Pequinês

Cuidados pequinês: dieta, caminhada, procedimentos de higiene

Cuidados pequinês: dieta, caminhada, procedimentos de higiene
Contente
  1. Características do conteúdo
  2. Nutrição
  3. Higiene
  4. Andando
  5. Treinamento
  6. Doenças possíveis

Raças de cães decorativos são altamente valorizadas por criadores de todo o mundo por mantê-los como animais de estimação. Dentre a variedade de raças desses animais, destacam-se os pequineses, que se destacam por sua atratividade externa e disposição amigável.

Agressividade
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
Abaixo da média
(Classificação 2 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Necessidade de cuidado
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Custo de manutenção
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Barulho
Média
(Classificação 3 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Boa guarda
(Classificação 4 de 5)
* Características da raça "Pequinês" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

Características do conteúdo

Cuidar de um animal de estimação pequinês de quatro patas não exige que o criador execute nenhuma atividade específica. No entanto, as características e nuances do conteúdo também dependerão muito da saúde do cão. Esses animais valorizam acima de tudo o ambiente calmo e confortável da casa, esta nuança deve ser levada em consideração por famílias onde existam crianças pequenas ou vários animais.

O pequinês não tolera o caos e o barulho excessivo, os donos destes pequenos cães notam a disposição serena dos animais, um sentido de dignidade e simpatia para com os humanos.

Via de regra, o animal entra em casa ainda filhote, portanto o proprietário deve alocar antecipadamente um espaço pessoal separado para o animal de estimação na forma de um canto isolado. Um pequinês precisa comprar ou equipar uma cama, é melhor que se pareça com uma casa. Você pode usar uma cesta ou caixa com as laterais e o fundo acolchoados.

E também o animal precisará de vários brinquedos com os quais se divertirá independentemente na ausência de uma pessoa. Para esta raça pouco móvel, recomenda-se comprar algumas bolas de látex, bem como alguns brinquedos de tecido macio. É importante que não contenham pequenos objetos que o cão possa arrancar e engolir inadvertidamente.

Manter um pequinês em casa exige que se leve em consideração os hábitos do animal, bem como suas características fisiológicas. Portanto, o criador precisará prestar atenção especial a uma série de nuances.

  • Independentemente da idade do cachorro, o proprietário deve evitar sobrecarregar o animal. Especialmente durante o verão, ao ar livre ou em uma sala abafada. Os animais são muito sensíveis às altas temperaturas do ar em função das características da pelagem, bem como da estrutura do crânio. Portanto, o superaquecimento pode levar a uma forte insolação.
  • O animal de estimação precisará de atividade física regular, bem como de treinamento. No entanto, a estrutura do corpo e membros do pequinês pode causar ferimentos aos animais se eles escalarem por conta própria ou pularem de sofás, camas e outras elevações da rua. Recomenda-se evitar tais situações ao manter um animal.
  • Um ponto importante é acostumando oportuna o animal de estimação à limpeza no local designado para ele.
  • O território do cão na casa não deve ser localizado em uma corrente de ar. E também o local deve ser isolado, para que o animal, se necessário, possa se esconder, caso não queira estar neste momento com familiares.
  • As crianças pequenas precisam ter o máximo de cuidado possível com o animal.porque o contato descuidado ou inepto pode ter graves consequências físicas e psicológicas não só para o pequinês, mas também para a criança.
  • Ao manter um cão tão pequeno em tamanho, para lidar com suas necessidades em uma casa, você pode colocar bandeja especial ou use fraldas que absorvem a umidade. O animal precisa de caminhadas diárias ao ar livre, mas pode aprender a ir ao banheiro em um local especialmente designado da casa.

Nutrição

Devido ao fato da raça não ser caracterizada pelo aumento da atividade física, assim como o animal possuir caninos bastante fracos e mandíbula deprimida, os cães em casa necessitarão de dieta individualizada. Os seguintes produtos alimentares são proibidos:

  • ossos, especialmente tubulares;
  • confeitaria;
  • carnes defumadas;
  • salga.

O animal de estimação deve estar sempre disponível gratuitamente água potável limpa. Como o cão costuma entrar em casa ainda filhote, depois do leite materno, você pode transferir o pequinês para alimentos complementares com um mês e meio de idade. Os cães podem começar a ser alimentados com rações especializadas de produção industrial ou incluir alimentos naturais no cardápio do animal. No início, o principal produto será leite, requeijão, carne moída cozida com baixo teor de gordura.

Cuidar de um pequinês também envolve a introdução de frutas e vegetais na dieta. Dos produtos permitidos e úteis para o animal, vale destacar cenouras, maçãs, abobrinhas.

Na compra de ração comercial para cachorros desta raça, recomenda-se a opção por produtos premium enlatados na forma de patês. É necessário oferecer comida ao seu cão não mais do que 4-5 vezes por dia, cumprindo aproximadamente os mesmos intervalos de tempo entre as mamadas. Perto dos seis meses, será correto alimentar o pequinês três vezes ao dia. Nessa idade, o cardápio do animal deve incluir cereais, ovos e batata crua.

Um cão com mais de 7 meses pode ser transferido para uma dieta de adulto, que envolve duas refeições por dia.

Ao cuidar do pequinês em crescimento, meninos e meninas, você deve entender que será muito difícil para um cachorro roer comida seca devido à estrutura da mandíbula, como resultado, o animal irá engoli-la inteira, que é repleto de distúrbios digestivos. Os produtos comerciais predominantes para cães devem ser molhos, molhos e patês.

O criador que pretende cuidar e manter um pequinês em casa deve levar em conta uma nuance da raça, que diz respeito à predisposição à obesidade. Portanto, a partir dos 2 meses, o cardápio do cão deve ser estritamente controlado, excluindo-se carnes gordurosas da dieta, e muitos vegetais e frutas diferentes devem ser introduzidos no cardápio.

O queijo é especialmente útil para cães. Os produtos cárneos e as vísceras devem ser picados finamente antes de servir, de preferência fervendo previamente. Como os pequineses têm tendência à formação de cálculos nos dentes, como medida preventiva, é recomendável mastigar ossos de boi de vez em quando.

Desde cedo, a saúde do cão deve ser mantida com complexos vitamínicos; cálcio e alimentos que contenham cálcio são muito importantes para os cachorros. Para obter um casaco bonito e saudável, os animais de estimação podem incluir frutos do mar em sua dieta. Para pequinês idosas e grávidas, você pode usar vitaminas recomendadas para cães, que podem ser adquiridas em farmácias veterinárias.

Um criador pode dizer quais substâncias estão faltando no comportamento de um cão. Se o animal come fezes, o pequinês precisa de vitamina B12, se os ossos dos membros estão tortos, cálcio e vitamina D devem ser dados ao cão; se houver falta de vitamina P, o cão pode pegar bitucas de cigarro o chão.

Higiene

Um cão desta raça requer atenção regular do criador. Em primeiro lugar, trata-se do cuidado com a pelagem devido ao seu comprimento e densidade. O animal de estimação deve ser penteado para que a lã não se enrosque, que terá de ser cortada. Normalmente, um pequinês adulto é escovado dia sim, dia não. No verão, pode-se fazer o aliciamento para que o cão não sofra tanto com o calor.

Além de escovar o pêlo, as medidas de higiene dizem respeito às unhas do cão. À medida que crescem, eles precisam ser cortados, caso contrário, as garras começarão a se curvar e crescer na pele. Para esse procedimento, as pet shops contam com tosquiadeiras especiais.

E também o cão precisará ser banhado com bastante frequência. Para procedimentos na água, você deve usar cosméticos de cuidados especiais projetados para cães de pêlo comprido. O pequinês pode ser seco com secador de cabelo, porém, o fluxo de ar deve ser direcionado na direção do crescimento da pelagem.

A atenção do dono merece as orelhas do animal, que, devido ao seu tamanho, sujam rapidamente. Para limpar as orelhas, você deve usar almofadas de algodão úmidas ou, adicionalmente, adquirir produtos especiais para limpar as orelhas do cachorro na loja.

Pela sua estrutura, os alunos do pequinês são bastante convexos. Devido a essas características, o animal precisará limpar os olhos de muco e todos os tipos de secreções todos os dias. Para isso, você deve usar um pano que não solte fiapos e uma solução especial. O pequinês pode ter colírio. Nesse caso, você precisará de assistência veterinária imediata.

A boca é outro ponto fraco da raça, por isso precisará de inspeção regular do criador. Isso se aplica tanto a cães adultos quanto a filhotes. É muito comum os cães depositarem pedras no esmalte, o que pode levar à perda do dente. Se você encontrar placa amarela e doença gengival, seu animal de estimação precisará da ajuda de um especialista. Como profilaxia para essas doenças, você deve comprar iguarias elásticas especiais de tendões ou cartilagem para o animal, que ajudarão a limpar a cavidade oral. Além disso, pequinês pode escovar os dentes regularmente com uma escova de dentes.

Andando

Embora os pequinês não sejam tão ativos quanto algumas raças de cães, eles não devem ser mantidos em casa o tempo todo.Mesmo que o animal esteja acostumado a andar na caixa sanitária da residência. Os animais desta raça precisam ser passeados diariamente para que recebam a parte necessária de ar fresco. Além disso, andar na rua vai ajudar a evitar o rápido crescimento das garras, elas vão moer um pouco no asfalto.

As caminhadas não devem durar menos de um quarto de hora, sujeitas a caminhadas pela manhã e à noite. Condições meteorológicas difíceis podem ser uma exceção.

Treinamento

Os comandos de ensino devem ser executados a partir do momento em que o filhote aparece na casa. Mas primeiro, o animal deve se acostumar com a companhia de humanos e outros animais de estimação, se presentes na casa. Normalmente, o treinamento e o treinamento são realizados ao ar livre, em uma área onde os cães de grande porte não andam.

Apesar de seu tamanho, os pequinês costumam reagir agressivamente a animais de grande porte e podem até entrar em uma briga com eles, que podem causar ferimentos graves.

Em primeiro lugar, o cão deve se acostumar com a coleira e o arnês, que estarão presentes durante as caminhadas. E também o cão deve ser treinado nos seguintes comandos:

  • "Um lugar";
  • "ECA";
  • "Próximo".

Além dos comandos básicos, o treinamento do pequinês pode envolver truques como pular sobre as patas traseiras, voltas. Mas antes, é recomendável observar o animal, destacando os movimentos que irão agradá-lo. No processo de treinamento, é necessário recompensar o animal com uma guloseima. Você não pode gritar e gesticular ativamente durante o processo de aprendizagem. A expressão de alegria e elogios na execução bem-sucedida dos comandos deve ser obrigatória.

Os cães podem mostrar alguma teimosia no processo de aprendizagem, o criador não deve quebrar a vontade do animal com agressão ou força, mas ao mesmo tempo mostrar perseverança e paciência. A pressão do dono pode fazer com que o cão simplesmente tenha medo da pessoa.

Mas também vale a pena prestar atenção ao comportamento do cão dentro de casa e na rua, momentos indesejados devem ser estritamente suprimidos mesmo na tenra idade do cão. Caso contrário, o animal desenvolverá a compreensão de que roer sapatos ou móveis é a norma.

Doenças possíveis

Todos os animais de estimação, incluindo pequinês, filhotes ainda pequenos, devem ser vacinados contra doenças graves. Este é um ponto importante quando se trata de cuidar de um cão.

Alguma parte das vacinas, talvez, seja dada aos cães ainda no canil, o criador deve fazer essa pergunta no momento da compra do animal, pois a vacinação deve ser pontual.

Entre as doenças especialmente perigosas para as quais os pequineses têm predisposição, é necessário destacar:

  • demodicose;
  • tártaro;
  • diarréia;
  • doença urolitíase;
  • malassezia.

A vacinação reduzirá o risco de doenças. No entanto, o cão exigirá inspeção regular do criador. Os sinais de doenças podem ser esses momentos:

  • mudanças no comportamento do cão - coceira, letargia, febre;
  • o aparecimento de um espinho na pupila, pus nos cantos dos olhos.

E também devido à estrutura do crânio, os animais podem sofrer inflamação do trato respiratório. Isso se deve ao fato de que o nariz achatado do cão não dá conta da tarefa de aquecer o ar no frio, fazendo com que o animal o engula no frio. A visita ao veterinário neste caso será obrigatória.

Dentre as enfermidades a que a raça está sujeita, é necessário destacar o aparecimento de uma hérnia. Isso se deve à estrutura alongada do corpo do cão. Esse recurso pode levar a sobrecargas tocando a coluna, ao desenvolvimento de artrite ou osteocondrose.

Juntamente com um corpo comprido, os pequinês têm membros bastante curtos. Uma característica fisiológica semelhante pode causar doenças que afetam as articulações.

O criador é aconselhado a prestar especial atenção a isso, monitorando cuidadosamente a marcha do animal.

Mas, como mostra a experiência de manter esta raça de cães, na maioria das vezes as articulações começam a incomodar o cão já na velhice.Inicialmente, uma dieta para animais de estimação corretamente compilada ajudará a evitar tais problemas no futuro.

No vídeo a seguir, você pode aprender sobre as características únicas da raça do cão pequinês.

sem comentários

Moda

a beleza

casa