As unhas dos pés estão descascando: por que isso acontece e o que fazer?
Unhas suaves e bem cuidadas indicam não apenas o cuidado adequado com elas, mas também a ausência de várias doenças. Se eles começaram a descascar ou quebrar, isso também é um sinal da influência de alguns fatores externos e alguns problemas dentro do corpo.
Devido às alterações distróficas no interior das unhas, as placas tornam-se mais finas e começam a se dividir em escamas. O resultado são unhas quebradiças e quebradiças, adquirem uma superfície rugosa, aparência opaca e podem começar a desmoronar. Para eliminar esse problema, denominado pelos médicos de onicodistrofia, antes de mais nada, é preciso descobrir suas causas.
Por que as unhas esfoliam?
Por sua estrutura, as unhas dos pés são formadas por finas placas de queratina, que são fortemente pressionadas umas contra as outras e lhes conferem firmeza. A estrutura das unhas também inclui camadas de água para a elasticidade desejada. Além disso, existem muitos oligoelementos dentro das placas das unhas, incluindo cálcio, cromo, zinco e assim por diante.
As células germinativas, localizadas na base (esta é a parte mais clara em forma de crescente), são responsáveis pelo crescimento das unhas. À medida que novas células se formam, as antigas são empurradas para a frente, para a margem livre. Este processo contínuo ocorre no corpo de uma pessoa saudável, se nenhum fator negativo afetar o crescimento e a condição das unhas. Se aparece uma laminação de unhas, os motivos são muito diferentes.
Causas externas
Razões deste tipo incluem quaisquer influências externas devido às quais a lâmina ungueal perde água, torna-se seca e começa a quebrar. Em crianças, isso se deve aos seguintes fatores:
- delaminação devido a várias influências mecânicas, por exemplo, apertar as placas com sapatas muito apertadas;
- a influência do ar muito seco;
- a consequência da hipotermia;
- consequência do contato das unhas com água muito quente;
- danos por vários produtos químicos.
Nas mulheres, as unhas podem começar a esfoliar devido a pedicura inadequada ou extensões frequentes, bem como após o uso de vernizes ou produtos que contenham acetona.
Razões internas
A este grande conjunto de razões, pelas quais as unhas são esfoliadas mesmo nas crianças pequenas, incluem-se quaisquer alterações no corpo. Estes são:
- anemia, que aparece devido à falta de ferro no corpo ou violações dos mecanismos de sua absorção (portanto, essa doença é chamada de deficiência de ferro);
- má alimentação, devido à qual a criança não recebe proteínas, vitaminas, fósforo, cálcio, magnésio e outras substâncias suficientes;
- doenças do sistema digestivo, glândulas endócrinas ou fígado, cujo resultado será uma deterioração do metabolismo dos nutrientes necessários para o crescimento normal das unhas;
- infecção fúngica, bem como várias doenças de pele, por exemplo, eczema ou vermelhidão de líquen;
- desequilíbrio de hormônios, que freqüentemente ocorre em adolescentes;
- envenenamento com certas drogas ou metais pesados.
Tipos de derrota
Unhas esfoliantes e esfoliantes, dependendo do processo patológico nas placas e fatores desencadeantes pode parecer diferente.
- Se a lâmina ungueal se divide em forma de folha na área da borda livre e a parte principal permanece intacta, essa condição é chamada de onicochise. Com essa lesão, a parte livre pode não se dividir, apenas se tornar muito mais fina. Na maioria das vezes, isso ocorre devido a lesões repetidas nas unhas, exposição a álcalis, uso de vernizes de baixa qualidade ou pedicure inadequada.
- Se a lâmina ungueal começa a se separar do leito, esfoliando parcial ou totalmente, esse problema é denominado "onicólise". O desprendimento das unhas ocorre não apenas na borda livre, mas também nas laterais. Normalmente, isso é causado por infecções fúngicas, doenças de pele, traumas, doenças endócrinas e produtos químicos.
