Como desmontar um piano?

Ao comprar um piano, quase ninguém pensa que um dia terá que jogá-lo fora. Parece que esta ferramenta se torna, portanto, complicada para servir a mais de uma geração. Mas, mais cedo ou mais tarde, o piano fica em mau estado ou simplesmente se torna desnecessário.


Tendo em conta o seu peso e dimensões, a ferramenta não é fácil de desmontar. Melhor ser paciente - e desmontá-lo. No artigo, iremos dizer-lhe como fazê-lo corretamente.
Que ferramentas você precisa?
Eliminar um piano não é tão fácil quanto parece à primeira vista. Não funcionará tirar e quebrar o piano de alguma forma para jogá-lo fora; também não funcionará entregar o piano inteiro para a sucata, uma vez que também contém componentes de madeira.
A legislação proíbe levar utensílios domésticos de grande porte para latas de lixo, por isso você pode obter uma multa. Resta desmontar a ferramenta e, a seguir, agir separadamente com cada uma de suas partes. Pode confiar este negócio a quem se especializa nesta área. Mas quem sabe usar as ferramentas pode fazê-lo com as próprias mãos em casa.

É bem possível fazer o trabalho em poucas horas se você tiver uma alavanca (ou pé-de-cabra), uma chave de fenda, alicate e possivelmente um martelo. Além das ferramentas e de uma certa habilidade no seu uso, seria bom saber como funciona a estrutura - isso vai te ajudar a fazer uma desmontagem com mais rapidez e aumentar a segurança de suas ações.
As partes principais do piano:
-
caixa de madeira;
-
sistema de som (placa de ressonância, cordas);
-
sistema mecânico (martelos, pedais, alavancas, fixações).
Os últimos elementos são os mais perigosos, quando desmontados podem causar ferimentos, pois são fixados com molas.E também com cuidado é necessário separar a cama de ferro fundido dos suportes laterais. Desmonte o piano com extremo cuidado e sem movimentos bruscos. Vamos considerar alguns pontos separadamente.


Analisando o caso
A desmontagem completa de um piano antigo começa com a desmontagem da caixa. O procedimento é o seguinte:
-
as tampas são removidas (das partes superior e inferior);
-
o painel frontal é removido;
-
as chaves são extraídas;
-
a barra que continha as chaves está desparafusada;
-
tocos nas laterais são removidos;
-
os parafusos principais são desapertados.

Não se apresse em jogar fora as partes de madeira do corpo do piano, elas podem ser úteis na fazenda.
Removendo as chaves e cortando as cordas
A remoção das cordas e a remoção das chaves são iniciadas após a remoção das partes de madeira. As cordas são desmontadas de várias maneiras, mas se isso for feito sem uma chave especial (afinação), os martelos não são tocados, caso contrário, existe o risco de ferimentos devido ao fato da corda ricochetear bruscamente.
As cordas ainda são removidas com uma esmerilhadeira, bem como com alicate de corte. No primeiro caso, isso é feito em um movimento, no segundo, cada corda é removida separadamente. Ainda assim, a forma mais segura (embora longa) é a opção com chave de afinação.


Eles primeiro desparafusam os pinos, removem as cordas, depois desmontam os martelos e, a seguir, passam para as teclas e o painel do teclado. Este método exigirá mais tempo e esforço, mas as lesões são excluídas aqui, e isso é importante.
Aliás, a trança do barbante é feita de latão ou cobre, portanto, para essa parte, como para um metal não ferroso, você consegue uma certa quantidade na hora de passar para a ponta de matéria-prima secundária. Leve o seu tempo para jogar tudo fora ao desmontar o piano.


Após desparafusar a barra, proceda à remoção das chaves. Vamos descrever passo a passo o estágio geral de trabalho para remover chaves e cortar cordas.
-
Livre-se do painel frontal inferior: para fazer isso, remova-o das travas internas.
-
Remova as barras de pedais de madeira.
-
Em qualquer uma das maneiras acima, corte os fios e livre-se do mecanismo do martelo. Só que não o contrário, caso contrário, as cordas começarão a "disparar".
-
As cordas superiores são cortadas com extremo cuidado: o processo começa levantando-se os martelos com a alavanca do pedal esquerdo localizado na lateral.
-
Em seguida, vem a desmontagem das teclas e teclado, bem como dos pedais. Ao mesmo tempo, a cama é apoiada para não cair.
-
A parede posterior é desconectada com um pé-de-cabra.


Mas com um fogão de ferro fundido, você pode demorar - esta é a parte mais pesada, e você pode quebrá-la antes de retirá-la. O que mais os profissionais aconselham? É melhor desmontar o piano quando o instrumento estiver na posição horizontal, ele deve ser colocado na parede posterior.
Você pode pular a etapa de remoção das cordas - esta etapa só é necessária se você decidir levá-las a um ponto de coleta de metal não ferroso ou desmontar completamente o piano por outros motivos. Caso contrário, você pode simplesmente desparafusar todo o mecanismo com uma barra e um leme (mecanismo de martelo).


Desmontagem das peças restantes
Quando se trata de descartar um piano antigo, a etapa final na desmontagem do instrumento é separar a moldura do painel de madeira traseiro. Execute esta ação após desmontar a cama de ferro fundido. Ou seja, o piano é colocado na parede posterior, primeiro as laterais são removidas e, em seguida, a moldura é separada da parede posterior de madeira.
A estrutura de ferro fundido pesa cerca de um centro - esta é a parte mais pesada do piano. Para realizá-lo, você pode usar o elevador, ou encontrar vários carregadores. Geralmente é entregue para sucata. Depois de desmontar totalmente a ferramenta para as peças, você já pode levá-la com segurança para o aterro sanitário, ou encontrar um aplicativo separado para cada peça.

Para um painel de ferro fundido e cordas, você pode ajudar com dinheiro entregando a um centro de reciclagem. As bases de madeira também podem ser recicladas, mas muitas vezes são deixadas para suas próprias necessidades, por exemplo, acendem uma lareira ou fogão com elas.
A madeira polida (painel, tampa) é adequada para a fabricação de móveis, divisórias, estantes, mesas diversas e até mesmo com ela fazem diversos elementos decorativos, inclusive enfeites. Elementos menores (laços, parafusos) podem ser úteis para reparos ou fabricação de outros produtos.
Em muitas cidades e centros regionais, existem firmas ou brigadas especiais para a eliminação de pianos e pianos. O fato é que hoje em dia esses instrumentos musicais volumosos estão sendo substituídos por irmãos do teclado eletrônico, e muitos querem se livrar das cópias desatualizadas.

O serviço é bastante difundido, por isso é melhor confiar a disposição a profissionais - assim você vai economizar tempo, e essa é a maneira mais segura. Mesmo assim, se essas equipes especializadas não estiverem disponíveis em sua área, nossas instruções o ajudarão a lidar com o descarte de um piano desnecessário ou desatualizado.
Aliás, o instrumento não é desmontado apenas para facilitar a retirada. A desmontagem geralmente é necessária para limpar o piano quando as teclas ficam presas e têm um som diferente; para apertar as cordas; para transporte ou remanejamento para outro local. Dependendo da finalidade, eles fazem a desmontagem: total ou parcial.


Ninguém, mesmo o instrumento eletrônico mais caro, pode competir com o som ao vivo!
Sergey, apenas respeito, que palavras sábias! Eu concordo 100%.