Manta de retalhos de malha
Um patchwork xadrez tricotado com fio é um tecido brilhante que é montado a partir de remendos de diferentes cores, tricotados em diferentes estilos. Esses produtos não só parecem incomuns e bonitos, mas também tornam o ambiente mais confortável. Você pode usar essas colchas não apenas em um quarto de estilo rústico, mas também em quartos onde o estilo moderno prevalece.
Seleção e preparação de materiais
Você pode tricotar uma manta no estilo patchwork com os restos de fios e fios especialmente selecionados para isso. Eles podem ser completamente diferentes.
Fio animal
Quem deseja não só esquentar, mas também um cobertor de alta qualidade, deve usar fios naturais.
- Seda mais comumente usado com outros fios, como lã ou algodão. Isso melhora a qualidade do fio acabado. Neste caso, não rolará para baixo, reterá perfeitamente o calor. Além disso, devido a isso, a pessoa tem acesso a uma variedade maior de tons. No entanto, esses produtos requerem manutenção cuidadosa.
- Lã os animais também são muito populares. Um fio feito de tal material é leve e elástico, retém o calor perfeitamente. Além disso, o fio de lã não absorve o suor ou qualquer outra umidade. Os produtos tricotados com esses fios mantêm a sua aparência original por muito tempo e também não se sujam tão rapidamente. Se falarmos das deficiências, então com o uso prolongado, bem como com os cuidados inadequados, os pellets podem aparecer. Além disso, o cobertor pode esticar após a lavagem. Para evitar que isso aconteça, vale a pena adicionar fios artificiais ao tricotar, por exemplo, poliéster ou viscose.
- A lã de cashmere é considerada a mais macia e requintada., que é obtido após a tosquia de cabras do Himalaia. Além de agradável ao toque, é hipoalergênico. A desvantagem é que se estica após a lavagem.
- Além disso, também há lã merino., isto é, lã de ovelha. Os fios 100% são de alta qualidade. Este fio tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, é a elasticidade, a capacidade de manter a forma do produto acabado por muito tempo. Também é importante notar também a higroscopicidade. Na maioria das vezes é comprado para mantas de tricô para bebês, porque o produto acabado não é apenas hipoalergênico, mas também não irrita a pele. Entre as deficiências, deve-se destacar que o preço é muito alto.
- Mohair é a lã de uma cabra angorá. Este fio é considerado o mais quente de todos os fios naturais. Com os devidos cuidados, o produto pode durar muito tempo. Normalmente o mohair é misturado com outros fios. Os produtos Mohair são bem limpos, porém, na hora de lavar deve-se ter muito cuidado e escolher um modo delicado.
- Angora é um fio feito de lã de coelho. O fio difere dos outros em sua maciez e sedosidade. Os produtos acabados são arejados e muito agradáveis ao toque. Quanto aos cuidados com as coisas feitas com esses fios, aqui você deve seguir a mesma regra que no caso do mohair - lave delicadamente e seque com muito cuidado em uma superfície vertical.
Fio artificial
Esses fios são feitos de matérias-primas naturais como celulose, pinho ou abeto, bem como de vários tipos de plantas obtidas em processamento químico.
- Viscose, apesar do fato de que esta fibra sintética é altamente respirável, retém bem o calor e também tem uma longa vida útil.
- Acrílico refere-se a fibras sintéticas, que em suas propriedades são mais semelhantes às da lã. O fio de acrílico é muito resistente, por isso lã natural é mais frequentemente misturada com ele. O fio não é apenas muito forte, mas também muito elástico. Um cobertor feito dessa lã acabará sendo muito quente e confortável de usar. Entre as desvantagens, vale destacar a higroscopicidade muito baixa.
- Poliéster boa permeabilidade ao ar, também é macio ao toque. Mais frequentemente usado como suplemento de lã ou algodão.
Fio vegetal
Esses fios não são menos populares do que os fios de animais.
- Algodão o fio é muito usável, permeável à umidade e retém o calor perfeitamente. As desvantagens incluem encolhimento após a lavagem, bem como secagem muito longa.
- Linho os fios também são bastante fortes e finos. O produto acabado seca rapidamente, aquece bem no inverno e esfria no verão. A única desvantagem dos fios de linho é um pequeno número de tonalidades, porque são mal tingidos.
Além da escolha do fio, para uma manta de trapos tricotados, você precisa pegar uma série de ferramentas:
- em primeiro lugar, vale a pena comprar agulhas de tricô, cuja espessura dependerá do fio selecionado;
- você também precisará de um gancho projetado para costurar os retalhos;
- alfinetes você pode usar os mais comuns, eles serão necessários para prender temporariamente as peças de malha;
- tesouras afiadas para cortar o excesso de fios;
- uma agulha de ponta grossa para costurar o patchwork.
Técnica de tricô para iniciantes
Para tricotar uma manta no estilo patchwork com suas próprias mãos, você precisará se familiarizar com antecedência com a descrição da técnica. Além disso, você precisará fazer esboços de um diagrama do futuro produto. A técnica de tricô em si é muito simples. Afinal, basta aprender a tricotar quadrados e depois conectá-los.
É importante notar que os quadrados podem variar em tamanho.
Existem duas maneiras de tricotar uma manta de patchwork.
- No primeiro caso, é necessário tricotar separadamente os motivos que você gosta.Podem ser não apenas quadrados, mas também retângulos, polígonos ou qualquer outra forma. Depois de prontos, basta juntar esses elementos e costurar com agulha ou crochê.
- No segundo caso, os remendos de malha são amarrados diretamente durante o processo de tricô. Porém, neste caso, uma pessoa deve ser capaz de tricotar bem e não apenas ganhar o número necessário de laçadas, mas também reduzi-las.
A escolha do fio determinará o quão grosso ou fino será o tricô.
Além disso, o cobertor em si pode consistir em patches de vários temas. A fonte de inspiração pode ser motivos étnicos ou nórdicos, imagens de animais ou seus personagens de desenho animado favoritos.
Para quem não sabe usar agulhas de tricô, mas sonha em fazer uma manta de tricô com retalhos, pode recorrer a uma técnica tão interessante como montar um produto acabado a partir de peças de velhos suéteres de tricô. Porém, neste caso, você precisará de uma máquina de costura, com a qual deverá conectar os retalhos entre si, tendo-os previamente processado em overlock. Se falamos sobre padrões, eles podem ser muito diferentes. De ponto jarreteira a mais complexo.
Idéias de design
Os cobertores de malha podem ser de cores diferentes. Tudo depende das preferências de uma determinada pessoa. As cores mais populares são esmeralda, coral, amarelo ou terracota.
Além disso, a manta pode ser multicolorida ou ter apenas 2 tonalidades. Os mais interessantes são os produtos infantis, porque se diferenciam dos outros na variedade não apenas de cores vivas, mas também de vários padrões. Para o bebê, você pode tricotar um lindo cobertor de lã macia, que o salvará do frio do inverno.
Cobertores de malha podem ser usados como capas para móveis estofados. Uma manta com uma malha grande ficará muito bem no quarto. Além disso, você pode apoiar esse tema com almofadas feitas da mesma maneira. Uma manta feita de quadrados ou listras contrastantes ficará muito original. Nesse caso, você pode fazer a transição de tons escuros para mais claros.
Exemplos de belos produtos
Vale a pena considerar as opções mais interessantes de produtos acabados.
- Manta para a sala. Tal produto será capaz de decorar uma sala decorada não só em um estilo rústico, mas também em um estilo moderno.
- Xadrez infantil. Os tons calmos desta capa são perfeitos para um bebê. O melhor é tricotar com fios de origem natural, para não prejudicar a criança.
Resumindo, podemos dizer que Um cobertor de malha patchwork pode decorar qualquer ambiente. Praticamente todas as pessoas que desejam se envolver nesse tipo de bordado podem dominar essa técnica. Além disso, esse hobby não é apenas um bom passatempo, mas também a oportunidade de presentear seus entes queridos com um cobertor feito à mão.
No próximo vídeo, você aprenderá a tricotar um quadrado com agulhas de tricô como cobertor.