Que tipo de artesanato você pode fazer para a mãe?
Mamãe é a palavra mais mágica do mundo. Desde os primeiros dias de vida de um bebê, a mãe está sempre presente, ela apóia, protege, cuida e, o mais importante, ama de todo o coração. O amor de mãe não tem limites e toda criança o sente. As crianças, por sua vez, mostram sentimentos recíprocos. Eles encantam as mães com suas conquistas, procuram ajudá-las e apoiá-las em qualquer situação. E quando chega a hora do feriado, os presentes são sempre dados. Os filhos crescidos surpreendem as mães com presentes comprados na loja ou feitos à medida por artesãos altamente qualificados. E as crianças fazem presentes com as próprias mãos. Existem muito mais opções para criar artesanato do que parece à primeira vista.
O que pode ser feito com a plasticina?
Com certeza toda mãe tem uma caixa escondida no armário da prateleira mais distante, onde ficam os artesanatos que seus filhos faziam com as próprias mãos. Não se trata de aplicativos compilados na lição de trabalho, mas de presentes.
Deve-se notar que no mundo moderno existe uma grande variedade de materiais fáceis de usar, a partir dos quais você pode criar os artesanatos mais originais, por exemplo, a plasticina. Sua paleta de cores é tão ilimitada que permite a você criar os artesanatos mais incríveis que irão encantar os olhos. Bem, para crianças muito pequenas, a modelagem é uma atividade excelente que lhes permite desenvolver a coordenação motora fina e a imaginação infantil.
A primeira coisa que vem à mente quando você começa a inventar um presente para sua amada mãe são flores. É possível criar um bouquet festivo único a partir da plasticina, que ninguém mais terá.
O principal é que o processo de criação de uma apresentação será rápido e fácil.
Para o trabalho, você vai precisar de uma plasticina nas cores verde, vermelho e rosa, uma prancha de modelagem na qual você possa criar uma obra-prima e uma faca especial que permite cortar a plasticina, geralmente incluída no kit.
- Em primeiro lugar, você precisa preparar o próprio material para o trabalho. Para torná-lo mais flexível, você precisa amassar um pedaço de plasticina nas mãos. O material aceitará o calor das mãos humanas, ficará mais macio e mais confortável para trabalhar.
- Você precisa pegar um pedaço de plasticina verde e estender uma salsicha alongada em uma placa de modelagem e, em seguida, dividi-la em 7-9 partes idênticas. Essas salsichas serão hastes de flores. Seu número deve corresponder ao número de flores do buquê.
- Em seguida, pega-se um pedaço de plasticina rosa, também enrolada em uma salsicha, e dividido em várias partes. Depois disso, cada linguiça criada é ligeiramente achatada e, em seguida, torcida em espiral. O número necessário de botões é criado de maneira semelhante.
- Você precisa anexar os botões criados às hastes.
- Depois de criar a base do bouquet, pode-se complementar os caules com folhas verdes de plasticina.
- Resta fazer uma reverência. Para fazer isso, você precisa rolar uma pequena bola, fixe-a na parte central do buquê. Em seguida, desenrole 2 enchidos do mesmo comprimento e dobre-os, fixando-os na bola central. As fitas que descem do arco são criadas de maneira semelhante.
Idéias para presentes de papel
Em todas as aulas de trabalho no jardim de infância e na escola primária, os professores convidam as crianças a fazer lindos presentes de papel para o Dia das Mães. As crianças, por sua vez, respondem com muito interesse à proposta e estão prontas para criar qualquer obra-prima, apenas para agradar a quem está mais próximo. Então, uma opção bastante interessante será a nave "Sol", na qual você pode usar um retrato de sua mãe.
Para funcionar, você vai precisar de um mínimo de materiais: papel colorido, lápis com caneta hidrográfica, um palito de madeira, mais precisamente, um espeto culinário, uma tesoura e uma foto de sua mãe.
- Na fase inicial do trabalho, é necessário cortar 3 círculos, 2 dos quais terão um grande círculo e o terceiro - um pequeno. Agora você precisa pegar uma folha amarela de papel colorido, desenhar linhas a uma distância de 1 cm uma da outra.
- De acordo com as linhas traçadas, é necessário dobrar a peça em forma de leque.
- As extremidades do ventilador devem ser cortadas em um ângulo de 45 graus.
- De acordo com um esquema semelhante, vários outros leques de cores diferentes são colhidos. Depois disso, suas pontas são conectadas com cola.
- É necessário colocar um espeto em uma das sanfonas e preencher este local com uma pequena quantidade de cola, a seguir segurar com os dedos por alguns minutos para que a cola pegue.
- Agora um pequeno círculo é tirado, uma fotografia da mãe está colada nele.
Um círculo preparado com uma fotografia nas costas é revestido com cola e preso à parte central do sol.
Cartão
E agora se propõe a considerar uma master class sobre a criação de um cartão postal volumoso para a mãe. O principal elemento da composição artesanal será um buquê de flores. O que é digno de nota é que fazer um cartão-postal desses é tão fácil quanto descascar peras, até a criança mais pequena pode dar conta desse trabalho.
Para trabalhar, você precisará de papel aquarela ou papelão decorativo com um fundo incomum. Para as flores em si, você precisará de papel de cor comum. Bem, para o trabalho principal, prepare um lápis, cola, tesoura e miçangas como decoração.
- Você precisa pegar um papel colorido, dobre-o ao meio de modo que você obtenha 7 metades.
- Em seguida, você precisa dobrar as folhas colhidas na diagonal e, em seguida, cortar o excesso. Portanto, você deve obter triângulos.
- Os triângulos preparados devem ser colocados à sua frente de forma que o canto da figura fique voltado para cima.
- O triângulo agora se dobra ao meio.
- A forma criada também é dobrada ao longo da linha central, após o que uma gota é desenhada nela com um lápis.É cortado com uma tesoura.
- O resto dos triângulos são adquiridos de maneira semelhante.
- As gotículas cortadas precisarão ser expandidas. Assim, será possível ver a base da flor.
- Em cada gema obtida, é necessário cortar 1 pétala e unir 2 adjacentes com cola, sobrepondo-se uma à outra.
- Em cada flor, você precisa selecionar 1 pétala e pintar sobre ela com um lápis. Em seguida, as flores são coladas ao longo das pétalas pintadas.
- A parte inferior do desenho em papel acabado do bouquet é revestida com cola e fixada à base do postal.
- Depois que a mistura de cola secar, você precisa pegar 1 conta e fixar na parte central de cada flor.
Flores
Cada mãe terá o prazer de receber um ramo de flores como presente de seu filho. E que seja de papel, o principal é que o garoto fez com as próprias mãos.
Você precisará estocar papelão ondulado colorido, cola e tesouras.
- Você precisa pegar uma folha de papel verde, dobrá-la ao meio, medir com uma régua cerca de 3-3,5 cm, depois desenhar uma linha horizontal sob a régua ao longo das marcas.
- Acima da linha já criada, você precisa marcar com um lápis serifas verticais a uma distância de 1-1,5 cm uma da outra. Nessa mesma linha, os cortes são feitos para que a parte horizontal permaneça intacta.
- A seguir, uma folha de papel com cortes é desdobrada, virada para o lado oposto, dobrada e colada com um recuo de 1-1,5 cm de toda a borda.
- A peça de trabalho é dobrada de modo que se transforme em um vaso.
- Em seguida, é retirado papel corrugado, recortado em quadrados ou redondos. A parte central das figuras é puxada e desenrolada de forma que as pétalas dos botões adquiram um formato arbitrário.
As flores preparadas são coladas ao vaso.
Aplicativo
A criança pode tentar criar um buquê de balões. Para funcionar, ele vai precisar de fita de tecido, papel colorido e papelão para a base do artesanato.
- Em primeiro lugar, você precisa cortar as fitas no mesmo comprimento. De acordo com a ideia do aplique, serão realizadas bolas sobre eles. Cada fita deve ser untada com adesivo e depois colada a uma base de papelão.
- Você precisa cortar os balões. Para fazer isso, pegue um papel colorido, um lápis e uma forma que permita criar o contorno de um círculo. Os círculos de corte são colados sobre as fitas.
- Resta apenas colar o laço, também feito de fita de tecido colorido.
Miçangas, oráculos e muito mais podem ser usados como decoração. Você pode adicionar uma moldura ao aplique ou deixar espaço para escrever seus desejos.
Opções de almofadas de algodão
Você pode criar um lindo e inesquecível buquê de lírios com as esponjas de algodão mais comuns. Para trabalhar, você precisará de papel verde, cotonetes, tubos de coquetel verdes, almofadas de algodão próprias, guache amarelo, cola e fita de tecido.
- Você precisa levar cotonetes, pintar a ponta de amarelo. Depois de secos, eles são inseridos nos tubos de coquetel de forma que a ponta amarela fique do lado de fora.
- Os tubos são colocados sobre almofadas de algodão, que são torcidas de forma a que o "estame" amarelo fique na superfície. É necessário fixar o botão com cola.
- O número necessário de cores é criado de maneira semelhante.
- Depois disso, as folhas são cortadas de papel verde.
- O lençol é colocado na parte inferior da embarcação, sua ponta é coberta com cola e uma fita de tecido é enrolada em cima e amarrada em forma de laço.
Artesanato de materiais naturais
Crianças modernas em jardins de infância e escolas são convidadas a criar artesanato com materiais naturais. Estamos falando de folhas, cones, bolotas, galhos de árvores e muito mais. Esta é uma das master classes que o ajudarão a decorar a foto de sua mãe com uma roupa de outono extraordinária.
Para trabalhar, você precisará de folhas de árvores, grãos de trigo, sementes de abóbora, cola e miçangas.
- Em primeiro lugar, a moldura e o fundo do aplique pretendido são criados. Recomenda-se usar uma folha de papelão normal como base.
- Uma foto da mãe está colada no papelão. É desejável que seu rosto seja apresentado em close.
- O trabalho posterior envolve a decoração da fotografia. O cabelo deve ser decorado com grãos de trigo, uma coroa de folhas deve ser colada na cabeça.
- Uma folha amarela de uma árvore também é colada na parte inferior e com a ajuda de sementes de abóbora é criado um colar, no topo do qual são colocadas contas.
Você pode criar muitos artesanatos exclusivos para presentes com materiais naturais.
Podem ser paisagens, naturezas mortas. No entanto, as crianças pequenas não podem se dar ao luxo de criar obras-primas tão complexas. É por isso que master classes mais simples foram desenvolvidas para eles. Por exemplo, um vaso de flores. Esse artesanato, feito pelas mãos de uma criança, parecerá mais valioso para a mãe do que um buquê comprado em uma loja.
Para trabalhar, você só precisa de plasticina, cola, sementes, folhas secas, peixe-leão-bordo e flores secas.
- No papelão, que é a base do artesanato, é preciso colar a silhueta de um vaso. Cole as sementes preparadas por cima.
- Em seguida, galhos e folhas são colados.
- Com a ajuda de uma plasticina amarela ou laranja, é necessário preparar o meio da flor. Além disso, pétalas são coladas a ele, o papel que é desempenhado por "asas" de bordo.
- A última etapa do trabalho é complementar a composição com outras flores secas.
Presentes de feltro originais
Você pode parabenizar a mãe no Dia das Mães ou no dia 8 de março, fazendo um artesanato de feltro único. Tanto as crianças em idade escolar quanto as do jardim de infância serão capazes de lidar com esse tipo de trabalho.
Com feltro, você pode costurar uma linda almofada de agulha, que é útil no dia a dia, ou um simples brinquedo de chaveiro.
O que vale ressaltar é que você pode escolher qualquer cor de feltro para fazer artesanato. No entanto, tons claros, como vermelho ou verde, são os mais bonitos.
Para costurar a base da agulha, você precisará preparar os modelos com antecedência, com base nos quais as partes individuais da estrutura macia serão cortadas e depois costuradas. Como um enchimento da barra da agulha, algodão ou uma inserção de espuma servirão.
Em geral, um grande número de diferentes presentes e lembranças podem ser feitos de feltro. Mas para os artesãos novatos, é proposto considerar uma classe mestre simples - um pássaro.
- Primeiro você precisa fazer padrões para diferentes elementos da figura do pássaro. O principal é lembrar que deve haver 2 peças de todas as partes.
- Os detalhes de feltro cortados são dobrados ao meio e perfeitamente costurados. Lembre-se de deixar um pequeno orifício onde você precisa inserir o enchimento.
- Além disso, as asas são cortadas de feltro e presas ao travesseiro preparado.
- O bico é feito de maneira semelhante e preso à cabeça.
- Os olhos do pássaro são feitos de miçangas e costurados na base do brinquedo.
- Se este pássaro vai complementar um buquê de flores, você precisa inserir um espeto de madeira na parte inferior da base. Se for um chaveiro, é necessário fixar uma corrente de metal com um anel na parte superior.
É melhor apresentar esse pássaro na forma de um chaveiro. Mamãe pode pendurá-lo nas chaves do carro ou na casa.
Outros produtos
Existem muitos motivos para dar presentes à mãe. As crianças sempre tentam agradar as pessoas mais queridas no seu aniversário e em outras festas com vários desenhos e trabalhos manuais em plasticina e papel. As crianças mais velhas já estão criando produtos mais complexos, que incluem elementos de tricô, macramê. O resultado é uma embarcação incomum que pode ser pendurada na parede ou usada como uma coisinha bonita para a cozinha. Por exemplo, as meninas que sabem fazer crochê podem fazer um porta-lápis bonito. Crianças com habilidades mais avançadas de tricô podem deliciar sua mãe com seus próprios pegadores de panela, aquecedores de chaleira e montanhas-russas feitos à mão.
Certamente todas as donas de casa sabem que os guardanapos e toalhas de mesa de tricô estão de volta à moda hoje. Um tapete de banho trançado com fios grossos, assim como vasos decorativos feitos de barbante, parecem bastante incomuns e impressionantes. Resta apenas mostrar imaginação, inventar o que pode ser feito a partir de um material tão familiar, mas bastante difícil de trabalhar.
Recomenda-se usar apenas produtos naturais como corante, por exemplo, café solúvel, açafrão, hibisco ou açafrão. Além da cor agradável, o material adquire um cheiro incomum.
Hoje, o artesanato volumoso feito de madeira compensada é muito popular. É impossível para uma criança fazer tal beleza sozinha, porque o processo envolve o uso de instrumentos cortantes. Além da cola para fixar, você vai precisar de equipamentos especiais: martelo, pregos invisíveis. As crianças pequenas não conseguirão lidar com esse tipo de trabalho, certamente se machucarão. Bem, se as crianças ajudarem a criar uma obra-prima tão incomum para um irmão ou irmã mais velho, eles serão capazes de aprender as habilidades de trabalhar com madeira compensada, e já com uma idade mais avançada eles próprios farão esses milagres.
Uma opção simples para criar artesanato de madeira compensada são imagens planas. Podem ser animais, flores, corações. No entanto, se houver necessidade de fazer uma embarcação volumosa, você precisará preparar várias peças separadas de madeira compensada, que são posteriormente conectadas umas às outras. Deve-se notar desde já que as embarcações volumosas consistem em 3 ou mais elementos, que devem ser idênticos em tamanho entre si. Para cada detalhe deverá preparar um esboço individual e é dele que será recortada a imagem.
Somente depois que todos os elementos estruturais foram cortados, a nave pode ser conectada.
A última etapa do trabalho envolve a decoração de produtos. Nesse caso, as crianças podem mostrar imaginação, por exemplo, se for um buquê de flores, os botões podem ser decorados com miçangas. E o vaso - uma capa de malha com uma fita. Se se trata de uma imagem de um animal, será bastante adequado um acréscimo em forma de lenço e chapéu ou traje festivo, costurado ou tricotado de acordo com o tamanho do artesanato.
Hoje, você pode encontrar diagramas de artesanato e técnicas para fazer estruturas de madeira compensada na Internet ou visitando master classes de especialistas. Mas se você mostrar sua imaginação, poderá criar uma obra-prima única e inimitável com suas próprias mãos.
Para mais informações sobre como você pode fazer um artesanato para sua mãe com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.