Patchwork

Colchas originais com remendos de denim

Colchas originais com remendos de denim
Contente
  1. Características e regras de costura
  2. Visão geral das técnicas de costura de aba
  3. Qual é o tecido certo para você?
  4. Ferramentas necessárias
  5. Como costurar com as próprias mãos?

Uma colcha original feita de restos de ganga é o que vai ajudar a criar realces espectaculares no interior e a tornar o estilo da sua casa único, moderno, dentro do espírito das últimas tendências. Oferecemos ideias, descrições, análises de técnicas populares.

Características e regras de costura

A história do patchwork tem mais de cem anos. Nossas bisavós dominaram perfeitamente a arte de combinar harmoniosamente diferentes peças de tecido. Esta é uma atividade bastante criativa e estimulante.

O patchwork é feito no estilo patchwork e é uma ótima maneira de usar sobras de enfeites, retalhos e pedaços de tecido. Esta técnica de costura é simples e permite que até mesmo uma costureira novata crie coisas originais e atraentes.

Na maioria das vezes, são mantas, cobertores, colchas, fronhas, tapetes de parede e de chão. Os produtos feitos nesse estilo estão sempre no auge da moda.

Uma colcha ou colcha de retalhos é insubstituível no uso doméstico, pertence à categoria dos têxteis-lar, cria um ambiente acolhedor e aconchegante único, é uma expressão exclusiva da criatividade da costureira, tem um estilo próprio e complementa harmoniosamente o interior do quarto, adicionando um certo entusiasmo a ele.

Uma manta ou manta feita de trapos jeans parece muito atual e na moda. Graças ao jeans durável, isso vai durar muitos anos e nunca sairá de moda. Anteriormente, a técnica do patchwork era usada por causa da falta de tecido, da pobreza, como se costuma dizer. Agora é uma tendência da moda.E as artesãs não usam apenas sobras desnecessárias, sobras, coisas velhas ao criar seus trabalhos. Hoje, você encontra à venda kits inteiros de patchwork com cortes de tecidos novos. Eles são criados por designers profissionais, atualizando as coleções anualmente.

Visão geral das técnicas de costura de aba

Existem várias técnicas para costurar abas - simples e complexas. Para iniciantes, é melhor usar o método mais simples - quadrados, que são cortados de acordo com o modelo acabado. Essa técnica de costurar abas é simples e até mesmo as costureiras novatas mais inexperientes podem fazê-la. O produto pode ser feito não só de quadrados, mas também de círculos, retângulos, triângulos e outras formas geométricas. Apenas quadrados são a opção de costura de patchwork mais fácil. Vamos dar uma olhada nas técnicas mais populares para unir peças de tecido.

"Nós vamos"

Esta opção para costurar pedaços de matéria é bastante simples: Os remendos conectados de maneira especial criam a ilusão da profundidade do poço. Uma técnica bastante criativa e original, que remonta a vários séculos, era mais popular na Europa e na América. A técnica é baseada em um quadrado, que consiste em tiras separadas de diferentes tecidos. Existem várias opções para conectar tiras (também são chamadas de "logs").

A maneira mais popular e fácil:

  • listras multicoloridas em espiral, claras e escuras, são acentuadas até o quadrado central (é o centro da composição e um acento de cor);
  • as duas primeiras tiras são costuradas em lados opostos do quadrado, cada tira seguinte é costurada de forma a capturar o elemento anterior.

O movimento é no sentido horário. Quando a camada principal do poço está pronta, a técnica é repetida, as camadas são construídas em uma sequência semelhante. Acontece algo como um desenho 3D da moda, tridimensional e profundo.

"Aquarela"

A técnica da aquarela permite criar um produto com diferentes tonalidades e matizes. As partes individuais devem ser conectadas em série para criar uma composição de cores. Cada elemento é um tom mais claro ou mais escuro do que a cor principal, primeiro os tons mais escuros são costurados e, em seguida, os mais claros são adicionados.

É muito difícil fazer um cobertor de jeans com essa técnica, mas é possível. A paleta de cores do denim é limitada a alguns tons, por isso a seleção dos patches e o alinhamento da sequência de cores levarão mais tempo.

"Quadrados rápidos"

A opção de patchwork mais fácil e acessível para costureiras iniciantes. Essa técnica permite que você costure uma colcha em algumas horas.... Para fazer isso, você precisa cortar 3-4 tiras retangulares de tecido de cores diferentes, costurá-las ao longo do lado comprido. Como resultado, obtém-se uma tela inteira, a partir da qual são cortados blocos quadrados do tamanho desejado e, a seguir, os blocos são conectados uns aos outros.

Patchwork louco

Esta técnica é para costureiras avançadas e experientes. Os produtos feitos com essa técnica são verdadeiras obras de arte. O patchwork louco permite combinar vários tecidos de qualquer forma geométrica e cor em qualquer ordem, desde pedaços de tecido nublado ou aparados figurativamente nas bordas. Todas as costuras são decoradas com uma costura plana bordada ou em relevo, trança, fitas de renda, lindos botões, miçangas, miçangas, clarins, correntes.

A artesã deve costurar cuidadosamente todos os lados dos elementos do patchwork, até mesmo os menores pedaços de tecido podem entrar em ação. A ideia da técnica é juntar aleatoriamente várias peças de tecido e depois decorá-las.

Essa técnica permite que a costureira mostre sua imaginação e talento como decoradora.

Por listras

Costurar um produto lindo e espetacular usando essa técnica não é nada difícil. A técnica é baseada na costura sequencial de tiras de tecido de cores diferentes, do mesmo comprimento e largura em combinações diferentes. As tiras são cuidadosamente recortadas de jeans usados ​​e conectadas de acordo com o esquema e a paleta de cores escolhidos.Esta técnica permite que cada costureira mostre sua fantasia e inclinações criativas. Para tornar a costura mais fácil, você precisa desenvolver um plano para conectar as peças e suas cores com antecedência.

Qual é o tecido certo para você?

Um cobertor jeans pode ser feito com jeans velhos. Para isso, são necessárias peças de jeans resistentes.

Não é recomendável usar locais onde o tecido esteja puído ou rasgado. Uma roupa feita com tiras de denim duráveis ​​pode durar muito tempo.

Ao escolher um material para a colcha, é importante:

  • use apenas abas de jeans fortes de uma peça;
  • pegue cortes de jeans da mesma tonalidade;
  • ao combinar abas multicoloridas, é preferível escolher um tecido que tenha a mesma estrutura e espessura, para que fragmentos individuais da tela não se destaquem e não prejudiquem a impressão geral da coisa;
  • pedaços de tecido com furos, bolsos de remendo ou rebites não são adequados para fazer colchas.

Ferramentas necessárias

Para criar um jeans surrado, você precisa se armar com os materiais e ferramentas necessários para este trabalho.

  1. Jeans desnecessários, de preferência vários pares. Em primeiro lugar, é necessário preparar a matéria-prima: selecionar cuidadosamente as peças de tecido adequadas para costurar, não colocar no trabalho lugares amarelados ou de cor alterada.
  2. Escolha um tecido para forro... A parte inferior da colcha deve ser forte, macia e quente. Para isso, é aconselhável escolher um tecido feito de fibras naturais, o melhor é usar lã, cetim, linho. Para economizar dinheiro, em vez de lã, você pode usar um pano de poliéster acolchoado ou rebatidas. Então, como material de forro, você pode pegar qualquer tecido de algodão fino de uma cor adequada ou sólida.
  3. Escolha um tecido para a orla ao longo de todo o perímetro da colcha.
  4. Os fios e as agulhas de costura devem ser grossos e fortes.... Costurar o denim é complicado devido à sua espessura. É preferível levar os fios em cores que combinem com o tecido principal ou em contrastantes para realçar visualmente os detalhes e elementos costurados.
  5. Papelão grosso para fazer um molde de estêncil, uma fita métrica, um lápis, um pedaço fino de sabão seco ou giz para marcar partes em pedaços de tecido.
  6. Agulhas de alfaiate para cortar peças antes de costurar, tesouras de alfaiate afiadas, uma faca especial para rasgar costuras ou pequenas tesouras para manicure.
  7. Máquina de costura... Calcador especial para costura de tecidos pesados ​​e ásperos.

Como costurar com as próprias mãos?

Se você tem pouca ou nenhuma experiência em costura desses produtos, assista a uma aula magistral de artesãs experientes na Internet. Vídeos visuais ou fotografias passo a passo fornecem uma imagem completa do trabalho que está por vir, que é dividido em certas etapas sequenciais.

Primeiro passo.

  1. Você deve decidir sobre os materiais básicos, preparar todas as ferramentas necessárias, decida que tipo de colcha será: camada única, camada dupla, com ou sem decoração. Prepare jeans cru e tecido adicional para a parte de baixo da colcha e sua orla.
  2. Faça um cálculo preciso dos quadrados (outros elementos), determine seu tamanho em função da largura e comprimento desejados da colcha. Nesta fase, é necessário dividir condicionalmente no papel toda a tela da futura colcha em quadrados iguais e calcular as suas dimensões, calcular também o número de orlas, somando 5 cm de cada orla. Irá obter 2 larguras e 2 comprimentos com a adição de 5 cm de cada lado (na complexidade total você precisa adicionar 40 cm).
  3. Prepare estênceis feito de papel grosso ou papelão.

    Segunda fase.

    1. Escolha esquemas, padrões do futuro produto, dependendo do gosto, desejo e imaginação da artesã. Iniciantes geralmente usam o esquema Quick Squares, mas as costureiras mais experientes preferem a técnica Well, Watercolor ou Crazy Patchwork.
    2. Corte o tecido em partes separadas, marque em cada margem de costura e costure cuidadosamente. O resultado é um tecido de uma só peça costurado a partir de peças individuais de jeans. Ao cortar, você deve levar em consideração a localização da parte e dos fios transversais, certifique-se de que um lado do quadrado vai ao longo da parte e o outro - ao longo da parte transversal. Este corte permite evitar a deformação do produto após a lavagem.
    3. É mais conveniente costurar os quadrados em uma fileira e depois costurar todas as fileiras juntas. Para fazer isso, cada quadrado deve ser conectado ao outro por meio de agulhas de alfaiate e costurado. As tiras semi-acabadas prontas devem ser bem vaporizadas e as costuras devem ser alisadas. A seguir, esmerilhe todas as tiras ao longo do comprimento e passe a ferro as costuras da mesma maneira.

    Estágio três.

    1. Dê ao produto sua aparência final. Lave com cuidado, seque e passe a ferro com vapor.
    2. Decore a colcha com materiais adicionais, se desejar. O perímetro do produto pode ser decorado com uma linda franja, trança. A colcha de crochê parece espetacular.

    Não tenha medo de experimentar, ligue sua imaginação e aproveite o processo criativo. Vai ficar melhor a cada vez. E o interior vai brilhar com novas cores quando for decorado com coisas quentes com uma energia especial, criadas com amor e carinho.

    Para aprender a costurar um cobertor com remendos jeans, veja o vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa