Veado de arame faça você mesmo
O cervo é um símbolo do ano novo. Afinal, o Avô Frost corre pela neve em um trenó puxado por uma rena. Sob os cascos, fontes de neve prateada, faíscas de estrelas. Deixe um veado, criado por nossas mãos, viver em nossa casa ou perto dela!
Ferramentas e materiais
Para fazer com as próprias mãos um cervo de arame para o Ano Novo, prepare as ferramentas e os materiais necessários.
Você precisará das seguintes ferramentas para funcionar:
- alicate;
- pinças;
- régua;
- tesoura;
- pinças;
- martelo.
Os seguintes materiais serão necessários:
- fita adesiva;
- fios fortes;
- arame;
- papel, papel whatman;
- lápis, tintas;
- unhas;
- botões de energia de papelaria;
- fio de chenille.
É necessário dizer algumas palavras sobre a escolha do fio, pois a duração da “vida” do nosso amigo de ano novo depende das suas propriedades. Estamos falando sobre a resistência do produto e as propriedades do material: uma figura de um metro e meio de altura de um fio fino simplesmente duvidará, se dobrará sob seu próprio peso e será difícil dobrar um quatro. moldura de milímetros sob um brinquedo de árvore de Natal.
Aqui está uma lista de proporções aproximadas de escala, espessura e metal:
- até 0,5 m - 1-3 mm, alumínio, cobre;
- 0,5-1,5 m - 2-4 mm, alumínio, ferro;
- mais de 1,5 m - 4-5 mm, ferro, aço.
No alcance de até 0,5 m, toda a figura pode ser esculpida no mesmo calibre de material. Nas demais faixas, o quadro é dobrado a partir da bitola principal, e em feixes internos, para reduzir o peso e a complexidade do trabalho, é preferível utilizar um fio macio de menor diâmetro. Uma figura com cerca de um metro de altura requer cerca de 30-50 metros de fio, dependendo do preenchimento de seu volume. Compre toda a baía.
Além disso, você pode comprar na loja fios de várias cores: cinza, verde, amarelo - para pequenas figuras. Então você não precisa pintar toda a forma.
Uma miniatura de surpresa de Ano Novo para amigos e família na forma de árvore de Natal ou decoração de mesa pode ser criada com arame de chenille multicolorido. É vendido em sacolinhas em lojas de artesanato, nos mais diversos tipos e cores.
Sketching
Se você for um pouco artista, poderá facilmente desenhar os contornos de um cervo em qualquer projeção. Todos os outros terão que usar modelos prontos. O meio mais simples, é claro, é a Internet. Encontramos o desenho de um cervo no ângulo desejado. Imprimimos em uma folha de papel A4. No final, a estatueta não será maior do que esta folha.
E se você quiser ter uma grande escala de sua criatividade? O seguinte método é proposto para aumentar o tamanho do desenho.
- recorte o contorno da folha A4;
- nós colamos no papelão;
- cortado novamente, obtemos um modelo de papelão;
- montamos o esquema: colocamos este gabarito verticalmente, iluminamos com uma lâmpada forte, colocamos uma folha de papel Whatman atrás a essa distância para obter o tamanho de sombra desejado;
- delinear o contorno da sombra.
Observe também que para um ligeiro aumento no tamanho do esboço, você pode aplicar o layout vertical do diagrama fornecido - coloque a tela na parte inferior, acima da lâmpada, e entre eles o modelo original.
- O primeiro tipo de padrão: loop único. Apenas um blueprint é usado.
- O segundo tipo é multi-contorno: desenhos separados são desenhados para certas partes do corpo do veado. Normalmente é o torso, pernas, cabeça, chifres, orelhas
Agora vamos ver quais contornos temos. Abaixo está um muito simples. No entanto, ele se parece muito com um cervo, as proporções são perfeitamente observadas. Na próxima foto, um padrão de contornos múltiplos também é bom.
