Como fazer quebra-cabeças de fio DIY?
Para qualquer criança, resolver vários quebra-cabeças será uma atividade útil. Hoje em dia, muitos pais fazem esses designs por conta própria, sem comprá-los na loja. Esses produtos podem ser feitos de uma variedade de materiais. Hoje vamos falar sobre quebra-cabeças de arame.
Recursos de manufatura
Há uma série de coisas importantes a se ter em mente ao criar quebra-cabeças de fio metálico. Não se esqueça que é muito fácil se machucar com este material, portanto, todas as arestas vivas devem ser escondidas ou trançadas de forma que as pontas não fiquem visíveis.
Além disso, ao fazer esses quebra-cabeças infantis, lembre-se de que o material deve ser bem fixado. É melhor pegar vários fios de uma vez. De fato, no processo de trabalho, a estrutura pode deformar facilmente e o produto será danificado.
Ferramentas e materiais
Para criar esses quebra-cabeças com suas próprias mãos, você precisa preparar as seguintes coisas necessárias com antecedência.
- Arame. Substratos de aço são recomendados, mas serão difíceis de dobrar com a mão. Você pode pegar fios de alumínio com seção transversal de 4 milímetros.
- Unhas pequenas. Eles serão necessários para preencher o contorno do produto (são necessárias cerca de 30 peças).
- Peça em branco de ferro. Seu diâmetro deve ser de cerca de 12 milímetros. Você precisará dele para criar até anéis.
- Modelo de quebra-cabeça. Diagramas e desenhos detalhados podem ser encontrados na Internet e impressos.
- Instrumentos. Isso inclui alicate e alicate.
Técnica de execução
Esses quebra-cabeças para crianças podem ser feitos de várias maneiras. Vamos considerar a opção mais simples. Primeiro, selecione um esboço adequado para criar um produto. Esquemas com respostas na forma de pequenos animais (elefante, caracol, gato), bem como na forma de corações ou estrelas são considerados opções populares. Este esboço é cuidadosamente aplicado a uma prancha de madeira. Pregos pequenos são recheados ao longo do contorno do desenho. É importante que eles estejam nas dobras existentes do contorno. Depois disso, o fio de alumínio é gradualmente colocado ao longo do contorno, enquanto todas as pontas são bem fixadas.
Então você deve começar a criar a parte removível. Para fazer isso, você precisa cortar 2 pedaços de arame de 15,5 e 14 centímetros de comprimento. Nas extremidades desses segmentos, os anéis são dobrados em torno da estrutura de ferro. A parte mais comprida é dobrada para que seja obtida uma figura semelhante à letra "P". No final, uma peça é cuidadosamente inserida na outra. A tarefa deste quebra-cabeça é colocar a parte removível obtida em uma figura na forma de um animal, estrela ou coração.
Você também pode fazer um quebra-cabeça simples com pregos de metal do mesmo diâmetro. Para isso, precisamos apenas de dois pregos. Primeiro, seus topos são dobrados junto com a tampa. Faça isso de forma que eles formem um ângulo de 90 graus em relação ao restante do ponto. As lacunas entre as peças em diâmetro devem ser ligeiramente maiores do que o diâmetro dos próprios pregos. Quando as duas partes estiverem completamente prontas, elas devem ser conectadas. A ponta de cada prego deve ser enfiada nas aberturas. A solução para esse quebra-cabeça é separar os elementos.
Você pode fazer um quebra-cabeça em forma de âncora. Por esta pegue um fio de aço e corte um pedaço de cerca de 30 centímetros dele. Em seguida, prepare um blank de metal cilíndrico com um diâmetro de 20 milímetros. Em uma peça em branco, um anel é dobrado no meio de uma peça, então obtemos um suporte de âncora. Sem retirar a peça do vazio, torça o fio duas voltas.
Suas pontas são dobradas com um alicate de bico redondo. Isso deve ser feito para que os "ombros" da futura âncora sejam obtidos. Use outro pedaço de material de aço para fazer a moldura. Um par de laços de haste é dobrado sobre ele. Pernas e chifres de âncora podem ser feitos com discos e pregos. A haste não precisa ser apertada com muita força no fuso.
Você também pode fazer o quebra-cabeça "Estrela com um anel" sozinho. Para fazer isso, você precisa pegar uma tábua de madeira de grande espessura, desenhar 2 círculos nela (é melhor usar uma bússola). Seus diâmetros devem ser de 40 e 95 milímetros. Usando um transferidor, os círculos são divididos em dez setores iguais, um centro é marcado em cada um deles e pequenos pregos (3-4 mm de diâmetro) são inseridos.
Como resultado, você deve ter um padrão de estrela de cinco pontas. Todas as cabeças dos pregos podem ser removidas com alicate. As irregularidades resultantes devem ser eliminadas com uma lima. O contorno é contornado com fio de alumínio macio, de forma que o comprimento necessário das peças seja reconhecido. A base é totalmente esticada, obtendo-se o comprimento original para confecção da peça.
Corte um pequeno pedaço do fio e faça "orelhas" nas pontas. Seus diâmetros devem ser de 10 e 20 milímetros. O contorno é novamente contornado com uma base de metal. Como resultado, você obterá uma figura em forma de estrela, que é a parte principal deste quebra-cabeça. O brinco (30 mm) e o anel (25 mm) na ponta podem ser feitos do mesmo arame. Um pedaço ligeiramente alongado do brinco deve caber facilmente no anel, no grande "ilhó".
Como fazer um quebra-cabeça de dois pregos com as próprias mãos, veja o vídeo.
Recomendações
Se você deseja fazer quebra-cabeças de metal para uma criança pequena, então você deve selecionar os esboços mais interessantes na forma de personagens de desenhos animados, pequenos animais, desenhos com corações e anéis. Será muito mais interessante para seu filho lidar com esses objetos. Você pode fazer um conjunto completo na forma de quebra-cabeças em vários designs.
Se você decidir fazer um quebra-cabeça com pregos, não deve dá-lo a crianças pequenas.Como regra, nesses modelos, a ponta das peças não é retraída e a criança pode se machucar facilmente. Na maioria das vezes, esses produtos são destinados a adultos.
Na utilização de material de aço, o contorno pode ser feito com apenas um fio. Nesse caso, é preferível escolher aços de dureza média e com diâmetro de 2,5 ou 3 milímetros. A embarcação será durável e não se deforma com o tempo. Ao usar uma base de alumínio ou cobre, é melhor pegar vários fios de uma vez, pois são muito macios e podem perder a forma rapidamente.
Endireite o material cuidadosamente antes de formar os quebra-cabeças. Para isso, o fio é segurado com firmeza pelas mãos e puxado várias vezes sobre uma haste cilíndrica de madeira. Se isso não ajudar, você deve endireitar com um martelo de madeira na tábua. Depois de tudo isso é limpo com lixa.
Selecione todas as ferramentas corretamente antes de começar a trabalhar. Para dobrar, um pedaço de placa grossa é mais adequado, no qual pregos são martelados nos locais onde o fio é dobrado. Para fazer pequenas "orelhas" ou argolas, você deve usar um alicate de bico redondo. Recomenda-se cobrir as estruturas caseiras prontas com um verniz especial incolor. Isso deve ser feito em várias camadas. Esta solução evita o aparecimento de depósitos de ferrugem nos produtos.