- Se rachaduras ou sulcos localizados longitudinalmente são visíveis na superfície das unhas, essa patologia é chamada de onicorexia. Ocorre com líquen e psoríase, bem como com deficiência de vitaminas nos alimentos e doenças do aparelho digestivo. As listras na superfície das placas ungueais são escuras e claras.
Se você perceber que as unhas dos pés estão descascando e quebrando, é melhor entrar em contato com um pediatra. O médico examinará o pequeno paciente e determinará qual especialista estreito é melhor mostrar à criança - um dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista ou outro. Eles sabem o que fazer nesses casos.
Se necessário, o bebê será encaminhado para um exame de sangue e alguns outros exames., por exemplo, determine o nível de hormônios ou examine a lâmina ungueal em busca de fungos. Para eliminar efetivamente o problema, o impacto deve ser direcionado principalmente para sua causa. É por isso que não se recomendam medidas caseiras sem consultar o médico, para que o estado das unhas de um paciente pequeno não piore ainda mais.
Tratamento para adultos
Se houver fragilidade e delaminação nas unhas de um adulto, uma visita ao médico também será uma excelente solução, porque depois disso, a causa de tal problema ficará clara, o que afetará os possíveis métodos de tratamento.
- Um médico competente certamente prestará atenção à dieta do paciente - se ele ingere proteína suficiente, se há vegetais e frutas frescas no cardápio, se ele usa laticínios e assim por diante.
- Se o trauma for a causa da dissecção, nenhum tratamento especial é necessário. Basta garantir a cicatrização normal da unha, protegendo-a para esse período com um esparadrapo bactericida, que deve ser trocado regularmente.
- Entre os medicamentos prescritos para esfoliação, os mais populares são os complexos vitamínicos ou monopreparações, por exemplo, o retinol. Em alguns casos, medicamentos antifúngicos ou antibióticos especiais também são necessários.
- Para fortalecer as placas frágeis, muitos médicos recomendam a ingestão adicional de gelatina como fonte de aminoácidos e gorduras valiosos. A geléia é preparada todos os dias e consumida internamente por vários meses.
Para tratamento local, são prescritos banhos de óleo e sal. A fisioterapia também está em demanda, por exemplo, fonoforese de vitamina A em unhas danificadas.
Medidas preventivas
Para evitar a divisão das unhas dos pés em crianças, recomenda-se seguir alguns conselhos práticos.
- É importante cortar com cuidado e na hora certa as unhas crescidas. Para o procedimento, deve-se utilizar uma tesoura afiada e as placas cortadas em linha reta.
- Você precisa se alimentar bem e de forma equilibrada. A dieta de uma criança deve sempre conter produtos proteicos de alta qualidade, vegetais, frutas, nozes e laticínios.
- Também é importante monitorar a ingestão de água suficiente para que as placas ungueais não sequem. Se necessário, você pode incluir suplementos complexos, que contêm todas as vitaminas e minerais úteis necessários.
- Você deve comprar sapatos confortáveis e prestar atenção quando a perna crescer e os sapatos ou botas começarem a esmagar.
- É importante trocar de meia com frequência, para evitar hipotermia nas pernas. Vá aos locais públicos (piscina, sauna) apenas com chinelos de borracha individuais.
O seguinte deve ser adicionado às medidas preventivas em adultos:
- cuidados regulares com as unhas em casa durante todo o ano;
- uma seleção de bons vernizes e um especialista em pedicure de confiança;
- o uso de agentes fortalecedores das unhas;
- realizar procedimentos para ativar o fluxo sanguíneo e acelerar o crescimento das unhas, como aplicações de cera ou massagem;
- o uso de vernizes medicinais, que contêm vitaminas e outros componentes úteis;
- tratamento dos pés antes de deitar com algum creme nutritivo para hidratação suficiente;
Exercitar os pés à noite melhora o fluxo sanguíneo para os tecidos. Um pouco de atividade física irá empurrar o problema das unhas para o fundo e adicionar saúde às pernas das mulheres.
Para ainda mais detalhes sobre por que as unhas esfoliam, veja o vídeo abaixo.