Cobertores e colchas

Como escolher e cuidar de um cobertor de lã?

Como escolher e cuidar de um cobertor de lã?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Projeto
  4. Dicas de Seleção
  5. Fabricantes
  6. Como cuidar?

Um cobertor original feito de lã natural é um item indispensável para qualquer interior moderno: você pode colocá-lo em um sofá, cama, sofá ou poltrona, e então ele se tornará um toque atraente e adicionará conforto a toda a casa.

Peculiaridades

Os têxteis de lã são extremamente populares: são quentes, duráveis, amigos do ambiente e muito fáceis de cuidar. Os materiais naturais costumam ser difíceis de tingir, por isso a escolha das mantas de lã se limita às cores naturais: cinza, branco e preto, marrom e bege.

Os animais dos quais é tosquiada a lã (ovelhas, camelos, merino e outros) pastam livremente nos prados verdes. A lã tosquiada é armazenada em um recipiente seguro e rapidamente vai para a produção. A lã tem propriedades insuperáveis:

  • calor natural;
  • Amizade ambiental;
  • higroscopicidade;
  • uma maravilhosa sensação de segurança;
  • visão apresentável.

Materiais (editar)

Para a produção de produtos de lã de alta qualidade, podem ser selecionados materiais de diferentes animais, mas, ao mesmo tempo, quaisquer matérias-primas utilizadas diferem em suas características.

  • Lã de ovelha. Um dos materiais mais baratos e, portanto, o mais popular. Cobertores feitos de lã de ovelha quente não são nem um pouco espinhosos. É melhor escolher esses cobertores para as noites frias de baixa temporada, além disso, eles vão aquecer perfeitamente seu dono no verão frio.
  • Devido à sua estrutura fina, a lã de ovelha da Nova Zelândia será capaz de reter a maior parte do ar e, portanto, atuará como um termostato natural. Nas noites de inverno com esses modelos, é muito quente e, no verão, nem um pouco. A vida útil desses produtos é de mais de 20 anos.
  • Merino para baixo e lã. Merino é uma raça especial de ovelhas de pêlo fino. Os têxteis ficam muito mais arejados, surpreendentemente macios e com uma elasticidade máxima. Tal manta mantém perfeitamente a temperatura mais aceitável para o corpo humano e ao mesmo tempo perfeitamente “respira” e seca muito rapidamente. Outra vantagem indiscutível é que a lã merino não é eletrificada. O melhor é a lã merino australiana. Faz lindos cobertores de malha grossos.
  • Cashmere. Esse tipo de material só pode ser obtido com a delicada penugem das cabras da Caxemira. Sua pelagem é surpreendentemente fina, arejada, quente e muito delicada ao toque. As colchas de cashmere são um item de status para um interior luxuoso. O preço desses modelos é extremamente alto e eles exigem uma atitude cuidadosa com eles próprios - esse material pode ser facilmente danificado.
  • Lã de camelo. O mais quente de todos os materiais oferecidos. Vai aquecê-lo, muito leve e macio. Um cobertor feito de penugem de camelo ou lã é a melhor escolha para o inverno frio da Rússia, ele irá substituir perfeitamente o cobertor pesado de costume. No entanto, esses cobertores são quase impossíveis de pintar bem e, portanto, eles diferem apenas em tons de marrom-bege naturais.
  • Lã de alpaca. Um dos materiais mais duráveis ​​e bastante densos, ótimo para o inverno. A lã da alpaca tem uma composição única: os ácaros ou as mariposas não começam nela. Esses produtos têm uma paleta de cores rica - mais de 20 tons.
  • O fio de lã de iaque também é muito macio e quente, atrai com qualidades úteis. Esses produtos não enrugam, eles se aquecem perfeitamente. Além disso, a lã de iaque é muito delicada e fina, os produtos são caracterizados pela resistência e longa vida útil.

Na produção de modelos de misturas de lã, uma combinação de fibras sintéticas e naturais pode ser usada para agregar as vantagens de 2 materiais ao produto ao mesmo tempo.

Projeto

O design do produto deve ser idealmente combinado com qualquer interior de uma casa moderna.

Para os clássicos, um modelo de aparência discreta é adequado. É melhor que o produto monocromático seja um tom e meio mais claro do que a decoração geral da sala selecionada.

Têxteis em cores clássicas claras ou brancas são selecionados para um estilo minimalista e provençal francesa, habitação escandinava e clássicos. Variações escuras são ideais para um loft ou alta tecnologia, enquanto peças brilhantes complementam uma ideia de design boho ou pop art ousada.

Um bloco de cores é uma combinação de grandes “blocos” de cores contrastantes em um modelo. As mantas neste estilo parecem criativas, são extremamente versáteis.

A estampa clássica para o xadrez moderno é o famoso padrão xadrez escocês. Esta opção é adequada para casas de campo, bem como para decorar quartos em estilos juvenis da moda.

As mantas também são produzidas com padrões geométricos: ziguezagues inesperados, até círculos, ondas originais, listras estilosas. Esses modelos são selecionados para decoração fria, e opções contidas nas soluções mais neutras são adequadas para o design do estilo minimalista.

Desenhos com imitação da cor de vários animais, bem como com imagens de plantas - essa é uma decisão muito ousada, mais adequada para o estilo boho.

Impressões o mais parecidas possível com luxuosos tapetes da Pérsia ou tapeçarias trançadas da Ásia também são escolhas muito eficazes. É verdade que o bairro com tal decoração não suportará nenhum interior acabado, mas apenas estilos como o Art Déco ou o minimalismo japonês, que são populares hoje.

É melhor escolher um tipo decorativo de manta de parâmetros superdimensionados - um produto largo ou longo pode trazer desarmonia ao design de interiores. Cobertores grandes de malha são mais bem comprados para dormir em grande escala, não para poltronas.

As formas populares incluem modelos em forma de retângulos e quadrados. Os cobertores das crianças têm cantos arredondados. Cada empresa tem suas próprias variações originais de execução de mantas.

Dicas de Seleção

Para conseguir um bom cobertor, primeiro decida para que propósito ele é necessário.

  • Se você comprar um produto para decorar sua decoração, siga os critérios de tamanho e composição. O material deve ser facilmente lavado. Também deve ser resistente ao desgaste.
  • Escolhendo uma manta para um verão frio ou inverno glacial, nos concentramos na espessura do produto.
  • É muito importante avaliar o estado das dobras da manta comprada. Se a pilha cair ou limpar rapidamente, este produto não durará muito.
  • Preste atenção especial à qualidade do acabamento. A orla deve ser bem costurada, dobrada, pode ser processada com fita ou trança, às vezes com franja. A costura em boas roupas deve ser perfeitamente reta.
  • Observe atentamente o padrão: você deve ver simetria nele.
  • Visualize toda a superfície do produto: uma textura lisa, uniforme, quase uniforme confirma sua qualidade.
  • O cobertor deve se adequar ao toque e externamente.
  • As cores e as imagens devem corresponder idealmente ao design geral da sala. O xadrez pode ser combinado com sucesso com móveis ou cortinas, com papel de parede. Se o interior for muito claro, escolha produtos monocromáticos ou com cores suaves.
  • A delicada lã de cordeiro é adequada para crianças.

Fabricantes

Os melhores fabricantes de cobertores hoje.

  • Paters. Empresa letã, cuja produção combina clássicos e tendências da moda moderna. O fio natural (geralmente lã da Nova Zelândia) é considerado um material popular. É caracterizada por cabelos finos que podem reter muito ar.
  • Biederlack. Empresa alemã que produz cobertores em delicada caxemira e lã de ovelha. As mantas feitas de materiais naturais ou artificiais distinguem-se pelo seu design marcante.
  • "Lã". Os cobertores desta marca são muito quentes e macios. A fábrica da Rússia apresenta 20 coleções atuais, podendo escolher produtos em 160 cores, nos 5 tamanhos mais populares. Usa-se lã de ovelha e camelo e, para baixo, lã de alpaca.
  • IncAlpaca. Em 1996 foi fundada a IncAlpaca TPX SA, produzindo mantas de lã de alpaca. O catálogo contém produtos combinados de lã e sintéticos e modelos feitos de lã 100% peruana.
  • Steinbeck. Os cobertores Steinbeck da Alemanha também são bem conhecidos. Os "fornecedores" de lã são 2 tipos de animais: alpaca e ovelha. O Baby Alpaca é altamente considerado pelos profissionais por sua incrível suavidade e propriedades térmicas.
  • Johnstons of Elgin. Esta empresa escocesa é conhecida como o maior fabricante de tecidos nas cores clássicas da Escócia, bem como o fornecedor oficial do Tribunal de Sua Majestade o Príncipe Charles. Se você quiser comprar cobertores xadrez de cashmere luxuosos de verdade, deve se familiarizar com a rica variedade desta empresa.

Como cuidar?

É necessário limpar regularmente o cobertor de lã do pó acumulado e, para limpá-lo de forma eficiente em casa, pode-se usar uma escova de roupa comum.

Em princípio, os modelos de lã só podem ser lavados à mão. Em uma máquina de escrever, o produto pode ser tão danificado que resta apenas para jogá-lo fora ou usá-lo em casos excepcionais. Uma tinturaria profissional irá ajudá-lo a limpar este tipo de produto.

Para a lavagem das mãos em casa, a água deve ser fria e também são usados ​​detergentes neutros. Não dá para torcer os produtos, é preciso que a água escorra sozinha.

Se, no entanto, decidir lavar uma manta de semilã na máquina de lavar, selecione o modo mais delicado, sem centrifugar a baixa temperatura, por no máximo 35 minutos. Após a lavagem, não se deve apertar a manta, é necessário que ela mantenha o máximo possível sua forma. É preferível secar naturalmente à temperatura ambiente e na horizontal (para preservar a sua estrutura). No verão você pode secá-lo ao ar livre se o tempo estiver nublado e ligeiramente úmido, e no inverno você pode retirá-lo em neve limpa.

É melhor armazenar esses produtos em uma caixa de papelão ou simplesmente enrolá-los. Não embrulhe cobertores de lã em filme plástico.

sem comentários

Moda

a beleza

casa