Fazendo uma aeronave de madeira compensada

Aeromodelismo é o passatempo favorito de muitos adultos e crianças. Sua vantagem significativa é a simplicidade de trabalho, pois mesmo um modelador novato pode lidar com a construção de uma aeronave de compensado.

O que é necessario?
Antes de iniciar a construção de uma aeronave com compensado, é necessário preparar os materiais iniciais e uma série de ferramentas. A maior parte do trabalho é feita com um quebra-cabeça manual sobre madeira, e as rebarbas são removidas com uma lixa e uma lima quadrada. É mais conveniente marcar usando um lápis comum e uma régua, e é melhor colar as partes de madeira com cola PVA ou uma substância adesivaprojetado especificamente para este material. Alguns artesãos usam uma pistola de cola convencional. A aeronave será fabricada com madeira compensada modelo, de preferência compensado para aviação BS-1, cujas folhas são feitas de folha de bétula descascada. Alguns especialistas recomendam comprar folhas com espessura de 3 milímetros ou 7 milímetros (três camadas ou sete camadas). Outros modelos de aviões, por outro lado, tendem para as opções mais finas e de camada única. É melhor para um modelador novato experimentar várias opções.





É preciso deixar claro que A madeira compensada especial para aeronaves BS é impregnada com adesivo de baquelite solúvel em álcool. Este material é durável, leve e de boa flexibilidade, mas seu preço é muito superior ao de outras variedades. Caso seja adquirido um compensado de três camadas para aeronaves, é importante lembrar que adesivos fenólicos são frequentemente utilizados em sua fabricação, o que impossibilita o armazenamento do avião acabado no quarto ou no quarto das crianças.Se a espessura da folha selecionada estiver entre 1 e 3 milímetros, o avião poderá voar.
Caso contrário, a estatueta só poderá desempenhar uma função decorativa.


Se a espessura da folha não for tão importante, você pode escolher outro tipo de FC, seguro para armazenamento em casa, ou FSF, não tão ecologicamente correto, mas completamente sem medo da umidade. É mais racional escolher o primeiro ou o segundo grau de madeira e tentar escolher uma superfície com a aparência mais atraente. Ao comprar madeira compensada, é necessário verificar se a espessura da folha é uniforme em toda a superfície. É importante que não haja defeitos, rachaduras ou delaminação.
Os especialistas defendem que quanto mais seca a madeira compensada, mais fácil e eficiente é o seu processamento. Se as folhas brutas forem adquiridas, elas deverão ser mantidas por cerca de um mês em uma sala com baixa umidade, onde uma temperatura constante é mantida.
Nós imediatamente notamos que o trabalho com serra vertical só pode ser executado com uma pega fixa de forma segura e utilizável. Antes de iniciar o processo, vale a pena verificar a confiabilidade da fixação do cavalete de serragem à mesa de trabalho, bem como das limas na moldura do dispositivo. Ao serrar peças, deve-se manter a mão esquerda afastada da ferramenta de corte, não dobre para baixo, evitando movimentos bruscos. Será correto varrer a serragem emergente com um dispositivo especial. Durante o período de operação da serra de vaivém, é importante trocar a lâmina, se necessário.


Plantas
Alguns modeladores preferem criar projetos de aviões, confiando apenas em sua própria imaginação, sem criar desenhos preliminares e modelos. A única coisa que eles precisam é levar em consideração os parâmetros específicos da envergadura do dispositivo de madeira compensada. Via de regra, o valor médio é denominado comprimento igual a 30 centímetros. Se a extensão for alongada, o tamanho da aeronave aumenta. Uma solução mais correta, é claro, é desenhar desenhos inventados ou copiados de algum lugar no papel, ou imediatamente em folhas de madeira compensada. A construção começa com o contorno do casco, defensas e estabilizador.


É conveniente fixar o desenho acabado, impresso em papel, em madeira compensada com alfinetes, e a seguir fazer uma série de furos ao longo do contorno do modelo com um furador fino. Em seguida, os furos resultantes são conectados com um lápis, após o qual a parte acabada já pode ser cortada. Por exemplo, pode ser um modelo da lendária aeronave militar Pe-2 dos tempos da guerra. As instruções para a confecção podem ser encontradas no apêndice do segundo número da revista "Jovem Técnico" de 1980. O desenho de trabalho pode ser feito de forma independente, com foco nas fotografias. O corpo da aeronave é desenhado em uma grade de 32 x 32 milímetros, e a nervura da extremidade da asa é desenhada em uma grade de 10 por 10 milímetros. A estrutura é formada por contraplacado com espessura de 1,5 a 4 milímetros.

Como fazer isso sozinho?
Depois de preparada a matéria-prima para a confecção de um modelo de avião em compensado, é necessário imprimir um desenho adequado na escala desejada. Para um modelador iniciante, seria mais correto usar papel carbono e transferir a imagem para uma folha de madeira. O corte das peças é efectuado de forma a que em cada parte do contraplacado haja um ou vários elementos pequenos. As peças são cortadas com um quebra-cabeças levando em consideração uma tolerância de 0,5 a 1 milímetro. Em princípio, um laser também pode ser usado para essa finalidade. Nos pontos em que é necessário cortar a lâmina de contraplacado, deve-se primeiro trabalhar com uma broca, perfurando as ranhuras de início e, depois de ter colocado a lâmina do quebra-cabeças no interior, cortá-la.

Como regra, a criação de espaços em branco começa com a fuselagem, cujo comprimento é aproximadamente 10 milímetros mais longo que o comprimento das asas. Você pode fazer experiências com o corpo do avião, dando-lhe a forma que desejar. Na fuselagem, as juntas espigadas são feitas imediatamente para as asas. É comum fazer as próprias asas com 30 centímetros de comprimento e largura que varia de 8 a 10 centímetros. Se forem feitos dois pares de asas, as inferiores devem ser cerca de 10 milímetros mais curtas do que as superiores. Não devemos esquecer as escoras, que são os elementos de apoio, e o estabilizador.
As bordas dos elementos de corte devem ser lixadas. As esponjas adequadas para isso são grãos 60 e 180. Ao moer, siga a forma seccional. Para eliminar os cantos agudos, você também pode remover um pequeno chanfro. Os componentes são conectados de acordo com o diagrama, conectando as saliências e aberturas. Como regra, primeiro, um estabilizador é preso à cauda da aeronave, após o que as asas superiores são instaladas.
Depois de virado o modelo, é necessário consertar os racks e, em seguida, as asas inferiores.

Para uma fixação segura, as peças de contraplacado são lubrificadas com cola e fixadas com grampos para evitar que se desloquem. Além disso, você pode engraxar todas as juntas de uma estrutura já montada e deixá-la secar. Se estiver incluído nas instruções, o motor é montado dentro da carcaça. Após a conclusão da montagem do casco, a cabine da aeronave é coberta com um capô especial feito de plástico ou qualquer outro material transparente. O chassi é montado com réguas de alumínio ou arame de mola, além de um par de rodas de brinquedos infantis.
Um projeto mais ou menos sério também não dispensa um elevador. Ao montar esta peça, é importante lembrar a necessidade de reforçar o jumper de conexão com uma tira fina de alumínio ou tubos de carbono. No primeiro caso, o amplificador pode ser colocado na cola e, no segundo, será necessário o uso adicional de fita adesiva. Será possível alinhar o elevador por meio de escoras, cuja função é desempenhada por raios finos. O capô pode ser construído com placas de forro retangulares recortadas com laterais de 7 e 30 centímetros. O fragmento resultante é aplicado no nariz da aeronave, enrolado e colado com fita adesiva.


Como acabamento, os modeladores são incentivados a lixar cuidadosamente toda a estrutura, remover a cola restante e tratar a superfície com um primer. Em seguida, você precisará pintar (2-3 vezes) o corpo em alguma tonalidade básica. Usando cores vivas, é recomendável decorar a superfície do plano com linhas abstratas ou copiar o desenho de um modelo da vida real. A precisão e uniformidade das linhas podem ser alcançadas se você usar fita de papel.
O plano acabado é coberto com um verniz fosco para a fixação do revestimento.


Belos exemplos
O modelo mais simples de um avião de compensado pode ser feito mesmo sem nenhum desenho. Porém, o resultado é um excelente brinquedo que atrai pela sua aparência natural. Um "destaque" especial do design é dado pela ausência de cantos agudos, bem como a hélice giratória e as rodas giratórias.

A aeronave de ataque IL 2, montada em madeira compensada, parece muito impressionante. Um grande número de pequenos detalhes, incluindo janelas recortadas, tornam a "imagem" completa. O avião não é pintado e apenas coberto com verniz incolor, mas nas asas é copiado o desenho de uma maquete real.

Outro avião de contraplacado, totalmente pintado com cores vivas, e até uma cabina de pilotagem desenhada na sua superfície. Apesar do fato de que o design do modelo é o mais simples, tal embarcação parece bastante impressionante.

Para obter informações sobre como fazer um avião de compensado, veja o próximo vídeo.