Quantas teclas tem um piano?

O piano é um instrumento versátil, capaz de imitar muitos outros instrumentos musicais. Mas poucas pessoas pensaram seriamente em quantas teclas os pianos modernos são equipados e com o que isso está relacionado.
Quantas teclas um piano antigo tem?
Em primeiro lugar, você precisa entender o que significa a palavra "piano". Inclui dois instrumentos: um piano e um piano de cauda. Os primeiros pianos tinham apenas 61 teclas. Os instrumentos modernos aumentaram o número de teclas. Curiosamente, o som dos clássicos não mudou muito desde então, mas com os novos modelos definitivamente melhorou. O piano padrão agora tem 88 teclas. No entanto, esse número não foi corrigido anteriormente. Dependia dos princípios segundo os quais o piano foi criado.

As principais nessa matéria foram as oitavas (segmentos), que incluíam 7 notas, ou seja, 7 teclas brancas (tons básicos) e 5 teclas pretas (semitons). Como já mencionado, o primeiro modelo tinha 61 teclas e 5 oitavas. Tal instrumento continha um registro médio de oitavas, ou seja, apenas oitavas com som médio, sem notas graves e agudas. No final do século XVIII, pianos de 5 a 7 oitavas começaram a ser criados.
Foi com esses instrumentos que Beethoven, Chopin, Liszt e outros criaram suas obras-primas. Os instrumentos produzidos na época, como os modernos, tinham, além dos cheios, oitavas incompletas.

O número de teclas brancas e pretas em modelos modernos
Como já foi observado, seu número padrão em um instrumento moderno comum é 88. Existem mais teclas brancas do que pretas. Os primeiros têm 52 e os negros apenas 36. O teclado também pode ter 85 peças, e este também é o padrão. Nesse caso, a maioria deles também será branca, mas seu número será 50. O número de teclas pretas será 35. A última opção é menos comum que a primeira.

Os profissionais dizem que tocar um instrumento com 88 notas é praticamente o mesmo que tocar um analógico com 85 notas. Os motivos principais são dois: as 3 teclas acrescentadas aos modelos mais antigos raramente são utilizadas, e também vale a pena lembrar que é a afinação correta do instrumento que é a principal garantia de um som excelente. A produção moderna é dedicada à produção de pianos verticais clássicos de 88 teclas. O teclado começa na nota mais baixa ("A") da subcontactave e termina na nota mais alta ("C") da quinta oitava. Instrumentos com esse número de notas começaram a ser produzidos há relativamente pouco tempo - apenas a partir da década de 70 do século passado.

Também há exceções: por exemplo, Wayne Stewart inventou o piano de cauda, que é equipado com 102 notas. Segundo o criador, a sonoridade das obras desse instrumento adquire cores mais ricas. Esse piano de cauda é muito caro, porque seu preço é de cerca de 300 mil dólares. Alguns sintetizadores modernos podem ter de 25 a 61 teclas. Um instrumento de 32 notas também é comum. É destinado a crianças ou iniciantes em música. Sintetizadores semi-profissionais podem ser equipados com 76 teclas.

Em conclusão, deve-se notar que o número de teclas de um piano é fácil de determinar à primeira vista e sem recálculo.
Os mais comuns hoje são os modelos de 85 e 88 notas. Nós os consideramos. Se o teclado do piano à direita começar com uma tecla branca antes da tecla preta, o número de notas será 85. Se isso não for observado, o número será 88.
