Piano

Como faço para afinar meu piano?

Como faço para afinar meu piano?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas necessárias
  3. Instruções passo a passo
  4. Com que frequência você precisa configurar
  5. Erros comuns

Na vida de qualquer proprietário de piano, pode haver necessidade de afinar o instrumento você mesmo. Para realizar esta operação com sucesso, você precisará seguir passo a passo as instruções estabelecidas.

Peculiaridades

A afinação do piano tem sido feita de acordo com o mesmo esquema há muitos anos, pois desde a criação de um instrumento musical seu desenho praticamente não mudou. O objetivo deste procedimento é claro - fazer com que os sons do teclado correspondam à afinação padrão do instrumento.

É importante levar em consideração que as cordas são influenciadas não apenas pela condição técnica do piano, mas também pelo ambiente. Idealmente, o trabalho de piano deve ser feito em uma sala vazia atrás de uma porta fechada.

É importante que o Ajustador Autodidata se concentre o máximo possível e relaxe os ombros, tentando fazer cada movimento suavemente e sem força desnecessária.

Imediatamente antes do ajuste, os diagnósticos são necessários. Tudo começa com a verificação das chaves: usando uma régua, você precisa determinar se elas mantêm uniformidade em ambos os planos. Faz sentido mover cada chave na base e na borda para descobrir se ela está solta. A profundidade de pressão da tecla deve ser de 10 mm em média. A ausência de reação é definitivamente avaliada.

É importante que os amortecedores visíveis na parte superior se ajustem bem às cordas. Quando você pressiona o pedal direito, eles devem se mover ao mesmo tempo. Além disso, não devemos esquecer a verificação dos martelos - essas barras devem ser acionadas imediatamente após o pressionamento das teclas. A distância entre essas partes e os fios não deve ultrapassar 45 mm, sendo importante manter a superfície dos martelos perfeitamente polida.O ponto de quebra das peças não pode ultrapassar o limite de 2 mm.

Ferramentas necessárias

O piano é sempre afinado com o mesmo conjunto de instrumentos. A maior parte do trabalho é feita com uma chave de afinação. Este dispositivo atua sobre pinos (pino) - pinos especiais com rosca de mícron. A essência da afinação reside no fato de que o menor efeito da tonalidade pode alterar a tensão das cordas: quando puxada, a afinação sobe; ao se soltar, diminui. Os próprios pinos, que parecem blocos de diferentes tipos de madeira, são fixados em um pequeno ângulo em uma placa especial - um banco de cata-ventos.

Quanto mais arestas uma ferramenta tiver, mais eficiente será o processo. Como regra, os modelos tetraédricos são usados ​​apenas para afinar pianos com pinos finos. A chave profissional possui um orifício cônico que permite trabalhar com pinos de diferentes tamanhos. Alguns tipos de ferramentas vêm com cabeçotes substituíveis, o que é muito conveniente para o trabalho. A alça pode ter a forma da letra "G" ou "T".

Acredita-se que, se necessário, o trabalho da chave possa ser realizado por um hexágono convencional com diâmetro de 8 mm, que possui uma cabeça correspondente.

As cunhas de amortecimento amortecem as cordas que não precisam de afinação. Na verdade, eles são almofadas de borracha que são inseridas entre fios de metal ou fixadas a uma alça de arame para lidar com áreas de difícil alcance. Será possível construí-los independentemente de uma borracha cortada diagonalmente e "picada" em uma agulha de tricô. Pinças reversas vêm em socorro se o uso de cunhas de amortecimento falhar. Essas ferramentas estão localizadas entre os cortes do martelo.

Para abafar várias cordas ao mesmo tempo, uma fita de tecido é útil.

Obviamente, a afinação do piano é impossível sem um diapasão, um instrumento capaz de reproduzir uma nota limpa como um guia para afinação posterior. Este dispositivo é clássico e eletrônico. No primeiro caso, você deve se concentrar na nota "A" da primeira oitava. Esse diapasão se parece com um garfo de duas pontas, em cujo cabo há uma bola. A estrutura deve atingir uma superfície dura e, em seguida, encostar no material ressonante, como resultado o som "la" aparecerá.

Hoje em dia, um diapasão eletrônico é quase sempre um aplicativo para telefones celulares.

Alguns artesãos preferem afinar o piano usando um afinador, embora alguns especialistas defendam o ponto de vista de que um dispositivo moderno não é capaz de cobrir a faixa de frequência necessária. Em princípio, você pode navegar simplesmente de ouvido, mas verificar o resultado com a ajuda de uma ferramenta especial não será supérfluo.

Instruções passo a passo

Para afinar o piano sozinho em casa, você precisa começar levantando a tampa superior e procurando os clipes. Os últimos estão localizados nos cantos da parte superior do painel frontal vertical. Empurrando as travas para trás, você mesmo poderá remover o painel e abrir o teclado.

Para aprender a afinar ainda mais em casa, é importante lembrar que a maioria das notas começa a soar devido à vibração de várias cordas consonantais (de uma a três).

No registro inferior geralmente é uma corda grossa, no registro do meio são duas cordas, e do meio ao final do teclado há três cordas cada. Esses acordes são chamados de "coro". As cordas do mesmo "refrão" têm a mesma espessura, mas diferem em comprimento. O ajuste "faça você mesmo" é o correto para ser realizado dentro de cada harmonia, alinhando as cordas umas em relação às outras, bem como em relação aos intervalos de outros "refrões". Não é correto ajustar a posição de cada parte individualmente.

