Tudo sobre o piano

É muito útil para os amantes da música e membros novatos da orquestra saber tudo sobre o piano, o que é, como se parece um piano branco e preto, de que madeira é feito. Será necessário lidar com o piano acústico mecânico e outros tipos, à sua disposição. Os principais fabricantes, a lista de acessórios e as sutilezas da seleção de ferramentas merecem atenção.


O que é isso?
Piano é uma palavra que significa literalmente "pequeno piano" traduzido do italiano. Em sua essência, este é um instrumento de teclado, quando você pressiona os botões dos quais as cordas e um mecanismo especial associado a elas são acionados. É amplamente aceito que piano e piano são sinônimos quase completos. Seria mais preciso apontar que o piano é toda uma classe de aparelhos, que também inclui pianos de cauda. O som é produzido batendo na corda com um martelo.

O trabalho pode ser feito tanto no modo silencioso quanto no alto. Tradicionalmente, a parte principal do piano é feita de madeira. Nem toda madeira é adequada para este propósito - você precisa de um material ressonante. Spruce é considerada a melhor espécie. No entanto, um piano de madeira também pode ser feito de:
- Carvalho;
- noz;
- madeira de bétula (embora isso já seja apenas um ersatz).



O melhor abeto ressonante, como comumente se acredita, cresce nas encostas norte da floresta, onde o sol não é tão forte. O solo neste local deve ser de fertilidade média. Apenas uma árvore de cem anos ou mais madura é adequada para fazer uma ferramenta. É inaceitável levar aqueles troncos que foram soprados por um vento forte ou roídos por besouros de casca de árvore... A decisão final é feita apenas por especialistas em produção; apenas uma árvore perene serrada e seca, que também é guardada adicionalmente, pode caber perfeitamente.
Quaisquer falhas no material são completamente inaceitáveis. A especificidade da mecânica do piano se deve ao seu posicionamento no plano horizontal. Uma característica importante é o uso de fitas pull-back. Quando a tecla é pressionada, uma de suas partes levanta o mecanismo do martelo. Além disso, o derramador e o shulter associado estão incluídos no trabalho.


Antes de o martelo bater, a transmissão do impulso da chave é interrompida. Tal momento é alcançado graças ao braço de espiral encurtado. Após colidir com a corda, o martelo desce. Tendo passado cerca de 1/3 por este caminho, ele é pego por um dedo. O botão terá que ser completamente liberado, caso contrário o próximo toque é impossível e um novo som não pode ser esperado.
As cordas são feitas de metal - mais especificamente, aço. Para a sua fabricação utiliza-se arame de muito boa qualidade, que possui pequena quantidade de impurezas. É um material elástico e homogêneo. Normalmente, o peso total das cordas de aço é de 3 kg, e até 2,5 kg de cobre são enrolados nelas no total para garantir que um som baixo seja obtido. A riqueza expressiva do som de um instrumento depende muito de sua mesa de ressonância.


Muitos sabem que um piano tem um teclado predominantemente de 88 botões. Isso se deve aos princípios da série harmônica em dó maior ou lá menor. Essas teclas podem ser tocadas apenas com os brancos, mas a adição das posições pretas não é acidental - apenas melhorou as características acústicas. As capacidades dos músicos aumentaram significativamente. Às vezes, o teclado pode conter:
- 61;
- 73;
- 85 (padrão pré-1970);
- mais de 88 posições.
As dimensões das teclas brancas são 2,3x14,5 cm. Para as pretas, este número é 0,9x8,5 cm. Mais uma vez, não há nada de acidental aqui - pelo contrário, tudo é rigorosamente verificado e pensado, tendo em conta a estética do instrumento e a conveniência de tocá-lo. Quanto menor a ferramenta, menos botões grandes são colocados nela. O comprimento padrão do piano é geralmente considerado 1,5 m, e sua largura típica é 1,5 m.

Visualizações
Quando as pessoas falam sobre um piano mecânico ou acústico, elas estão, na verdade, se referindo ao mesmo instrumento. Mesmo na era do tumultuoso ataque da eletrônica, ele não perdeu seu significado e popularidade. Este design é elaborado nos mínimos detalhes e garante a transmissão de nuances sonoras sutis. Recomenda-se iniciar o treinamento com "mecânicos". Pode ser usado com confiança tanto em casa quanto em apresentações em uma sala de concertos.
Muitos conhecedores de música sabem como é a aparência de um instrumento clássico. No entanto, o piano é representado por outras opções:
- bebê de até 1,5-1,6 m;
- especialmente compacto de 1,2 a 1,5 m;
- média 1,6-1,7 m;
- pequena sala de concertos e para grandes salas de casa 2 m.



Os modelos digitais são muito mais compactos e leves do que os produtos tradicionais. Os designers estão sempre tentando trazer seu som para mais perto das amostras originais. A escolha das cores é muito mais ampla. Os mecanismos em tais modelos não foram abandonados, embora os sensores tenham aparecido. Mas este não é um sintetizador, e o objetivo do desenvolvimento foi justamente substituir completamente os clássicos, e não adicionar novos sons.
Todas as teclas do piano mecânico eletrônico são encorpadas. Mesmo os artistas mais experientes não notarão qualquer diferença ao usá-lo. A diferença de som só pode ser apreciada por estetas-perfeccionistas com uma percepção ideal da música. No segmento premium, é quase impossível distinguir tais opções.
Será possível conectar fones de ouvido ao aparelho ou gravar a composição em meio eletrônico para posteriormente refiná-la e utilizá-la em apresentações futuras.


Fabricantes populares
Não é necessário interromper sua escolha por um instrumento branco. Mas a marca do fabricante é muito importante.... Embora os gostos possam diferir dos consumidores individuais, é aconselhável focar no melhor que os especialistas e conhecedores aconselham em suas avaliações. A categoria premium é ocupada por aqueles instrumentos que cumprem 70 anos ou mais. Isso inclui marcas confiáveis, como Steinway & Sons, C. Bechstein.
Os produtos Steinway são apresentados em todos os teatros e salas de concerto mais prestigiosos do planeta. Os designers desta empresa aprenderam a alcançar uma potência e riqueza incomparáveis da paleta acústica. As sólidas paredes laterais são protegidas por patente, juntamente com outras nuances tecnológicas. C. Bechstein se concentra em timbre suave e som leve; Liszt e Debussy eram fãs deste fabricante. No início do século XX, o próprio nome em nosso país era tão comum quanto hoje - copiadora.


Mason end Hamlin também opera nos EUA.... As características de seus produtos são mecanismos avançados e um estabilizador original da cúpula do deck. Também merecem destaque os produtos do fabricante austríaco Bosendorfer, que importa especialmente o abeto bávaro para a fabricação de decks. O piano desta marca tem sempre um som profundo. Um recurso específico importante também é a presença de 97 teclas em vez das 88 usuais.
Qualidade bastante alta é característica dos produtos Fazioli e Yamaha. Muitos músicos tocaram com sucesso em Bluthner... Os produtos desta empresa alemã são caracterizados por um som particularmente quente. Produtos de Seiler... O nível médio é ocupado por marcas como Kawai, Schimmel, Ronisch, August Foerster.

Para o público convencional e novatos, pianos acessíveis são os melhores:
- Samick;
- Boston;
- Kawai;
- Yamaha.


Também existem pianos relativamente bons feitos na Rússia. Então, a marca "Mikhail Glinka" coopera ativamente com as empresas Bechstein. As principais unidades de produção da marca estão localizadas em São Petersburgo. Tecnologias estrangeiras avançadas estão sendo totalmente implementadas. O pessoal da empresa inclui um número de artesãos experientes com sólida experiência.
Os produtos também são uma alternativa às importações. OVIONT LLC. A própria empresa se esforça para desenvolver tecnologias inovadoras. Ela patenteou o mecanismo do teclado para piano. O pessoal, como no caso anterior, distingue-se por qualificações impressionantes. As mercadorias são enviadas tanto no varejo quanto no pequeno atacado; não há cobrança de afinação e entonação.



Acessórios
Os suportes para pés de piano podem desempenhar um papel muito importante. Graças a eles, o deslizamento e danos ao revestimento do piso são excluídos. Não é necessário comprar porta-copos ou tapetes - podem ser feitos à mão. Para o piano, você também precisa de:
- adaptadores de energia;
- microfones omnidirecionais com fio;
- pedais que mudam o som das cordas;
- suportes para comprimidos;
- tampas de proteção;
- fones de ouvido (permitem fazer exercícios mesmo à noite ou em qualquer outro horário inconveniente, sem incomodar ninguém);
- racks fornecendo ajuste de altura suave;
- banquetes (incluindo reguláveis em altura) para os próprios pianistas;
- painéis laterais (permitindo que você altere a aparência da ferramenta);
- suportes de teclado;
- tampas.



Nuances de escolha
Claro, escolher um piano pela cor e outras características de design é importante. Mas considerações completamente diferentes devem vir à tona. O primeiro passo é escolher entre os modelos acústicos clássicos e digitais. A versão tradicional para iniciantes, conforme mencionado, é muito mais adequada. Parece mais limpo, mais fresco, e os designers de instrumentos eletrônicos e mecânicos estão apenas se esforçando para atingir esse ideal.
Os pianos digitais são muito mais compactos e adequados para pequenas caixas. Eles têm um design mais original. Opções adicionais certamente agradarão àqueles que desejam tocar música moderna. O som pode ser gravado em mídia eletrônica, existem várias outras opções.Para jogos domésticos comuns, um aparelho digital é bom, mas quem quer dar concertos de música clássica e acadêmica prefere a versão tradicional.


O valor desejado deve ser determinado na forma de um teto - o maior valor que pode ser gasto. Dentro da faixa de preço aceitável, vale a pena comparar os produtos dos principais fabricantes e suas funcionalidades. O teclado marfim fosco é melhor do que dispositivos revestidos de plástico. Ela definitivamente não escorregará ao jogar. Vale a pena prestar atenção na polifonia; o aumento do número de sons expande as possibilidades ao tocar.
Quanto mais alta for a saída do alto-falante do piano digital, melhor. As opções de caixas e seus tamanhos são selecionados estritamente individualmente. Qualquer ferramenta deve ser feita por uma empresa bem conhecida e bem estabelecida. Você precisa comprá-lo apenas em lojas de varejo confiáveis ou diretamente dos fabricantes.
Se houver uma oportunidade de ir à loja com um professor de música ou pianista praticante, você definitivamente deve aproveitá-la.

Ao comprar um instrumento usado, é preciso abandonar as amostras muito antigas, que foram lançadas há 40 anos ou mais. É quase impossível encontrar entre eles uma cópia que não necessitasse de reparos caros. Todas as referências a "antiquado, afinado, tal e tal cor" e características semelhantes não devem ser levadas a sério. A aparência deve ser avaliada de forma independente, determinando as condições em que o instrumento estava contido, sua operacionalidade. O timbre é avaliado de acordo com o princípio mais simples - goste ou não. Não são permitidos batidas em vez de sons normais. Uma forte diferença de volume e duração entre as teclas adjacentes também é indesejável.
Tanto o barulho quanto o som da mesma altura em tons diferentes são considerados defeitos.... Da mesma forma, você precisa verificar todo o teclado; além disso, é avaliado se ela afunda, caminha com muita leveza ou com muita força. Idealmente, um piano soa suave e maçante em um volume moderado. Nos modelos clássicos, é útil olhar para o interior. Não permita que a caixa de ressonância quebre. Danos nas áreas de feltro e tecido por traças são indesejáveis.
Vale a pena sacudir todos os martelos um a um, verificando seu afrouxamento. Também é necessário verificar se os martelos não se tocam; é aqui que terminam as possibilidades de testar a mecânica por não profissionais.


Disposição
Mais cedo ou mais tarde, qualquer instrumento musical esgotará seus recursos. O pequeno piano pode ser levado para o pátio do contêiner se resíduos volumosos são regularmente removidos de lá... Nas grandes cidades, definitivamente existem organizações especializadas que fazem o descarte desses resíduos.
Referir-se a eles geralmente implica a prestação de serviços de transportadores, uma vez que o piano é muito pesado e incômodo. Em alguns casos, os pianos são desmontados, enviados para instituições infantis e escolas de música, para centros culturais, ou vendidos para quem quer aprender música por conta própria.
