Ponto patchwork
Patchwork (patchwork) é um tipo antigo de bordado, no qual um tecido inteiro é costurado a partir de pedaços de tecido de acordo com o princípio do mosaico. Este é um processo difícil, demorado e meticuloso que requer laboriosidade, perseverança, entusiasmo criativo e um certo gosto artístico das costureiras. Como resultado, as artesãs criam produtos originais com um caleidoscópio único de toques de cor.
Princípios básicos
Quilting é a operação mais importante na criação de patchwork. Costura de alta qualidade vai decorar o produto com um lindo enfeite, esconder pequenos defeitos de material e junção imperfeita de algumas abas, conectar 3 camadas (o chamado sanduíche): o tecido patchwork superior, o material de acolchoamento e o forro purl inferior. Esse produto dura muito tempo e não se deforma durante a lavagem e limpeza.
Um ponto desleixado com pontos desiguais e "influências" tortas de tecido irá riscar até mesmo a costura de patchwork impecável.
São vários princípios que devem ser rigorosamente cumpridos, independente do tipo de ponto, para evitar erros grosseiros na realização da operação.
- Para fixar as camadas com segurança, a roupa deve ser varrida completamente antes de iniciar a costura. Além do alinhavo, você pode fixar as camadas de tecido com cola especial em spray ou alfinetes de quilting.
- Você só precisa começar a trabalhar com uma agulha nova.
- Use fios de alta qualidade.
- Ajuste o comprimento do ponto (para costura à máquina).
O acolchoamento do produto deve ser feito com cuidado, controlando cuidadosamente esse processo criativo. Deve ser lembrado que é extremamente difícil (quase impossível) rasgar um ponto mal sucedido, você pode danificar irrevogavelmente todo o produto.
Visualizações
O acolchoamento pode ser feito manualmente ou em uma máquina de costura.
Independentemente do método escolhido, o tecido deve ser sempre acolchoado do centro para as bordas.
O cumprimento desta regra imutável evitará possíveis distorções e deslocamentos das camadas da tela.
Vamos dar uma olhada em como costurar um ponto.
Quilting de máquina
A velocidade da quilting à máquina em comparação com a quilting manual é uma vantagem definitiva deste tipo, mas os padrões em relevo parecem mais "duros" do que as linhas macias feitas à mão. Em máquinas de costura modernas, é possível costurar linhas longas de um padrão de ponto esquemático tão uniformemente quanto possível e obter um ponto bonito e uniforme. Mas se o produto for grande (por exemplo, uma manta ou um painel), é difícil alimentar a área de costura sob o calcador a partir da mesa de trabalho da máquina, e isso é uma desvantagem significativa.
Ao trabalhar em uma máquina, não persiga a velocidade. A costura deve ser feita aos poucos, com calma, costurando cuidadosamente os elementos circulares do padrão, linhas onduladas, convoluções.
Não tenha preguiça de apertar com cuidado as pontas dos fios no início e no final dos pontos para que o visual do produto fique bonito na frente e nas costas. A melhor maneira de fazer isso é puxar ambas as pontas dos fios para o lado avesso, amarrá-los com um nó, enfiar as pontas em uma agulha e afogá-los sob o forro.
Ponto de mão
Este tipo de costura requer muito mais tempo, perseverança e paciência do que a costura à máquina, mas é considerada mais macia, delicada e requintada. As costuras decorativas costuradas à mão ficam igualmente bonitas em ambos os lados da roupa - patchwork frontal e forro traseiro. Uma condição indispensável - todos os pontos e "degraus" entre eles devem ser perfeitamente uniformes.
Este não é um alinhavo! Somente pontos de tamanhos iguais irão garantir a beleza do padrão de acolchoado.
No processo de trabalho, é necessário verificar constantemente a parte inferior do produto para não perder inadvertidamente as montagens formadas no forro. Por conveniência, algumas costureiras dobram a tela em um bastidor especial (na forma de uma moldura retangular ou círculo). Mas nem sempre é possível comprar tal aro, muitas artesãs passam sem ele. O acolchoamento sobre telas de patchwork pode ser realizado diretamente ao longo das linhas das costuras, ao longo delas a uma distância de vários milímetros, em linha reta, "treliça", bem como na forma de vários padrões e motivos de fantasia. Esses tipos complexos de quilting são considerados os mais eficazes.
Esquemas
Existem muitos métodos e esquemas de quilting especialmente concebidos. Executar variações complexas requer habilidade e experiência prática.
Não é recomendável desenvolver esquemas por conta própria, é melhor fazer um simples desenvolvimento pronto a partir de um manual de artesanato ou de um site da Internet, onde as proporções e características já foram levadas em consideração.
Você deve começar a trabalhar com esquemas simples para "encher sua mão" gradualmente.
Vejamos alguns exemplos de costura para iniciantes.
Retilíneo
O ponto mais simples de todos os padrões. A distância entre as linhas é selecionada dependendo do tamanho do produto. Para obter uma linha perfeitamente reta, antes de iniciar o trabalho, traça-se na tela linhas com um lápis especial (pode ser facilmente removido do tecido e não deixa marcas). A fita adesiva especial de papel fino com adesivo é muito conveniente de usar. Uma fita de 6 mm é colada ao longo da marca ou costura e a primeira linha é costurada ao longo da fita. Em seguida, a fita é transferida para a seção ao longo da primeira linha e, novamente, a próxima linha é costurada ao longo da borda da fita. Uma única e mesma fita pode ser colada novamente no máximo 3 vezes, então uma nova seção da fita deve ser preparada. O mesmo espaçamento entre linhas é garantido. A maioria das máquinas de costura tem pés especiais nos quais você pode definir a distância entre as linhas, então você não precisa desenhar linhas na tela.
Ondulado
É muito semelhante a um ponto reto, apenas a distância entre as linhas permanece diferente devido ao fato de a linha ser ondulada. É facilmente dominado por costureiras novatas e rapidamente se torna um esquema favorito no trabalho.É feito de forma rápida e divertida, tem um visual moderno. O tecido é alimentado para pontos ondulados sob o calcador da máquina, alternadamente sob a costura para frente e para trás.
Ziguezague
Também é uma opção aceitável para iniciantes. Costura como um ponto reto, mas a máquina costurará em um padrão de ponto em zigue-zague. Esta maneira interessante de usar o ponto em zigue-zague da máquina permite que até os iniciantes criem um belo padrão de ponto expressivo. Você pode costurar para frente e para trás.
Sinuoso
Para realizar esta versão de costura, você precisará de alguma habilidade, mas costureiras novatas também podem lidar com esse trabalho, se você aplicar o máximo esforço e diligência. As linhas sinuosas que eu gostaria de obter no produto são melhor desenhadas primeiro no papel e só depois aplicadas na tela e acolchoado cuidadosamente o produto ao longo das linhas. Este ponto é adequado para quase todos os designs.
Os exemplos dados são apenas uma pequena parte dos métodos e padrões possíveis de quilting., que pode ser recomendada para costureiras que decidem tentar trabalhar a técnica do patchwork. Verdadeiras artesãs com prática impressionante, com a ajuda de uma variedade de pontos, são capazes de criar padrões únicos de colchas de retalhos.
Hoje, o patchwork design está novamente no auge da moda e está evoluindo rapidamente.... O acolchoado de alta qualidade de um tecido patchwork (roupas, elementos decorativos, acessórios, utensílios domésticos) torna-se um destaque decorativo do produto, confere-lhe um aspecto completo, complementa, diversifica e transforma-o numa colcha completa de padrão volumétrico.
O vídeo a seguir mostra um exemplo de costura gratuita para iniciantes.
Obrigado. Ótimo espetáculo.