Tudo sobre tecidos patchwork
Patchwork ou quilting é uma técnica de costura a partir de retalhos. Neste estilo, você pode criar não apenas coisas simples, mas também verdadeiras obras-primas. Existem muitas maneiras de combinar retalhos, padronagens prontas que vão te ajudar a costurar uma colcha, bolsa ou até mesmo um vestido elegante. Para aprender patchwork é preciso preparar tecidos, ferramentas e um pouco de paciência.
Requisitos
Material para criatividade pode ser encontrado até em casa, usando coisas velhas que estão paradas há muito tempo. Estas dicas o ajudarão a evitar constrangimento ao costurar:
- as roupas precisam ser rasgadas, lavadas e passadas a ferro antes de serem cortadas em pedaços;
- para obter peças do mesmo tamanho que podem ser facilmente conectadas, pegue um modelo adequado e circule-o;
- escolha um material com a mesma estrutura e certifique-se de que todas as cores combinam entre si;
- você pode criar um padrão específico ao dispor as peças como um mosaico para tornar o trabalho mais interessante.
Se você não tem peças antigas adequadas, pode encontrar o material em ateliês ou lojas de tecidos.
Os restos das telas são vendidos com um bom desconto e as sobras geralmente podem ser doadas gratuitamente.
Existem também kits especiais de patchwork. Isso é útil se você não quiser perder tempo procurando. Este formato é adequado para iniciantes, pois o kit foi pensado para criar um produto específico e já contém tudo o que você precisa na quantidade certa. Além disso, um diagrama de trabalho está anexado a ele, para que um iniciante possa descobrir rapidamente, tentar costurar algo e entender se ele gosta desse tipo de criatividade.
Materiais adequados
Os artesãos experientes preferem usar tecidos de patchwork americanos. Eles são especialmente projetados para costura de patchwork, têm uma densidade maior, não desbotam por muito tempo. Além do mais, os catálogos desses tecidos são atualizados regularmente, os fabricantes apresentam novas estampas e padrões para fornecer possibilidades ainda mais criativas. Vale ressaltar que entre os tecidos para quilting japoneses e europeus, também é possível encontrar amostras de alta qualidade. No entanto, os fabricantes americanos entraram no mercado mais cedo, então se tornaram mais famosos.
Um kit de patchwork geralmente inclui tecidos pesados, como jeans ou algodão. É mais cómodo trabalhar com eles, as abas são bem adequadas para coser, não esticam e não escorregam. Os produtos feitos com esses materiais podem tolerar facilmente a lavagem e duram mais.
Algodão
Devido à sua estrutura, os tecidos de algodão são mais adequados para a criatividade. Eles têm muitas vantagens:
- densidade ideal, é conveniente trabalhar com fragmentos, mesmo para iniciantes;
- não se esfarele e não rasteje no corte;
- fácil de costurar e ter a forma desejada;
- não desbota e não encolhe após a lavagem.
O algodão é adequado para costurar vários utensílios domésticos: colchas, fronhas decorativas, pegadores de panelas, guardanapos, capas de cadeiras. Você pode costurar uma manta de patchwork brilhante escolhendo o isolamento.
Antes do trabalho, é necessário umedecer o material e passá-lo corretamente. Então não vai encolher. Você pode usar o modo de engomar a vapor.
Linho
As matérias-primas naturais são uma excelente escolha, segura e amiga do ambiente, no espírito das tendências modernas. Além disso, o linho não causa alergias e irritações, pelo que os produtos à base dele são adequados para pessoas com pele sensível. Existem outras vantagens:
- o material é altamente durável, resistente ao desgaste;
- tem permeabilidade ao ar;
- não eletrificado;
- se mantém bem aquecido.
Nessas telas, microorganismos nocivos e mofo não entram, portanto, mesmo com muita umidade na casa, você não pode ter medo de problemas. Várias colchas, painéis e também roupas são costuradas de linho. Este material combina bem com algodão, por isso os retalhos podem ser combinados entre si.
Jeans
Tecido espesso é um ótimo achado para costura. Muitos têm jeans velhos em seus armários que podem ser usados para criatividade. Você pode costurar almofadas de assento, colchas e cobertores, sacos com as sobras. Você pode combinar jeans com outros tecidos, então o produto ficará mais brilhante e incomum.
Se as adições forem mais finas, use um forro não tecido para uniformizar a densidade das peças.
Lã
O tecido de lã é prático e quente. Um cobertor feito com essas sobras irá aquecê-lo no inverno e não será supérfluo na vida cotidiana. Este material tem várias vantagens:
- devido à sua alta densidade, enruga-se menos e fica bem arrumado;
- o tecido respira e permite a passagem do ar, mas ao mesmo tempo retém o calor;
- a estrutura elástica permite dar aos produtos a forma desejada;
- devido à sua alta resistência ao desgaste, as coisas vão durar muito tempo.
Na maioria das vezes, cobertores e colchas são costurados de lã, bem como guardanapos e luvas de cozinha para cozinha. Este é um material prático que se mostra bem no dia a dia. Fragmentos de lã podem ser combinados com fragmentos de lã.
Viscose
O tecido misturado é forte o suficiente para fazer utensílios domésticos práticos. Devido à presença de fibras naturais, a viscose é agradável ao toque e os fios sintéticos prolongam a vida útil do tecido.
Também deve-se ter em mente que algumas variedades têm propriedades de alongamento e são ligeiramente alongadas. Isso deve ser levado em consideração ao costurar e trabalhar com cuidado para que o produto não entorte.
A viscose pode ser combinada com algodão ou linho - eles são semelhantes em densidade.
Drapejar
O material pertence a tecidos densos que retêm bem o calor, portanto, mantas e cobertores excelentes podem ser costurados a partir dele.Além disso, este tecido é útil para criar utensílios de cozinha: pegadores de panela, porta-copos quentes.
Vantagens da cortina:
- não enruga e mantém uma aparência elegante;
- não estourado;
- não desbota nem desbota ao sol.
Freqüentemente, esse tecido tem cores sólidas e bastante escuras, por isso pode ser diluído com manchas de lã mais brilhantes.para tornar o produto mais interessante. As peças não só podem ser costuradas juntas, mas também conectadas por tricô manual - dessa forma a coisa manterá sua forma por mais tempo.
Qual é melhor não usar?
Os materiais que encolhem e desbotam não são adequados para patchwork.
Por isso é recomendável lavar o tecido em água morna antes do trabalho para ver como se comporta.
Também é melhor não usar tecidos muito elásticos ou pregueados, uma vez que essas abas são difíceis de unir. Tecidos com fios metálicos não são recomendados.
Os iniciantes não devem escolher cetim ou seda - eles esfarelam quando cortados, podem esticar e deformar. Cortes de pele também não são a melhor opção para os primeiros empregos. No entanto, se você já tem experiência suficiente, também pode experimentar esses materiais.
Como combinar tecidos?
Antes de iniciar o trabalho, você precisa preparar com antecedência um esboço do futuro produto e selecionar fragmentos adequados. Eles podem ser combinados em cor e textura. Tente organizar as peças em ordem diferente para comparar os métodos de combinação e escolher o mais interessante.
Por cor e padrão
Você pode usar paletas e esquemas de cores prontos para encontrar uma bela combinação. Normalmente, artistas e designers usam essas dicas, mas também são úteis para bordados.
Também vale a pena considerar outras recomendações:
- tons pastéis calmos podem ser complementados com cores contrastantes;
- a combinação de tons brancos e escuros cria um efeito de relevo;
- Repetir peças da mesma cor pode se tornar acentos se você colocá-las em uma ordem específica.
Se você estiver usando tecido com estampas, é melhor combinar o padrão do pequeno ao grande. Neste caso, os remendos mais claros são recomendados para serem colocados no meio, e os escuros - nas bordas. Você pode combinar diferentes padrões clássicos entre si - tecido de bolinhas, tecido xadrez, tecido listrado.
Por fatura
A opção mais fácil é combinar tecidos semelhantes. Por exemplo, algodão e linho ou lã e cortinas. mas você pode experimentar e combinar jeans e chita ou veludo e seda, mas essa criatividade também requer habilidades adequadas no manuseio de tecidos.
Se as peças não corresponderem em densidade, um forro especial ajudará. Também existe uma técnica em que os retalhos são costurados em uma tela sólida que serve de base - essa opção é adequada para o uso de materiais finos.
Exemplos de combinação
Você pode usar retalhos quadrados, unindo-os em uma única peça. Esta é uma técnica simples que até mesmo os iniciantes podem utilizar. Além disso, esse método permite que você crie qualquer coisa - de roupas a fronhas. Para tornar o produto mais interessante, você pode dispor os quadrados como um mosaico, formando certos padrões.
Outra opção é usar listras. Eles são colocados horizontalmente ou verticalmente, diagonalmente e em ziguezagues. Se você quiser que a coisa fique mais volumosa, pode sobrepor as listras umas sobre as outras.
Além de quadrados, é muito fácil conectar triângulos isósceles. Eles também podem ser usados para criar uma tela com um padrão interessante.
A técnica maluca é uma opção para os artesãos mais experientes. Aqui, os fragmentos diferem em forma e tamanho, então você deve pensar na melhor forma de conectá-los. As costuras podem ser mascaradas com renda ou trança, franjadas ou bordadas.
Costurar em uma tela envolve o uso de um único pedaço de tecido como forro. Contra esse pano de fundo, você pode definir um aplique a partir de pequenos remendos, fazer um ornamento original ou um desenho de plotagem.
Não tenha medo de experimentar diferentes materiais e decorações, inventar novas combinações e costurar coisas inusitadas. O patchwork irá ajudá-lo a deixar o interior mais confortável, agradar a sua casa e criar looks inusitados.
Você também pode encontrar dicas úteis para escolher tecidos para patchwork no vídeo a seguir.