Blocos para patchwork
O elemento básico de cada patchwork é um bloco - ele é encontrado em absolutamente qualquer patchwork, seja um cobertor, colcha, travesseiro, fronha ou porta-panelas. Em nossa revisão, falaremos sobre como fazer blocos e quais técnicas interessantes para fazê-los são populares entre as costureiras.
Recursos de manufatura
Qualquer bloco de retalhos é o elemento principal do futuro produto.
Na técnica do patchwork, ao fazer cobertores, tapetes, bolsas e outras coisas, as artesãs, pela comodidade do trabalho, primeiro fazem blanks - podem ser tiras de tecido, tecido cortado em quadrados, assim como triângulos e hexágonos.
Esses elementos são costurados de acordo com o esquema de trabalho - como resultado de todo o trabalho, obtém-se um bloco com uma impressão temática.
No patchwork, vários blocos do mesmo tipo são feitos, após os quais são esmagados entre si, formando uma coisa concebida. A aparência do bordado e seu esquema de cores dependem do bloco. O bloco contém todas as estampas e ornamentos principais que serão repetidos várias vezes em um produto grande.
Ferramentas e materiais
Para começar, é necessário recolher na secretária todos os fragmentos de tecido que possui, ordená-los segundo tonalidades, densidade e textura, só depois será possível proceder directamente ao desenvolvimento do diagrama de blocos de trabalho.
No entanto, às vezes as artesãs fazem o oposto - primeiro elas desenvolvem um padrão e, em seguida, cortam os espaços em branco de uma casa existente ou de um material especialmente comprado para isso.
Além dos blanks de tecido, as seguintes ferramentas também são necessárias para criar blocos:
- tesoura ou uma faca afiada para artigos de papelaria;
- agulhas de costura e alfinetes:
- giz / lápis - destinam-se a desenhar as marcações na tela;
- plástico fino ou papelão - necessário para formar um modelo;
- máquina de costura.
Não é difícil montar tal conjunto - você pode encontrar facilmente tudo o que precisa para patchwork na loja de artesanato mais próxima... Além disso, você sempre encontra à venda kits especiais para patchwork - neles, além de consumíveis básicos e um conjunto de ferramentas, diagramas de blocos simples também estão anexados.
Com tudo o que você precisa em mãos, você pode fazer coisas estilosas de maneira rápida e fácil usando técnicas de patchwork, que vão desde as elementares até verdadeiras obras-primas.
Melhores Esquemas
Quadrados rápidos
As costureiras novatas devem coletar blocos de retalhos feitos de quadrados - eles são ideais para fazer colchas, tapetes de retalhos, cobertores aconchegantes, toalhas de mesa e muitos outros itens de grande porte. Existem vários métodos básicos para fazer blocos quadrados. Eles são todos simples de executar, cada um oferecendo oportunidades para improvisação. - isto é, a escolha da cor, a alteração das dimensões das riscas, a utilização de quaisquer elementos decorativos. Tudo isso permitirá que você crie produtos criativos e verdadeiramente exclusivos no estilo patchwork.
A técnica mais simples é chamada de "quadrados rápidos". Como o nome indica, é baseado em espaços em branco cortados de tiras de matéria. 4 tipos de telas de diferentes tonalidades são tomadas como base do bloco.
Para começar, duas tiras são costuradas juntas, depois mais duas. Colocamos as tiras umas sobre as outras, costuramos. Em seguida, em um ângulo de 45 graus, para obter o mesmo tamanho e cor, recorte os quadrados. Obtêm-se blocos quadrados pré-fabricados, formados a partir de 4 tipos de telas.
Você pode combinar esses blocos em qualquer ordem aleatória. 4 quadrados serão suficientes para fazer um travesseiro e muito mais serão necessários para um cobertor: cerca de 42 peças em branco são necessárias para um adulto, cerca de 24 para uma criança.
Tira a tira
Nesta técnica, um bloco é formado a partir de faixas multicoloridas de matéria, ao mesmo tempo, sua colocação e combinação de tonalidade podem ser alteradas a critério da artesã... Basicamente, este estilo é usado para criar grandes tapetes de retalhos ou tapetes em forma de tábuas de parquete dispostos em zigue-zague. No entanto, não menos popular é a conexão de blocos individuais na forma de cantos, losangos e também na forma de uma escada.
"Cabana de toras"
Essa técnica de patchwork também usa listras - elas são coletadas perto de um quadrado no centro e colocadas em uma espiral em relação a ele. Se desejar, o fragmento central pode ser ligeiramente deslocado um pouco para o canto - neste caso, a impressão sairá completamente diferente.
Triângulos mágicos
No patchwork, os blocos são generalizados, constituídos por blanks em forma de triângulos. Este formulário é conveniente para trabalhar., uma vez que tanto os quadrados mais comuns quanto os elementos estrela mais complexos podem ser formados a partir de espaços em branco. Se você pegar triângulos isósceles, costurando-os ao longo do lado menor, poderá formar uma impressão a partir de listras multicoloridas. E se você costurar os lados longos, obterá quadrados coloridos. Os blocos de triângulos receberam designações como "Estrela", "Abacaxi" e "Diamante".
Cantos de patchwork
Uma característica dos blocos neste estilo é que os cantos não precisam ser cortados com tesoura - são simplesmente dobrados a partir de quadrados ou tiras de tecido. Os espaços em branco resultantes são costurados em tiras longas e, em seguida, um grande produto volumétrico é costurado a partir delas.
"Xadrez"
Tudo é simples aqui. Os blocos consistem em pequenos quadrados de cores claras e escuras, dispostos em um padrão xadrez. Se desejar, o quadrado pode ser virado para cima com um canto - então você obtém um "tabuleiro de xadrez" feito de losangos.
"Lyapochikha".
Esta é uma técnica muito original.Para decorar esses blocos, faixas multicoloridas de matéria-prima são fixadas na base, criando uma grande tela volumétrica. Normalmente, qualquer item de malha é usado, por exemplo, camisetas. É desejável que a tela, que foi tomada como base, não se desintegre muito.
"Ampulheta"
Outra técnica criativa, mas simples. Para o fabrico de tal bloco, são feitos 4 quadrados, depois mais 4, que são dobrados com os lados da frente e cosidos à volta do perímetro. O quadrado resultante é cortado na direção diagonal e 4 módulos baseados em ampulheta prontos para uso são formados.
Recomendações
Se você está apenas dando os primeiros passos no estilo de patchwork, então você deve usar algumas das recomendações de artesãs experientes.
Comece com quadrados. Esses são os blocos mais simples que podem ser formados com pedaços de tecido - são muito fáceis de costurar. Deixe formas geométricas cada vez mais complexas para o futuro - elas exigirão habilidade, porque é muito mais difícil costurar os espaços em branco sem distorções.
Caso aconteça algum erro, deverá abrir a costura já feita e recomeçar.
Pegue abas grandes. Quanto menores forem os espaços em branco do tecido, mais trabalho você terá que fazer. Consequentemente, isso aumentará o número de erros e, além disso, você se cansará rapidamente desse trabalho, e é possível que simplesmente saia do seu negócio no meio do caminho. Se você pegar grandes retalhos de tecido como base, o primeiro produto levará muito pouco tempo.
Não persiga a originalidade... É melhor para iniciantes copiar o trabalho de outros mestres no início. Em primeiro lugar, é importante "pegar na sua mão" criando itens de interior de acordo com as master classes passo a passo já prontas. E com o tempo, cada costureira desenvolve seu próprio estilo individual. Se você está enojado com a ideia de uma cópia completa dos produtos de outro mestre, basta alterar o esquema de cores do tecido.
Aprenda a combinar tons. Alguns serviços da Internet irão ajudá-lo com isso, onde você sempre pode escolher a paleta de tons ideal para que as cores combinem bem umas com as outras.
A montagem de blocos é a principal etapa de qualquer costura de patchwork e, tendo dominado essa técnica simples, você será capaz de agradar a si e a sua família com itens de decoração elegantes e aconchegantes que enfatizam o estilo único de sua casa.
A técnica de bloqueio rápido é apresentada no vídeo.