Fazendo flores estabilizadas com nossas próprias mãos

Flores graciosas estabilizadas são usadas com frequência para decorar o interior e criar artesanatos originais. Eles ficam armazenados por muito tempo e não perdem sua atratividade com o tempo.

Recursos de estabilização
A estabilização é o processo de embalsamar folhas, galhos, flores e musgo. A tecnologia de processamento de plantas é semelhante à usada no antigo Egito para criar múmias. Durante o processo de estabilização, a água contida nas folhas, caules e pétalas das plantas é substituída por um líquido de embalsamamento.

As plantas preservadas desta forma apresentam um grande número de vantagens.
- Força... As flores estabilizadas, ao contrário das flores secas, não se desintegram com o tempo. Eles sempre parecem brilhantes e bonitos.
- Amizade ambiental... Essas plantas são totalmente seguras para a saúde humana. Eles não emitem quaisquer substâncias tóxicas. Um buquê com essas flores pode ser oferecido até mesmo a quem sofre de alergias.
- Naturalidade... As plantas estabilizadas são quase indistinguíveis das plantas vivas na aparência e no toque. Isso explica sua popularidade.
- Versatilidade... Flores brilhantes e estabilizadas são freqüentemente usadas para decoração de interiores. Além disso, lindos cartões-postais, pinturas ou grinaldas são feitos deles. Essas plantas costumam ser usadas para decorar buquês de casamento.
- Durabilidade... A composição das flores estabilizadas pode ser armazenada em casa por 3-5 anos.



A única desvantagem deste método de processamento de plantas é que ele não é adequado para todas as flores.
Apenas inflorescências com pétalas densas podem ser preservadas: tulipas, margaridas, cravos ou rosas... Mas peônias, alstroemeria e outras flores, consistindo em um grande número de pequenas pétalas frágeis, não podem ser embalsamadas dessa maneira.

Formas básicas
Antes de começar a criar flores estabilizadas com suas próprias mãos, as plantas precisam ser preparadas. No processo, você deve cumprir as seguintes regras.
- As plantas devem ser cortadas em um ângulo agudo... A linha de corte deve ser limpa e reta. O caule da flor pode ser longo ou curto.
- Antes do processamento, as plantas preparadas devem ser deixadas em um local quente e seco por algumas horas. Durante esse tempo, a umidade da superfície evaporará. Deixar a planta secar durante a noite não vale a pena, senão ela vai começar a desbotar. Flores danificadas não podem ser embalsamadas.
- Do caule da planta preparada, você precisa corte cuidadosamente as folhas secas... As rosas também têm espinhos cortados. Isso pode ser feito com uma faca afiada.
- Capacidadeem que a solução ou cera derretida é derramada deve ser limpar... Usar pratos sujos pode fazer com que as flores cresçam bolor.

Depois de preparar as flores e os pratos, você pode começar a processar as plantas. Isso pode ser feito de duas maneiras principais.
Em glicerina
Este método é ótimo para conservas de botões. Uma aula magistral sobre a criação de espaços em branco de flores consiste nas seguintes etapas.
- Para começar, um botão meio aberto deve ser ligeiramente seco.
- Nesse ínterim, é necessário misture proporções iguais de glicerina e água.
- Depois disso, a planta preparada com antecedência precisa colocado em solução. O líquido deve cobri-lo completamente.
- A flor deve ser deixada como está por duas semanas. Durante esse tempo, a glicerina preencherá completamente os tecidos da flor selecionada, deslocando a água deles.
- Para tornar a solução melhor absorvida, o caule da flor precisa ser cortado alguns milímetros por dia.
- Após duas semanas, a solução substituirá completamente a água nos tecidos da planta. Isso ajudará a estender sua vida útil.
No próximo vídeo, você pode ver claramente o processo de preservação das flores em glicerina.
Ao escolher este método de estabilização de cores, vale lembrar que com o tempo elas começarão a perder seu brilho.
Portanto, o corante alimentar deve ser adicionado à solução preparada de acordo com a receita clássica. Nesse caso, as plantas não murcharão. O mesmo método é usado para tingir flores brancas.
Flores tratadas em solução de glicerina não devem ser colocadas em água. Eles devem ser mantidos em um vaso vazio ou recipiente de areia. Além disso, essas flores podem ser montadas em uma moldura ou pintura pré-preparada.

Em parafina
Para o tratamento de plantas, também se utiliza massa de parafina. A master class sobre como criar flores bonitas e duráveis consiste nas seguintes etapas.
- Para começar, em um banho-maria, você precisa derreter parafina... Depois disso, deve ser despejado em um recipiente alto.
- A substância deve ser ligeiramente resfriada.... Para fazer isso, deixe agir por 3-5 minutos. Se as flores forem mergulhadas em parafina quente, elas se deteriorarão muito rapidamente.
- Depois disso, você pode começar a processar a planta. O botão afunda na massa de parafina muito lentamente. Você precisa tirá-lo de lá imediatamente após o mergulho. Isso é feito para que as pétalas da flor não fiquem deformadas.
- Imediatamente após isso, o botão deve ser virado... Isso é necessário para que a parafina penetre em seu centro.
- Este procedimento deve ser repetido 3-4 vezes. Durante esse tempo, todas as pétalas ficam completamente cobertas com parafina.
- Depois disso, a planta deve ser corrigido com o botão para baixo.
Após 1-2 horas, a flor pode ser usada para criar uma bela composição. A camada de parafina em tal flor não deve ser muito espessa.



Algumas costureiras preferem injeções de cera a banhos de parafina.
A cera derretida é colocada em uma seringa médica comum. Eles perfuram suavemente as pétalas do botão. Esta injeção permite que você mantenha a flor por 4-5 meses. Não parece pior do que uma planta embebida em uma solução com glicerina e água.
As flores restantes podem ser usadas para criar velas grandes ou figuras de cera. Para isso, basta "afogar" os pequenos botões em parafina / cera.A desvantagem desse método de processamento de plantas é que, após o resfriamento, a substância se torna turva. Por causa disso, a flor ficará difícil de ver.

Cuidados de acompanhamento
Para que as plantas, "enlatadas" em casa, sempre tenham a aparência de vivas, elas precisam ser devidamente cuidadas. Para fazer isso, você precisará aderir a uma série de regras simples.
- Guarde essas flores longe da luz solar direta. Se as plantas ficarem no peitoril da janela, elas murcharão muito rapidamente.
- Não permita que a umidade entre na superfície das pétalas... Por esse motivo, não é recomendável armazenar plantas estabilizadas no banheiro ou na cozinha.
- Você precisa limpar o arranjo de flores da poeira, usando uma esponja macia ou escova.
- Se cair água durante a limpeza, as plantas devem ser imediatamente enxugadas com um pano seco.... Se isso não for feito, manchas feias podem aparecer nas pétalas da flor.
- Não pode ser permitido e danos mecânicos às plantas.
- Na rega, transplante e alimentação dessas plantas não precisa.

O esquema para preservar flores em glicerina é conhecido pelas pessoas desde meados do século passado. Mas ela ganhou popularidade entre as costureiras somente agora. Composições modernas com essas plantas são usadas tanto em apartamentos comuns quanto em escritórios. Lindos buquês ou pinturas com flores estabilizadas se encaixam perfeitamente no interior de quase todos os cômodos.






Você pode se familiarizar visualmente com o processo de preservação de flores usando parafina no vídeo a seguir.