Tudo sobre anéis de epóxi
A cada dia, as joias feitas à mão estão ganhando popularidade. E alguns dos mais interessantes e bonitos são aparelhos feitos de resina epóxi. São vários pingentes, brincos, pulseiras e, claro, anéis. Hoje, os anéis de epóxi estão na moda. Eles vêm em diferentes formas, cores e uma variedade de aditivos e enchimentos. Você pode adicionar aparas, strass e tudo o que sua alma está na peça de trabalho. O principal é que o produto seja único, interessante e bonito. Aliás, o preço dessas joias é bastante alto, porque a maioria delas aprende o básico sozinha e cria coisas únicas e únicas. Vamos tentar descobrir como é simples o processo de autocriação de joias de resina epóxi.
Visualizações
As joias de resina epóxi são impressionantes em sua variedade. Considerando que a totalidade dos métodos de produção não mudou, usando diferentes aditivos, você pode realmente criar coisas incríveis e únicas. Os anéis são impressionantes em como eles podem ser lisos e suaves, mas ao mesmo tempo, diversos:
- incolor;
- cores diferentes e suas combinações;
- com impurezas de aparas, strass, brilhos;
- com flores secas, insetos;
- metade feita de madeira;
- anéis comuns;
- com pérola epóxi.
O que é necessario?
Você vai precisar de equipamentos específicos para fazer anéis. A lista do que é necessário pode variar, em maior medida, do desenho que é feito pelo autor. Tudo começa com a preparação de um local confortável para trabalhar. Para começar, é necessário proteger a mesa na qual o trabalho será realizado para evitar danos por partículas de resina, endurecedor ou outros componentes.
Nota importante! Tudo deve ser feito em uma área bem ventilada, pois isso é importante para a segurança humana.
Lista de materiais que serão necessários para criar o anel.
- A resina epóxi é o material principal.
- Endurecedor.
- Um recipiente onde todos os materiais podem ser misturados. Se você fizer um anel, um simples copo descartável é suficiente.
- Uma caixa de papel grosso, ou melhor, de papelão, que deve ser embalada com filme plástico é uma opção econômica. Se houver um molde de silicone especial que você não se importe, é melhor usá-lo.
- Kohler da cor escolhida.
- Palitos de mistura, é melhor usar os de madeira.
- Aparas de madeira, strass, lantejoulas, flores secas, insetos e tudo o que a alma encontra para encher.
- Lixa de lixa de rugosidade diferente, será necessária para obter uma borda uniforme do anel.
- Perfure com broca e acessórios.
- Alicates e alicates.
- Arquivo redondo.
- Óleo de linhaça ou pasta de polimento.
- No processo, você também pode usar um isqueiro, mini-trituradoras e dispositivos a vácuo.
É importante não esquecer a segurança durante o próprio processo. Depois de todos os preparativos, você deve trocar de roupa. Pode ser um uniforme de trabalho ou coisas que você não se importa se deteriorarem. Além disso, você precisará de:
- respirador, durante o trabalho sai muita poeira e secreções da resina;
- óculos de proteção, necessários para proteger os olhos de danos durante o processamento do produto;
- luvas grossas são necessárias para garantir a segurança ao trabalhar com polímeros perigosos;
- assim que tudo estiver pronto, troque de roupa, você pode começar a criar um anel único e lindo.
Como fazer isso?
A primeira coisa a fazer antes de começar a fazer joias é decidir sua aparência. Quem vai fazer tudo pela primeira vez deve começar com anéis fundidos, pois são mais fáceis de moer. Mas se o objetivo for um anel, primeiro você precisa preparar uma base de madeira.
Preparação da mistura
No recipiente preparado para mexer, você deve adicionar cuidadosamente a resina epóxi e misturar bem, expelindo o excesso de ar. Além disso, aparas de madeira, brilhos e cor são adicionados à resina, se o anel for colorido, e tudo é bem misturado até ficar homogêneo.
