-se focar na viscosidade, plasticidade e elasticidade da substância. Os adultos, e principalmente os que praticam o saibro profissionalmente, vão apreciar a gama das marcas Super Sculpey, Modena e Prai.

Os mais versáteis são os produtos das marcas Premo e Fimo Professional. A argila natural também é adequada para modelagem artística, se tiver teor de gordura suficiente, peso e capacidade de manter a forma exigida.

Se for necessário um forno para consertar a embarcação, você precisará descobrir a que temperatura o produto adquirido pode suportar.

Via de regra, essa informação está indicada na embalagem: alguns materiais não têm medo de ser expostos a 130 graus, enquanto outros derretem a 100 graus.

É melhor começar o processo criativo com a argila do polímero e depois passar para o natural. Para pequenos artesanatos, um material que seca rapidamente é adequado, e para esculturas maciças, pelo contrário, caracterizadas por uma secagem prolongada. A vantagem da substância destinada ao público infantil será a presença de amaciantes líquidos na composição.

Como usar?

Se a argila do polímero não utilizada permanecer após a escultura, faça o seguinte: coloque-a em um saco plástico e leve à geladeira. Nesse estado, ele pode ser armazenado por algumas semanas.

Antes de colocar no saco, a argila natural deve ser embrulhada adicionalmente em um pano úmido.

É permitido armazená-lo não só na geladeira, mas também no subsolo. Periodicamente, a bolsa deverá ser aberta para ventilar o conteúdo para que não se forme mofo.

É mais conveniente deixar as matérias-primas compradas na mesma embalagem em que foram vendidas.

A argila não deve ser guardada em recipientes de metal, pois com o tempo pode adquirir propriedades tóxicas. Além disso, não deixe o material na água: alguns dias depois começará a cheirar mal.

É importante lembrar que uma mistura caseira com grande quantidade de cola látex irá rachar ao ser armazenada por muito tempo.

O material elástico deve ser manuseado com ferramentas especiais. Um fio de metal permitirá que você separe pequenos pedaços da massa total, uma faca especial tem uma habilidade semelhante. As matérias-primas não podem ser desenroladas sem pranchas planas e rolos de madeira. Além disso, pilhas e uma variedade de pequenas peças são úteis para ajudar a deixar as impressões necessárias na superfície da argila.

Para preparar a argila do polímero para modelar, amasse bem com as mãos quentes. Essa ação não só tornará o material mais plástico, mas também evitará o aparecimento de bolhas ao aquecer, o que causa deformação no produto. A plasticidade da argila é aumentada com um plastificante especial, creme, vaselina ou aquecimento comum. A massa muito pegajosa é misturada com um pedaço seco ou colocada em papel branco por algumas horas.

Será possível evitar o aparecimento de impressões na superfície se proteger as mãos com luvas de borracha ou, após tratamento térmico, lixar.

Se a argila natural secou, ​​basta apenas umedecê-la adicionando gradualmente um pouco de água. É mais fácil restaurar a argila do polímero usando uma máquina de pasta especial ou força manual.

Deve-se mencionar também que às vezes a argila natural é vendida seca, embalada em 3 ou 10 quilos. Neste caso, será necessário misturar corretamente - despeje água de forma que cubra toda a massa e o líquido seja absorvido gradativamente. Depois que a substância saturada é amassada até o estado de uma massa de bolinho de massa.

Como fazer isso sozinho?

Em casa, a argila para modelagem pode ser preparada de acordo com diversas receitas. No primeiro caso para funcionar, você precisará de 250 gramas de cola PVA, a mesma quantidade de amido de milho, uma colher de sopa de vaselina e algumas colheres de sopa de suco de limão.

Além disso, a película aderente e o creme para as mãos são indispensáveis.

O processo começa com o fato de todos os ingredientes principais serem misturados e retirados por 30 segundos em um forno de micro-ondas, no qual é pré-ajustada a temperatura máxima possível. A substância é liberada do filme formado na superfície e é misturada.

Uma tábua de madeira é coberta com creme para as mãos, após o qual a massa é amassada diretamente sobre ela por 10 minutos. A massa semelhante a argila resultante é primeiro transferida para uma toalha de papel e, quando o líquido desaparece, é envolvida em uma película fina e colocada na geladeira.

Segunda receita envolve uma combinação de 100 gramas de amido de batata, 100 mililitros de cola PVA, algumas colheres de chá de óleo natural e uma colher de sopa de creme de gordura.

Tendo calçado luvas antes do trabalho, é necessário aquecer o copo em um banho de água, e logo enchê-lo à sua vez com cola, nata e óleo. Os ingredientes são misturados até ficarem homogêneos, complementados com amido e o procedimento é repetido. Com agitação constante, a substância é aquecida em fogo baixo até começar a coalhar.

Neste momento, a placa é coberta com película aderente e revestida com um creme espesso. Depois de colocar a argila caseira sobre ela e mexer por 8 minutos, resta esculpir uma bola, revestir com creme e reservar uma hora. Após o período acima, a massa é envolta em um filme transparente e transferida para um local fresco.

Finalmente, para esculpir exigindo materiais mais duráveis, você vai precisar de um copo de cola de madeira, 100 gramas de amido de milho, uma colher de sopa de ácido esteárico, 13 gramas de ácido cítrico e uma pequena quantidade de glicerina com vaselina.

Todos os componentes, exceto o amido, são colocados em uma panela e colocados em fogo baixo. Com agitação constante da substância, o amido é adicionado a ela. Assim que a argila caseira começar a se afastar das paredes, pode ser transferida para a superfície preparada e amassada. A massa resfriada é coberta com filme plástico e armazenada na geladeira.

sem comentários

Moda

a beleza

casa