Piano

Tudo sobre o piano elétrico

Tudo sobre o piano elétrico
Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Marcas de topo
  4. Critérios de escolha
  5. Funcionalidades do jogo

Por muito tempo, acreditou-se que aprender as artes cênicas só era possível em um piano acústico. Uma característica do instrumento era a dependência da força e natureza do som ao pressionar a tecla, o que não estava disponível nos sintetizadores. No entanto, o desenvolvimento da música eletrônica levou ao surgimento de análogos do piano, capazes de imitar a relação entre as sensações táteis e o som. As características, vantagens e regras para escolher um piano eletrônico devem ser consideradas com mais detalhes.

O que é isso?

Um piano elétrico é um instrumento de teclado cujo som vem de amostras, em vez de bater em uma corda com um martelo.

Amostra É o som gravado tocado em um instrumento acústico. Pianos de cauda de concerto bem afinados são usados ​​para esta gravação. Em seguida, os especialistas fixam o som de cada tecla sucessivamente com diferentes forças de pressão, tampa aberta e tampa fechada, com o pedal pressionado. Os registros resultantes são incorporados ao instrumento.

Quanto mais samples são usados ​​no piano, mais limpo e natural ele soa e mais composições complexas você pode tocar nele.

O resultado é um instrumento que não só não é inferior em capacidades a um analógico acústico, mas também o supera em qualidade.

  1. Um instrumento familiar a um músico precisa de afinação regular. Falhas na afinação podem ser resultado de mudanças de temperatura (por exemplo, quando o aquecimento central é ligado ou desligado), uso regular ou danos mecânicos ao instrumento. O piano elétrico carece dessa fraqueza.
  2. O volume de um instrumento acústico é quase impossível de controlar. Como resultado, a capacidade de praticar o jogo tem um limite de tempo.Os alto-falantes do piano eletrônico ajustam o nível de som. Isso permite estudar sem incomodar os vizinhos.
  3. Ao comprar um piano acústico, a primeira questão é escolher onde instalá-lo. A versão eletrônica é mais compacta em tamanho, o que elimina parcialmente esse problema. E o peso leve criará menos transtornos durante o transporte.
  4. O usuário tem à sua disposição recursos adicionais, como metrônomo, conjunto de timbres, possibilidade de simular o jogo em conjunto, aplicar efeitos especiais, criar arranjos e gravar suas próprias composições sem um estúdio especialmente equipado. Os recursos descritos não estão disponíveis para todos os modelos.
  5. Outra vantagem da ferramenta elétrica é a utilização de uma gama de cores mais variada. Portanto, não é difícil escolher uma opção que esteja em harmonia com o interior.

A desvantagem desta opção é a falta de samples, o que não dá uma coloração sonora suficientemente rica. Além disso, é difícil para um aluno que está estudando um instrumento eletrônico em casa ajustar-se a tocar um piano normal na sala de aula. No entanto, essas desvantagens são inerentes aos modelos mais baratos. Quando você compra um piano digital de qualidade, suas propriedades acústicas são tão boas quanto as do original.

Descrição das espécies

Dependendo do tamanho, as ferramentas são divididas nos seguintes tipos.

  • Compacto ou palco. Eles se distinguem pela ausência de um suporte de madeira. Esta opção é conveniente para músicos que são obrigados a transportar um instrumento ou, devido ao uso raro, mantê-lo em um armário.
  • Caso... Esta opção permanece compacta, mas apresenta um gabinete leve de aglomerado de madeira, uma tampa que cobre o teclado e um console com três pedais. Esta adição permite que você forneça alto-falantes melhores.
  • Caso clássico. Ele usa um gabinete enorme com alto-falantes que transmitem mais tons de piano.

As duas últimas opções têm melhor acústica, mas não foram projetadas para transporte frequente.

Marcas de topo

Popular entre os fabricantes de piano digital Casio... Esta marca é considerada a marca líder na indústria de ferramentas elétricas há muitos anos. O desenvolvimento dos engenheiros japoneses que trabalham para a empresa tornou o aprendizado e a habilidade de tocar piano mais acessível e conveniente. A programação inclui o mais simples modelos (CDP-S100), variantes da categoria intermediária com recursos adicionais, bem como ferramentas com funcionalidade avançada. Então, O CDP-S350 combina os recursos de um piano elétrico e um sintetizador.

Méritos os produtos desta marca são considerados de tamanho compacto, a conveniência do teclado. A série desenvolvida de CDP-S tipo martelo atrai com peso total, elasticidade e rápido retorno das teclas. Em modelos caros, os recursos da ferramenta podem ser controlados por meio de um aplicativo móvel especial. Às vezes, isso é uma boa ajuda para aprender novas canções.

O principal rival da Casio nesta área é outro fabricante japonês - Yamaha... A linha da marca inclui opções compactas com um conjunto mínimo de funções e custando cerca de 30.000 rublos (Yamaha NP-32WH, Yamaha P-45). A empresa também produz instrumentos premium com uma ampla gama de recursos (Yamaha CLP-645WA, Yamaha P-515). O preço para eles começa em 130-150 mil rublos. Existem opções com o segmento de preço médio (50-90 mil rublos).

Benefícios dos produtos Yamaha considere a produção de instrumentos para músicos com diferentes necessidades e níveis de formação, uma ampla gama de modelos, a possibilidade de comprar um piano de baixo custo com a introdução das funções mais recentes. Esses produtos diferem das ofertas dos concorrentes pela qualidade do teclado, o som realista, a clareza dos timbres e a amplitude da faixa dinâmica.

Além desses gigantes da música digital, considere Roland ou Becker.Essas marcas também representam pianos de diferentes preços e conteúdos técnicos.

Critérios de escolha

Considerando que os pianos elétricos diferem em funcionalidade e som, a compra de um instrumento deve ser considerada com responsabilidade. Durante o processo de verificação, os especialistas recomendam:

  • avalie a duração e a qualidade do som segurando a tecla até que desapareça;
  • verifique a reação do sistema à força de pressão;
  • ouça uma música demo para se familiarizar com a qualidade do som;
  • Como alternativa, toque algo você mesmo, pedindo a um amigo que avalie a qualidade do desempenho de fora.

Para simplificar a escolha de uma ferramenta, vale a pena conhecer as características de seus principais componentes, apresentadas a seguir.

Teclado

Chaves - esta é a primeira coisa que as mãos de um músico entram em contato. Dependendo da técnica de execução, eles são dos seguintes tipos.

  1. Hammerheads, onde a função das sequências é realizada por sensores que enviam sinais para o processador. Inicialmente, foram criados modelos de dois sensores. A desvantagem era a falta de som quando a tecla era pressionada de forma incompleta. Como resultado, rapidamente se tornou impossível tocar em ensaios de uma única nota. Portanto, as variantes de piano mais novas e mais caras adicionaram um terceiro sensor que responde a uma faixa de pressão curta.
  2. Teclado graduado... Seus designers calcularam o peso de cada tecla com base nas características do instrumento acústico. Isso ajuda a recriar as sensações táteis de tocar piano em diferentes registros. A única desvantagem dessa opção é o alto custo.

Um parâmetro importante na escolha é o material de fabricação. Para modelos econômicos, o plástico é usado, às vezes com acabamento em marfim sintético.

Nas opções mais caras, as teclas são feitas de imitação de madeira, o que é mais consistente com a textura de um instrumento acústico. No entanto, eles não requerem manutenção.

Outro critério para escolher um teclado é a sensibilidade à pressão. A maioria dos modelos do mercado possui 3 níveis. Dependendo da configuração, os sensores responderão aos movimentos do pianista um pouco mais cedo ou mais tarde.

Polifonia

No mundo da música, esta palavra é chamada polifonia... No campo dos instrumentos eletrônicos, o termo é definido como o número de ondas sonoras que um processador irá produzir ao mesmo tempo. O mercado moderno oferece instrumentos com parâmetros de polifonia 32, 64, 128, 192, 256.

Deve-se ter em mente que, do ponto de vista do programa, um som não é igual a apertar uma tecla. O número de ondas é influenciado pela força e velocidade da performance, pela combinação de timbres e pelo uso do pedal. Se o número de vozes exceder a capacidade do processador, algumas delas simplesmente não soarão.

Portanto, para um músico iniciante, 48 vozes serão suficientes. Um artista confiante pode considerar um modelo com uma polifonia de 128. E um indicador de 256 é adequado para um profissional.

Altifalantes

A qualidade deste dispositivo determinará o quão alto, brilhante e rico o instrumento soará. Isso é importante porque a baixa qualidade de saída de áudio pode anular os recursos de um bom processador de música. Normalmente, as dinâmicas são avaliadas:

  • por potência total;
  • localização;
  • tamanhos;
  • qualidade.

Embora o desempenho técnico desempenhe um papel importante na avaliação de um dispositivo, você não deve ignorar seus sentimentos. Se a qualidade e a intensidade do som dos alto-falantes não forem esteticamente agradáveis, é melhor considerar outra opção.

Compromisso

Considerando que os instrumentos eletrônicos diferem em funcionalidade, qualidade de som e preço, você precisa escolher uma opção que se adapte às suas necessidades.

  • Um pianista profissional escolherá um modelo que domine técnicas complexas de execução. Um amador achará um analógico mais fácil e barato.
  • Para tocar música acadêmica, basta adquirir uma versão com teclado confortável e sonoridade de alta qualidade em timbre de piano.
  • Para concerto e performance pop, você deve prestar atenção aos timbres do órgão e da seção de sopro, a presença de efeitos, acompanhamento automático e outras opções.
  • Pode parecer que basta para um artista novato comprar o instrumento mais simples. Porém, desde as primeiras aulas, começa-se a trabalhar no desenvolvimento do ouvido para a música e na estética da performance. Portanto, não vale a pena economizar na qualidade acústica do instrumento.

Funcionalidades do jogo

Guia passo a passo.

  • A primeira coisa a fazer é familiarizar-se com as características do seu novo instrumento. Este requisito se aplica a iniciantes e profissionais.
  • Em seguida, memorize todas as teclas do teclado do piano selecionado.
  • Toque algumas oitavas.
  • Observe o movimento dos dedos sobre as teclas, memorize os intervalos, desenvolva a sincronicidade, mantendo a concentração.
  • Toque o piano com as duas mãos alternadamente.
  • Aprenda acordes, toque-os. Vai ser difícil no início, a habilidade virá com o tempo e a prática.
  • Tente reproduzir uma música ouvida anteriormente. Você pode tocá-lo em partes ou no todo de uma vez - o que for mais conveniente para você. Experimente tocar enquanto ouve, repetindo a música, captando as notas de ouvido.
  • Experimente o estilo e o tom, não se prenda a nada.
  • Pratique o mais rápido possível: O ensaio deve ter pelo menos 25 minutos de duração e deve ser feito diariamente.
  • Aumente sua velocidade gradualmente.
  • Use fones de ouvido ao tocar um instrumento digital, especialmente se seus “shows” forem em um apartamento na cidade.
  • Grave seus próprios ensaios - o piano elétrico tem esse recurso.
  • Encontre um bom professor, se possível.

Como evitar erros na escolha de um piano elétrico - no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa