Reparação e restauração de pianos

O reparo e a restauração do piano são necessários se o instrumento tiver perdido sua aparência atraente devido ao tempo, uso frequente ou condições de armazenamento inadequadas (uma sala com alta umidade e mudanças repentinas de temperatura). Embora restaurar pianos antigos exija habilidades profissionais, alguns problemas podem ser resolvidos por conta própria, usando os métodos abaixo.

Como reparar
Devido ao uso prolongado do piano, vários tipos de avarias ocorrem.
- Desgaste da chave. No processo de utilização, o meio das sementes vai sendo apagado gradativamente, o que leva à perda de brilho, formação de rugosidades, depressões e buracos.
- Frouxidão das chaves. Como resultado, a unidade de distância é interrompida, o que leva a uma batida durante o jogo.
- Sujeira no teclado, resultando em movimento ou travamento das teclas.
- Desgaste das cabeças dos martelos, que é determinado pelo aumento da profundidade dos sulcos da tela, feltro e couro, que formam a guarnição da mecânica. Em alguns casos, é necessária a substituição completa do feltro e de outros elementos de tecido.
- Sentiu o afrouxamento nas cabeças dos martelos, guarnições, o que complica o trabalho da mecânica do piano.
- Ferrugem em pinos e molas. Além do movimento obstruído, um mau funcionamento se torna uma fonte de guinchos e guinchos.
- Deformação e desalinhamento das peças, o que atrapalha a coerência da interação das cabeças do martelo.
- Quebra de peças individuais e molas.
- Danos como resultado da atividade vital de mariposas, kozheedov, ratos e outras pragas.

A maioria das falhas nos mecanismos são eliminadas de acordo com um esquema semelhante. Desmontagem e inspeção de danos primeiro.Se o defeito for pequeno, ele é corrigido, com uma avaria grave, a peça muda.

O trabalho com o teclado começa com a limpeza dos detritos. Em seguida, é necessário ajustar a distância entre as chaves, às vezes usando uma régua especial.

O piano eletrônico difere do análogo acústico nos mecanismos de produção sonora. Portanto, aqui a necessidade de reparo é determinada por uma lista diferente de falhas.
- Disparo espontâneo de sinais sonoros, que é mais frequentemente causado por afundamento. Mas não custa verificar o processador e o gerador de pulsos.
- Afundamento da chave associado ao colapso do mecanismo que retorna a peça à sua posição original. Aqui, o problema é resolvido substituindo a chave.
- Nenhum som ao pressionar uma tecla. O teste de falha começa com o teste da fonte de alimentação e do amplificador de potência. Se a tensão se desviar da norma em mais de 10%, é necessário o diagnóstico dos conectores de conexão e da própria fonte de alimentação.
- Erros ao mudar o estilo, timbre e frequência do som. Provocam oxidação dos contatos, manifestam-se ao utilizar a ferramenta ao ar livre ou em ambiente com alta umidade.
- Sem sinais quando conectado à rede. A causa do mau funcionamento pode ser um curto-circuito devido a tensão de rede instável, fusíveis queimados ou falha no fornecimento de energia.


O mau funcionamento de pianos digitais é geralmente devido à baixa qualidade de construção ou operação inadequada.
A prática tem mostrado que os reparos são frequentemente necessários para modelos semiprofissionais usados na vida cotidiana.
Sintetizadores profissionais são feitos para durar. Portanto, suas peças falham com menos frequência.

Como restaurar corretamente
Para restaurar um piano com suas próprias mãos, você precisará de ferramentas de desmontagem, lixa (ou lixadeira), tintas para madeira com pincéis, tinta, primer, polimento.

O trabalho é realizado em várias etapas.
- O instrumento é desmontado primeiro. Isso é necessário porque a chance de danos ao mecanismo é reduzida. E as partes do corpo são mais fáceis de processar. Para eliminar dificuldades durante a montagem, as partes móveis do piano são recolhidas em sacos ou numeradas com pedaços de papel.
- Agora é necessário remover o revestimento preto antigo. Para facilitar o trabalho, a laca de piano é umedecida com acetona e recoberta com polietileno para se dissolver completamente. Os restos da composição são removidos com uma espátula. Ao trabalhar com padrões de gravura, você precisará usar mais acetona, espalhando sobre as reentrâncias com um pincel. Você precisará de um pedaço de bambu para remover o esmalte.
- A camada de madeira aberta deve ser nivelada com lixa ou esmeril. Então você precisa se livrar do pó de madeira. Ele pode ser removido com um aspirador de pó ou soprado e, em seguida, limpe a superfície com um pano úmido.
- A madeira é verificada quanto a grandes rachaduras antes de ser repintada. Eles são removidos enchendo-se com uma mistura de aparas de madeira e verniz.
- Agora a tinta para madeira é aplicada na madeira. Para evitar listras tonais, a composição é aplicada na camada mais fina. Após a secagem, o procedimento é repetido várias vezes. A profundidade e a saturação da cor, bem como a proteção contra fatores adversos, dependem do número de camadas da mancha.
- Várias camadas de tinta são aplicadas na parte superior. É importante escolher composições para móveis, não paredes ou carros. É permitido usar uma composição fosca ou brilhante.
- Após a secagem, a superfície é envernizada. Para tal, é recomendado um verniz poliuretano impermeável, que protege contra danos mecânicos. De acordo com suas propriedades, a composição deve ser combinada com corante e tinta para excluir reações químicas que prejudicam a imagem criada. Para fazer com que a ferramenta pareça decente, após cada camada de verniz aplicada e seca (8 a 10 no total), é necessário polir.





Na fábrica, a maioria dos pianos e pianos de cauda são produzidos em preto.Durante a restauração, é permitido desviar-se do cânone, escolhendo uma tonalidade que corresponda ao interior da sala onde o instrumento está.

Se o piano não for considerado apenas um item de interior, além da restauração da caixa, o componente mecânico é verificado. As peças usadas são alteradas, os elementos quebrados são restaurados, se possível, os guinchos, batidas e toques estranhos são removidos. Após uma restauração abrangente do piano, as propriedades acústicas não serão inferiores às do analógico, recentemente retirado da linha de montagem. As desvantagens serão perceptíveis apenas com um exame profissional completo. E os olhos dos anfitriões e convidados verão um instrumento bem tratado, cuidadosamente preservado com um toque de antiguidade.

Dicas úteis
Pessoas que estão profissionalmente envolvidas na restauração de instrumentos recomendam prestar atenção a uma série de nuances.
- Faça uma estimativa do custo do piano. O trabalho de reforma é caro, por isso é importante primeiro avaliar a viabilidade do trabalho. A restauração é indicada para instrumentos de até 30 anos, bem como antiguidades com design inusitado. O ano de fabricação pode ser determinado pelo número de série indicado na caixa e o fabricante por elementos externos. Em caso de dificuldades, vale a pena entrar em contato com um profissional especializado.
- Verifique se há danos. Danos graves causados por mariposas ou larvas de escaravelho podem tornar a restauração impossível ou cara. Se o custo da restauração exceder o custo do instrumento, é melhor considerar uma opção de substituição.
- Se o piano não vale milhões e estamos falando de um pequeno conserto, você mesmo pode fazer. Ao restaurar um instrumento raro, os erros cometidos por um iniciante geralmente têm consequências irreversíveis. Portanto, aqui é melhor confiar o trabalho a um mestre confiável.
- Ao planejar a pintura de uma ferramenta para o interior, preste atenção aos materiais usados. Tintas, vernizes e pigmentos devem corresponder uns aos outros em qualidade e propriedades. Então, o resultado parecerá decente e natural.
- O escopo do trabalho de restauração é amplamente determinado pela qualidade do cuidado com o instrumento. Assim, um piano colocado em uma sala com umidade elevada e temperaturas extremas, sofrendo de traças, camundongos e outras pragas, ficará em piores condições do que um instrumento de idade semelhante que é devidamente mantido.


Para resumir, o reparo e a restauração de pianos são procedimentos utilizados para preservar um instrumento favorito. Os músicos estão mais interessados nas propriedades acústicas, bem como na qualidade da parte mecânica.

No entanto, o estado da madeira e do casco não é esquecido. Portanto, primeiro você precisa avaliar a condição da ferramenta, a escala e o custo do trabalho, a capacidade de atingir o resultado desejado por conta própria.

Você verá como restaurar o piano com suas próprias mãos no próximo vídeo.