Flores do tipo faça você mesmo em náilon e arame
Flores feitas de náilon e arame podem ser um excelente presente para o feriado. Eles vão decorar o interior, torná-lo mais confortável. Com o material deste artigo, você aprenderá como e com o que eles são feitos, quais técnicas são usadas.
Ferramentas e materiais
A principal matéria-prima para decoração florística é tecido de náilon... É feito em equipamentos especiais específicos para a criatividade. Esta matéria-prima é forte e durável, é fina e transparente. Sua textura é variada: monocromática, multicolorida, delicada, brilhante.
O náilon florístico é perfeitamente esticado, mas não deforma quando puxado para a moldura. É vendido em cortes, cujo comprimento é de cerca de 50-85 cm. Esta quantidade é suficiente, uma vez que na forma esticada o comprimento do corte aumenta para um metro e meio. Na falta desse náilon, usa-se náilon na altura do joelho, meias, meia-calça, dando-lhes a tonalidade desejada com o auxílio de tinta acrílica.
Arame, usado no trabalho, difere na flexibilidade, variedade de cores, espessura, rigidez, textura.
O tipo de fio depende para o que está sendo usado.
Por exemplo, para as pétalas, é retirado o fio mais fino, mais fácil de dobrar, dando a forma desejada. Para as hastes, utiliza-se um material mais denso e rígido.
O arame para fazer flores tem uma textura superficial diferente. Ele pode ser padrão, sem fiapos, trançado com papel e fofo. O comprimento dos segmentos de arame varia de 30 a 80 cm, enquanto os valores padrão são 30, 40, 50, 60, 70 e 80 cm. Além disso, existem à venda arames de 45 e 75 cm de comprimento.O material para a construção das pétalas é vendido não só em cortes de 80 cm, mas também a metro.
Ao comprar um ou outro tipo de material florístico, eles olham para a sua marcação: quanto maior o número, mais fino é o fio. A espessura pode variar de 18 a 30.
Você não pode prescindir de modelos em seu trabalho. Também são vendidos em lojas especializadas de artesanato e são conjuntos de 8 cilindros de diferentes diâmetros. Os modelos têm suas próprias marcações e são projetados para a espessura específica do fio usado. Por exemplo, padrão numerado:
- 1 tem um diâmetro de 1,7 cm;
- 2 é ligeiramente maior - 2,1 cm;
- 3 tem 2,5 cm de diâmetro;
- 4 tem 3,2 cm de diâmetro;
- 5 tem um diâmetro de 4 cm;
- 6 tem 5 cm de diâmetro;
- 7 usado para peças grandes (6,4 cm);
- 8 é o maior, medindo 7,5 cm de diâmetro.
Neste caso, os primeiros 3 gabaritos são projetados para trabalhar com arame com espessura de 26 a 30. O gabarito maior é necessário para arame grosso com marcações 18–20.
Os templates são ferramentas indispensáveis no trabalho, pois permitem calcular o número aproximado de pétalas para comprar a quantidade exata de náilon.
Além do náilon e do arame, outros dispositivos e ferramentas são usados na fabricação de flores. Os principais são:
- tesouras (pequenas comuns ou tipo manicure);
- alicate de corte ou alicate (para cortar e dobrar o fio);
- fios de náilon (para fixação do material de náilon na moldura e união das peças);
- sucata de arame (baterias, tubos, garrafas);
- fita para costura (para mascarar juntas e peças de fixação).
Além disso, o trabalho pode precisar de estames, miçangas, tintas alimentícias, lápis, sépalas, folhas, decoração floral feita de materiais sintéticos para bordado e até mesmo algodão comum. Quanto aos instrumentos, sem eles é simplesmente impossível reunir todos os elementos da composição. Além de tesouras e alicates, um alicate de bico redondo e uma pistola de cola são úteis.
Técnica de execução
Não é difícil fazer flores de náilon e arame com as próprias mãos, tendo como base a lição do mestre. Qualquer master class em bordado consiste em uma série de etapas sequenciais. Primeiro, você precisa fazer os elementos básicos da composição e, em seguida, reuni-los passo a passo. Os mestres fazem composições de acordo com esquemas bem estabelecidos.
Para os iniciantes, é mais fácil contar com aulas de vídeo ou texto com fotos de cada etapa do trabalho.
O próprio princípio de operação não é muito diferente da montagem de flores a partir de tecidos. A principal diferença será a fabricação de uma estrutura de arame e puxar o náilon sobre ela. Neste caso, será utilizado um fio para fixar as pétalas, os caules deverão ser mascarados com fita adesiva. Considere uma aula mestre passo a passo para iniciantes que descreve a essência do trabalho.
Para a confecção das pétalas, são preparados gabaritos do tamanho desejado, arame fino e náilon na tonalidade desejada. O fio é enrolado em volta do gabarito, suas pontas são torcidas com um alicate. O anel de arame é removido da base. Depois disso, as pétalas ganham a forma necessária: elas são esticadas, dobradas e o efeito de uma borda irregular é criado.
Em seguida, o náilon é puxado sobre os blanks resultantes, fixado na base e o excesso de material é cortado. Eles tentam fazer as pétalas com um número mínimo de dobras. De acordo com este princípio, 5 pétalas são feitas. Depois disso, eles são torcidos juntos inserindo estames pré-preparados no meio.
As pontas do fio excedente são cortadas com alicate. De acordo com este esquema, mais 2 flores são feitas. O princípio para criar folhas pode ser exatamente o mesmo. No entanto, sua forma é mais alongada e pontiaguda; modelos maiores são usados para eles.
Para que os fios da obra não contrastem com a cor do material, procuram-se utilizar aqueles que mais se adequem à tonalidade das pétalas e do verde.
Quando os elementos estão prontos, eles começam a montar a flor. Forme o caule, acrescentando-lhe, além das flores, folhas oblongas.Enrole-o com fita em um ângulo, tentando fazer isso da forma mais organizada e firme possível. Quando o embrulho é concluído, a fita é cortada.
De acordo com este esquema, você pode fazer buquês de cores diferentes, decorando janelas, cortinas e até papel de parede com eles. Delicadas orquídeas, sinos, margaridas, flocos de neve. Além disso, usando esta técnica, você pode fazer não apenas flores artificiais para decoração, mas também enfeites de cabelo, bem como broches. Por exemplo, podem ser tiaras com rosas, lírios, papoulas, tiaras e até elásticos.
As sutilezas de criar orquídeas
Existem algumas nuances ao criar orquídeas. A flor é composta por 6 laços de arame com patas de 2,5 cm de comprimento, uma pétala tem o comprimento do caule igual ao comprimento do caule. As molduras das pétalas são feitas de arame nº 22 e um gabarito de 3,5 cm As alças são puxadas em forma de gota, uma delas é oval. Em seguida, as armações são revestidas com náilon branco e fixadas com fios.
No topo da cobertura branca, as pétalas são enroladas em uma segunda camada usando um náilon bicolor branco-rosa, prendendo-o com fios. O excesso de fios é cortado. Os estames são amarrados a uma pétala oval e, em seguida, é dobrada. Em seguida, 2 pétalas são adicionadas à base, criando uma forma triangular. Mais 3 pétalas são adicionadas sob eles, colocando-os em um padrão quadriculado.
Quando a base da flor está pronta, as pétalas são modeladas. Pegue uma fita e enrole ao redor do caule. Depois disso, os botões são feitos. Pegue 2 pedaços de fio # 07, corte ao meio, torça no meio. Do meio de 8 fios faça a forma de um botão. De acordo com este princípio, vários espaços em branco são criados.
Metade deles é coberta com náilon branco e roxo, a outra metade com verde. Depois disso, os caules são embrulhados com fita adesiva. As folhas são confeccionadas em grandes moldes, após os quais as raízes são feitas enrolando-se o arame com fita adesiva branca e verde.
Depois disso, o fio enrolado é dobrado em forma de espiral e conectado na base. Em seguida, eles começam a montar a flor, começando com botões verdes. As folhas são conectadas aos pares, fixando-se ao caule com fita adesiva. Quando a flor está pronta, ela é "plantada" em um vaso de musgo preparado.
Recomendações
Ao fazer flores de náilon e arame, você pode levar em consideração algumas dicas de artesãos experientes. Por exemplo, eles aconselham pegar material de diferentes tonalidades para enrolamento, incluindo tonalidades relacionadas. Isso permite que você crie flores com a aparência mais naturalista. Nesse caso, os estames e o meio também são recomendados para serem considerados o mais realistas possível.
Para iniciantes, você pode usar folhas de flores prontas e sépalas de plástico em seus trabalhos. Eles permitirão esconder as falhas do trabalho e dar um aspecto natural à composição.
Se for difícil para iniciantes montar elementos com fios, você também pode usar uma pistola de cola quente. Nesse caso, é melhor comprar um modelo para hastes estreitas - é mais conveniente trabalhar com ele, e o consumo de cola para esses produtos é mais econômico.
O tipo e a cor do fio são de grande importância. Às vezes são eles que dão um efeito especial ao produto. Se você precisar de uma borda ondulada, é melhor comprar um material mais fino.
Para realismo, vale a pena pegar o fio para combinar com o náilon usado, ou um pouco mais claro / mais escuro.
No que diz respeito à espessura do fio, tem um impacto significativo na qualidade e estética do trabalho. Não pegue arames muito grossos e rígidos se uma flor pequena estiver sendo feita.... É preciso dobrar com muito cuidado, pois a fita não esconderá todos os defeitos do enrolamento. Nesse caso, o caule ou as pétalas parecerão ásperos, irrealistas.
Não se deve economizar náilon, apesar de poder ser pintado. As artesãs aconselham a compra de vários tons de material de uma vez. Neste caso, o kit básico deve incluir as cores branco, verde e marrom. O resto dos tons dependem do tipo de flores que você deseja fazer. Normalmente são tons de rosa, roxo e lilás.
A forma complexa das pétalas é feita de acordo com diferentes esquemas. Por exemplo, quando uma borda ondulada é necessária, o arame é primeiro dobrado e somente depois disso uma moldura é feita a partir dele.Freqüentemente, as pétalas são criadas a partir de 4 fios de arame. Para fazer isso, 2 fios finos são cortados ao meio e torcidos no meio.
Em seguida, eles formam pétalas duplas de várias formas. Uma borda ondulada em pétalas grandes pode ser feita após a criação do wireframe.
Ao fazer flores, não se deve esquecer de toda a composição. Produtos individuais podem ser anexados a tule, mini-flores - a grampos de cabelo, broches, laços de cabelo. Para buquês, belos vasos de flores ou vasos são necessários. Seu conteúdo pode ser diferente (de espuma de borracha a solo, musgo, sisal). A base dos potes deve ser estável.
Mesmo artesãos experientes trabalham com um exemplo visual, usando uma fotografia de flores reais como uma ideia. Assim, a forma das pétalas, folhas, o número de botões, curvas, proporções, tonalidades, estames são mais visíveis. Antes de começar, você precisa fazer um cálculo aproximado do material necessário. No processo, você precisa usar Ferramentas de qualidade, você deveria trabalhar, colocar uma camada protetora na superfície de trabalho.
O próximo vídeo apresenta uma aula magistral sobre a criação de uma flor de náilon.