O fluxo de trabalho começa com o "la" da primeira oitava. Na verdade, deve ser a corda do meio de cada refrão.Isso é feito da seguinte maneira: em consonância, é selecionada uma corda que tem o maior estado funcional e o menor estado não funcional. Isso significa que será menos distorcido e mais fácil de ajustar.

Via de regra, neste caso, estamos falando sobre as primeiras cordas do "refrão". Tendo escolhido um fio de cobre, será necessário abafar o resto dos participantes da consonância com cunhas amortecedoras inseridas entre eles. Várias cordas também podem ser protegidas com fita de tecido grosso.

Se você não usar os plugues, o ajuste será muito difícil, pois a distância entre os fios de cobre individuais não é mais do que 5 mm.

Em seguida, a corda selecionada é afinada usando um diapasão e enrolando uma chave. O objetivo principal dessas ações é eliminar os batimentos para que sua frequência seja superior a 10 segundos. No estágio seguinte, que depende do estado da primeira corda, os intervalos da primeira oitava são "temperados". Como cada intervalo tem seu próprio número de batidas, é importante que o sintonizador ouça com atenção. Passando para as outras cordas, você precisará remover os plugues um por um, não se esquecendo de alinhar o uníssono. Tendo trabalhado a oitava central, você pode passar para o resto dos sons, seguindo mais alto e mais baixo a partir do centro.

Em geral, costuma-se distinguir dois métodos principais de configuração do instrumento, embora o trabalho em cada um comece com o som "la". A afinação de um quarto quinto é considerada mais precisa e, portanto, mais comumente usada. Nesse caso, a afinação é feita alternando quartos (ou seja, 4 semitons) e quintas (5 semitons), daí o nome. Primeiro, uma oitava é construída e, em seguida, o trabalho vai da esquerda para a direita - claramente em intervalos. Não devemos esquecer que na quarta o som deve aumentar em "batida por segundo", e na quinta - diminuir em "batida por segundo".

De acordo com a segunda técnica, a afinação realiza-se segundo uma afinação de um quarto de oitava: para cima uma quinta e para baixo uma oitava, partindo também do "lá" da primeira oitava.

Se apenas algumas cordas estiverem desafinadas no piano, criando um "coro" de uma tecla, siga as instruções ligeiramente diferentes. Alternativamente, para o teste, a tecla "C" da primeira oitava é pressionada, e o martelo golpeia simultaneamente três cordas. Sem enfraquecer a pressão, é necessário prender cada fio por vez e monitorar cuidadosamente os sons para entender qual deles viola o quadro geral. Tendo encontrado o "intruso", você deve colocar a chave na cavilha adjacente a ela e começar a girá-la suavemente, de vez em quando pressionando a tecla novamente e controlando o som. O tom exigido é determinado corretamente pelo afinador, e é importante continuar o movimento da tecla até que a corda coincida com ela. A segunda corda deve estar afinada com a primeira em uníssono, e a terceira corda deve estar afinada com as duas primeiras.

Com que frequência você precisa configurar

É geralmente aceito que, após a compra de um novo piano nos próximos 12 meses, ele precisará ser afinado duas vezes nos próximos 12 meses. Ao comprar à mão, você terá que configurá-lo uma vez, mas quase imediatamente após o instrumento musical ser entregue em seu local definitivo. Porém, em ambos os casos, antes de convidar um especialista, ainda é preciso esperar cerca de uma semana para que o mecanismo se adapte ao microclima da sala. Usando o piano constantemente, você terá que ajustar o mecanismo a cada 6 meses.

Claro, quanto mais o instrumento é tocado, mais ele é afinado: ao tocar música por mais de 10 horas por dia, será necessário convidar um mestre 14-18 vezes por ano.

Deve ser entendido que este trabalho leva uma quantidade significativa de tempo. Se o piano for afinado regularmente, demorará de 1,5 a 3 horas de trabalho, mas se o especialista não toca no instrumento há muito tempo, o número de horas será muito maior - talvez até em três abordagens. Para que o resultado do trabalho permaneça o maior tempo possível, a temperatura da sala deve ser mantida em 20 graus Celsius e a umidade em 45 a 60%.

Erros comuns

Pessoas que não são especialistas muitas vezes cometem os mesmos erros ao configurar por conta própria, por exemplo, eles não levam em conta os defeitos mecânicos. O fato é que antes de configurar o instrumento, ele deve ser sempre arrumado no que diz respeito à mecânica: fixe os parafusos, ajuste as folgas das juntas, cole algumas peças, instale martelos. Às vezes torna-se necessário executar e entoar - para selar o feltro que cobre os martelos. Para fazer isso, agulhas entonadoras especiais são usadas para mover o tecido para o centro, pressionando ou afrouxando-o se necessário. Este procedimento é muito importante, uma vez que o feltro falha rapidamente com os martelos mais usados.

Também é importante verificar atempadamente o estado do empurrador do martelo. Há uma mola no projeto, que de vez em quando cai do trem e se agarra às partes próximas - ela deve ser corrigida primeiro.

Para saber como afinar o piano, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa