Platina

Como determinar a autenticidade da platina?

Como determinar a autenticidade da platina?
Contente
  1. Como distinguir da prata?
  2. Diferenças de ouro e outros metais
  3. Como determinar a autenticidade em casa?

A platina é um metal precioso nobre. Os produtos feitos a partir dele são muito populares. É importante entender como ele se destaca entre os outros metais e em que parâmetros os supera.

Como distinguir da prata?

O custo da prata é muito mais baixo em comparação com a platina, por esse motivo, fabricantes inescrupulosos consideram os itens de prata um metal nobre caro.

Uma tentativa de vender uma rede massiva a um custo democrático indica a probabilidade de engano.

A platina pode ser identificada e distinguida do metal prata por vários parâmetros, tais como:

  • Cor;
  • peso;
  • resistência ao ataque químico;
  • densidade;
  • resistência ao calor.

    Na aparência, esses metais são semelhantes, mas se você olhar de perto, pode notar a diferença nos tons. A prata tem uma tonalidade cinza, enquanto a platina é mais clara e brilhante.

    Se você tem uma balança em casa, pese os metais. Ao determinar a massa dos produtos, o erro deve ser mínimo. Compare o peso das joias de prata e platina (devem ter aproximadamente o mesmo tamanho). A platina é mais pesada, então a diferença de peso com uma amostra de prata semelhante será significativa.

    Não se pode descartar que a joia seja feita de uma liga de prata e outro metal pesado, por exemplo, o ródio, mas é mínima. Essas substâncias também são muito caras, raramente são encontradas na natureza e esses materiais não são usados ​​na produção de produtos falsificados.

    A platina é classificada como um metal duro e as joias de prata mudam de forma mesmo com um leve impacto externo. Se a superfície de um item deformar depois que uma força foi aplicada a ele, as chances são altas de que ele não seja feito de platina.

    As joias de platina são mais densas do que as joias de prata. Se você colocar a amostra em um recipiente com água e medir a quantidade de líquido que ela desloca, e então dividir a massa do produto pelo valor resultante, o valor deve ser cerca de 21,45. Essa densidade é possuída pelo metal puro de platina, desprovido de impurezas.

    Não custa nada tentar joias de platina e prata no dente. Não haverá nenhuma impressão na platina, mas sim na prata. Isso se deve à maior densidade do metal da platina.

    Outro teste para determinar a diferença é feito com um ovo podre. Ornamentos feitos de metais diferentes são aplicados alternadamente a ele. A prata ficará preta sob a influência do sulfeto de hidrogênio, mas nada acontecerá com a platina.

    A platina é refratária e pode ser segurada com segurança sobre o fogão. Se o contato com o fogo durar pouco, não haverá tempo para aquecer adequadamente. Você não vai se queimar com tal decoração. A prata aquece rapidamente, por isso o risco de queimar é alto.

    Diferenças de ouro e outros metais

    O ouro pertence à categoria dos metais macios. Em contraste, a platina é muito mais forte e densa, mais resistente ao desgaste. E pesa mais. O ouro é mais fácil de deformar, os itens de platina são mais práticos. A platina é mais clara, as barras de ouro e as joias têm uma tonalidade cinza ou amarelo-acinzentada.

    Para dar aos produtos de ouro branco uma brancura e brilho característicos, força adicional, eles são freqüentemente cobertos com uma camada de ródio de um tom branco prateado.

    Suas propriedades são as mais próximas possíveis das da platina.

    O ródio tem uma aparência atraente e não desbota, não muda de cor com o tempo. É mais resistente a arranhões do que ouro macio. A única desvantagem de tal revestimento está associada à sua abrasão, que leva ao amarelecimento do produto. Recomenda-se que este revestimento seja renovado a cada poucos anos por um joalheiro. Platinum não requer processamento adicional, ela já tem uma tonalidade branco prateada.

    Outra diferença é o preço. Anteriormente, os itens de platina eram mais baratos do que os de prata. Hoje, as joias feitas desse metal custarão muito mais do que um análogo feito de ouro.

    Platina de outros metais, incluindo paládio, que se distingue pelo brilho branco puro. É caracterizado pela refratariedade e impermeabilidade a altas temperaturas.

    Se você levar um item de platina para uma fogueira, nada mudará, a cor permanecerá a mesma, mesmo o forte aquecimento não ocorrerá.

    Como determinar a autenticidade em casa?

    Para a platina pura, às vezes são distribuídas várias ligas, contendo-a em uma quantidade mínima, de modo que todo comprador deve saber como evitar erros ao escolher um produto de platina e reconhecer uma falsificação. Existem várias técnicas que podem ser usadas para determinar a autenticidade da platina. Em caso de dúvida, vale a pena fazer um teste com formulações especiais.

    Verifique como a amostra reage ao iodo. Se a cor de uma gota de um medicamento permanecer inalterada (escura) após a aplicação na superfície, a amostra está alta. Além disso, quanto mais rico for o esquema de cores, mais alto será.

    Para verificação de autenticidade, eles também usam “água régia”. O ácido clorídrico concentrado é combinado com o ácido nítrico na proporção de 3: 1. Essa mistura ajuda a dissolver metais, mas não é o caso da platina. As joias de platina imersas em uma solução não mudam sua aparência.

    A falsa "água régia" se dissolverá facilmente. Mas a solução deve ser usada fria, dissolve a quente e um produto de platina.

    A autenticação também é realizada com amônia líquida. Em contato com metais, provoca enegrecimento de sua superfície, mas isso não acontece com a platina.

    Também é resistente a influências magnéticas. Se um ímã atrai um produto, significa que a quantidade de metal precioso nele é baixa ou totalmente ausente.... A maioria dos fabricantes de joias os completa com travas de mola de aço. Esse mecanismo é encontrado em correntes e pulseiras. Se presente, o ímã atrai apenas a trava.

    Em casa, você pode realizar outro teste seguro com o objetivo de estabelecer a autenticidade do produto. Despeje água com sal dissolvido em um recipiente de metal e coloque a amostra a ser testada na solução. Conecte uma lata ao negativo de uma bateria comum e o produto testado ao positivo.

    No caso de uma falsificação, um precipitado se forma na solução, tornando-a turva. Se o produto for realmente feito de metal precioso, a solução não perderá sua transparência, mas começará a sintetizar cloro. Sua aparência é evidenciada por um cheiro pungente.

    Os métodos listados não garantem um resultado de 100%, é aconselhável utilizá-los como complemento do aconselhamento profissional. Para verificar a autenticidade do metal, é melhor usar equipamentos especiais que os joalheiros possuem.

    Para obter mais informações sobre platina e sua autenticidade, consulte o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa