Cobertores e colchas

Escolher e cuidar de uma colcha de tapeçaria

Escolher e cuidar de uma colcha de tapeçaria
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Projeto
  5. Como escolher?
  6. Como cuidar?

As colchas em tapeçaria - jacquard, para uma cama de 220x240 cm e com outros indicadores de comprimento e largura - são sempre apreciadas pelos conhecedores de têxteis-lar de alta qualidade. A composição do tecido é padronizada de acordo com GOST, nela prevalecem sempre as fibras naturais e os diferentes métodos de tecelagem dos fios permitem obter uma decoração original na superfície do tecido. Antes de escolher as colchas em tapeçaria sólida e multicolorida para sua casa, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as características e benefícios desses produtos.

Peculiaridades

As colchas de tapeçaria são feitas de um material especial também conhecido como treliça. É tecido à mão ou à máquina, usando fios de seda ou lã para criar padrões em uma base mais densa. Sabe-se que tapeçarias eram usadas no antigo Egito. Mas este tipo de arte decorativa ganhou seu nome moderno e grande popularidade na França.

Telas de tapeçaria modernas são produzidas de acordo com GOST 24220-80. São classificados como tecidos para estofamento de móveis, a composição do material e a densidade, bem como as tecnologias de produção são padronizadas neste documento. A base das colchas, que são feitas de tapeçaria, são as fibras do semilã ou do linho, além do algodão puro.

Você pode encontrar produtos feitos de poliéster, viscose e acrílico, seda natural, lã pura.

A característica mais importante da tapeçaria é sua densidade. O mesmo material é usado para cobertores e estofamento de móveis. Possui densidade de 250 a 350 g / m2.

Outros benefícios das colchas de tapeçaria.

  1. Resistência ao vinco. O material praticamente não é suscetível à formação de vincos, rugas.Mesmo quando dobrada por um longo tempo, a tapeçaria se desdobrará facilmente depois de ser desenrolada.
  2. Resistência ao desgaste. Sujeito à tecnologia de produção, um produto têxtil com estrutura em três camadas servirá ao seu proprietário por décadas sem perder sua atratividade.
  3. Preservação da cor. Mesmo em contato com os raios solares, o material não queima muito rapidamente. No quarto ou na sala de estar, ele não é ameaçado por tais problemas. Se você seguir as regras de cuidado, um tecido de uma única cor ou um padrão multicolorido não mudará sua cor.
  4. Resistência à deformação. As fibras do tecido não esticam. A colcha mantém suas dimensões originais bem sem encolher.
  5. Bela textura. O material, embora não tenha a maciez de produtos fofos, é muito agradável ao toque. Sua estrutura original e composição natural permitem não sentir desconforto ao contato.

As colchas de tapeçaria protegem bem os móveis de danos e garras de animais afiadas. Eles não permitem que a umidade passe muito rapidamente e são adequados para casas com crianças pequenas.

Visualizações

Todas as colchas de tapeçaria são feitas na técnica de tecelagem jacquard. Existem de 3 a 5 a 6 camadas separadas, conectadas entre si na máquina ou manualmente. O ornamento não é formado pela coloração das telas acabadas - em vez disso, o padrão é imediatamente criado a partir de fios de cores diferentes, tecendo-os em padrões complexos.

A tapeçaria mais comum é unilateral - é mais barata de fabricar, os itens com duas faces são mais caros.

Além disso, as colchas são dos seguintes tipos.

  • Camada única. Na composição de tais têxteis, existe apenas um tipo de tecido. A tapeçaria pode ser tecida de algodão com a adição de lã, seda, poliéster. Nos produtos baratos, a participação das fibras sintéticas chega a 70%, na mais alta qualidade não passa de 30%.
  • Alinhado. Estas colchas são feitas de 2 tipos de tecido. A parte inferior é representada por um forro de veludo, a parte superior é uma tapeçaria. Essa combinação permite que o produto seja utilizado como cobertor, escondendo-se com ele e evita que escorregue da roupa de cama.

Estas são as principais variedades encontradas no mercado. Além disso, a capa pode ser classificada por finalidade: para um berço, sofá, cama com 1 ou 2 beliches.

Dimensões (editar)

A gama de tamanhos das colchas de tapeçaria não é muito grande. Eles são produzidos principalmente em 3 categorias principais:

  • simples, com 190 ou 200 cm de comprimento e 1 m de largura;
  • um e meio (para roupa de cama 1,5 e camas), 150x200 ou 150x210 cm;
  • duplo, com dimensões 220x240 cm.

As coberturas de cama de bebê têm 80-100 cm de largura e 140-160 cm de comprimento.

Projeto

Belos produtos de tapeçaria, criados à mão ou à máquina, mesmo em um design monocromático, parecem muito decorativos devido à intrincada tecelagem dos fios. O design dessas colchas pode ser bastante variado, lembrando patchwork ou outros artesanatos populares. Borlas ou franjas nas bordas dão a essas capas uma aparência de poncho.

Produtos com ornamentos étnicos parecem muito interessantes: indiano, peruano, caucasiano, no estilo russo. Esse cobertor se parece mais com um tapete, tem um padrão complexo na superfície. O ornamento de círculo concêntrico é bastante popular entre os fabricantes modernos. Esses produtos são decorados com cores vivas e variadas. Padrões animalescos, florísticos, abstratos, suaves e brilhantes, cativantes, não parecem menos interessantes.

Como escolher?

Há muitos fatores a serem considerados ao escolher a colcha de tapeçaria certa.

  1. Objetivo do produto. Modelos com forro macio são usados ​​para cobertura, eles podem ser usados ​​como manta. É comum colocar uma tapeçaria de camada única sobre uma cama ou móveis estofados. Itens pequenos podem ser colocados em um trocador ou em um carrinho como uma base rígida.
  2. Espectro de cores. Produtos muito brilhantes e coloridos serão adequados apenas em interiores decorados em estilo étnico. Cores pastéis e calmas no quarto são muito mais apropriadas.
  3. Execução. Os modelos mais resistentes e duráveis ​​são considerados com duas camadas de tecido e uma borda larga em todo o perímetro. Uma tapeçaria natural de qualidade com uma estrutura de camada única também dura muito. Produtos com alto teor de fibras sintéticas são considerados os mais frágeis.
  4. Projeto. Uma capa de cama ou sofá deve ser diferente dos restantes elementos de decoração, caso contrário, os têxteis-lar irão simplesmente fundir-se com o fundo geral de cortinas, tapetes e perderão a sua singularidade e expressividade. Este material é verdadeiramente único, pode se tornar um detalhe de destaque no interior. Você não deve ser privado desta vantagem.
  5. A proporção e a presença do padrão. Nos quartos pequenos, vale a pena escolher colchas em cores claras com pequenos detalhes ornamentais ou em fundo liso. Em uma sala espaçosa, você pode comprar colchas, móveis estofados com um padrão maior. A abundância de detalhes decorativos - folhos, rendas - não combina com a tapeçaria, torna-a antiquada.

É igualmente importante considerar ao escolher uma colcha e o tamanho do móvel. Ele deve cair livremente das laterais da cama, atingindo a borda de sua estrutura e, se necessário, até o chão.

Como cuidar?

Todos os produtos de tapeçaria passam por um processamento especial durante a produção. Eles são impregnados com um composto protetor que reduz o risco de poeira e outros contaminantes se depositarem na superfície. Isso facilita muito o processo de cuidado dos tecidos, mas não elimina completamente a necessidade de lavagens periódicas e remoção de manchas.

Existem regras aqui.

  1. Você pode lavar tecidos de tapeçaria à mão ou em uma máquina de escrever em uma temperatura não superior a +30 graus Celsius. Vale a pena considerar que um produto úmido adquirirá peso significativo. É necessário pensar com antecedência nas características de sua fiação e secagem.
  2. As manchas podem ser removidas localmente. Para isso, vale a pena usar produtos especiais na forma de sprays ou espuma ativa. Você pode escolher uma composição adequada no departamento de produtos químicos domésticos. É necessário verificar o novo produto no canto do tecido, onde é menos perceptível.
  3. Geralmente, não é necessário passar a ferro. Com fortes vincos, são tratados com ferro aquecido a 100 graus.
  4. Um cobertor muito sujo pode ser lavado a seco.
  5. No verão e no inverno, a colcha deve ser ventilada ao ar livre. Basta uma vez por temporada. Pendure o produto têxtil fora da luz solar direta.

Seguindo todas as recomendações, você pode estender significativamente a vida útil de sua colcha de tapeçaria favorita. Vale a pena considerar que se as fibras do tecido forem danificadas, não será mais possível restaurar o padrão, mas você pode fazer um reparo caprichado pelo método de cerzido, escolhendo fios de cores semelhantes.

1 comentário

Eu amo muito as tapeçarias, elas são lindas e criam um aconchego na casa. Obrigado pelos detalhes do atendimento.

Moda

a beleza

casa