Quais artesanatos de fio de cobre podem ser feitos?
O fio de cobre é um material bastante conveniente para bordado, o que permite que você crie artesanatos originais em casa. Nesse caso, até as crianças podem lidar com o trabalho.
O que você precisa para trabalhar?
Antes de começar a criar artesanato, você precisa preparar todos os materiais de que pode precisar durante o trabalho. O material, é claro, depende do tipo de embarcação. Além do fio em si, podemos falar de fios multicoloridos, miçangas, lantejoulas, miçangas. Além disso, retalhos de tecido com lindos padrões, papel alumínio e papel colorido podem ser úteis. Além disso, vale a pena preparar materiais naturais como raízes e galhos de plantas de formas incomuns. A plasticina não será supérflua. Além do fio de cobre, você também pode usar outros tipos de fio com espessuras diferentes para poder tornar a moldura mais espessa e as peças e juntas mais finas.
Você precisará de um alicate para obter os pedaços de arame do tamanho correto, enquanto os alicates e alicates de ponta redonda o ajudarão a criar belas curvas. Muitas vezes, a criação de peças de cobre volumosas requer um ferro de solda para conectar as peças principais. Uma vez que não é possível segurar um fio quente com as mãos desprotegidas, você deve primeiro preparar um par de pinças, pelo menos uma comum (médica).
Antes de começar a soldar uma joia ou estatueta decorativa, é melhor praticar com resíduos desnecessários.
A combinação de um martelo e uma bigorna permitirá que você adicione as partes achatadas necessárias ao produto. O papel da bigorna pode ser desempenhado por algum objeto de metal dimensional com uma superfície plana.As demais ferramentas necessárias para trabalhar com fio de cobre incluem lixa, tesoura e fita adesiva durável.
Ideias interessantes
Para os iniciantes, é recomendável começar a familiarizar-se com o fio de cobre com a criação de produtos simples, por exemplo, contornos de animais e plantas, bem como formas geométricas. O artesanato de fio de cobre Contour (plano) é adequado para aplicação mesmo pelas mãos de crianças. Não são necessários esquemas complexos para isso. Basta começar com o contorno, depois desenhar as partes internas separadamente e, no final, conectar uma com a outra com um fio fino. Se necessário, as lacunas são preenchidas com um enrolamento denso formado por arame grosso.
Os ofícios volumétricos têm um design tridimensional mais complexo. Pode ser um chaveiro, suporte, cesta ou qualquer outro objeto decorativo. É para criar um trabalho volumoso que é necessário um ferro de soldar.
Antes das festas de fim de ano, você pode fazer uma árvore de Natal decorativa com suas próprias mãos. Se a altura planejada da árvore for de 15 a 20 cm, não será necessário mais do que 1 metro de material básico para a embarcação. A quantidade exata é determinada dependendo do ângulo da hélice. Essa árvore é decorada com uma grinalda comum ou uma "chuva" suspensa.
No entanto, é importante lembrar que o cobre aquece bem e atua como condutor de eletricidade, por isso é melhor recusar uma guirlanda defeituosa.
Você também pode criar uma decoração de Natal com a adição de enfeites de Natal. Neste caso, o tronco exigirá um comprimento de fio que corresponderá à altura da nave e para cada par de galhos - mais de 1-1,5 centímetros. Primeiro, cada fio de cobre é “revestido” de ouropel, que retarda o deslizamento, e depois os galhos são enrolados em volta do tronco com uma ou duas voltas, ou quase o “embrulham” por completo.
Para criar um chaveiro de joaninha, você precisa de um pedaço longo de fio de cobre e 4 pedaços curtos de igual comprimento. O primeiro servirá para criar o corpo do inseto, e o resto - para as pernas. A cabeça pode ser feita separadamente de um pedaço de arame de comprimento médio. Para criar o corpinho, o longo fio terá que ser torcido para que se forme um hemisfério tridimensional, que se parece com um ovo. Com miçangas vermelhas e pretas, você pode decorar a base da joaninha. A cabeça do inseto é feita enrolando o fio do meio ao redor do corpo de modo que as pontas livres "vão" para a frente. Assim, são as pontas que formarão as antenas, e o feixe de arame se tornará a cabeça. As pernas do inseto são conectadas no último momento.
Um coração feito de um pedaço de arame, fixado em um cubo de madeira, parece muito bom. Primeiro, o metal é dobrado de maneira a obter a forma desejada. Na base, o fio deve ser torcido, após o que o coração deve ser dobrado. A ponta da peça é fixada na parte inferior para que a perna permaneça. Um buraco é feito em um cubo de madeira, após o qual a cola é derramada nele e uma embarcação de cobre é inserida.
Para fazer uma borboleta decorada com cachos, você deve primeiro aprender a trabalhar com pinças. Tendo dominado esta técnica, acabará por construir completamente um inseto elegante a partir de um fio. Um belo cacho pode se tornar a parte superior do winglet, após o qual permanece para fazer sua parte inferior na forma de um cacho e "espelhar" a asa. Para completar o ofício, falta colar uma grande conta no centro, que faz o papel do abdômen.
É muito fácil criar uma aranha de arame: para isso, você precisa preparar 8 fios de metal do mesmo tamanho e 2 contas. É importante que todos os materiais tenham uma cor semelhante. As contas são colocadas em um dos fios de forma a deixar uma distância mínima entre elas. O resto das peças de arame são amarradas neste ponto e, em seguida, dobradas para formar as pernas.
Um suporte quente é criado a partir de um pedaço de arame grosso ou dois mais finos.
É importante selecionar fragmentos de metal, cujo comprimento seja de pelo menos 1 metro.
Os fios grossos podem ser aplicados imediatamente, enquanto os fios finos precisam ser torcidos uns aos outros para formar uma espiral. Além disso, uma régua razoavelmente larga de comprimento adequado será necessária. Primeiro, o fio é enrolado em volta da régua e, em seguida, a peça de trabalho é dobrada para que os anéis comecem a olhar em direções diferentes. Se tudo for feito corretamente, você deve obter uma espécie de sol, cujas extremidades são fixadas adicionalmente.
Recomendações
Ao interagir com o fio, é melhor seguir um dos métodos básicos de trabalho. Por exemplo, o material pode ser torcido em uma espiral ou outros cachos podem ser formados. O fio fino é adequado como uma base confiável para perolização.
A técnica ganutel permite criar artesanatos de arame usando fios de seda, miçangas, strass e pérolas. Antes de começar a trabalhar, é melhor desenhar ou imprimir um esboço para um trabalho mais conveniente.
O vídeo a seguir apresenta uma aula magistral sobre como fazer artesanato em fio de cobre.
Artesanato - aula!