Pequinês

Tudo sobre o real pequinês

Tudo sobre o real pequinês
Contente
  1. História de criação
  2. Características externas
  3. A natureza do pequinês
  4. Doenças comuns
  5. Cuidado
  6. Recursos de energia

O pequinês é uma raça de cachorro em miniatura que se originou na China. Recebeu o seu nome em homenagem à cidade de Pequim. Esta raça possui diversas variedades, mas o Royal Pekingese merece atenção especial.

Este nome é um golpe de relações públicas e refere-se a cães de pêlo comprido de raça pura. Este engraçado amigo de quatro patas é dotado de hábitos requintados e um caráter bem-humorado. Esta raça decorativa é indicada para quem gosta de mascotes "dóceis", calmos e afetuosos que não latem à toa.

Agressividade
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
Abaixo da média
(Classificação 2 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Necessidade de cuidado
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Custo de manutenção
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Barulho
Média
(Classificação 3 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Boa guarda
(Classificação 4 de 5)
* Características da raça "Pequinês" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

História de criação

Para criar o pequinês real, animais de estimação decorativos da raça foram cruzados com cães maiores. De acordo com algumas lendas, os progenitores desses amigos de quatro patas em miniatura são leões, mas essas informações dificilmente são confiáveis.

Os pequineses de raça também são chamados de imperiais, pois viviam exclusivamente em famílias ricas que pertenciam a dinastias nobres. A vida dos bichinhos era realmente luxuosa, pois eles tinham até seus próprios criados. Esses cães em miniatura nunca foram usados ​​para caça, guarda ou serviço.

Em vez disso, eles eram um indicador de luxo e prosperidade. Em algumas cidades, templos foram construídos e adorados em homenagem a esses animais.

Os pequineses estavam disponíveis apenas para os governantes e sua comitiva imediata. Imagens de cães em miniatura ainda podem ser vistas hoje em antigos afrescos chineses. Somente o imperador poderia dar tais animais de estimação a alguém. Houve casos de furto de cachorrinhos, pois as pessoas acreditavam que eles trariam riqueza e sucesso para a família, mas os autores desses incidentes foram encontrados e severamente punidos.

O real pequinês veio para a Europa durante um golpe de estado, quando as mansões imperiais foram queimadas. Os cães resgatados foram levados para a Inglaterra, onde começaram a procriar. Esses bichinhos engraçados e fofos rapidamente ganharam popularidade entre os amantes dos animais, mas apenas pessoas ricas podiam se tornar seus proprietários, já que o custo do pequinês era muito alto. Freqüentemente, filhotes reais eram oferecidos a membros de famílias nobres como um presente.

O nome atual da raça "pequinês" foi dado aos cães decorativos apenas no final do século XIX.

Nos países da União Soviética, animais de estimação em miniatura surgiram em meados do século 20, mas inicialmente foram trazidos para Leningrado, onde os adestradores de cães começaram a criar esses filhotes fofos.

Características externas

O pequinês imperial é uma raça em miniatura, portanto, esses de quatro patas costumam ser chamados de decorativos. Sua vida útil é de aproximadamente 20 anos. O crescimento de um cão adulto atinge 30 cm de comprimento e 16 cm de altura e pesa de 4 a 5 kg. Às vezes, há representantes menores desta raça, cujo peso não ultrapassa os 3 kg, são chamados de anões. Especialistas dizem que é errado destacar o pequinês anão como uma espécie separada de raça.

Características externas do pequinês imperial:

  • costas retas, região lombar estreita e omoplatas ligeiramente inclinadas;
  • cernelha muscular bem definida;
  • tarsos curtos, maciços, posteriores menores que os anteriores;
  • o cabelo comprido cresce entre os dedos;
  • o focinho é curto, largo, com pregas perto do nariz;
  • a cauda é inserida alta, pressionada para trás e ligeiramente curvada para o lado;
  • as orelhas são pequenas, em formato de coração, por causa do cabelo comprido parece que estão caídas;
  • grandes olhos castanhos ligeiramente protuberantes.

Na maioria das vezes, os pequinês reais têm cabelo comprido com um pouco para baixo, mas filhotes de pêlo liso com pelo mais curto também são encontrados. Este fator depende muito das condições de criação e nutrição dos cães. A cor dos animais em miniatura é bastante variada e varia do bege ao preto. Esta raça é interessante porque às vezes nascem cachorros albinos de cor branca pura.

As mandíbulas inferior e superior do pequinês devem estar bem adjacentes uma à outra, mas filhotes com mordeduras irregulares também são encontrados. Os dentes de um animal de estimação saudável devem ser uniformes e brancos. Os proprietários devem monitorar definitivamente a higiene bucal de seu animal de estimação.

A natureza do pequinês

O pequinês real tem um caráter calmo e amigável, por isso se dá bem com as pessoas, ama o carinho e obedientemente senta-se em seus braços. O animal de estimação tem uma ligação especial com seu dono - ele sente seu humor, está feliz ou triste com ele e é difícil suportar a separação. Um cão pode recusar completamente água e comida se sua amada não estiver por perto.

O peludo de quatro patas é muito brincalhão, adora caminhar e se presta bem aos treinos. Apesar da indefesa externa, o cãozinho ama a liberdade e não tolera quando os limites de seu espaço pessoal são violados. O dono deve levar em consideração as peculiaridades de seu caráter e não impor sua atenção quando o bebê não o deseja. Para chegar a um entendimento com seu animal de estimação, você precisa se comunicar com ele em pé de igualdade.

Pequinês não deve ser tratado rudemente ou levantar a voz para eles, pois eles ficarão ofendidos e zangados por um longo tempo... O animal vai mostrar sua agressão latindo e rosnando, em casos extremos pode morder. Além disso, esse comportamento pode se manifestar nos casos em que o animal entra em contato com outros cães ou estranhos. Surpreendentemente, esse bebê em miniatura, sem hesitação, correrá para proteger seu mestre em uma situação extrema.

O pequinês imperial se dá bem com as crianças, mas ao mesmo tempo pode ter ciúmes do dono. Além disso, o cachorrinho não vai tolerar que a criança invada seu território e propriedade, pois ninguém deve tocar em seus brinquedos ou impor seu carinho quando o fofo estiver descansando.

Doenças comuns

A saúde do real pequinês é relativamente forte, portanto, com nutrição e cuidados adequados, não há problemas em particular. No entanto, esta raça tem uma tendência inata para algumas doenças:

  • catarata;
  • conjuntivite;
  • inflamação dos canais lacrimais;
  • violação da válvula cardíaca;
  • problemas nas costas;
  • doenças de pele;
  • doenças renais.

Para manter seu animal de estimação saudável e ativo, você precisa visitar regularmente o veterinário com ele e tomar todas as vacinas necessárias. Além disso, o proprietário deve estar ciente das características do organismo de seu amigo de quatro patas e não colocá-lo em perigo.

Por exemplo, grandes atividades físicas são contra-indicadas em pequinês devido a possíveis problemas com o sistema cardiovascular.

Além disso, em cães desta raça, a função de troca de calor é prejudicada devido às peculiaridades da estrutura do focinho, portanto, em altas temperaturas, podem ocorrer crises de asma. Se o animal for constantemente mantido em condições de calor, as doenças respiratórias começarão a se desenvolver.

Cuidado

Para um pequinês parecer realmente real, deve ser cuidado com cuidado. Em primeiro lugar, deve ser penteado diariamente, caso contrário formar-se-ão emaranhados na lã. Para fazer isso, use pincéis especiais.

Os cães em miniatura sujam-se com frequência, razão pela qual os donos têm de dar-lhes banho quase todas as semanas. Segundo especialistas, esse cuidado escrupuloso pode prejudicar o animal. Eles aconselham dar banho no seu bebê no máximo uma vez por mês, e se ele se sujar com frequência, então é melhor usar shampoo seco ou talco comum para bebê.

Ao cuidar de um animal de estimação, atenção especial deve ser dada aos olhos, orelhas e dobras próximas ao bico - eles devem ser limpos com lenços umedecidos ou cotonetes umedecidos em água morna. É importante garantir que nenhuma água entre nos ouvidos, pois esta raça pode desenvolver surdez devido a isso.

O pequinês imperial é muito ativo e brincalhão, então você precisa caminhar regularmente com ele por pelo menos 30 minutos. Os representantes desta raça têm inteligência e memória bem desenvolvidas, portanto, animais de estimação adultos podem andar por conta própria e não ter medo de se perder.

Recursos de energia

Filhotes com menos de 4 meses de idade precisam ser alimentados 4 vezes ao dia, embora seja importante monitorar, para que o intervalo de tempo entre as refeições seja o mesmo. A base de sua dieta é o mingau de leite. À medida que o bebê cresce, os vegetais e produtos à base de carne são gradualmente introduzidos na dieta. Além disso, aumente gradualmente as porções e reduza o número de refeições. É permitido alimentar um cão adulto 2 vezes ao dia.

A dieta de um pequinês deve ser equilibrado e monótono. Normalmente, inclui vegetais, grãos, laticínios e produtos lácteos, peixes e carnes magras.

Para comodidade do animal de estimação, recomenda-se cortar os alimentos em pequenos pedaços, principalmente a carne.

Os ossos não devem ser dados a um pequinês, porque ele simplesmente não os dominará, mas mastigará a cartilagem com prazer.

Para não prejudicar a saúde do animal de estimação de quatro patas, os seguintes alimentos devem ser proibidos:

  • todos os tipos de doces;
  • alimentos que causam inchaço;
  • carnes gordurosas;
  • alimentos fritos, fumados, salgados, condimentados e em conserva;
  • Frutas exóticas;
  • muffins e massas;
  • pratos de caldo.

Se os proprietários quiserem transferir o pequinês para uma ração especializada para cães, isso deve ser feito de forma gradual. Deve-se lembrar também que o alimento seco deve ser embebido, caso contrário será difícil para o bebê mastigá-lo.

Para fatos interessantes sobre o pequinês, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa