Artesanato de Izolona

Qual a diferença entre Isolone e Foamiran?

Qual a diferença entre Isolone e Foamiran?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Comparação de propriedades
  3. O que escolher?

No arsenal de qualquer costureira profissional há tanto isolon quanto foamiran. Cada um deles é usado dependendo do objetivo escolhido. No entanto, para julgar qual dos materiais é melhor para um caso específico, você precisa entender um pouco sobre como eles são semelhantes e como diferem.

O que é isso?

Tanto o isolon quanto o foamiran são usados ​​frequentemente na fabricação de vários produtos com as próprias mãos.

Foamiran

Muitas pessoas chamam esse material de "camurça de plástico". É feito de uma borracha muito macia e porosa que não só corta bem, mas também reage bem ao calor. Por esta razão, este material torna-se maleável mesmo com o calor das mãos.

Para fins industriais, o foamiran é produzido na forma de folhas multicoloridas finas e macias. A espessura deles depende de quantos produtos interessantes podem ser feitos. A mais alta qualidade e difundida é o foamiran iraniano.

Quanto à esfera em que este material é utilizado, pode ser a criatividade infantil, e scrapbooking e floricultura. Com ela, você poderá fazer não só flores, mas também lindos grampos de cabelo de um formato incomum, além de pequenos brinquedos feitos à mão e até pequenas bonecas.

Izolon

O material usado para fazer flores é um pouco diferente de sua contraparte de construção. A diferença reside no fato de que tais folhas não possuem um revestimento tipo folha, mas apenas uma superfície porosa e um padrão. Isolon é produzido em rolos de 1 a 1,5 metros de largura.

Você pode fazer não apenas flores de crescimento com ele, mas também chinelos ou tapetes e até quebra-cabeças. Já o isolon, que é feito para flores, tem espessura de 1 a 9 milímetros.Este material é muito popular entre os especialistas da área de floricultura, pois possui um grande número de propriedades positivas.

Comparação de propriedades

Para entender qual é a diferença entre esses materiais, é necessário analisar mais detalhadamente todas as suas diferenças.

Propriedades de espuma

Uma vez que a base desse material é espuma de borracha, como resultado da fabricação ela se mostra muito leve e dúctil. Ou seja, o foamiran pode não apenas se esticar bem, mas também assumir qualquer forma. Além disso, é importante notar que a forma que este material assume é imediatamente salva. As folhas de Foamiran podem ser facilmente cortadas nas partes necessárias para o master. Outro ponto muito importante - esse material tem propriedades repelentes de água. Portanto, o produto acabado pode ser lavado em caso de contaminação sem se preocupar com as consequências.

Também deve ser observado o respeito ao meio ambiente do material.

Ao trabalhar com ele, não são emitidos gases nocivos, portanto, mesmo crianças pequenas podem usá-lo em seu trabalho.

Como as folhas de espuma deiran têm uma estrutura porosa, elas se prestam bem à coloração. Na maioria das vezes, tintas a óleo ou acrílicas são usadas para pintura. Em alguns casos, costureiras experientes até usam sombras cosméticas ou giz de cera para isso. Para que o revestimento não se desgaste no futuro, pode ser fixado no topo com verniz: brilhante ou fosco.

Apesar do grande número de vantagens, também existem algumas desvantagens deste material. Em primeiro lugar, este é um preço muito alto, assim como suscetibilidade à deformação. Além disso, se o material for mal utilizado, rasgar-se-á facilmente.

Propriedades isolon

Para começar, vale a pena considerar os aspectos positivos deste material. Em primeiro lugar, isolon é um material bastante denso e durável, por isso será difícil quebrá-lo. RIsolon pode ser usado não apenas com tesouras, mas também com um cortador. Assim como o foamiran, o isolone é hipoalergênico, leve e também derrete rapidamente. Este material não tem medo de umidade, não se presta a bolor e está perfeitamente fixado.

Ao fazer cores para colorir, os pastéis são usados ​​com mais frequência, o que os torna semelhantes às cores reais. No entanto, a pintura pode ser feita com acrílicos e outras tinturas. Izolon não emite toxinas e não tem um odor químico desagradável.

No entanto, este material também tem algumas desvantagens, que diferem em muitos aspectos do foamiran. Em primeiro lugar, pode danificar-se durante o transporte. Além disso, o isolon rapidamente fica coberto de poeira e também pode ficar eletrificado rapidamente. Por esse motivo, o melhor é guardá-lo em um saco plástico, e os produtos acabados devem ser cobertos com uma solução feita especialmente para isso.

Ao contrário do foamiran, ao trabalhar com isolon, é melhor usar um secador de cabelo para edifícios. Afinal, é muito mais poderoso do que um secador de cabelo normal ou ferro. Apesar do material ser leve, vale a pena usar suportes especiais para o produto acabado. Afinal, muitas vezes eles se esforçam para cair.

O que escolher?

Tal pergunta pode confundir não apenas um iniciante, mas também um artesão experiente, pois os materiais possuem um grande número com as mesmas características. Mas, ao mesmo tempo, existem diferenças significativas às quais você definitivamente deve prestar atenção ao comprar os dois materiais. Especialistas experientes recomendam ter tanto fomiran quanto isolon em sua coleção. Afinal, o primeiro deles é feito em uma paleta de cores diferente: do rosa claro ao roxo escuro. No entanto, a cor branca do segundo também pode ser útil.

Se falamos de conveniência e facilidade de uso, então é melhor escolher o foamiran. Afinal, uma temperatura não muito alta pode ser usada para fazer flores. Você só precisa conectar um ferro comum para aquecê-lo. Além disso, os produtos feitos com esse material são muito mais fáceis de pintar.Ao mesmo tempo, ao usá-lo, emite um odor desagradável, que só desaparece após um dia. Quanto ao isolone, não tem cheiro algum.

Se falar sobre durabilidade, aqui a primazia deve ser dada ao foamiran. Na verdade, mesmo pequenos arranhões raramente aparecem em produtos feitos deste material. Mas isolon não só rasga com facilidade, mas também arranha rapidamente. Vale ressaltar que se for necessário um material mais fino, vale a pena comprar o foamiran, pois sua espessura pode chegar a ser igual a 0,5 milímetro. Mas isolon é mais fino que 1 milímetro.

Quanto ao preço, o isolon é um pouco mais barato que o equivalente. Portanto, se a escolha depende do orçamento, então sua preferência deve ser dada ao primeiro deles. O Foamiran praticamente não desbota, portanto, os produtos acabados podem ser instalados mesmo ao ar livre. Por esse motivo, muitas pessoas o usam para decorar festas ou recepções de casamento que são realizadas ao ar livre.

Se falar sobre disponibilidade, hoje ambos os materiais podem ser adquiridos não só em lojas especializadas, mas também encomendados pela Internet. Resumindo, é seguro dizer que ambos os materiais podem ser usados ​​para criar produtos acabados. Afinal, eles não são apenas seguros para a saúde humana, mas também convenientes de usar. Se você combinar os dois materiais, criar o produto desejado será muito mais fácil.

Qual é a diferença entre foamiran e isolone, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa