Tudo sobre resina para joias
Os produtos feitos de resina epóxi têm uma aparência extraordinariamente bela, até mesmo fascinante. Muitos joalheiros escolhem este material único para o seu trabalho. Você mesmo pode fazer joias originais. Depois de solidificada, a resina parece um belo cristal ou vidro. As joias de epóxi parecem muito originais, estilosas e elegantes.
O que é isso?
A resina epóxi é usada na construção, durante a instalação. E também o material é usado na fundição de joias, itens de decoração. É um composto de dois componentes que consiste em um endurecedor e resina. O endurecedor é usado para polimerizar os modelos. Sem esse componente, a resina ficará fluida, é ele quem confere à resina as propriedades desejadas.
A resina sem o segundo componente, ou seja, o endurecedor, não tem uso prático. A composição de dois componentes, quando curada, dá um material único que é resistente a influências negativas.
Endurece em pouco tempo. A peculiaridade do polímero é que após sua cristalização, ele não se deforma, enquanto a superfície do produto permanece transparente. Essas qualidades permitem utilizá-lo para trabalhar com joias. As propriedades obtidas são importantes para a fabricação de joias.
As joias feitas de resina têm certas propriedades.
- Alta resistência aos raios ultravioleta.
- Eles toleram bem a umidade. Você pode nadar com essas joias, molhá-las.
- Bijouterie é neutra para produtos químicos domésticos.
- Em caso de queda acidental de joias ou impacto, elas permanecem intactas, sem o aparecimento de rachaduras e lascas.
- Eles têm boa resistência ao calor.
A resina para joias é normalmente amarelada devido à presença de todo tipo de impurezas, embora a própria substância seja transparente. Normalmente os joalheiros trabalham com materiais altamente refinados que não possuem uma tonalidade amarela.
Externamente, a resina de joalheria endurecida parece vidro. Os produtos feitos a partir dele são leves, pois o material resultante é 2 vezes mais leve que o vidro.
A resina para joias é um tipo de resina epóxi, menos tóxica que o epóxi comum, portanto, ao trabalhar com ela, não é necessário equipamento especial de proteção.
Áreas de uso
A resina epóxi é usada em vários campos. É utilizado para colar, selar e também trabalhar com joias.
Usando o material, muitos artesãos criam joias exclusivas que surpreendem por sua beleza incomum. A resina é usada sozinha ou aplicada a um substrato específico.
Com o uso independente desta substância, o master necessitará de moldes especiais. Você pode comprá-los em lojas especializadas em costura e criatividade.
Até a solidificação, a resina da joalheria permanece plástica, então neste momento você pode modificar levemente a joia. Até o endurecimento do material, vários enchimentos são adicionados à massa na forma de um corante, farelo ou cortiça.
As decorações parecem muito impressionantes, dentro das quais se congelam insetos, galhos, folhas ou graciosas flores. Essas coisas em si são bastante frágeis e não podem sobreviver por muito tempo sem mudanças. Mas quando congelados, eles manterão sua beleza original por muito tempo.
Este material não é usado apenas para criar joias originais. Outra área de aplicação é fazer decorações para casa. A resina para joias é usada para decorar lâmpadas, vasos, espelhos, molduras e bancadas.
Uma bancada ou outra superfície preenchida com resina, dentro da qual vários objetos são colocados, por exemplo, pétalas de flores, folhas ou qualquer outra coisa, parece muito incomum.
Considerando que esse trabalho é feito à mão, é bastante difícil, por isso um artesão experiente pode fazer uma obra-prima. Cada um desses produtos pode ser chamado de obra de arte.
Você pode comprar resina para o trabalho em lojas especializadas em criatividade, supermercados de materiais de construção ou mercadorias destinadas à reparação. O preço do material é baixo, principalmente porque você pode escolher matérias-primas de fabricantes nacionais. Esse produto é geralmente mais barato do que seus equivalentes estrangeiros, embora seja de boa qualidade. As marcas estrangeiras são mais caras, mas ao mesmo tempo contam com acessórios adicionais na forma de luvas, xícaras e varetas de mistura. O kit também pode incluir moldes, ou seja, formulários especiais necessários para o preenchimento da substância.
É preferível optar por um bom material, escolhendo um produto de marca comprovada, caso contrário existe a possibilidade de adquirir matérias-primas de qualidade inferior, que com o tempo irão desbotar ou turvar.
Características do trabalho
A área de aplicação mais popular da resina epóxi é na fabricação de joias.
Para o trabalho, o mestre precisará de moldes especiais, ou seja, moldes de fundição. Normalmente eles usam silicone - eles são muito convenientes, porque você pode remover facilmente o modelo acabado deles.
Ao trabalhar com resina, é importante observar o regime de temperatura. O calor é gerado durante a polimerização. O superaquecimento de mais de 60 graus não deve ser permitido, caso contrário, o material será danificado.
Preparação
Ao trabalhar com esse material, o trabalho preparatório deve ser realizado. O mestre precisa preparar uma pequena mesa ou bandeja, ou seja, escolher um local uniforme. É melhor se o revestimento for brilhante e a resina não aderir à superfície. Os especialistas não recomendam o uso de sacolas plásticas, pois as gotas de resina aderem firmemente a elas.
A bandeja pode ser colada com fita adesiva ou uma folha de papelão ou ladrilhos de cerâmica podem ser colocados sobre a superfície da mesa.
Depois de preparar o local de trabalho, eles começam a selecionar os dispositivos necessários, os acessórios e a decoração necessários são preparados. A resina com um endurecedor é usada como material. Esses componentes geralmente são vendidos como um kit. Além disso, você precisa ter:
- 2 seringas - você precisa de seringas sem agulhas para o trabalho;
- recipiente de mistura - um copo comum descartável é adequado para isso;
- um pau de madeira - é necessário misturar a massa;
- mini-broca e acessórios para ela;
- virando a cabeça.
Além disso, uma peneira, bem como vaselina ou óleo vegetal e pinças, podem ser úteis. Você também precisa cuidar dos equipamentos de proteção individual.
Tendo em conta o tipo de decoração, os acessórios são seleccionados na forma de base, anéis de ligação, armações, fios de orelha ou conectores. É aconselhável escolher produtos de alta qualidade, caso contrário o fixador ou fixador se quebrará rapidamente e se tornará inutilizável.
Como decoração, você pode usar uma variedade de materiais na forma de folhas secas, flores secas, bem como miçangas, lantejoulas, purpurina ou strass. Ao escolher materiais naturais, eles devem ser secos. Como eles secam por muito tempo, é melhor fazer isso primeiro. Folhas ou flores achatadas podem ser secas entre as folhas de um livro e os botões de flores podem ser pendurados em um cordão na forma de uma guirlanda de flores e secos em um local escuro, por exemplo, em um armário. O tempo de secagem é de 3 ou 4 semanas.
Ao trabalhar com resina, é importante se familiarizar com as instruções do material com antecedência. Normalmente indica em que proporções utilizar os componentes, bem como a que temperatura se realiza o trabalho na divisão. Na maioria das vezes, é cerca de 25-30 graus Celsius com uma umidade de 55%.
Normalmente, grandes quantidades de resina não são necessárias para criar joias, portanto, não ocorre aquecimento excessivo durante a polimerização.
Muitos fabricantes recomendam aquecer a resina colocando o tubo em um recipiente com água aquecida a 60 graus. Após 8 a 10 minutos, o tubo é retirado e a massa é misturada com o endurecedor.
O trabalho na fabricação dos produtos é realizado de uma determinada forma:
- a resina e o endurecedor são coletados em seringas preparadas separadamente, sem agulhas;
- a quantidade necessária de epóxi é derramada em um vidro descartável;
- adicionando um endurecedor, misture a massa por 3 minutos;
- mexa a massa não muito ativamente, caso contrário, podem aparecer bolhas.
Freqüentemente, após a mistura, as bolhas ainda permanecem. Para manter a transparência, a mistura é deixada de lado por 10 minutos antes de flutuar. As bolhas são então removidas com uma agulha. Em termos de consistência, essa massa exteriormente se assemelha ao mel espesso.
Embora a massa não tenha engrossado, os enchimentos podem ser adicionados nesta fase. Serragem ou aparas e outros componentes são usados como enchimento. O trabalho é executado com cuidado, tendo em conta que irão rapidamente para baixo. Ao adicionar um filler, leve em consideração que a fragilidade do produto acabado depende de sua quantidade. Normalmente, a massa não excede 50%.
Preencher
Uma peneira deve ser usada para despejar. No caso de serem utilizados enchimentos na composição, não é necessária uma peneira.
Se as formas foram preparadas a partir de meios e materiais improvisados, é necessário untá-las com vaselina, aroeira ou óleo... Os moldes de silicone ou moldes feitos de plexiglass não precisam ser lubrificados.
Resina de joalheria é derramada na forma selecionada, enquanto sua profundidade não deve ser superior a 3 cm. Após cerca de 1 hora, a pasta começará a engrossar.
Adicione uma decoração, se necessário, usando uma pinça. Não deixe a camada muito espessa, senão ela vai endurecer por mais tempo. Se forem usados elementos decorativos de um tamanho grande, é necessário despejar metade da massa, adicionar a decoração e adicionar o restante da mistura.
Ao secar o modelo, é melhor protegê-lo do pó. O tempo de secagem é de 24 horas.
Polimento
Para dar aos produtos sua aparência final, eles precisam ser polidos. Isso é feito usando uma mini-broca com acessórios especiais de esmeril. Ao girar um produto de faceta, ele deve ser mantido perpendicular à ferramenta.
Após o torneamento, as bordas são envernizadas.E também as bordas podem ser untadas com resina diluída.
Depois de concluído o processo de polimento, são feitos pequenos furos, que servirão de local para fixação, fixadores. É preferível que a broca tenha um diâmetro inferior a 0,5 mm.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com o material, o mestre deve observar os cuidados. É necessário preparar o equipamento protetor na forma de um respirador, óculos de proteção, luvas e um avental.
- A sala deve ser bem ventilada. Em caso de ventilação insuficiente, o mestre irá inspirar vapores, o que pode afetar negativamente a saúde.
- Se a resina ou o endurecedor entrar em contato com a pele, eles devem ser lavados imediatamente com água e sabão e, em seguida, lavados novamente com água morna.
- No processo de trabalho, você deve usar um respirador para que as partículas da substância não entrem nos órgãos respiratórios.
- Não é recomendado o uso de epóxi em itens que entrarão em contato com alimentos.
Algumas marcas de epóxi têm um odor químico desagradável que dificulta o manuseio. Você pode comprar marcas mais caras desse material, que têm um odor menos pronunciado.
Exemplos de produtos
Produtos de incrível beleza são feitos de epóxi. Eles parecem fantásticos, marcantes com graça e originalidade.
- Destacam-se os pingentes, brincos, pulseiras e anéis originais, feitos não só por artesãos experientes, mas também por iniciantes.
- Produtos feitos em uma forma incomum têm uma aparência extraordinariamente impressionante.
- Os modelos feitos de resina epóxi representam o vôo da imaginação do design.
Para informações sobre como fazer um pingente de resina, veja o próximo vídeo.