Como fazer madeira de arame com as próprias mãos?
Uma decoração elegante, um presente elegante ou um visualizador de desejos - tudo isso pode ser feito de madeira de arame. A partir do material mais simples e acessível, você pode construir uma bela lembrança, que combinará tarefas decorativas e um impulso criativo. Até um iniciante pode lidar com isso.
O que você precisa para trabalhar?
Pode ser pequeno ou médio, no chão ou mesmo suspenso... Essas árvores costumam ser feitas para favores de casamento, porque os materiais de execução variam de acordo com a finalidade da embarcação.
Modelos interessantes se tornam árvores brilhantes, que são baseados em arame e o esmalte mais comum. Os cosméticos estão se tornando um material popular para fazer árvores, por serem baratos e com muitas opções de cores.
O que você precisa para trabalhar:
- fio fino e grosso (pode-se fazer tronco e galhos com fio de cobre, é fácil trabalhar com ele);
- verniz de manicure (sombra - ao gosto do mestre);
- cortadores laterais de fio;
- uma coisa cilíndrica reta - por exemplo, uma caneta hidrográfica, uma caneta, talvez um pincel de maquiagem;
- alimento ou substrato de esponja doméstico;
- vaso;
- plasticina;
- alabastro.
Esta descrição da fabricação de madeira é uma reminiscência do processo clássico de fazer uma árvore de arame com miçangas e contas. Há também um vaso, um arame, mas não há plasticina - sua função é feita pelo gesso. E para esconder seus rastros, o mestre faz granulado com pequenas pedras do mar.
Nesta master class, todos podem organizar o trabalho de sua própria maneira. É importante escolher um vaso adequado e fazer a cama perto da árvore o mais esteticamente agradável possível.
Se não quiser focar no vaso, faça as cores do local onde ficará o souvenir.Portanto, ela se fundirá com eles o máximo possível, e é a árvore com pétalas envernizadas que estará em destaque.
Fabricação passo a passo
Você precisa ter certeza de que superfície de trabalho completamente pronto para o processo criativo - a área do campo de trabalho é suficiente, todas as ferramentas estão à mão, boa iluminação está presente.
Alguns mestres fazem um esboço preliminar, que procuram em seu trabalho. Mas esta não é uma fase obrigatória, você pode confiar em sua intuição criativa.
Considere o processo de fazer uma árvore de fio de cobre com suas próprias mãos, passo a passo.
- A ferramenta de trabalho será um pincel de maquiagem (se não estiver lá, uma caneta e um lápis também funcionarão). Você precisa enrolar um fio na extremidade oposta da escova. Na base da escova, o fio deve ser espremido com os dedos e girado pelo menos 3 vezes. Você obterá um círculo, que se tornará uma nova folha. Naturalmente, o círculo é vazio.
- Da mesma forma, deve-se torcer mais um círculo, equivalente ao primeiro. E então outro, de modo que 3 círculos sejam formados ao mesmo tempo em uma extremidade do fio.
- Agora, com cuidado - os círculos são alternadamente sobrepostos no pincel, após o que o mestre precisa puxar suavemente a borda do círculo com o dedo (ou mesmo com a unha). Como resultado, a folha assumirá uma forma alongada.
- Faça o mesmo com os círculos restantes. Como resultado, um trevo irá coroar o galho. Alguns cálculos: se o diâmetro da escova for 5 mm e a perna da base do trifólio for 5 cm, então cerca de 14 cm de arame serão gastos em uma dessas partes (você precisa pegar com uma pequena margem).
- Da mesma forma, são feitos mais 2 trevos. Apenas para o primeiro e terceiro elementos, a perna será um pouco mais longa, 7 cm em vez de 5 cm. Na perna mais longa, você precisa enrolar os 2 elementos restantes. Então, uma parte consistindo de três trevos torcidos é chamada de base.
E agora mais sobre como o verniz é usado e por que a árvore ficará colorida sem contas e contas.
- Você precisa coletar mais verniz no pincel e passá-lo ao longo do fio da borda ao meio - Quero dizer exatamente as folhas ocas. É muito importante prensar o pincel com verniz para que não se formem espaços vazios entre ele e o arame. Se houver vazio, o verniz irá mais longe e então descascará. Também é importante passar o verniz de uma ponta a outra de uma só vez. Esta é a única maneira de fazer uma fina película de verniz, que forma uma folha brilhante. E esse procedimento deve ser feito com absolutamente todas as folhas.
- Depois que a primeira camada de verniz secar, outra camada deve ser aplicada na folha. Isso é feito para dar à árvore uma cor mais rica. Além disso, desta forma você pode jogar pelo seguro contra áreas perdidas, contra o pano de fundo geral que elas brilharão. Se a primeira camada de verniz seca por apenas alguns minutos, a segunda leva mais tempo, cerca de 20 minutos. E todas as master classes garantem que não há necessidade de pressa, caso contrário, todo o trabalho vai para o ralo. Para os artesãos novatos, este é um verdadeiro teste de força: esperar e não passar para uma nova etapa. Mas o principal é que neste trabalho a árvore tem que ser recoberta com uma terceira camada de verniz.
