Aulas magistrais sobre como costurar uma colcha de retalhos para iniciantes
Uma colcha feita em estilo patchwork encontrará o seu lugar em quase todos os interiores. Este produto é bastante simples de fazer sozinho em casa e, se desejar, pode até usar como material roupas e tecidos que já estão fora de uso.
Por onde começar?
Antes de criar a colcha usando a técnica de patchwork, é necessário realizar um trabalho preparatório simples, principalmente destinado a determinar a aparência do produto. A combinação correta de cores é extremamente importante para patchwork. Se os tons não se combinam harmoniosamente ou, pelo contrário, contrastam fortemente, os olhos rapidamente se cansam. Além disso, é improvável que tal produto se encaixe com sucesso no interior da sala. No trabalho, você deve seguir as regras de combinação de tons, e as artesãs novatas geralmente devem se limitar a três cores.
Antes de iniciar o trabalho preparatório deve-se preparar um esboço da colcha, e após cortá-la “testar” no chão sem costurar os elementos. Inicialmente, pequenos enfeites em cores vivas devem ser evitados, pois ao contemplar tal tela ela começará a ondular nos olhos. Imagens grandes e monocromáticas devem ser preferidas. Também se deve acrescentar que os especialistas recomendam experimentar combinando cores diferentes, e não criando uma composição a partir de pequenos detalhes. Um belo acabamento é obtido com o uso de tecidos de diferentes tons da mesma cor, aos quais o preto e o branco são adicionados para contrastar.
É importante que os blocos individuais não se fundam visualmente uns com os outros, caso contrário, o "destaque" principal do patchwork será perdido.
O mais correto seria recorrer à roda de cores, não esquecendo a paleta da sala em que o produto será colocado.... O uso de tecido estampado é comum no patchwork, mas é importante não esquecer que quanto menores as dimensões dos remendos individuais, menor deve ser o enfeite escolhido. Além disso, os padrões dos blocos deverão ser combinados harmoniosamente entre si.
Dimensionamento
Devo dizer que os elementos individuais do cobertor podem ser combinados uns com os outros, conforme necessário, formando um determinado padrão ou sequência de cores. Para isso, um diagrama ou esboço é desenvolvido antes de iniciar o trabalho. As peças individuais, de acordo com as instruções visuais, são montadas primeiro em blocos e, em seguida, em uma única peça, que é então costurada com um forro.
O cálculo do material é feito com base nas dimensões da cama ou sofá - ou seja, o local onde será utilizada a colcha resultante.
É considerado tradicional focar em um assento duplo para adulto - 1,8 por 2,2 metros... As artesãs iniciantes são aconselhadas a trabalhar com quadrados de patchwork cujas laterais têm 23 centímetros.
Preparação de tecido e ferramentas
O melhor é costurar uma colcha de patchwork de tecidos naturais densos, por exemplo, linho, jacquard ou tapeçaria. Para o enchimento, é habitual usar materiais modernos como acolchoamento fino de poliéster, acolchoamento de poliéster ou tecido não tecido, que não criará um volume excessivo. Para cortar um grande número de peças de tamanho semelhante, modelos de papel ou plástico são úteis. A propósito, quanto mais pedaços forem preparados, melhor. Para o corte, é possível usar tesouras, cujo comprimento das lâminas varia de 18 a 25 centímetros. A ferramenta deve ser utilizada de alta qualidade, feita de aço e banhada a níquel ou cromo.
Porém, é mais correto adquirir um canivete especial que aguente o material mais denso, não amasse nem amasse o tecido. É melhor selecionar o diâmetro da lâmina redonda igual a 45 milímetros. O trabalho com um tal cortador não pode ser executado sem um tapete de borracha especial com marcações. É melhor escolher modelos com lados de 60 por 45 centímetros ou 60 por 50 centímetros. As agulhas utilizadas devem ter olho pequeno e boa nitidez. A espessura dos fios é selecionada dependendo da densidade do material do tecido. É bom que a sua tonalidade corresponda à que é mais frequentemente encontrada nos fragmentos. O dedal protegerá seus dedos enquanto você trabalha.
Fabricação passo a passo
Para criar uma colcha tipo patchwork com suas próprias mãos, é comum usar esquemas de montagem simples. A maneira mais fácil é costurar uma manta leve com quadrados, que, depois de cortados, são unidos livremente. No entanto, este produto têxtil pode ser lindamente feito de trapos de diferentes formas e tamanhos. Um componente obrigatório das mantas patchwork é a presença de um ponto que une, via de regra, três camadas: forro, isolamento e patchwork decorativo. Este elemento pode ser encaracolado ou simples. O acolchoado é feito com costura manual, costura de caseado ou costura "cabra". Nos últimos anos, o ponto encaracolado ao longo do contorno, executado em uma máquina de costura, tem sido o mais escolhido.
Costurar uma colcha de patchwork na cama será lindo e fácil se você seguir passo a passo as instruções da master class... O primeiro passo, como já mencionado, é o planejamento do tamanho e aparência do produto. Em seguida, pequenos fragmentos de tecido são selecionados para a frente e uma única peça de tecido que cria um forro. O preenchimento da colcha é opcional, seu uso depende do interesse do próprio mestre. Recomenda-se deixar os materiais selecionados de molho em água quente por cerca de 10 minutos antes do uso, depois enxaguar, secar e passar a ferro.
No próximo estágio, os componentes da colcha são cortados. Isso deve ser feito na direção da linha compartilhada para evitar torcer o tecido. Se o produto for feito de quadrados, uma grade correspondente será desenhada no tecido com um marcador especial.
É imperativo observar as margens de costura de aproximadamente um centímetro e meio de largura.
Você pode cortar o tecido com uma tesoura e um rolo especial. Para cortar triângulos ou losangos, é conveniente usar estênceis que são aplicados na superfície do tecido, após os quais são contornados com marcador. Uma régua de patchwork dedicada elimina a necessidade de marcar o material.
As peças cortadas são montadas em blocos à mão ou usando uma máquina de costura. Os elementos devem ser colocados aos pares, partindo da borda de 0,75 centímetros. É mais conveniente combinar quadrados em listras ao longo da largura do produto e depois costurá-los com alfinetes para sua conveniência. É comum conectar triângulos aos pares, formando losangos ou quadrados. Quando os fragmentos têm tamanhos diferentes, as partes pequenas são costuradas juntas primeiro e depois as grandes.
Quando todos os retalhos são costurados juntos, eles precisam ser passados a ferro do lado avesso. Os estoques de uma costura devem ser diluídos com a bica de ferro em diferentes direções, e no caso de tecidos de densidades diferentes - na direção de uma mais fina. Será possível arranjar perfeitamente as bordas com a ajuda de um forro, que será dobrado para a frente e fixado com uma costura em todo o perímetro. É melhor usar uma fita de viés sólida e contrastante.
Trabalhar com o lado sujo da colcha também pode ser feito de uma maneira um pouco diferente. Neste caso, o forro do tamanho desejado é disposto sobre uma superfície horizontal "de face para baixo", em cima dele é colocado um aquecedor, que, por sua vez, é coberto com um pano de patchwork com o aspecto "voltado" para cima. A colcha é fixada com alfinetes nos cantos dos quadrados de cada linha. Em seguida, a manta é acolchoada ao longo e transversalmente em um dispositivo especial, e as linhas devem ser colocadas nas costuras que conectam as figuras individuais ou ir paralelas a elas. Em seguida, retirando os alfinetes, você pode costurar a capa ao longo do contorno.
Recomendações
Ao planejar fazer patchwork, você deve primeiro aprender sobre as técnicas existentes para costurar peças individuais. Por exemplo, um clássico, também conhecido como patchwork inglês, é obtido quando um produto é montado a partir de peças de mesmo formato e tamanho. E pode ser não apenas quadrados, mas também triângulos, retângulos, hexágonos ou losangos.
Estilo maluco requer o uso de abas costuradas aleatoriamente de diferentes cores, tamanhos e formas. Além disso, as costuras da colcha terão de ser decoradas com rendas e fitas, e os próprios fragmentos - com contas e contas.
Para criar um produto com estilo patchwork japonês será necessário pré-desenvolver um esboço para que os padrões florais ou geométricos se formem na superfície. Essa técnica requer o uso de tiras de seda e pontos sashiko. A colcha no estilo de retalhos de malha pode ser costurada com remendos e elementos de malha. É comum criar um produto apenas a partir de quadrados ou retângulos iguais, de triângulos combinados em listras ou blocos "estrela", bem como hexágonos que formam favos de mel. O método de faixa frequentemente usado envolve a montagem de retângulos de tamanhos diferentes em uma espiral, degraus, paralelos ou ziguezagues.
Para que uma colcha de retalhos funcione por muitos anos, ela deve ser devidamente cuidada.
Para a lavagem, use preparações que não contenham componentes agressivos como o cloro. Se o ponto foi feito à mão, deve ser lavado à mão. Para os restantes produtos, a lavagem à máquina é adequada, mas sempre num ciclo delicado. É importante que a temperatura não ultrapasse 40 graus, e que a centrifugação seja realizada em velocidades mínimas.Para preservar a camada de patchwork, você pode fazer um rolo solto da colcha de forma que a parte da frente fique voltada para dentro. Os itens de patchwork não são pré-ensopados. É melhor secar a colcha na horizontal ou na vertical, mas com uma camada de patchwork para fora. Engomar é estritamente proibido.
Assista a uma aula magistral sobre costura de uma colcha de retalhos no vídeo.