O endurecedor de polímero é adicionado à mistura existente. Em muitos casos, a proporção é de 1: 10 (1 parte de endurecedor e 10 de resina). Proporções mais específicas estão escritas na embalagem.
É importante seguir as instruções, caso contrário a resina pode não endurecer completamente se houver pouco endurecedor, ou poderá ferver com o excesso.
Livrar-se de bolhas
A maioria das pessoas escolhe anéis incolores, neste caso, livrar-se das bolhas de ar é importante. Para fazer isso, é melhor usar os seguintes métodos.
- Banho d'água. Os pratos com a composição resultante são colocados sobre a água, cuja temperatura não é superior a 60 C, e mexidos com um bastão de madeira para que as bolhas de ar desapareçam completamente.
- Mais leve. Ao aquecer a camada superior de resina, o ar é removido. Você também pode usar um secador de cabelo de construção ou doméstico.
- Vácuo. Depois de colocar um recipiente com uma mistura de polímero na instalação, o ar é evacuado em 3-5 minutos. O resultado é uma completa ausência de bolhas.
A melhor opção, é claro, são as câmaras de vácuo, mas esse é o caso quando a produção em massa é planejada. O custo de tais dispositivos é diferente, de várias centenas a milhares de rublos.
Preencher
A massa liberada das bolhas é derramada na forma preparada. Vale lembrar que um desenho caseiro é embrulhado com fita adesiva ou filme. É importante lembrar que não é necessário untar a forma com creme de gordura ou vaselina, uma reação com resina é possível. O molde deve estar em uma superfície plana e lisa. Deve ser enchido com cuidado, evitando transbordar. A mistura vai congelar por pelo menos um dia, e a melhor opção é deixar por 36 horas.
Tratamento
Um anel é cortado da substância solidificada acabada. Você precisará do seguinte.
- Esmeril profissional. Com sua ajuda, um orifício interno é girado na peça de trabalho e cortado.
- Perfure com coroa. Se esse bico estiver ausente, então usando uma broca convencional você precisa fazer um furo e, em seguida, rolando a lixa com um tubo, ou usando uma lima redonda para moê-la.
A regra principal é realizar todo o trabalho na fase de processamento e moagem em um respirador.
Esmerilhamento
Os espaços em branco cortados precisam ser processados. É necessário levar lixa de dureza diferente. O trabalho sempre começa com papel, que tem grãos grandes. Durante o processamento, tudo é verificado pelo orifício interno. Assim que o artesão estiver satisfeito com o trabalho, o próximo passo é corrigir o tamanho do furo e a simetria do produto como um todo. Isso requer uma pele.
Quando o processamento interno do futuro anel estiver concluído, prossiga para o lado frontal. Também é tratado com lixa. O papel deve ser à prova d'água, pois a água com sabão está envolvida no processo. Permite controlar o processo e a qualidade do próprio processamento.
Polimento
A etapa final na fabricação de um anel epóxi é o polimento. Para esta etapa, você pode usar pasta de polimento, óleo de linhaça e até mesmo lustrador de carro. Você também precisará de:
- lixa fina;
- broqueadora com bico macio;
- roda de polimento.
No final do processamento, o produto acabado é esfregado até ficar brilhante com cera, óleo de linhaça ou polonês. O próprio processo leva em média 3-4 horas. Mas se você também levar em conta 36 horas, durante as quais a mistura endurece, então tudo em torno de tudo levará até 48 horas.
Resumir. No final das contas, projetar joias maravilhosas e lindas com resina epóxi é muito possível e, além disso, é um hobby interessante. O principal é imaginação, paciência e mãos que crescem do lugar certo.
Belos exemplos
Existe uma grande variedade de opções de fabricação. Todos eles ficarão lindos em seus dedos, especialmente se feitos com amor.
Você pode fazer um anel com uma base de madeira que fica bem até como um presente.
Você pode misturar cores diferentes.
Adicione lantejoulas ou outros enfeites.
Faça anéis que brilhem no escuro.
Para obter informações sobre como fazer um anel de epóxi "faça você mesmo", consulte o próximo vídeo.