Plasticineografia

Plasticinografia sobre o tema "Outono"

Plasticineografia sobre o tema outono
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Aplicativo para os mais pequenos
  3. Opções para crianças de 5 a 7 anos

Trabalhar com plasticina desenvolve habilidades motoras finas, percepção correta de cores, perseverança e imaginação em uma criança pequena. Uma das opções de modelagem pode ser a pintura de plasticina com tema outono.

Peculiaridades

O termo "plasticina" significa a criação de pinturas de plasticina com objetos semivolumétricos em uma superfície horizontal, geralmente em papelão ou base de cartão. Um dos temas mais comuns de tais desenhos de plasticina é "Outono". A criação de um objeto criativo ocorre por meio de várias técnicas de escultura. Os tons necessários são obtidos pela mistura de diversas variedades de plasticina. É bem possível fazer até mesmo com barras de três cores: amarelo, azul e vermelho.

Verde vem de material amarelo e azul, laranja vem de vermelho e amarelo e roxo vem de azul e vermelho. Adicionar branco permite que qualquer sombra clara seja esmaecida. Na hora de escolher os tons, é importante lembrar que não é permitido misturar mais de duas cores ao mesmo tempo.

É possível dar brilho à aplicação de plasticina se molhar os dedos periodicamente com água durante o trabalho.

O material é enrolado entre as palmas das mãos ou pressionado contra a placa com uma mão. Você também pode rolar uma bola de uma peça e, puxando para trás, obter formas alongadas. Depressões na superfície aparecem a partir do entalhe dos dedos ou de vários objetos: palitos, tubos, moedas. Uma seringa com a agulha removida é adequada para criar talos ou folhas de grama, e até mesmo seringas de pastelaria são usadas para tiras maiores.

O trabalho deve ser feito sobre uma base sólida.Primeiro, o desenho selecionado é transferido para a base e, em seguida, seus contornos são preenchidos com plasticina aquecida com os dedos. O excesso de massa é removido com uma pilha.

Aplicativo para os mais pequenos

Estando engajado na criação de painéis de plasticina junto com crianças de apenas 3 a 4 anos, você deve primeiro dominar os fundamentos da modelagem, e só depois proceder ao desenvolvimento de figuras simples. Por exemplo, pode ser uma composição de folhas coloridas. Para desenhar com plasticina, você vai precisar do material principal dos tons harmoniosos: marrom-avermelhado, amarelo, verde e laranja, papelão grosso, além de uma espátula e uma pilhafeito de plástico ou madeira. Será mais conveniente esculpir em um suporte flexível especial. Caminhando com a criança, deve-se pegar algumas folhas de formato relativamente simples que você goste, que servirão de modelo para a composição.

O trabalho começa com o fato de que pequenas bolas são formadas por substâncias de cores diferentes. Se desejar, você pode criar novos tons misturando vermelho com amarelo ou amarelo com verde. Além disso, as ervilhas são achatadas, dando-lhes a aparência de folhas ao afiar a borda superior. No próximo estágio, primeiro é desenhada a central e depois as veias laterais (usamos uma pilha). A espátula é usada para formar dentes nas bordas. Os elementos acabados são fixados em papelão.

Melhor alternar as cores e posicioná-las com o lado pontiagudo voltado para a borda superior. Esta composição é complementada com bolotas ou bagas de sorveira.

Um ouriço feito de plasticina e sementes parece interessante. Para a criatividade, você deve pegar sementes de girassol e melancia, folhas de papel branco, além de papel amarelo claro, algumas folhas secas e uma massa pegajosa de chocolate, tons pretos e cinza claro. Das ferramentas, uma útil espátula com uma pilha será útil, bem como um substrato para esculpir. Tudo começa com os contornos do animal sendo desenhados em uma folha branca como a neve de acordo com um modelo. A estatueta resultante é recortada e colada sobre um fundo colorido para que suas bordas fiquem bem visíveis.

Um pedaço de plasticina cinza é completamente esmagado, achatado e usado para preencher as áreas da cabeça e do abdômen. A plasticina acastanhada é preparada de forma semelhante e é utilizada para preencher a área posterior. Para simplificar o trabalho, a plasticina só pode ser usada no corpinho do animal. O focinho fica branco e colorido com lápis ou canetas hidrográficas. A espinha do animal é formada por sementes, cuja parte pontiaguda é imersa em plasticina e levemente prensada. Três pequenas contas para o nariz e os olhos do ouriço rolam da plasticina preta. Eles são colados no rosto e, em seguida, uma boca é desenhada com a ajuda de uma pilha.

A composição acabada é opcionalmente decorada com folhas secas, bem como bagas e cogumelos moldados em plasticina.

Junto com seus pais, uma criança pequena pode criar um galho de sorveira de outono. Além da plasticina multicolorida, você precisará de uma folha de papelão colorido, um lápis com uma tesoura, um substrato para esculpir e ferramentas de madeira para o trabalho. Primeiro, um galho de uma árvore de outono é desenhado no papelão. Da massinha das cores vermelha e terracota, as ervilhas em miniatura são roladas para formar os frutos silvestres.

Tons de amarelo e verde, ou uma mistura deles, são usados ​​para obter bolas maiores que podem ser esmagadas e transformadas em folhas. O marrom será necessário para esculpir rendas graciosas - a base de um galho. Os espaços em branco são colados ao desenho um a um. Além disso, ao pressionar as pilhas, são indicadas irregularidades na casca, as folhas são cobertas por nervuras e os frutos são cobertos por marcas cruciformes.

Opções para crianças de 5 a 7 anos

Com crianças de 5, 6 e 7 anos, você pode criar artesanatos mais complexos com as próprias mãos, passo a passo seguindo as instruções das master classes.

Panorama

Uma floresta de outono feita com a técnica de plasticina é adequada como um projeto criativo para uma escola ou jardim de infância. Além de uma folha de papel grosso, você precisará de um conjunto de aquarela, um lápis simples e blocos de plasticina de várias cores. A própria moldagem é realizada em uma placa especial, e as pequenas peças são processadas com uma pilha e uma espátula. Primeiramente, a superfície da folha deve ser pintada com aguarelas azuis diluídas em líquido. Acima, também vale a pena representar nuvens, sombreando levemente o fundo com um algodão úmido.

A seguir, em um pedaço de papel, você deve desenhar várias árvores com uma copa exuberante. Os pré-escolares são incentivados a fazer isso de acordo com um modelo. Pedaços de marrom, verde, vermelho, laranja e amarelo são cortados em tiras, cada uma das quais é então enrolada em uma corda fina. O flagelo resultante deve ser cortado em pedaços e, em seguida, enrolado cada um com uma espiral. Além disso, os espaços em branco marrons são usados ​​para decorar o tronco, os verdes - para a zona da raiz, e o restante é usado para colorir a copa.

O material é levemente pressionado com uma espátula na superfície, e o relevo necessário é desenhado sobre ele com uma pilha.

Folha de outono

Um belo trabalho sobre o tema outono vai resultar se você tomar como base a imagem de uma folha de carvalho. A base da composição é feita de papelão espesso de cor azul claro. Além disso, são utilizadas barras de plasticina multicolorida, lápis com marcadores, ferramentas de plástico e uma placa flexível. Tudo começa com o facto de se desenhar no cartão um ramo de carvalho com várias folhas e bolotas. A plasticina branca é amassada com mãos quentes e enrolada em 3-4 pequenos cilindros. Depois de achatá-los e esticá-los no papelão, resta apenas cortar os blocos em uma pilha para dar-lhes a forma de nuvens.

Passo a passo, com o auxílio da plasticina marrom e verde-acinzentada, os contornos do galho, folhas e bolotas são preenchidos. Pedaços de material são pré-enrolados em pequenas bolas. É importante que haja uma camada no papel necessária para o efeito volumétrico, mas não excessivamente densa. Os contornos dos elementos são indicados pela ação de uma espátula e de uma pilha, e os veios das folhas são realçados com caneta hidrográfica.

Além disso, você pode fazer um padrão nas pontas das bolotas e na casca de um galho.

Ramalhete

Para criar um bouquet com a técnica da plasticina, serão necessários os mesmos materiais: papel grosso, plasticina, lápis e ferramentas. Algumas folhas de papel reais também serão úteis. Um vaso é desenhado na parte inferior da folha de acordo com o modelo. Vários tipos de folhas são preparados a partir de plasticina. Por exemplo, você pode conectar duas peças de cores diferentes, achatá-las uma sobre a outra e enrolá-las em um rolo. Tendo cortado este pedaço em bruto no sentido do comprimento e formando tiras, resta conectar as partes e criar um bolo padronizado. Quando você coloca uma folha de viburnum de verdade sobre ela e usa uma pilha, obtém uma folha de plasticina com veios do formato requerido.

Outras placas de folha são formadas com base em três bolas de plasticina de tamanhos diferentes em tons de vermelho, amarelo e verde. Depois de enrolá-los um no outro de modo que o menor fique no centro, a peça de trabalho precisará ser cortada ao meio e achatada. Uma folha de bordo é aplicada ao bolo de plasticina como um molde, e o excesso de massa é removido usando uma pilha.

Depois de preparar o número necessário de chapas, resta triturar o material da tonalidade necessária ao longo do contorno do vaso e formar um buquê na superfície do papel.

bétula

Juntamente com as crianças, é muito fácil criar uma imagem de plasticina representando uma floresta de bétulas. O tronco da árvore é formado por um pedaço de cor branca e as manchas nele são pressionadas com um pequeno objeto. Folhas amarelas são coladas nos galhos e ao lado deles no chão. Esfregando plasticina de diferentes tonalidades, será possível pegar várias espécies de animais, plantar uma árvore de Natal ao lado dela e colocar um bando de pássaros voando e nuvens sobre as árvores.

O número de elementos da composição é determinado dependendo de quão difícil será para a criança criá-los.

Presentes de outono

Como presente para parentes próximos, a criança pode fazer uma composição representando uma cesta com presentes da temporada de outono. Com a ajuda de uma pilha de bolos de plasticina, é possível fazer uma abóbora, uma cenoura com pontas de flagelos finos, uma maçã com uma pêra, nabos, beterrabas e outros vegetais e frutas.

Flores

As flores de plasticina vão decorar qualquer composição no papel. A maneira mais fácil é criar um áster: para ele, flagelos muito finos rolam de um pequeno fragmento, que são então cortados em pedaços de três centímetros. Tendo rolado uma bola de material da mesma cor, será necessário prender os arreios em várias camadas em um círculo sobre ela. Quando fixada em papelão, a estrutura deverá ser ligeiramente achatada. Outra flor é formada por um par de bolos de plasticina de diferentes diâmetros.

De acordo com o molde, as flores são recortadas em pilha, após o que a menor é sobreposta à maior. O meio é formado por uma bola amarela perfurada várias vezes com um simples lápis. O terceiro botão também é formado por três bolos. Todos eles são recortados à semelhança do sol, formando raios, libertados do excesso de massa e sobrepostos uns aos outros.

Em uma peça grande e pequena, as pontas das pétalas terão que ser afiadas, e na do meio - torcidas para dentro. O meio é formado por uma bola de plasticina de qualquer cor.

De outros

O trabalho outonal na técnica da plasticinografia pode assumir qualquer aspecto. A composição geralmente é uma variedade de paisagens com variações de árvores, condições climáticas e criaturas vivas. Imagens de presentes da natureza e uma colheita madura são populares, por exemplo, um cacho de uvas em um substrato redondo, um par de cogumelos em um prado ou uma abóbora suculenta. Será interessante olhar para as imagens de uma lagarta rastejando para fora de uma maçã ou de um guarda-chuva "vivo" com olhos, parada na chuva.

Para plasticineografia sobre o tema outono, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa