Patchwork

Patchwork para iniciantes: técnicas e idéias de costura simples

Patchwork para iniciantes: técnicas e idéias de costura simples
Contente
  1. Regras básicas de corte
  2. Escolhendo um tecido
  3. Que tipos de técnicas são adequadas para iniciantes?
  4. Quais ferramentas são necessárias?
  5. Diagramas passo a passo
  6. Recomendações

Em tempos históricos, quando não havia abundância de tecidos, as donas de casa parcimoniosas costuravam tecidos com retalhos e os usavam para fazer cobertores, colchas, travesseiros e tapetes. Com o tempo, o patchwork (patchwork) foi coberto com técnicas de execução e adquiriu um foco individual na arte do bordado. No artigo, falaremos sobre várias técnicas para costurar fragmentos de tecido e daremos várias master classes para iniciantes.

Regras básicas de corte

Os tecidos de patchwork podem parecer caóticos, mas na verdade eles têm uma técnica de corte bem definida e uma seleção especial de cores. Cada aba é cortada no tamanho de acordo com um modelo. A precisão geométrica dos fragmentos permite criar uma tela bonita e harmoniosa. Para combinar todos os detalhes, certas regras são seguidas durante o corte e a costura:

  • Para recortar fragmentos da tela futura, use um modelo e um pedaço de giz. O giz pode ser substituído por um pequeno resto pontiagudo, que muitas donas de casa mantêm em seus suprimentos de costura.
  • É mais conveniente usar dois modelos, um dos quais ligeiramente maior do que o outro. Isso torna possível cortar peças com folgas.
  • Durante o corte, a direção da rosca de compartilhamento é levada em consideração. A direcionalidade síncrona de todas as abas ajudará a prevenir a deformação do produto após a lavagem. Para o mesmo propósito, abas da mesma densidade são selecionadas para costura. Por exemplo, uma combinação como linho e malhas, no futuro, pode levar à distorção das proporções geométricas da tela.
  • Durante o corte ou costura, alfinetes são usados ​​para fixar a peça e evitar que ela se mova.
  • Ao trabalhar em uma máquina de costura, é necessário certificar-se de que o calcador percorre a borda do tecido, criando uma folga uniforme de 6 mm, o que permitirá obter costuras claras e uniformes.
  • O tecido é cortado com uma tesoura afiada, um estilete e um cortador especial.

Na arte moderna de costura de patchwork, o método de blocos para fazer um produto é popular. Os blocos são cortados e costurados antecipadamente a partir de triângulos, quadrados, listras e, em seguida, conectados em uma única tela.

Escolhendo um tecido

Na escolha dos tecidos, não se deve esquecer sua compatibilidade: um pode encolher durante a lavagem ou esticar, o outro permanece o mesmo. Os problemas surgem quando o material desbotado colorido com manchas claras é costurado.

Na seleção dos tecidos, a finalidade do item patchwork também é levada em consideração. Quaisquer trapos são adequados para um painel de parede, e apenas os naturais contendo tinturas seguras para cobertores de bebê.

Certos tipos de tecido podem ser usados ​​para patchwork.

Algodão

O algodão continua sendo o mais popular e procurado em todos os momentos. Este é um tecido natural forte e durável. É fácil de trabalhar mesmo para um iniciante, pois o algodão tem uma densidade moderada, não se deforma nem se desfaz, é facilmente cosido e mantém a sua forma original. Um grande número de materiais modernos são criados com base no algodão.

Linho

Tecido natural durável com alta absorção. A capacidade de respirar é especialmente conveniente para roupas de patchwork projetadas para o calor do verão. Se o linho não for combinado com fio sintético, os produtos de linho muitas vezes terão de ser passados ​​a ferro.

Flanela

Tecido incrivelmente macio e agradável ao tato à base de fios de algodão. Muitas vezes é usado para recém-nascidos. É por isso, As abas de flanela podem ser usadas com segurança para criar patchwork para crianças.

Seda

Se o tecido for natural, seu custo é altamente estimado, até as abas são caras. A seda é fina, leve, requintada e vistosa. Mas iniciantes não vão gostar de trabalhar com ele, pois ele escorrega e desmorona.

Alguns estilos não dispensam seda e cetim, incluindo a versão oriental e muitas tendências históricas.

Tecido natural quente, parece sólido e confortável. É elástico, repele a sujeira, não enruga e pode permanecer inalterado por muitos anos.

Chintz

O tecido é feito à base de algodão, tem densidade média, cores vivas, atraentes e de baixo custo.

Material sintético macio, muito agradável ao toque, leve, lavável e não necessita de passar a ferro. As abas de lã se comportam bem no produto, não deformam nem desbotam.

Kulirka

A camisa mais fina que contém fios de algodão. Os itens de patchwork do cooler são muito populares entre as crianças por sua maciez e sensações táteis.

Couro

Pedaços de couro artificial e natural são usados ​​para costura de patchwork. Belos produtos são obtidos tanto a partir de fragmentos, pintados em cores diferentes, quanto selecionados em monocromático.

Além de costurar tecidos na técnica de patchwork, costumam recorrer ao tricô ou crochê. O resultado são coisas quentes, coloridas e positivas.

Que tipos de técnicas são adequadas para iniciantes?

Ao longo dos milênios de sua existência, o patchwork desenvolveu muitas técnicas. Eles são variados, mas a maioria deles não são muito difíceis e são adequados para iniciantes. É possível combinar pedaços de tecido em telas de diferentes maneiras, e foi assim que surgiram as técnicas de costura de listras, quadrados, "sanduíches" multicamadas de chenille e coisas com motivos tradicionais russos. Os tipos mais populares de patchwork incluem os métodos de execução abaixo.

Tradicional

O patchwork clássico ou tradicional usa remendos de formas geométricas regulares - quadrados, triângulos, retângulos para criar telas. Um cobertor, por exemplo, pode ser composto inteiramente de quadrados. Mas a abordagem tradicional também permite misturar tipos de manchas onduladas e compor telas mais vivas e complexas.

A técnica clássica de patchwork é usada apenas para a superfície do objeto, e a parte inferior é feita a partir de um único corte.

japonês

O patchwork japonês é principalmente tradicional, mas também possui características próprias, as quais o distinguem facilmente da costura de patchwork feita por artesãs de outros países. Os japoneses pulam pontos no produto acabado, têm o cuidado de escolher a cor e a estrutura do tecido, embora trabalhem principalmente com seda. Esse estilo é rico em aplicações sobre um tema natural ou do dia-a-dia.

Malha

Nessa técnica, os produtos não são feitos de remendos de tecido, mas de fragmentos de malha, que depois são conectados uns aos outros por meio de um gancho e enfiam em uma grande tela ou qualquer outra coisa (bolsa, fronha, suéter). A técnica enterlac permite tricotar uma única peça, imitando fragmentos, mas acaba como se costurada de trapos.

Patchwork louco

"Crazy" é traduzido do inglês como "loucura". O estilo pressupõe uma mistura caótica de formas, estruturas, cores. Devido à dificuldade de costura, a união das abas costuma ser mascarada com apliques, tranças, rendas e bordados.

Colcha

Quilt na tradução significa - "quilting". Para o acolchoado, o produto de três camadas é importante: superfície frontal, forro macio e tecido inferior. Este tipo de bordado é freqüentemente (mas nem sempre) usado em patchwork para a superfície de seu "sanduíche".

"Aquarela"

Para a técnica da aquarela, a cor é importante, não a forma das peças do tecido. Uma transição magistral do escuro para o claro, sem linhas contrastantes nítidas, dá a impressão de uma pintura em aquarela. Os temas florais são freqüentemente usados ​​como enredos.

"Nós vamos"

Um pequeno quadrado é colocado no centro do item, no qual as figuras subsequentes são "colocadas" em ordem crescente. À medida que cada quadrado é costurado, a imagem se torna maior e mais volumosa. Se você olhar de cima, uma impressão ilusória de um poço é criada. O trabalho habilidoso com a cor ajuda a tornar o "poço" mais realista.

"Escada de Jacob"

Os produtos na técnica Jacob's Ladder consistem em blocos contendo apenas duas formas geométricas - um triângulo e um quadrado, mas uma variedade de opções para sua colocação permite que você produza uma variedade de padrões.

"Bargello"

Nessa técnica, o efeito da cor é importante. À primeira vista pode parecer complicado, mas se você trabalhar com diligência a cor e seguir as instruções passo a passo, você obterá desenhos incrivelmente bonitos.

"Pizza"

O produto nesta técnica realmente se assemelha a uma pizza. Artesãs novatas podem seguir o caminho mais fácil: polvilhe cola quente no substrato, disponha aleatoriamente pedaços de tecido, começando com grandes fragmentos e terminando com pequenos elementos. As lacunas devem ser totalmente preenchidas. Em seguida, cubra o produto com papel e passe a ferro com ferro para que a cola una todas as partes da tela.

Boro

Você pode traduzir literalmente a palavra "boro" como "retalhos" ou "trapos". O estilo veio dos remendos que os japoneses costuravam nas roupas por causa da pobreza. A população moderna das ilhas não precisa mais desse método de conserto de roupas, e a técnica do boro gradualmente mudou do domínio das necessidades cotidianas para o artesanato popular.

"Lyapochikha"

Esta técnica é amada e utilizada pelas nossas artesãs. Os produtos parecem espetaculares, como imagens 3D. A tela é criada por muito tempo, meticulosamente, pois contém muitos pedaços pequenos, às vezes enrolados em tubos para criar mais volume. Fragmentos de tecido são costurados com uma ponta e a outra fica livre.

Quais ferramentas são necessárias?

O próprio processo criativo depende do sucesso da organização do local de trabalho. Cada detalhe e cada ferramenta devem estar literalmente à mão, mas não criar o caos. Prepare ferramentas e materiais com antecedência.

  • Para trabalhar, você precisa de uma tesoura afiada e vários tipos de facas de corte.
  • As agulhas são inseridas na máquina de costura levando em consideração o tipo de tecido.
  • Ao escolher os fios, você precisa ser guiado pelo material selecionado.
  • Um ferro com função de vaporização deve funcionar perfeitamente, o processo de patchwork não pode ser concluído sem ele.
  • Você precisará de alfinetes para prender o tecido.
  • Você precisa de modelos pré-preparados e giz para trabalhar com eles.
  • Devem ser selecionados materiais (ou resíduos) que sejam compatíveis em textura e cor.

Dependendo do produto escolhido, pode ser necessário um inverno sintético, cortes inteiros de tecido, por exemplo, para uma capa de edredão ou fronha. Para decorar acessórios femininos - uma bolsa ou uma bolsa de cosméticos no estilo de um patchwork, contas, strass, rendas são preparados com antecedência.

Diagramas passo a passo

No bordado de retalhos, até artesãs experientes precisarão de padrões, modelos, instruções detalhadas com uma descrição das coisas que estão sendo criadas. Você pode pegar emprestado ideias e tecnologias da Internet. Aqueles quem está começando a dar os primeiros passos nessa área, é melhor escolher as coisas mais simples para não enfrentar a decepção de um trabalho malsucedido. Para costureiras iniciantes, oferecemos várias master classes para a criação de produtos simples.

Cobertor

É preferível escolher remendos para costurar mantas de tecidos naturais, mesmo que o fundo do produto seja de uma única peça de algodão. É desconfortável dormir debaixo de um cobertor sintético, pois não deixa passar o ar e é eletrificado. Para fazer uma colcha de retalhos, siga estas etapas:

  • usando modelos e giz, o tecido é marcado e recortado, cada detalhe é numerado;
  • as abas são bem passadas a vapor e passadas a ferro;
  • todos os fragmentos, levando em consideração os números, são costurados em uma única tela;
  • o fundo recortado do futuro cobertor é colocado com a parte da frente sobre uma superfície dura;
  • um inverno sintético é colocado em seu lado sujo;
  • a última camada superior é ocupada por uma colcha de retalhos;
  • todas as três camadas são costuradas com fios ao longo da borda, as costuras são mascaradas com material de orla;
  • para que o "sanduíche" não se desintegre, o produto é acolchoado em toda a superfície.

Uma manta costurada com carinho promove um sono agradável e profundo e acrescenta conforto ao interior.

Tapete

Os tapetes são feitos de diferentes maneiras, oferecemos uma opção simples que até mesmo uma artesã inexperiente pode executar facilmente. Para o produto, você precisará de:

  • um pedaço de tecido denso, com o dobro do tamanho do tapete pretendido;
  • um pedaço de tecido transparente que corresponde aos parâmetros do futuro produto;
  • patches para patchwork de criatividade;
  • Winterizer sintético ou qualquer outro enchimento.

Tecido grosso é dobrado ao meio, cobrindo uma camada de poliéster acolchoado em ambos os lados. A peça montada deve ser colocada sobre uma superfície dura, será a base para a confecção de um tapete. Sobre um tecido denso, os remendos são dispostos na ordem que a artesã pretendia. Visto de cima, o produto é coberto com um tecido transparente e perfeitamente costurado não apenas ao longo da borda, mas também em toda a superfície.

O tecido densamente acolchoado impedirá que os fragmentos se movam sob o tecido transparente.

Potholder

O potholder parece ser um atributo pequeno e imperceptível da cozinha, mas nenhuma dona de casa pode viver sem ele. Mas você pode torná-lo brilhante, memorável, realçar e estilizá-lo para combinar com o interior. Não é uma pena dar um tal feito à mão a alguém para umas férias, vai decorar qualquer cozinha.

Para as artesãs novatas, é necessário dominar a costura de patchwork com uma luva de forno. O trabalho é simples e o resultado não precisa esperar muito. Seleciona-se para o produto um material denso e resistente ao fogo, que aquece por muito tempo. Qualquer técnica pode ser preferida. Na maioria das vezes, recorrem a opções como "pizza" ou "bem".

Para fazer um item de cozinha usando a técnica do "poço", você precisa cortar os tecidos coloridos em tiras de tamanhos diferentes. Em seguida, devem ser costurados na superfície da tacha, formando quadrados, do centro à borda (em ordem crescente). A borda é recortada com fita adesiva, que termina com um laço em um determinado ponto.

Fronha

Um desenho de trapos é pensado com antecedência, um diagrama é feito no qual todos os elementos do futuro ornamento ou imagem são aplicados. Então, a partir de um tecido denso, a própria fronha é costurada diretamente. Remendos cortados e numerados são costurados na superfície da fronha na forma de apliques.

O segundo método consiste em costurar as abas segundo um padrão bem pensado em um pequeno tecido independente, que é então conectado ao tecido de forro. A peça de trabalho concluída torna-se a superfície da fronha. Resta costurar a parte inferior e sobressalente de qualquer material natural.

Bonecos

Fazer uma boneca, mesmo que simples, com as próprias mãos, não é menos interessante do que fazer uma manta de retalhos. Todas as ações devem ser realizadas em etapas.

  1. Um quadrado de linho branco é tirado, enrolado em um tubo e fixado com fios. A peça é dobrada ao meio e você obtém duas pernas. O local da dobra é amarrado com um fio para que os membros não se "partam" para os lados, em vez de sapatos, são amarrados pedaços de estopa nas pernas, imitando sapatilhas.
  2. A partir do segundo quadrado de linho é feita uma cabeça, para isso um pedaço de algodão é colocado no centro, uma peça esférica é formada e amarrada com fios.
  3. Restos de tecido do quadrado, pendurados sob a cabeça, são formados em alças abertas, são costurados para manter sua forma e os punhos são novamente amarrados com fios
  4. Costure as pernas em um pequeno pedaço de tecido que fica entre as alças.
  5. Vestimos a boneca e fixamos com fios uma linda saia costurada antecipadamente com trapos.
  6. Amarramos a cabeça com uma aba triangular, representando um lenço.

A boneca está pronta. Quem não quiser deixar um rosto sem rosto pode pintá-lo.

Cobertura de colchão

Se você precisar esconder o colchão sob uma linda capa estilo patchwork, escolha tecidos de malha que possam esticar e assumir a forma desejada. Então, essas ações são realizadas.

  1. A superfície do colchão é medida e marcada no diagrama indicando os parâmetros.
  2. A espessura do colchão é medida, no diagrama é complementada com tolerâncias das dimensões exigidas em todos os lados. Às figuras obtidas acrescenta-se mais 8 cm para criar um cordão para um elástico.
  3. Em seguida, um padrão de patchwork é desenhado. Você pode escolher qualquer técnica.
  4. As abas são recortadas e costuradas, formando a tela indicada no diagrama.
  5. As bordas são dobradas e costuradas, um elástico é inserido no cordão formado.

Uma mochila

A confecção de uma sacola começa com um desenho e um padrão de papel. É necessário cortar um retângulo de papel, as dimensões da parede frontal ou traseira da bolsa, bem como a parte ao longo da qual as paredes laterais serão formadas. Em seguida, você precisa calcular e fazer um padrão para a parte inferior do produto.

A bolsa ficará interessante usando a técnica de boro, costurada com remendos de tamanhos diferentes... A tela é costurada de acordo com o tamanho do padrão de papel. A frente, a parte de trás da bolsa e os dois lados são formados. As peças são coladas com um material adesivo, ganhando rigidez.

A parte inferior é dupla feita de tecido durável. Todas as partes da bolsa são costuradas juntas. Os detalhes do forro são cortados e costurados. A alça pode ser um cinto de corrente, couro ou pano.

Às vezes, um zíper ou fecho magnético é inserido no produto. O saco acabado é decorado com franjas ou outros elementos ao seu gosto.

Recomendações

Para que um produto bonito e positivo saia até mesmo para iniciantes, você deve aprender o básico e prestar atenção a alguns pontos ao trabalhar com costura de patchwork.

  • Um local de trabalho devidamente organizado ajudará a facilitar o processo de costura. É melhor pegar muitos recipientes e organizar os trapos de acordo com sua textura e cor. Você precisa tentar para que tudo que você precisa esteja ao seu alcance e ao mesmo tempo no seu lugar habitual.
  • Novos tecidos (ou retalhos) são lavados e alisados ​​antes de serem usados. Isso protege o produto contra deformações durante a operação.
  • Para reanimar tecidos de coisas velhas, eles podem ser borrifados com água contendo amido dissolvido de um borrifador e depois passados ​​a ferro.
  • No processo de trabalho, todas as costuras devem ser alisadas em uma direção, e o tecido deve ser alisado ao longo da linha.
  • Quando um diagrama do futuro produto tiver sido pensado e traçado, recomendamos que você costure um bloco de teste, analise todos os erros nele e só então prossiga para o projeto principal.

Para informações sobre como cortar tecido para patchwork, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa