Que amostras e marcas de platina existem?
Recentemente, a demanda por joias feitas de platina de alto grau só aumentou. Este metal com parâmetros químicos e físicos únicos possui excelentes qualidades estéticas. Na produção de joias use amostras de 850 a 950. Infelizmente, sem saber as diferenças em metais preciosos, você pode cair nas mãos de golpistas. Para evitar isso, vamos ver o que são as amostras e como a platina se distingue de outros metais preciosos e ligas.
Visualizações
A amostra da joalheria parece uma marca, mas um certo número é indicado. Este número é determinado pela proporção do próprio metal precioso para os componentes adicionais, é inserido em uma norma especial. E quanto maior esse número, mais puro é o metal. Os nomes são gravados nas decorações, onde, além do estigma, é colocada a marca do fabricante. O número da amostra é aplicado na parte interna do produto.
Algumas fontes indicam que a fineza da platina começa em 750, mas isso não é totalmente verdade. O metal nobre não tem essa composição - é ouro branco ou prata. Os produtos Platinum vêm em apenas 950 amostras.
Se você vir metal esterlino 925, essa chamada prata esterlina é uma das amostras mais procuradas em joias.
Como vocês sabem, a platina é utilizada não só na fabricação de joias, mas também na indústria de rádios, próteses dentárias, na fabricação de moedas comemorativas de metais preciosos, na indústria química.
Marcando
Todos os metais preciosos do mundo são medidos por vários sistemas de medidas. Na Federação Russa, nos países da CEI e na União Europeia, é adotado o sistema métrico, nos EUA e no Canadá - o sistema do quilate. A marcação para todas as ligas é a mesma e equivalente à amostra, é considerada a proporção do principal metal precioso para a mistura de metais e minerais adicionais por 1 quilograma da liga. Vamos dar uma olhada mais de perto na marcação desse metal precioso.
- 850. Em termos de quilates - 20 quilates. Nessa liga, 85% é platina e 15% são impurezas de cobre, cobalto, irídio e tungstênio. Metal prateado opaco. Sem saber, pode ser confundido com prata.
- 900. No sistema de quilates - 22 quilates. Ele contém 90% de platina e 10% de ligadura. Essa liga raramente é usada em joias. Metal prateado, de aparência fosca e brilhante.
- 950. no sistema de quilates - 23 quilates. Uma liga na qual 95% de platina e 5% de impurezas. Possui brilho intenso e alta durabilidade. PT950 está estampado nesta amostra. Principal matéria-prima para a indústria joalheira, dentaduras, moedas cunhadas como souvenirs.
- 999... Platina quase pura, impurezas inferiores a 1%. É usado na fabricação de lingotes medidos e em banco, bem como na indústria de equipamentos para fins especiais.
Como determinar?
Claro, existem muitos fraudadores no mercado de metais preciosos, mas você também pode determinar a autenticidade da platina em casa.
Aqui estão algumas maneiras eficazes. A platina, como qualquer metal, tem uma densidade específica, por exemplo, a densidade de 950 amostras é de 21,05 g / cm3. E se estiver em dúvida se suas joias são falsas ou não, você mesmo pode verificar. A densidade é determinada usando uma balança farmacêutica ou eletrônica especial e um recipiente medidor com água. Pesamos o produto e depois o colocamos em um copo medidor. Coletamos o volume de líquido que apareceu acima da marca com uma seringa, para que seja mais fácil descobrir o volume cúbico. Dividimos o volume de água pelo peso em gramas e olhamos a figura resultante.
Aproximadamente 21,05 - metal genuíno.
A próxima definição é muito simples. Necessário pingar uma solução de álcool de iodo na decoração. Na platina real, o iodo não clareia e é eliminado sem deixar marcas. Método para determinar a autenticidade da platina com água régia também existe. Vamos lembrar as aulas de química dos tempos de escola - a água régia dissolve a prata e o ouro, mas não a platina. A solução é feita na proporção de 1: 3 a partir dos ácidos nítrico e clorídrico. Também existe uma maneira usando amônia líquida. Quando um metal entra em contato com este líquido, traços escuros permanecem na superfície do metal, a única exceção é a platina.
Platina e prata são freqüentemente confundidas, então você precisa ser capaz de distinguir uma da outra.
- Com toda a semelhança de cores, a prata é mais opaca e fica coberta de uma flor com o tempo. A platina não mancha e permanece a mesma luz.
- A prata é quase 2 vezes mais leve que a platina. Pese aproximadamente as mesmas joias feitas de metais semelhantes - a prata será mais leve.
- Devido à sua alta densidade, a platina é muito resistente à deformação e danos mecânicos. É quase impossível deixar riscos ou amassados, com uma decoração prateada será o contrário.
- A platina refratária não escurece se for aquecida com fogo aberto, quase não esquenta. Para derretê-lo, você precisa de um equipamento especial de derretimento. A prata é fácil de derreter.
Existem também diferenças significativas entre ouro branco e platina.
- O ouro branco pesa menos que a platina, pois os itens de ouro são marcados com 750 de finura e o peso do metal é mais leve.
- O ouro, sendo uma liga de ouro e prata, níquel ou paládio quando usado, pode causar uma reação alérgica. Platinum não tem esse fenômeno.
- O ouro, assim como a prata, está sujeito à deformação, embora em menor grau. Platinum é muito mais estável.
- A platina tem uma cor ligeiramente mais opaca do que o ouro.
A decisão de comprar uma peça de platina é com você, mas esse metal e as joias feitas a partir dele ainda serão um bom investimento. Um bônus agradável será a durabilidade, a beleza externa das joias e a ausência de placa de vez em quando.
Por que a platina é mais cara do que o ouro pode ser encontrada no próximo vídeo.