Tudo sobre fio de joalheria
Hoje, para qualquer look, você pode escolher muitas joias bonitas - tanto joias quanto bijuterias. Além dos já consagrados, um novo direcionamento surgiu no mundo moderno na fabricação desses acessórios a partir dos chamados fios de joalheria.
O que é isso?
O arame para joias destina-se à confecção manual de joias e bijuterias. Um processo muito educativo e emocionante que é agradável e de grande benefício. Cada mestre pode se realizar, fazer algo incomum e único. Na verdade, recentemente tem havido uma grande demanda por artesanato, muitas pessoas querem usar algo que os outros não têm.
Você pode criar grandes obras-primas, mas sem bons materiais isso não pode ser alcançado. O fio para joias é a base para a criação de joias exclusivas e de grife.
O que acontece?
Existem dois tipos de arame para joias: o arame artístico e o próprio arame para joias.
Artístico
É um material barato para fazer joias. Uma das variedades é o fio de cobre. Material bom e barato, de fácil acesso na fabricação de produtos. Cobre, com uma camada de prata ou ouro:
- tem um preço baixo, como mencionei anteriormente;
- pode suportar qualquer tipo de processamento, pode ser soldado, achatado;
- servirá por muito tempo sem perder sua aparência atraente.
Outro material útil para a prática é o arame folheado a ouro e a prata. Com o tempo, os revestimentos se desgastam e não são adequados para serviços de longo prazo. E o trabalho manual é um trabalho muito árduo, e se com isso o produto se deteriorar, será uma pena, já que foi gasto tanto trabalho.Para treinamento na fabricação de joias - na medida certa, o material é barato. Se você ainda usa joias folheadas a ouro e prateadas para uso prolongado, tente evitar que entrem em contato com a pele. É melhor escolher brincos com este tipo de pó, em vez de pulseiras e colares - porque se ajustam perfeitamente à pele. E é melhor guardar os produtos em sacolas, separados de outras joias.
Existe outro tipo de fio com revestimento colorido, ou seja, esmaltado. A próxima variedade é o fio de prata com revestimento fosco. Este tipo também é denominado galvanizado. O fio de alumínio também é muito prático de usar, sendo utilizado para a confecção de brincos, já que o efeito no material durante sua confecção é mínimo. E com freqüentes apertos de alicate e marteladas para fazer, por exemplo, uma pulseira, o alumínio fica baço e perde o brilho.
Dois tipos raramente usados: galvanizado - é principalmente adequado para tecelagem de malha e latão de cobre e zinco - broches são feitos a partir dele. É um material muito durável, mas difícil de trabalhar. Existe também um fio de plástico, que é usado principalmente para fazer pulseiras infantis ou bijuterias para bonecas. Um tipo de fio muito comum é a cauda de tigre. É um fio de aço inoxidável trançado revestido com nylon. O fio com efeito memória também é feito de aço inoxidável e preto. Cria a ilusão de uma base invisível.
Jóia
Este fio é feito de metais preciosos como ouro e prata. Mas acontece que a composição não consiste inteiramente em matérias-primas valiosas. Por exemplo, fio feito inteiramente de prata esterlina 925 ou fio de prata banhado a ouro. O segundo tipo tem um preço razoável e o arame tem uma rigidez diferente. Um dos mais caros é o fio de ouro. Portanto, é usado com menos frequência do que outros.
Então, a prata está em segundo lugar depois disso, mas também não é usada com frequência, pois é propensa a microfissuras. E vários arranhões prejudicam a aparência do produto. O fio comumente usado é prata estéril. Uma de suas vantagens mais importantes é a durabilidade e não é suscetível a microfissuras. Sua segunda vantagem é a suavidade e a facilidade de processamento.
Como escolher?
Os principais critérios para escolher um fio são:
- o material de que é feito;
- espessura do produto;
- determinação de rigidez;
- Revestimento.
Como mencionado acima, o fio é feito de cobre, aço, prata, ouro e outros metais. A espessura é indicada em milímetros - esta é a medida mais popular.
A rigidez do material para joias é de três tipos:
- difícil;
- semi rígido;
- suave.
O resistente é o mais difícil de trabalhar, mas é melhor do que os outros, mantém sua forma e é mais durável. Cobertura - o último critério, exerce funções básicas como aparência apresentável e praticidade. Antes de começar a trabalhar, cada mestre deve imaginar o futuro produto, o melhor é desenhá-lo. Na próxima etapa, você precisa decidir sobre o material que será utilizado. Em seguida, um fio é selecionado, um dos mencionados anteriormente. A determinação do tamanho é diferente para cada produto. Para anéis de tamanho único, para correntes, brincos e pingentes completamente diferentes.
Você pode até fazer um diagrama para que da próxima vez não perca tempo tentando lembrar o que foi usado para quê.
No próximo vídeo você encontrará uma visão geral do arame para joias EFCO, Artistic Wire e Bead Smith.