- A terceira camada de verniz pode ser transparente se as folhas forem bem pintadas... Mas se os defeitos forem claramente visíveis, o verniz da mesma cor é necessário. Alguns mestres fazem o oposto - primeiro eles pintam sobre as folhas com duas camadas de verniz incolor (com uma boa secagem de cada), e a terceira camada é colorida com segurança.
- Quando todas as camadas de verniz são aplicadas aos futuros ramos da árvore, elas são recomendadas deixe secar completamente durante a noite. Não se esqueça de arejar a divisão, pois terá de trabalhar com produtos químicos domésticos.
- Então, galhos-bases para tecer, e aí você vai ter que envernizar muito. Não há valores exatos, cada mestre cria para si mesmo, mas geralmente 50-60 ramos básicos vão para uma árvore. A questão de como secá-los adequadamente dá origem a descobertas interessantes e até a know-how. Mas se você não tiver suas próprias idéias, um substrato de plástico para alimentos será um excelente agente de secagem. O fio se encaixa bem nele e a própria forma do substrato não é deformada.Como alternativa, você pode usar uma esponja, mas nem sempre é conveniente.
Quando tudo estiver pronto e os ramos completamente secos, pode-se começar a montar ramos grandes.
- Isso vai exigir fio grosso de 70 cm de comprimento, deve ser dobrado ao meio e novamente ao meio. E 3 bases são anexadas a esta parte enrolada por sua vez. A mesma ação é repetida para dois ramos grandes. Em seguida, você precisa dobrar já 80 cm de fio duas vezes ao meio, enrolando 3 ramos recém-formados em um ramo grosso.
- A base da árvore é montada a partir de ramos, obtidos de acordo com o exemplo do parágrafo 14. Você não precisa fazer fofos, pois no futuro você ainda terá que prensar os galhos. 3 pedaços de arame grosso devem ser colados ao tronco. A cola também pode ser usada, mas é mais conveniente fazê-lo com plasticina. Agora esse baú vazio deve ser martelado com alguma coisa (papel, jornal), e de cima deve ser coberto com plasticina. O topo do tronco pode ser coberto com alabastro - 1 kg deste material geralmente é suficiente. Você só precisa trabalhar com ele com luvas. Você precisa preencher o vaso com alabastro quase até o topo., não deixando mais de 4 cm. O tronco é inserido no vaso, resta esperar que seque - levará cerca de 7 minutos. Pode ficar branco, mas ainda mais frequentemente o tronco é pintado de marrom.
- E então - uma fase difícil. Absolutamente todos os galhos precisam ser lacrados com plasticina. Deve ser claro para que no futuro seja fácil pintá-lo com tinta marrom. Nem um único pedaço de arame deve ficar para fora. Se o alabastro ainda estiver visível do vaso, ele é tingido de verde para imitar a grama.
- O trabalho deve ter tempo para secar. E o mestre geralmente precisa de descanso após uma tarefa tão trabalhosa. No dia seguinte, você pode afofar os galhos da árvore. Em seguida, todas as folhas devem ser examinadas: acontece que o verniz racha, cai. Neste caso, você precisa retocar as áreas defeituosas.
Qualquer iniciante pode fazer uma árvore laqueada, mas você precisa se preparar para um longo trabalho. Artesãos experientes conseguem fazer uma árvore em 6 horas, sem levar em conta o tempo de secagem. E gastam cerca de 6 garrafas de verniz em uma lembrança.
Se a árvore virar um presente, você pode dá-la junto com um envelope com dinheiro e dizer que se trata de uma árvore de dinheiro para a segurança do orçamento de sua casa.
E se você der a ele um porta-retratos de família com ele, uma árvore caseira pode ser posicionada como genealógica.
Recomendações
Existem muitas variações do que exatamente a árvore de arame vai decorar.
Se você não quiser soluções padrão como miçangas e miçangas, lantejoulas podem ser um substituto para elas. Com eles, a árvore não será menos brilhante e elegante.
E se não forem eles, pequenos botões tão brilhantes se tornarão uma coroa chique para uma árvore caseira. Aliás, esse presente certamente vai encantar a costureira - é como um elogio ao seu trabalho, e é adequado e tematicamente valoriza a profissão de uma pessoa.
Se a árvore for destinada a um viveiro ou classe, você pode fazer folhas de espumairan para ela... As folhas brilhantes do rainbow foamiran são lindas: são macias, agradáveis ao toque e visualmente perfeitas. Mas pode haver muitas opções, às vezes nascem bem no meio do trabalho: fragmentos, clipes de papel coloridos, strass também será uma versão interessante da coroa de uma árvore de arame.
No próximo vídeo, você encontrará um workshop sobre como fazer bonsai de arame.