Apenas um adorável cervo. Você tem que trabalhar duro para criar um.
Fio de chenille
O fio fofo com diâmetro externo de 1-4 mm é forte e se curva bem com os dedos. Portanto, a moldura de qualquer figura pode ser dobrada na hora, seguindo sua imaginação, sem desenhos.... Em seguida, processe o quadro acabado com o mesmo fio.
Olha, que tipo de fulvo nós fizemos de arame macio. Excepcionalmente fofo.
Na conclusão desta parte do artigo, deve ser dito que as tecnologias, esquemas, modelos fornecidos aqui são apenas um guia para a ação e não são obrigatórios. Pense por si mesmo, decida por si mesmo. Trunfos criativos ao seu alcance.
Diagrama de montagem em fases
Daremos uma master class para a montagem passo a passo do nosso cervo de Natal feito em casa. Ao fazer uma moldura, você pode determinar o comprimento de um pedaço de fio da seguinte maneira: colocamos pinos de alimentação ao longo do contorno, medimos o comprimento com um metro, mais as tolerâncias para torção ou enrolamento com fita.
A quantidade de tolerância depende da rigidez do fio, é determinada experimentalmente.
Se o fio for muito rígido para dobrar à mão, usamos o mesmo método, mas em vez de botões martelamos os pregos, usando-os como batentes ao dobrar o fio.
Praticamente demos o primeiro passo: coletamos o material necessário conforme o ponto anterior, fizemos um gabarito, ou seja, decidimos a escala da figura do veado. A segunda etapa decorre do projeto e do método escolhido. Depende do seu gosto e capacidade. Apresentamos dois métodos principais de fazer uma carcaça de veado.
Com dois contornos
Medimos o comprimento do contorno de toda a figura, cortamos um pedaço de arame com uma tolerância. Dobre o fio ao longo da linha do gabarito, começando pelo casco traseiro, de modo que as pontas se encontrem na região do pescoço. Nós o prendemos. Fazemos dois desses contornos e um par de chifres. Conectamos os espaços em branco resultantes próximos uns dos outros na área do nariz e da cauda.
- Agora precisamos criar o volume do corpo: inserimos pedaços de arame entre os contornos para que a força necessária do artesanato seja criada.O número de tais inserções depende, é claro, da escala da figura e da espessura do fio. As próprias ligações são feitas torcendo-as manualmente ou com um alicate.
- Em seguida, daremos estabilidade e volume às pernas da figura, envolvendo-as da forma mais organizada possível, acrescentando novos elementos de arame se necessário. Finalmente, aparafuse os chifres.
Com um circuito
Neste caso, recomendamos o uso de uma bitola de fio maior para a forma plana básica do que para o resto das peças. Fixe os elementos de qualquer maneira conveniente: com fita, arame fino, fios fortes, torcendo.
- A flexão do contorno principal do corpo do veado junto com a cabeça ocorre da mesma forma que no caso anterior, excluindo as pernas: temos 5 figuras planas - um corpo com uma cabeça, 4 pernas. E, claro, um par de chifres. A seguir, fazemos anéis de arame de diâmetros diferentes, que dependem de sua localização no modelo de cervo. A partir do focinho, os anéis aumentam proporcionalmente à estrutura do corpo do animal: tomam um diâmetro igual à altura da figura plana neste local.
- A distância entre os anéis é de 5 a 15 cm, dependendo da escala. O número de anéis é determinado pelo método de iteração: primeiro, coloque de 6 a 8 anéis em todo o layout, verifique a estabilidade de deflexão e cisalhamento, se necessário, adicione novos anéis entre os instalados. Da ponta do nariz até a própria cauda, de cada lado do veado, estendemos ao longo de um pedaço de arame, prendendo-o às argolas. No entanto, o número de linhas laterais é arbitrário, mas não inferior a uma em cada lado.
- Circulamos as pernas traseiras com arame. Não se esqueça de fazer uma tolerância para fixação. É desejável aumentar a área de apoio: formamos o casco dobrando o anel perpendicular ao plano da perna para dentro, sob o abdômen. Nós prendemos as pernas a dois grandes anéis na parte de trás do corpo. Em seguida, esticamos um pedaço de arame do meio do abdômen até o casco. E entre esta peça e os dois fios que formam a perna, colocamos os anéis para criar volume: os diâmetros diminuem a partir do quadril na proporção da largura da estrutura da perna.
- Repetimos quase as mesmas operações ao fazer as pernas dianteiras, puxando apenas os terceiros pedaços de arame do meio do peito. Colocamos o cervo em pé. Muito provavelmente, você terá que realizar algumas manipulações com ele, dando à figura uma "postura orgulhosa" e estabilidade: para se fortalecer em algum lugar, para dobrar algo, para enrolar. O toque final para o quadro de veado são os chifres e as orelhas. Tendo experiência anterior, não será difícil fazê-los. Verifique a força dos chifres e não se empolgue com o swing.
Para criar um cervo em tamanho real, você precisa soldar um modelo. Nesse caso, em vez do alicate e da fita adesiva, você terá que usar ferramentas sérias, como teixos de chaveiro, solda, moedor - afinal, o material será arame com espessura de pelo menos 4-5 mm.
O vídeo a seguir demonstra o processo de criação de um cervo usando soldagem.
Idéias de decoração
Existe um espaço total para a sua criatividade. Dezenas de opções e suas tramas. Vamos mostrar a você a menor parte deles. Em primeiro lugar: se você esculpiu uma verdadeira obra de arte, nada mais é necessário - deixe-a como está. Em outro caso, considere as opções principais.
Sem enchimento interno. O significado é claro - temos uma estrutura de arame de rena, queremos refiná-la.
- Pegamos tintas, pintamos a figura.
- Pegamos fios de qualquer textura, enrolamos os fios da moldura.
- Pegamos guirlandas de árvores de Natal, decoramos o layout, etc.
- Além de uma combinação de vários elementos de decoração.
- A vantagem são as perspectivas mais ricas para usar o volume interno. Coloque uma fonte de luz ali, e aqui está - um lindo cervo brilhando de dentro!
Com um enchimento - as cavidades são obstruídas com um material adequado, a superfície é coberta com algum outro. As opções também são infinitas.
Belos exemplos
Por favor, isso é o que fizemos com você. Melhor do que descrições detalhadas.
- A primeira imagem à esquerda é um wireframe com decoração minimalista.A tela de arame pintada de branco perfeitamente acabada é claramente visível. Uma guirlanda de ano novo é esticada ao longo das linhas principais da moldura.
- Na figura da direita, na base, há uma malha amarrada com fios e iluminada por dentro. No pescoço do veado há uma guirlanda em forma de agulha com um cone.
- E aqui está um belo cervo em tamanho real. Preste atenção em como os formulários são sustentados. Virada orgulhosa da cabeça, belos chifres ramificados. Você pega o olhar dele em você.
- Veado doméstico. A mesma tecnologia, mais uma segunda rede de fios, lâmpadas espalhadas pitorescamente pelo corpo, uma decoração modesta.
- Aqui está um veado branco como a neve. Técnica com recheio. Usamos garrafas plásticas em combinação com pedaços de polietileno e envolvemos toda a figura com uma fita estreita e larga.
- Olhe para esse garoto - uma obra de arte. A técnica de fabricação aqui é um mini-circuito duplo, com curvas cuidadosamente executadas. Fio de espessura diferente. Observe como as torções são feitas perfeitamente.
- Dois cervos chenille, além dos acima. Talvez você possa criar rapidamente um rebanho inteiro na mesa de Ano Novo ou em uma árvore de Natal e até mesmo adicionar papai e mamãe.