Piano da fábrica Zarya

O piano da fábrica Zarya já foi um tipo muito importante e popular desse tipo de instrumento. E mesmo agora é encontrado ocasionalmente, pois é necessário conhecer as características do instrumento de produção na URSS e o ano de seu lançamento. É especialmente importante quanto pesa e quais as dimensões que tem.


Sobre a fabrica
A fábrica da Zarya estava localizada no vilarejo de Pravdinsky, na região de Moscou. Embora só tenha começado a funcionar em meados da década de 1950, a história de fundo vai muito além do início da era soviética. Em 1928, uma artel foi organizada em Pravdinsky para produzir casas pré-fabricadas de painéis. No ano seguinte, após a fusão com outra artel, muda para a produção de móveis. Em dezembro de 1954, iniciou-se nesta base a produção de peças para piano.
E no próximo ano uma nova fábrica aparece no mapa da produção musical da URSS. Foi criado reorganizando o antigo artel e reequipando a produção.
Infelizmente, como muitas outras empresas, Zarya não sobreviveu à orgia de privatizações. Ela não trabalha há muito tempo, seu prédio foi abandonado. Em 2007, havia um cassino lá, mas agora não está mais lá.

O antecessor da linha da marca e chamado - "Zarya", "Nocturnes" e "Rubinstein" tinha uma fama retumbante. Eles foram transportados para várias partes do país e países vizinhos (que faziam fronteira com a Itália e Áustria). Alguns dos produtos foram enviados regularmente para o Japão. No final dos anos 1960, um instituto de pesquisa, design e tecnologia para a indústria da música foi organizado na fábrica. Não havia nenhuma outra instituição no planeta que estivesse simultaneamente envolvida na preparação de padrões e no design de tipos qualitativamente novos de instrumentos musicais.
Foi aqui que eles criaram:
-
guitarra banjo;
-
botão acordeão para jovens músicos;
-
piano de gabinete;
-
violão semi-acústico;
-
um órgão de sala com acionamento elétrico (e esta é apenas uma pequena lista das principais posições, houve uma série de outros desenvolvimentos).


Características do piano
A ferramenta da fábrica Zarya mostra-se do melhor lado. Ele serve com segurança por muitas décadas sem qualquer deterioração na qualidade do som ou outros problemas. O peso do piano é codificado no padrão nacional. E todos eles são muito difíceis. Isso se deve a pontos como:
-
a parte principal é uma moldura fundida inteiramente em ferro fundido;
-
moldura de madeira ou moldura de MDF em combinação com painel de madeira;
-
o peso de 230 cordas, mecanismos de trabalho.

O ano de lançamento pode ser bem diferente, mas sabe-se que a fábrica Zarya, juntamente com outras 18 empresas de produção de instrumentos musicais, iniciou os seus trabalhos em 1955. Dessas fábricas, apenas a empresa Lyra continua operando agora. As contratadas para o fornecimento de componentes foram:
-
Leningrado;
-
Borisov;
-
Organizações de Chernihiv.
Ao preparar a linha de modelos, eles procederam da série Nocturne produzida em Krasny Oktyabr em Leningrado. Vale a pena considerar que, como Zarya entrou em produção em série mais tarde, acabou se tornando um produto mais moderno. Os designers conseguiram reduzir as dimensões do produto: chega a 120 cm de altura e 150 cm de largura Comparado com o protótipo, o peso foi reduzido em cerca de 100 kg. Quase não há chances de encontrar uma cópia pronta e funcional de Zarya agora. O piano preto "Zarya" às vezes pesava mais de 250 kg.


Como "Elegy" e "Nocturne", esses instrumentos foram adequados para os requisitos dos anos 1970. A moldura de madeira foi um pouco iluminada. A propagação em massa de uma ferramenta típica era de 210 a 260 kg. Os espécimes mais bem-sucedidos de séries individuais pesavam cerca de 170 kg; no entanto, amostras sofisticadas também estiveram presentes nas réguas, que, devido a um design mais sofisticado, foram ponderadas em relação à norma geral.

