Tudo sobre moldes para foamiran

O que é: moldes para foamiran, como usá-los e o que pode ser substituído - essas questões surgem frequentemente entre os artesãos novatos. Na verdade, tudo é simples - este é o nome das formas, com a ajuda das quais as pétalas e outros elementos das flores artificiais ganham um relevo realista. Plástico e outros tipos de moldes para produtos de foamiran são bastante diversos. Uma visão geral detalhada ajudará você a entender seus recursos e benefícios.


O que é isso?
Era uma vez, as formas especiais eram usadas apenas em cerâmica. Hoje, existem moldes para o foamiran no arsenal de todo artesão experiente. Essas impressões de textura prontas simplificam muito o processo de conversão de material poroso liso em material em relevo. Às vezes, você pode encontrá-los com outros nomes: moldes, estênceis, weiners. Com o auxílio de moldes, a base plástica adquire todas as características que tornam únicas as flores naturais.
Não existe uma solução única para todos aqui. Os moldes para o foamiran diferem na forma: ele tem o seu próprio para cada tipo de produto. Tanto no tamanho quanto no material de fabricação. Eles têm requisitos fundamentalmente diferentes do que, por exemplo, aqueles que são usados na fabricação de produtos cerâmicos. Não deve haver elementos salientes, saliências ou amassados, orifícios e rasgos.
Se a forma não atender a esses requisitos, será difícil obter pétalas texturizadas.


Visualizações
Todos os tipos de moldes para trabalhar com o foamiran podem ser divididos em categorias de acordo com o material de sua fabricação. As opções mais comuns para esses produtos são:
- Silicone. Formas suaves usadas ao trabalhar com argila de polímero e outros materiais.Eles são caracterizados por uma textura menos perceptível, o que cria grandes problemas ao trabalhar com o foamiran. É quase impossível obter uma impressão nítida e de alta qualidade com uma veia de silicone. Mas são adequados para o ramo de confeitaria, pois atendem a todos os requisitos de segurança.



- Plástico. Moldes sólidos, moldados em materiais poliméricos. São caracterizados por uma textura áspera e relevo, já que é mais difícil conseguir uma impressão nítida em um material plástico. Esses moldes são uma solução versátil, bem adequada para trabalhar com materiais de diferentes espessuras. Os moldes de plástico são produzidos em várias faixas de tamanho, na maioria das vezes a base é transparente ou acrílico fosco de poliuretano.



- Ceramic. Eles são de um lado e dois lados, caracterizados pela facilidade de uso e impressões de alta definição. No entanto, devido à pressão excessiva no material, ele pode rasgar e deformar facilmente. Isso cria certas dificuldades ao trabalhar com o foamiran fino.


Em casa, os moldes industriais são freqüentemente substituídos por outros feitos pelo homem. Eles são moldados a partir de selantes, resina epóxi ou argila polimérica para formar um molde acabado com o padrão de impressão desejado.


Como usar?
É bastante simples usar moldes para o foamiran. Na fabricação de flores, as formas de polímero acrílico do tipo unilateral são as mais usadas - é fácil e conveniente trabalhar com elas. Nesse caso, o procedimento é sempre o mesmo.
- A peça de trabalho aquece na base do ferro. Suas dimensões devem ser um pouco maiores do que a impressão planejada.
- O foamiran aquecido é embutido no molde.
- É pressionado com os dedos por alguns segundos sobre toda a área da impressão em relevo.
- Após o resfriamento, a peça de trabalho é cortada. A pétala em relevo está pronta a usar.



Para folhas, o molde cerâmico dupla face é o mais usado, já que o material é sempre mais espesso aqui, não é tão fácil obter uma impressão clara nele. A folha de espuma deiran aquecida é inserida no estêncil, coberta com a segunda parte e prensada. Com esta abordagem, a impressão é imediatamente nítida e gofrada.
Vale acrescentar que na hora de fazer as pétalas, o material deve ser reaquecido nas pontas para que o produto não fique muito liso.



Como fazer isso sozinho?
Em casa, os moldes de foamiran costumam ser feitos de gesso ou feitos de materiais improvisados - selante, esponja floral. Para o trabalho, uma solução muito mais conveniente são as formas à base de argila de polímero. Para fazê-los você mesmo, basta seguir as recomendações de uma master class passo a passo simples.
- Prepare os materiais. Você vai precisar de cerâmica plástica fresca e plástica e uma folha da planta que será copiada (bom: roseira brava, amoras, begônia, uvas). Além disso, um rolo e uma faca de papelaria, bem como ladrilhos de cerâmica de grande formato ou caramogranito como superfície de trabalho, uma assadeira e uma agulha afiada serão úteis.
- A argila é desenrolada sobre um substrato preparado. Uma camada bastante espessa de material (3-5 mm) será necessária para que a forma possa suportar a carga durante o uso posterior.
- Uma folha é aplicada à superfície da placa de argila e pressionada com força. Para melhorar a qualidade da impressão, passar um rolo sobre o estêncil natural ajudará.
- A folha é empurrada com uma agulha, cuidadosamente removida do molde.
- Um protótipo do futuro molde é cortado em argila de polímero ao longo do contorno resultante. Uma faca de escritório é usada, você pode substituí-la por uma lâmina de barbear.
- A peça de trabalho é colocada em uma assadeira e cozida no forno. A duração da exposição depende exclusivamente do tipo de material usado. É melhor esclarecer nas instruções da argila polimérica que se utiliza. A impressão finalizada deve ser resfriada.
- Uma segunda camada de argila da mesma espessura é desenrolada.O "negativo" umedecido com água é colocado em cima com o lado gofrado, prensado e passado com rolo. Após a conclusão do procedimento, o estêncil é removido. O excesso de argila de polímero é cortado da peça de trabalho.
- O molde resultante resta apenas para assar no forno e esfriar. Um espaço em branco para a criação de produtos de relevo de foamiran pode ser usado para o propósito pretendido.





Se não houver argila de polímero, mas um selante de silicone estiver disponível, é fácil criar a forma desejada usando-o. Você vai precisar do conjunto de materiais mais simples: o próprio selante na embalagem, uma mini espátula, polietileno transparente (é melhor levar o que é usado nas folhas para pastas de papelaria), material natural como estêncil, folha de papel e tesoura.
A grande vantagem desse método é que não há necessidade de uso de forno.


A ordem de criação de um molde, neste caso, será semelhante a esta.
- Anexe a folha a partir da qual a impressão é feita em papel A4. Circule isso.
- Uma folha de polietileno transparente é aplicada ao padrão.
- O selante de silicone é espremido em uma pequena cubeta, cuidadosamente transferido com uma espátula para a superfície do estêncil para que suas bordas não se projetem além da silhueta contornada.
- Quando tudo estiver pronto, a superfície da folha de impressão é untada com óleo e colocada sobre silicone.
- A estrutura do selante seca de 48 a 96 horas. Termos mais precisos são especificados na embalagem.
- Após o endurecimento completo do material com agulha, retire a folha do molde.




Você pode finalmente modelar o produto com uma tesoura.
O que pode ser substituído?
Todos os fãs da floricultura de espuma sabem o que pode ser usado para substituir os moldes do foamiran. A solução mais simples é criar manualmente o relevo usando uma agulha ou um palito. Este é um processo trabalhoso, especialmente ao criar um grande número de pétalas. Para simplificar o trabalho, são criadas semelhanças de moldes simples. Mas existem soluções ainda mais interessantes. Por exemplo, usar uma esponja floral ou passar pétalas em duas camadas de papelão ondulado por uma máquina de pasta.


Qualquer um desses métodos deixa, com muito sucesso, impressões na superfície das lâminas de foamiran. Mas com um custo relativamente baixo e uma longa vida útil das formas, os artesãos costumam usar produtos de cerâmica ou plástico prontos.
Para saber como fazer moldes para foamiran com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.