Artesanato de arame

Tudo sobre tecelagem de arame

Tudo sobre tecelagem de arame
Contente
  1. Que fio tecer?
  2. Recursos de tecelagem
  3. Visualizações
  4. Fabricação de joias
  5. Recomendações

A tecelagem de arame é conhecida da humanidade há muitos séculos. É fácil torcer um simples anel ou pulseira deste material, até as crianças conseguem lidar com isso. Até os antigos egípcios criaram verdadeiras obras-primas a partir de fios de diferentes origens. Agora, esse tipo de artesanato vai permitir que você reabasteça o estoque de joias com um produto inusitado.

Que fio tecer?

As coisas caseiras são sempre originais. Tecer com arame exige certa resistência, mas uma joia engraçada pode reabastecer sua caixa de joias ou se tornar um excelente presente para seus entes queridos. A tecelagem geralmente é feita de arame macio. Produtos de cobre e variações coloridas ficam lindos.

Costureiras habilidosas podem fazer joias de prata e até mesmo de arame de ouro. Então o produto já pertence à categoria de joias e é avaliado em uma ordem de grandeza superior. No entanto, os conhecedores da beleza podem facilmente criar algo incomum a partir de um simples fio.

Para bordados, é melhor usar fios de cobre, latão e alumínio.

Material de ferro galvanizado também é adequado. A maneira mais fácil de trabalhar é com o cobre, é recomendado para artesãos iniciantes e sem experiência. Este metal não oxida, então uma peça de joalheria ou item decorativo servirá por muitos anos.

O fio grosso pode ser combinado com uma variedade de contas e pedras. Isso permite tornar a aparência do produto acabado mais elegante e interessante.

Deve-se notar que não apenas as joias podem ser tecidas com arame. Itens feitos à mão feitos com este material vão decorar o interior de qualquer casa.

Recursos de tecelagem

Trabalhar com arame não pode ser considerado fácil, mesmo levando em consideração a existência de muitos dispositivos para esse tipo de bordado. Para criar um produto simples, você precisa das seguintes ferramentas:

  • cortadores laterais;
  • alicate e alicate de bico redondo;
  • bigorna;
  • dispositivo para enrolar molas;
  • pequeno martelo;
  • Wig Jig (placa com orifícios e bicos).

Todos esses itens exigem o máximo cuidado e habilidade para serem usados.

    O artesanato em arame para crianças é mais simples, mas o resultado é menos fascinante. O arame pode ser usado para fazer joias e várias decorações de interiores, como árvores. As cestas caseiras parecem originais, nas quais você pode colocar frutas ou doces.

    Para a implementação da maioria dos produtos, é necessária experiência e constante aperfeiçoamento de competências. Tentar fazer algo difícil da primeira vez não vale a pena: o resultado pode não agradar.

    É recomendável que você comece com produtos leves para ganhar experiência e não destruir a motivação.

    O arame é muito popular entre as artesãs, pois permite criar uma grande variedade de itens para diferentes fins.

    Visualizações

    Não existem muitas técnicas de tecelagem populares. Cada técnica é projetada para um conjunto específico de produtos. Um tipo comum de tecelagem é Wire Wrap. A técnica é destinada a trançar várias contas, pedras e acessórios com arame. Permite fazer joias originais e interessantes.

    Vale ressaltar que este método pode ser usado para decorar um produto existente, por exemplo, armações de óculos.

    Além disso, as técnicas da malha Viking e da cota de malha são consideradas muito fáceis de aprender. Ao mesmo tempo, a simplicidade não prejudica o resultado. Os produtos parecem atraentes e interessantes.

    A tecelagem usa certas técnicas para conectar dois, três ou mais pedaços de fio. Vamos considerar os principais tipos de tais técnicas.

    • Em forma de trança. Um pedaço de arame deve ser dobrado e, em seguida, prenda a segunda parte à primeira na dobra. Muitos artesãos fixam o tampo na parede com um prego para facilitar o trabalho. Dois fios podem ser conectados, torcendo-os na mesma direção. Os dois feixes devem ser torcidos em direções opostas. O resultado é um padrão semelhante a uma espinha de peixe.
    • "Faixa de vime". O fio médio é o melhor para criar o padrão. Uma extremidade deve ser dobrada para que uma certa largura de trilha seja obtida. No final da primeira fila, o cabo é dobrado novamente. A borda fica entre as pontas da trança. Em seguida, começa a tecer a segunda linha. Gradualmente, a faixa é tecida no tamanho desejado.
    • "Correia redonda". A tecelagem é feita de 4 pontas. Cada linha termina com o enfiamento da última peça no orifício, que é formado quando a inicial é dobrada. Nesse caso, uma nova linha começa em cada lado. O "cinto" pode ser tecido a partir de qualquer número de fios.

    Fabricação de joias

    Mesmo a técnica de tecelagem mais simples permite que você faça um produto incomum com suas próprias mãos. Há uma oportunidade de fazer chaveiros, coroas, modelos de padrões e figuras intrincados. As joias são geralmente feitas de contas de arame trançado. Parece original e é adequado para uma variedade de eventos. Padrões simples para iniciantes permitirão que você crie seu primeiro produto. Recomenda-se começar com algo fácil. Os anéis e pingentes são bastante simples de criar.

    O trabalho não leva muito tempo, por isso pode ser feito facilmente de uma vez.

    argolas

    É com esses produtos que se recomenda começar a dominar este tipo de bordado. Para criar um anel, você deve preparar os seguintes materiais e ferramentas:

    • fio de cobre;
    • grande conta;
    • alicate e ferramenta curva;
    • um objeto cilíndrico.

      Este último deve corresponder ao diâmetro do dedo. É com base nisso que a tecelagem será feita. Agora vamos ver a aparência de uma master class passo a passo.

      1. Pegue um pedaço de fio de cobre com 15-20 cm de tamanho.
      2. Coloque uma conta ou outra decoração no meio da peça.
      3. Passe o fio no cilindro. Deve haver três voltas.Nesse caso, é importante que as pontas do fio fiquem salientes em direções diferentes.
      4. Pegue o rabo de cavalo e puxe o cordão de cobre com força. Faça três voltas ao redor do cordão. Cada curva seguinte deve ser localizada abaixo da anterior.
      5. Faça curvas em cada lado do ringue. Neste caso, o fio deve ser puxado o mais firmemente possível.
      6. Alise a ponta do material de cobre com um alicate e pressione contra o anel. É importante colocar a extremidade do lado de fora. Caso contrário, o fio pode ferir seu dedo.
      7. Pressione as dobradiças o mais firmemente possível uma na outra.

      Pingentes

      O produto é criado na técnica Wire Wrap. É fácil de aprender, por isso é adequado para artesãos sem experiência. Os seguintes materiais e ferramentas devem ser preparados:

      • fio de cobre com seção transversal de 2 mm - 30 cm;
      • o mesmo fio, mas com uma seção transversal de 0,7 mm - 60 cm;
      • contas pequenas - 12 pcs .;
      • alicate;
      • martelo;
      • régua;
      • alicate de bico redondo.

        O trabalho não leva muito tempo. É necessário agir de acordo com as seguintes instruções.

        1. Pegue o fio grosso pela ponta com um alicate de bico redondo.
        2. Cobre espiral em incrementos de 2-3 mm. A última volta deve ter 5 mm de largura.
        3. Dobre a ponta do cabo em forma de laço.
        4. Achate a espiral. Para fazer isso, bata nele com um martelo. É importante não danificar o revestimento do material.
        5. Prenda um fio fino ao laço.
        6. Faça laços com contas no centro na última linha da espiral achatada.
        7. Corte o restante do cordão e alise a ponta com um alicate de bico redondo. Pressione firmemente o pingente de fora.

        Recomendações

        Há um grande número de esquemas para a fabricação de produtos de arame. Usando o exemplo de master classes, você pode ganhar experiência e aprimorar suas habilidades. Vamos ver que conselho costuma ser dado aos iniciantes nesse tipo de criatividade.

        • Recomenda-se o uso de metais que não oxidem. Então você não precisa de pátina. Para maior confiabilidade, o produto acabado pode ser envernizado.
        • O fio será mais maleável se for aquecido no fogo. Depois, esfregue com creme de bebê normal e enxágue com água.
        • Nem todos os artesãos gostam da pátina. Os produtos acabados podem ser revestidos com tinta dourada, prateada ou bronze. O verniz deve ser aplicado por cima.
        • É importante desenhar um diagrama e um esboço do futuro produto no papel antes mesmo de tecer. Trabalhar com fio tem muitas nuances, pode ser chamado de filigrana.
        • É importante ser paciente. O trabalho requer perseverança e cuidado.
        • Às vezes, você pode se inspirar no produto de outra pessoa. Neste caso, é necessário dividir mentalmente em detalhes e desenhar um diagrama. Assim, o trabalho ficará mais rápido e fácil. É importante notar que apenas aqueles mestres que já ganharam pelo menos um pouco de experiência podem fazer isso.
        • É importante observar as precauções de segurança ao tecer. Luvas devem ser usadas para proteger as mãos de ferimentos. Os óculos de segurança permitem que você se proteja nos casos em que um pedaço de arame voe em uma direção inesperada. Manuseie as ferramentas com cuidado. Cada um deles carrega uma ameaça potencial.
        • Calcule com cuidado o comprimento do produto. Com uma tecelagem justa, o tamanho dobra.

        Ao trabalhar com arame, não se deve ter pressa, cada passo aqui requer atenção e concentração.

            Claro, o mestre sempre tem seus próprios pontos de vista sobre uma obra-prima, idéias pessoais e fantasias. Qualquer decoração pode ser combinada com arame: de contas a botões. Isso permite que você faça um grande número de joias na forma de bijuterias ou engenhocas para interiores. Os iniciantes podem dominar as master classes e, para originalidade, complementá-las com suas próprias ideias.

            No próximo vídeo, você aprenderá a fazer uma corrente de arame com as próprias mãos.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa