O que é uma régua de patchwork e como usá-la?
Traduzido do inglês "patchwork" significa "produtos de patches"... É um erro pensar que essas telas são costuradas a partir de pedaços de tecido cortados aleatoriamente. Patchwork é uma arte de longa data, bem organizada e multi-técnica. Para deixar o produto mais limpo e harmonioso, os tecidos são cortados de uma certa maneira, seguindo uma técnica específica. Para ajudar as artesãs, réguas especiais foram inventadas, que se tornaram uma das ferramentas básicas para patchwork.
Descrição
As réguas de retalhos são variadas. São confeccionadas em material antiderrapante e necessariamente transparente, o que possibilita a visualização do tecido, levando-se em consideração a estampa e os pequenos detalhes. Os produtos são de espessura moderada (até 3 mm), duráveis e não danificados por faca de rolo (canela).
As bordas dos produtos são processadas a laser, o que permite fazer linhas de corte mais precisas. Os modelos vêm em diferentes formatos, cada um com marcações convenientes, por exemplo, blocos de retângulos, diferentes tipos de cantos, margens. Usando a ferramenta, você pode produzir encaracolado cortar abas. As réguas economizam tempo da artesã, permitem costurar sem motivos e sem motivos, sem desenhar no tecido.
As linhas da régua estão em centímetros ou polegadas. Se já foi adquirido para o trabalho um tapete (esteira) com marcações em polegadas, a régua deve ser comprada com a mesma medida, caso contrário será impossível combinar as linhas.
Artesãs, seriamente apaixonadas por seu trabalho, têm um todo conjunto de réguas, Concebido para cortar formas irregulares e trabalhar diferentes tecidos. Nas lojas de artesanato, são oferecidos estandes especiais para eles, permitindo que você armazene de forma conveniente toda a ferramenta em um só lugar.
Visualizações
Existem algumas técnicas de costura de patchwork que usam detalhes de corte encaracolado. Para obtê-los, diferentes tipos de réguas são usados. A variedade de tal ferramenta é realizada utilizando uma variedade de materiais, bem como em uma rica seleção de tamanhos e formas.
Por tamanho
Conforme observado, as dimensões podem ser fornecidas em centímetros e polegadas. A coincidência das marcações na régua com o tapete de trabalho é um pré-requisito. Em polegadas, na maioria das vezes você pode encontrar ferramentas de três parâmetros principais.
- 6x24 - usando esse modelo, é fácil e rápido cortar os tecidos em tiras, já que é bem preso ao longo de todo o comprimento. A faca produz linhas nítidas sem deslizar para fora da borda da régua.
- 6,5x6,5 - uma ferramenta equilátera possui um quadrado de marcação adicional no meio da régua. O modelo é útil para cortar tecido na diagonal, bem como para criar abas quadradas e triangulares.
- 12,5 x 12,5 - uma grande régua, traça bem a uniformidade dos cantos, é usada para cortar quadrados e retângulos. Uma ferramenta deste tamanho é conveniente para criar blocos a partir dos quais se formam telas volumétricas: mantas, painéis, tapetes.
Por formulários
Alguns tipos de réguas são especializados em trabalhar com peças de um determinado formato:
- quadrado;
- volta;
- em forma de cunha;
- triangular;
- poligonal;
- Vieira;
- fora do padrão.
Recursos de escolha e uso
É fácil usar uma régua de patchwork se você comprar um produto durável e de alta qualidade. Ao escolher, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.
- Dentre os mais diversos tipos de materiais, é melhor preferir o acrílico, pois ele atende todas as características necessárias para o trabalho com régua.
- A espessura do produto deve ser de 3 mm: se o modelo for mais fino, não se conseguirá forte aderência ao tecido, e se for mais grosso o uso da ferramenta será inconveniente.
- Você deve prestar atenção à tinta usada para as marcações. Mesmo uma sugestão de esfoliação indica falta de durabilidade, tal ferramenta não durará muito.
- Uma condição importante para o processo de canela é que a ferramenta tenha um revestimento antiderrapante.
- Na hora de escolher, é importante levar em consideração a compatibilidade da régua com o tapete. Por exemplo, se os parâmetros do tapete são 45x60 cm, a régua deve ter pelo menos 35–45 cm, caso contrário, surgirão problemas durante o uso.
- É melhor escolher a primeira ferramenta grande, com largura suficiente, por exemplo, 15x45 cm - é conveniente para eles verificarem os cantos dos tecidos e detalhes. Posteriormente, as artesãs são equipadas com modelos menores.
- Para quem valoriza a qualidade do produto, sugerimos prestar atenção às ferramentas de marcas consagradas como Fiskars, Omnigrid, Creative Grids.
Tendo adquirido uma linha de sucesso, você pode começar a trabalhar. Não existem regras e padrões específicos para o uso da ferramenta, cada um a adapta às suas necessidades específicas. Com a ajuda de uma régua, você pode recortar e aparar qualquer detalhe, fazer um padrão para uma incrustação oblíqua. Para fazer isso, o tecido é pressionado firmemente pela ferramenta e cortado com uma faca ao longo de sua borda. Para uma fixação firme, são adquiridos suportes de régua especiais, mas você pode passar sem eles.
No processo de corte, a ferramenta é instalada na parte modelada, então o aparamento desnecessário por baixo da faca irá para o lado. Se no processo de trabalho a faca deslizar acidentalmente, então é o refugo que será danificado, e não a própria peça. Você deve trabalhar com o corte devagar, com cuidado, caso contrário, as abas onduladas cortadas com erro não combinarão na costura.
Réguas de patchwork não são baratas, mas contribuem para um bom acabamento de patchwork e facilitam a confecção.
Para obter informações sobre como trabalhar com as réguas básicas para o patchwork Aurora, veja o vídeo a seguir.