O que pode ser feito de arame?
Muitos artesãos costumam se perguntar - o que pode ser feito de arame? Essas peças são menos críticas a erros, uma vez que as partes que não saíram são fáceis de desmontar e refazer. Um grande número de artesanatos diferentes, tanto decorativos quanto práticos, podem ser feitos de arame.
Escolhendo um material
O fio não pode ser universal. Ele difere em material, espessura e rigidez. Depende desses critérios quão flexível será e manterá sua forma. Para vários ofícios, você precisa selecionar seu próprio fio. De acordo com o material, distinguem-se fios de latão, cobre, aço (fio-máquina), alumínio e prata, mas também existem várias ligas. O fio pode ser limpo ou com um revestimento decorativo ou protetor.
São esmaltados, galvanizados e galvanizados e até revestidos de plástico. Arame revestido de prata ou ouro é considerado joia e é usado para fazer joias. Mas a florística tem embrulho de papel. Artesanatos ou joias decorativas ficarão vantajosos com materiais coloridos.
O próximo critério é espessura ou seção. O fio mais comumente usado é redondo, mas a seção transversal pode ser oval, quadrada ou em forma de cunha. E o último indicador é a rigidez. O fio de aço fino terá a mesma rigidez que o fio de cobre espesso. Faça a distinção entre moles, semirrígidos e duros.
Depende de quanto o fio vai manter sua forma, mas esse critério também é influenciado pelo próprio material.
Existem também tipos especiais de fio:
- francês - na forma de espiral, mais frequentemente usada em joalheria, enquanto quanto mais fina a espiral, mais caro é o metal com o qual é feita;
- cauda de tigre - fio trançado, geralmente feito de aço inoxidável com revestimento de náilon, é usado para criar uma base "invisível", não adequada para enrolamento;
- com efeito de memória - feito de aço inoxidável ou aço preto, resistente, mantém sua forma perfeitamente, mas não é adequado para reutilização ou tecelagem;
- Chenille - fio coberto com tecido de pelúcia, pelo qual foi denominado fofo.
O fio de chenille é ótimo para artesanato infantil. É brilhante, macio e dobra facilmente. Pode ser entregue com segurança nas mãos de crianças em idade pré-escolar, mas os ajustes devem ser feitos sob a supervisão de um adulto. Curiosamente, o chenille foi originalmente usado para limpar cachimbos e começou a ser usado na arte há relativamente pouco tempo. Como enfeites se utilizam miçangas, miçangas, fitas e fios de seda, moedas, conchas, pedras semipreciosas, botões e muito mais, até mesmo a plasticina.
Como trabalhar com fio?
Na nave, você pode combinar vários tipos de arame em seção transversal. Por exemplo, use o mais grosso para criar a moldura e o mais fino para enrolar. A aparência do produto dependerá da adequação do fio. Também vale a pena pensar com antecedência nos locais das dobras e fechos. As extremidades do fio podem ser conectadas dobrando, torcendo, soldando, hardware ou acoplamentos. Quando a conexão for feita por soldagem ou brasagem, as pontas devem ser cuidadosamente limpas e desengraxadas.
Existem várias técnicas para trabalhar com arame.
- Torcendo em espirais e cachos. Tem o seu próprio nome - Wire wrapping. É utilizado para a confecção de joias, conferindo ao artesanato uma bela aparência.
- Ganutel - criar flores usando fios e vários ornamentos decorativos.
- Beading - na verdade, como na versão clássica, só que no lugar da linha e do fio se usa arame, o que dá mais rigidez à estrutura e mantém melhor sua forma.
O arame, embora seja considerado um material flexível, exige esforço ao ser trançado. Portanto, o trabalho requer ferramentas:
- pinças;
- alicate;
- alicate de bico redondo;
- ferro de solda - algumas peças volumosas exigem solda;
- pinças para segurar itens durante a soldagem ou colagem;
- martelo e bigorna pequenos - vão achatar o fio;
- lixa de grão fino;
- tesouras de serralheiro e ordinárias;
- fita adesiva ou fita isolante - para fixação temporária de peças.
O conjunto de ferramentas pode ser muito maior, dependendo da finalidade da obra e dos materiais. Por exemplo, para conectar peças grandes, você pode usar não apenas soldagem, mas também cola quente derretida.
Ideias interessantes
O arame permite fazer uma variedade de itens, de joias a móveis. Tudo é limitado pelas possibilidades do material e da imaginação do mestre. Como criatividade, é adequada tanto para artesanato infantil quanto para trabalhos profissionais complexos.
Artesanato de contorno (plano)
Para iniciantes, o contorno de artesanato é recomendado como o mais fácil. Aqui, você pode usar um esboço pré-preparado, anexando a embarcação à folha. O algoritmo para o trabalho passo a passo é simples: primeiro é feito o contorno e, depois, os detalhes internos e a decoração. Algumas peças podem ser feitas separadamente ao longo do contorno, por exemplo, as asas de uma borboleta, uma libélula ou um anjo, e depois fixadas umas às outras. O enrolamento pode ser mais apertado nos locais onde está preso.
Assim, uma nave plana pode se tornar mais volumosa se você conectar as partes não no mesmo plano, mas em diferentes. Por exemplo, faça uma bicicleta, um suporte para telefone, uma gaiola decorativa ou uma cesta. O artesanato também pode ser feito de um pedaço de arame, simplesmente dobrado várias vezes, por exemplo, um cabide ou uma pulseira. Freqüentemente, as crianças tendem a complicar os trabalhos manuais.Não os impeça nisso. A criatividade desenvolve não apenas as habilidades motoras finas, mas também a imaginação espacial.
Artesanato de miçangas
Eles podem ser planos e volumosos. Para o trabalho, você pode usar os mesmos padrões das contas comuns. O arame, ao contrário da linha de pesca, mantém seu formato perfeitamente, então você pode fazer não só pulseiras e anéis, mas também chapéus, por exemplo, coroas e tiaras. Além disso, usando esta técnica, você pode criar um chaveiro, pingente, grinalda, brincos, arco, decoração para árvore de Natal, lustre ou abajur e outros e decoração para interiores.
Esses artesanatos são uma ótima solução para presentes ou lembranças baratos.... De arame com miçangas enfiadas, você não pode apenas tecer figuras, mas também embrulhar objetos. É assim que você pode fazer um copo de lápis, castiçal ou vaso. Para isso, o fio deve ser enrolado em um copo plástico ou outro recipiente, podendo ser fixado com cola quente.
Flores
Aqui, a fantasia é verdadeiramente ilimitada. O principal é fazer um caule estável e prendê-lo com botões e folhas. Para embelezar a flor em si, seu esboço deve ser feito no papel e, em seguida, dobrar o fio ao longo do contorno. Curvas muito justas são mais fáceis de fazer com um alicate ou alicate. Pode-se preencher o espaço da pétala com um enrolamento de arame mais fino ou fios (ganutel), além de miçangas ou outros elementos decorativos. As folhas são feitas da mesma maneira. Você pode anexá-lo soldando ou trançando o fio na haste.
Animais volumétricos e bonsai
Apesar da aparente complexidade, na verdade, essas estatuetas são muito simples de fazer. Para isso, uma moldura é feita de um arame mais grosso e depois envolvida com um mais fino. Fios grossos podem ser usados como enrolamento. Nessa técnica, você pode fazer um cavalo, um gato, um polvo, um pássaro, um manequim e até um dinossauro.
Na verdade, absolutamente qualquer animal, se você formar o esqueleto correto. E esta é a única dificuldade.
Bonsai é feito de acordo com o mesmo princípio. Primeiro é feita a moldura principal da árvore, só depois é trançada com arame. Vários fios grossos (5-7 peças) são tomados como base, eles são torcidos no meio. As bordas irão imitar raízes e galhos, então dobre-os bem. Ramos finos podem ser complementados com enrolamentos ou contas. Para evitar que a árvore caia, uma base pesada, como uma pedra, é usada. Para fazer isso, vale a pena envolver as "raízes" em torno dele. A base pode ser escondida em um vaso de flores e polvilhada com lascas de pedras decorativas.
árvore de Natal
É feito torcendo o fio em uma espiral. Para um produto com altura de 15-20 cm, você precisará de cerca de 0,5-1 m.O consumo depende do ângulo de subida da espiral. O material deve ser rígido o suficiente para ficar em pé... Existem duas maneiras de fazer uma espiral. No primeiro, o fio é torcido em uma espiral em uma superfície horizontal e, em seguida, puxado para fora como uma mola. Com o segundo, você precisa estocar um objeto cônico com antecedência e enrolar o fio nele. Você pode apenas torcer a espiral em um cone, mas o produto sairá irregular e poderá cair para um lado.
A árvore é decorada com uma guirlanda ou fitas com miçangas. Você também pode puxar os fios verdes verticalmente entrelaçando-os com anéis de arame. Outra opção interessante é colocar o fio no ouropel e só depois torcer. É importante lembrar que o metal conduz perfeitamente a corrente, por isso você deve ter muito cuidado com uma guirlanda elétrica. Se você dobrar a ponta do fio verticalmente de cima para baixo, poderá colocar uma estrela. Este tipo de artesanato é muito fácil de fazer e é perfeito não só para decorar a casa, mas também como artesanato para a escola ou jardim de infância.
bola de Natal
As bolas clássicas de Natal também podem ser feitas de arame. Para o formulário, você precisa de um balão ou um balão de plástico comum e pronto para uso. Em seguida, é trançado com um fio maior para criar um esqueleto.O balão de plástico pode ser deixado, mas o balão de ar pode ser estourado e removido. Em seguida, você precisa preencher o espaço entre as hastes. Para fazer isso, você pode usar arame mais fino com contas enfiadas ou fios coloridos. O espaço pode ser preenchido de forma justa ou lacunas podem ser deixadas. É importante levar em consideração o peso do produto recebido..
Se a bola for muito pesada, o galho da árvore pode não se sustentar.
Recomendações
É melhor começar a trabalhar com arame com algo simples, por exemplo, fazer contornos de animais, flores, corações. Você pode tecer anéis e pulseiras. E para deixar o artesanato mais uniforme, imprima um esboço em uma impressora e verifique-o no processo. O fio rígido está disponível em lojas de ferragens. Mas para trabalhos mais delicados, inclusive na confecção de joias, é melhor procurar material em lojas de artesanato.
Se não houver experiência com fio, é melhor começar a se familiarizar com o cobre. É mais flexível para mulheres e crianças. Além disso, pequenos erros são mais fáceis de corrigir, pois não quebra após 3-4 dobras, como, por exemplo, o alumínio. Mas para os mais pequenos, o fio de chenille é adequado, uma vez que é macio e brilhante.
Será mais interessante para a criança trabalhar com ela e é muito mais difícil ser magoado por ela.
No próximo vídeo, você verá como fazer um cachorro de arame chenille.