Cobertores e colchas

Escolhendo um fio para um cobertor

Escolhendo um fio para um cobertor
Contente
  1. Variedades com composição natural
  2. Fio artificial
  3. Critérios de escolha

Tricotar é um hobby bastante comum e, certamente, muitas pessoas sonham em tricotar um cobertor quente.... É agradável esconder com um produto tricotado numa noite fria de outono ou inverno, e se também for tricotado com as próprias mãos e, além disso, para os entes queridos, traz duplo prazer.

Para quem não sabe por onde começar, diremos no artigo como escolher o fio certo para uma manta, em que fio parar - artificial ou natural, e também quais são os critérios principais na escolha.

Variedades com composição natural

O fio natural é uma ótima opção para uma manta artesanal. É melhor usar em produtos infantis, o principal é que a composição não provoque reação alérgica. Existem muitas variedades de fios em que predominam as fibras naturais. Vamos nos concentrar nas opções mais populares.

  • Fios de algodão boas para padrões de renda, são bastante “dóceis” e flexíveis no trabalho. O tricô de algodão pode ser bem denso - esse tecido fica próximo à base do tricô.

É um excelente material para cobertores e envelopes para recém-nascidos que recebem alta da maternidade.

  • Fio de algodão mercerizado mais resistente do que apenas algodão e tem uma tonalidade brilhante. A colcha tricotada ficará densa, um pouco "espinhosa", mas será boa de limpar. Esse tecido de malha não deforma quando aplicado.
  • Fios de lã É um composto universal para tricotar colchas de qualquer tamanho e espessura. Tanto os cobertores de renda mais finos quanto os cobertores grossos são tricotados com fios de lã. Para a primeira opção, escolha uma lã merino macia com uma estrutura delicada. É classificado como material hipoalergênico, portanto, fique à vontade para levar cobertores para recém-nascidos e cobertores de bebê para envelopes.
  • Linho felpudo tricotar com lã de alpaca ou angorá - estes materiais são muito agradáveis. Com esse cobertor em qualquer casa, ficará mais quente e mais confortável, e a noite não será tão fria.
  • Se você quiser colchas quentes volumosas, por exemplo, com tranças, você precisa de fios lã de ovelha... Um fio de espessura média na tecelagem de grandes padrões cria um bom volume do tecido de malha. Essa é uma aposta segura nesses casos.

Mas a partir de fios de lã grossos (supergrossos e até gigantes), eles tricotam uma tela com o padrão mais simples: pode ser uma malha tricotada ou uma frente. As agulhas de tricô também são escolhidas em tamanhos grandes, e o produto parece especialmente impressionante, com grandes laços de ar.

A propósito, um cobertor com esses fios pode ser tricotado simplesmente à mão, sem o uso de agulhas de tricô. Mas você deve estar preparado para o fato de que um produto feito de fios de lã grossos é pesado, volumoso, e você terá muita dificuldade em cuidar de tal produto.

Fio artificial

Vejamos mais de perto as opções de fios com fibra artificial.

Fio acrílico

Pode ser uma alternativa à lã. Este fio macio e leve está disponível em uma ampla gama de cores e tonalidades. Mas deve-se ter em mente que o acrílico é classificado como um material sintético, que tem baixa permeabilidade ao ar (embora neste caso possa ser bom, sob tal manta fica muito quente). Além disso, os sintéticos são pouco permeáveis ​​à umidade e retêm odores. Mas não pica, é fácil cuidar de um produto tricotado de fios acrílicos: pode ser enrolado até na máquina de lavar automática, não se forma grânulos sobre ele.

Se você tricotar uma manta de fio acrílico, ela vai durar muito e será barata, já que esses fios são relativamente baratos. Assim, não descartamos este tipo de fio e estudamos cuidadosamente as informações do fabricante na etiqueta da meada para escolher a quantidade certa de agulhas de tricô ou de crochê.

Fio de veludo

Também é chamado de pelúcia (à base de acrílico ou viscose). Este fio tem uma estrutura incomumente fofa com vilosidades bem aderentes... Os fios lembram peles artificiais, embora, além dos sintéticos, a fibra de algodão às vezes seja encontrada na composição.

Tópicos Alize Puffy

Este fio da categoria “pelúcia” se distingue como uma linha separada para a confecção de cobertores. A peculiaridade do fio é que ele vem com laços preparados e ferramentas de tricô não são necessárias para tecer - você só precisa enfiar os laços de acordo com o padrão.

Microfibra

O fio também é adequado para tricotar uma bela colcha com um padrão decorativo. Embora também seja sintético, este fio tem boa respirabilidade.

A propósito, as vilosidades desse fio são 40 vezes mais finas do que as fibras de lã, um produto tricotado de microfibra é fofo e agradável, e não encolhe.

Nylon

O náilon tem propriedades semelhantes ao acrílico, mas o náilon 100% geralmente não é usado para tricotar uma manta. Nesta opção, é melhor escolher um fio mesclado no qual estará presente o fio de náilon para dar mais resistência ao produto.

Fio misturado

É uma fibra natural com aditivos sintéticos. Essa mistura é uma ótima opção para tricotar uma manta. A linha mista é barata, muito conveniente de se trabalhar e dela se obtém produtos de alta qualidade.

Quando se trata de um cobertor versátil que pode ser usado para cobrir, fazer a cama e levá-lo com você, geralmente não se escolhe apenas lã natural ou fio sintético puro. O ouro médio, neste caso, é o fio misturado.

Por exemplo, combine acrílico com mohair ou merino. Uma combinação de fios de náilon e lã merino também funcionará. A escolha do fio também depende de vários critérios. Vamos prestar atenção nas nuances mais importantes que devem ser levadas em consideração antes de começar a tricotar uma manta.

Critérios de escolha

O fio para uma manta de malha não é considerado apenas com base no custo do fio e sua cor. Eles são determinados com o modelo e padrão da futura manta. Também é necessário decidir sobre o método de tricô e, finalmente, sobre o propósito da coisa futura.Vamos considerar esses critérios em detalhes.

Compromisso

A quem e com que finalidade tricota uma manta - a finalidade doméstica do produto é de grande importância, inclusive na escolha de um fio para a sua confecção... Ao tricotar uma colcha mais leve, você obtém uma opção versátil. Com esse modelo, você pode se abrigar na cama e simplesmente se enrolar sentado perto da lareira em uma noite de inverno. Ou você pode jogar esse cobertor sobre uma poltrona ou cama como cobertura. Mas os produtos feitos de fio grosso acabam sendo muito pesados, então você dificilmente quer se enrolar neles ou se esconder com eles. Muito provavelmente, jogue-o no chão em vez de um tapete, ou use-o como um elemento decorativo do interior (em uma cama, poltrona, no chão).

Um tópico separado são cobertores para crianças. Devem ser leves, macios e confortáveis ​​para que seja fácil colocar o bebê no carrinho ou berço e, às vezes, até envolvê-lo nele. Portanto, um cobertor de bebê é tricotado com fios finos.

Temporada

A sazonalidade é um fator importante na aplicação do futuro produto acabado. Decida em que época do ano você precisa de um cobertor, a escolha dos fios também dependerá disso. Se você está planejando um cobertor para uma noite de sono no verão, opte por fios de algodão. Neste caso, opte pelo algodão puro, os fios de algodão mercerizado não funcionarão devido à sua estrutura rígida. Se você quiser se esconder ou se enrolar em um cobertor nas noites chuvosas do outono, compre fios de lã. Isso vai trazer aconchego e aconchego para a casa.

As mantas de inverno também são tricotadas com fios de lã, só que mais grossas que as de outono. O tricô também é escolhido para ser volumoso, por exemplo, tranças, outras tecelagens grandes. E não se esqueça de prestar atenção na cor dos fios: para as colchas de inverno, dê preferência às cores quentes.

Ferramenta de tricô

Na hora de comprar fio, você já deve saber qual modelo de xadrez escolheu, em que técnica e com que padrão, bem como com que ferramenta vai tricotar: agulhas de tricô ou crochê. Ao escolher os fios, você precisa levar em consideração as características desses principais elementos de trabalho. Você pode tricotar com agulhas de tricô tanto com aberturas quanto com tranças, ou seja, qualquer motivo: tanto os padrões leves quanto os volumétricos complexos. Dependendo do tamanho (espessura) das agulhas de tricô, o fio é selecionado. Ideal quando as agulhas têm o dobro da espessura dos fios, mas nem sempre é possível "encaixar" assim.

Se o fio já foi comprado ou se você comprou na loja e deseja tricotar uma manta, escolha a quantidade de agulhas de tricô tricotando pequenos desenhos. A escolha das agulhas de tricô emparelhadas ou com conexão circular depende do tamanho da manta. A agulha de crochê também é bastante popular e muitas pessoas escolhem esta ferramenta para fazer crochê. Mas com a ajuda dele, outros padrões também podem ser tricotados, por exemplo, quando você precisar digitar colunas ou meias colunas - isso não funcionará com agulhas de tricô.

Os fios de crochê também são escolhidos de acordo com a proporção da espessura da ferramenta e do fio. Os fabricantes geralmente escrevem nas meadas suas recomendações sobre o número de tricô. Existem tabelas separadas na Internet. Mas você pode fazer isso por meio de medidas usuais: é necessário que a lançadeira "agarre" livremente o fio, e não deve se sobrepor à ponta da lançadeira. As próprias mãos podem se tornar a ferramenta para tecer.

Esta técnica virou moda recentemente: para criar uma manta, não é necessário saber tricotar ou fazer crochê. Esses elementos geralmente não são necessários ao trabalhar com as mãos. Escolha os fios mais grossos para esse tipo de tricô - estes podem ser encontrados em lojas especializadas recentemente.... As agulhas de tricô também são vendidas por fios gigantes, mas mesmo assim um cobertor feito à mão acabará sendo mais exuberante e volumoso.

Desenhando

O motivo de tricô pretendido é um dos fatores principais na escolha de um fio para uma manta. Nem todo desenho será perfeito se você usar a linha errada. Para perfurações, será um fio leve, possivelmente com penugem para dar ao produto uma leveza. Somente se estivermos falando de linhas claras em um padrão, por exemplo, em uma renda, o penugem será impróprio, pois suavizará o padrão e esconderá o orifício. Em outros casos, a pubescência pode ocultar erros no tricô e dar ao cobertor uma maciez especial.Os adultos certamente apreciarão isso, mas os bebês não precisam tricotar uma manta fofa: isso pode causar coceira, irritação na pele e é perigoso se as vilosidades entrarem no nariz ou na boca durante o sono.

Neste caso, use a composição natural dos fios sem adições. Para a tecelagem volumétrica (tranças, tranças e outras), serão necessários fios de espessura média. Como regra, esses produtos são tricotados com fios de lã e têm um aspecto muito impressionante. Para a técnica do estilo patchwork da moda, você pode escolher qualquer fio tanto em espessura quanto em cor (e geralmente são vários fios multicoloridos)... Quando vários fios são usados ​​para tricotar uma manta, todos devem ser da mesma qualidade e da mesma espessura.

A combinação de fios finos com fios mais grossos ou de lã com algodão resultará em uma estrutura de tecido de malha feia.

Velocidade de tricô

A duração do tricô depende não apenas do tamanho do produto pretendido, mas também do padrão e do fio que você escolher para trabalhar. Claro, você também precisa levar em conta a disponibilidade de tempo livre, quanta paciência você tem para sentar atrás das alças, qual é o nível de proficiência em tricô (crochê). Mas definitivamente será mais rápido tecer um cobertor com um fio gigante com um lenço simples ou pontos de malha do que trabalhar com um padrão de aberturas complexo de um fio fino.

Portanto, no primeiro caso, pode demorar apenas uma noite ou várias horas, especialmente se for feito à mão. E para fazer uma manta de renda com a melhor fibra merino, você terá que trabalhar muito durante um mês inteiro, ou até dois - realmente depende do seu temperamento e paciência. Portanto, antes de realizar trabalhos como o de tricotar uma manta (manta ou colcha), é preciso considerar com atenção todos os pontos, além de levar em consideração as características e propriedades de cada fio.

sem comentários

Moda

a beleza

casa