Páscoa

Sexta-feira santa antes da páscoa

Sexta-feira santa antes da páscoa
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tradições
  3. Rápido
  4. O que pode e o que não pode ser feito?
  5. Ritos e rituais
  6. Presságios populares

A Semana Santa antes da Páscoa é a última semana da Quaresma que antecede o feriado. O resultado é Sexta-Feira Santa. Considere o que é permitido fazer neste dia e o que é proibido.

O que é isso?

A Sexta-feira Santa antes da Páscoa é o dia em que Jesus Cristo foi julgado, quando foi crucificado na cruz e morreu. No mesmo dia, seu corpo foi removido e enterrado. Toda essa história está registrada na Bíblia.

Todos os dias da última semana são chamados de apaixonados. Por exemplo, Quinta-feira Santa ou Quinta-feira Santa. Isso significa que é costume limpar a casa na quinta-feira. Eles dizem o mesmo sobre sexta e sábado. Às vezes, esses dias na véspera do feriado são chamados de Ótimos. Em outras palavras, especialmente reverenciado no Cristianismo.

Dizem que depois do trágico acontecimento, as pedras atiradas na cruz se partiram e o dia mudou para noite. As pessoas que assistiram ficaram com medo. Muitos passaram a acreditar que Cristo é o filho de Deus, e não um vigarista, do qual era acusado. Mas Cristo perdoou todos os seus pecados, porque suas últimas palavras foram: "Eu os perdôo, eles não sabem o que estão fazendo."

É na terrível sexta-feira que os ortodoxos honram o feito de Deus. Serviços divinos são realizados em todos os lugares, pois muitos alimentos são proibidos. Eles são gratos a Cristo, dispostos a compartilhar o sofrimento do Santo, a renunciar às suas necessidades naturais.

Tradições

Nesse dia, as recepcionistas começam a assar bolos, pintar ovos. Todas as tarefas da casa já foram feitas: a limpeza foi feita na quinta-feira santa. De acordo com a tradição, se você limpar na sexta-feira, pode atrair problemas e cometer um pecado. Na sexta-feira, você não pode beber álcool, se envolver nos prazeres carnais.E todos os aniversários e aniversários que caem nesse dia devem ser reprogramados. Irritação e abuso são proibidos. Fofoca, conversa, fofoca vazia são inaceitáveis. Quanto à comida, neste dia é melhor não comer ovos, carne, peixe, laticínios.

Nas noites de quinta-feira, todos os templos realizam os cultos matinais da Sexta-feira Santa. A oração principal são os 121 Evangelhos Apaixonados, que descrevem todos os sofrimentos do Senhor. Os ortodoxos acenderam velas nas mãos.

Se a vela não se apaga, eles a carregam para casa e pintam uma cruz na porta com cera. Acredita-se que tal sinal o salvará de tudo que é impuro. Não há liturgia na sexta-feira, mas o relógio do czar é lido. Por volta das 15h, o Sudário de Jesus é trazido para a parte central do templo.

Rápido

De acordo com os cânones da igreja, a Sexta-Feira Santa tem suas próprias proibições e aprovações.

Os seguintes alimentos podem ser consumidos:

  • chá de ervas, mas sem açúcar;
  • frutas e vegetais crus;
  • suco de frutas e vegetais;
  • frutas e vegetais enlatados ou em conserva.

Esse cardápio é para dias de jejum: pastéis, bebidas alcoólicas, carnes, peixes são proibidos. Dizem que se uma pessoa está jejuando, sua dieta de sexta-feira é um pedaço de pão e um copo d'água. Não há restrições estritas à culinária: muitas donas de casa preparam pratos tradicionais para a mesa da Páscoa. Embora poucos possam resistir a tais tentações e cheiros.

De acordo com os cânones bíblicos, Jesus Cristo morreu às 15:00. A partir disso, os verdadeiros crentes não comem nada, não bebem água até a hora indicada.

Claro, essas são proibições bastante estritas, nem todos podem seguir essas instruções. Mas deve ser entendido que tal dia triste acontece uma vez por ano, e é aconselhável se preparar com antecedência.

Existem concessões para algumas categorias de pessoas:

  • crianças e bebês;
  • mães lactantes, mulheres que esperam um reabastecimento na família;
  • pessoas idosas;
  • cidadãos portadores de doenças crônicas, graves e incuráveis;
  • aqueles cujo trabalho está associado aos mais difíceis esforços físicos.

De acordo com o clero, mesmo que uma pessoa não tenha feito o jejum desde o primeiro dia, ela pode ingressar a qualquer momento. Não há proibições para isso.

O que pode e o que não pode ser feito?

Os crentes têm muitas perguntas sobre o que pode e o que não pode ser feito no quinto dia. Os representantes da igreja argumentam que este é o melhor dia para meditar na façanha de Cristo. O melhor é fazer uma boa ação ou dar esmolas. Normalmente, os cristãos ortodoxos visitam parentes, perdoam as ofensas e se reconciliam. Em outras palavras, sempre há liberdade de escolha, mas as intenções devem ser boas. É importante passar este dia corretamente, para vivê-lo de acordo com os cânones cristãos.

Nesses dias, você pode:

  • participar da remoção da mortalha;
  • orando em frente a ícones;
  • leia um livro de orações;
  • estudar as leis da Bíblia;
  • visite templos;
  • pensar e refletir sobre o destino do Senhor;
  • limite-se à comida;
  • vá para a confissão;
  • para oferecer discursos de agradecimento ao Senhor;
  • assar bolos, preparar comida de feriado, se você não teve tempo de fazer no dia anterior;
  • peça o perdão dos pecados.

Você pode chorar e ficar triste, mas apenas se essas emoções forem causadas por pensamentos sobre o difícil destino de Jesus Cristo. Em geral, em casa, você precisa observar paz e sossego. Este não é um dia de folga e ninguém deve se esquivar da responsabilidade de ir para o trabalho. Mas a Rússia tinha suas próprias proibições.

  • Não toque no chão. Todas as obras deste tipo são proibidas. Cortar madeira também era considerado um negócio pecaminoso.
  • Não faça bordado.
  • Você não pode assar, arrumar, lavar, limpar a casa.
  • Não é recomendável nadar, cortar o cabelo. Até aquecer o banho era proibido.

E em nenhum caso você deve beber bebidas alcoólicas, assistir a programas de entretenimento ou ir a estabelecimentos de entretenimento. Receber amigos ou ir até eles não era bem-vindo. E os casamentos foram cancelados nas igrejas.

Ritos e rituais

No Dia Santo, os costumes e as conspirações são válidos. Os crentes em todos os tipos de rituais tentam atrair boa sorte, melhorar sua posição do ponto de vista financeiro.Nesse momento, a magia é forte e desejos e solicitações se tornam realidade. Segundo o costume, a Páscoa e os ritos mágicos são incompatíveis. Mas essa prática está presente. Vamos considerar as crenças mais populares.

  • Não é por acaso que muitas pessoas trazem para casa uma vela acesa após o culto. O número deles deve ser 12. Enquanto a pessoa vai para casa, a vela deve acender. Se ele apagasse e fosse aceso novamente, então a realização dos desejos, uma melhora na situação não deveria ser esperada.
  • Era necessário consagrar qualquer anel durante o serviço religioso: então, deveria proteger toda a família do infortúnio.
  • As velas devem ser colocadas na frente do ícone, e lá elas devem queimar. Só então a felicidade e a prosperidade virão para a casa. E riqueza e sucesso estarão com uma pessoa o ano todo.
  • Este é o momento em que pessoas experientes falam as coisas e as jogam para seus inimigos. Para encontrar o forro, você precisa pegar uma vela queimada na igreja, trazê-la para casa e acendê-la novamente. Recomenda-se percorrer todos os cômodos da casa: onde a vela começa a soltar fumaça e crepitar, e o forro jaz.
  • Acredita-se que é nesses dias que uma pessoa pode ser curada da embriaguez. Você precisa tirar a cinza, colocá-la em um pequeno saco. É preciso esperar a noite e espalhá-la na encruzilhada com o desejo de que a pessoa sinta aversão ao álcool.
  • As meninas solteiras estavam ansiosas por esse dia. No dia anterior, eles limparam casas e deixaram muito espaço vazio ao lado de suas prateleiras. Acreditava-se que era assim que chamavam sua noiva.
  • Diz-se que se uma menina vir um pássaro perto da janela na madrugada da Sexta-feira Santa, ela logo conhecerá seu futuro marido.
  • Para atrair sorte financeira, ao final do dia, uma moeda de prata foi baixada para o fundo do recipiente, despejada com água de nascente. Na manhã seguinte, a moeda foi enviada para a carteira e carregada o ano todo, e eles beberam dessa água. Então o dinheiro foi encontrado o tempo todo.
  • Eles disseram que se você quebrar o espelho, o dinheiro será perdido. Todos os cálculos financeiros foram adiados para outro dia.
  • Predições e presságios ruins poderiam ser evitados limpando-se as molduras e cantos das portas com toalhas novas pela manhã, antes do amanhecer. Em seguida, foi aconselhado retirar a toalha em um canto secreto, guardando-a durante todo o ano.
  • Para manter a paz e a tranquilidade da casa, a dona de casa tinha que assar dois pães e, antes de amassar, pedir ao Senhor que preservasse sua família e orasse. Quando o pão era assado, um pão era comido pela família e o segundo ficava atrás dos ícones durante todo o ano.

Presságios populares

Depois de muito tempo, o povo teve seus próprios sinais e superstições no Dia Santo. Por exemplo, dizem que o pão que se faz neste dia não fica bolorento e tem poder curativo. Dizem que tal pão é capaz de proteger uma casa do infortúnio e uma pessoa no caminho - da doença. Era considerado um bom sinal se o pão feito naquela época fosse bonito, macio e com a crosta avermelhada. E se o pão não estiver cozido ou queimado, espere problemas.

Considere outros signos folclóricos.

  • A diversão e o riso naquele dia querido eram proibidos. Quem ri na sexta-feira vai chorar o ano todo.
  • A tristeza acontecerá com a pessoa que ousar perfurar a terra com algo. Mesmo as plantas não podem ser plantadas: elas morrerão de qualquer maneira. Mas a salsa pode agradar com uma boa colheita.
  • Você não pode cuspir no chão, senão todos os santos levantarão em armas contra você.
  • Não importa o quanto você lave suas roupas na sexta-feira, elas ainda não ficarão limpas.
  • Dizem que quem bebe na sexta-feira logo se embriaga, e se você conceber um filho nesses dias, ele adoece ou lhe acontecerá algum outro infortúnio.
  • Mas naquela época, ao contrário, desmamar uma criança do peito era considerado uma coisa boa: a criança se acostumava rapidamente com a vida adulta, e sua saúde era muito forte.
  • Os sonhos daquela época também eram especiais: acreditava-se que se realizavam antes do meio-dia, traziam uma mensagem importante ou certas informações. Sonhos com previsões incríveis acontecem àquelas pessoas que estão passando por dificuldades na vida. São esses sonhos que orientam a pessoa no caminho certo, ajudam a tirar dúvidas.Você pode pedir uma dica: à noite você precisa se acalmar, colocar seus pensamentos em ordem, orar, contar a Deus o seu pedido.
  • Quaisquer pistas e sinais do universo (vozes, luz incomum, presságios) foram considerados uma manifestação de presságios. Você precisa se lembrar de tudo, ao longo do tempo, a dica veio sozinha.
  • Se você quer se manter saudável, não precisa cortar o cabelo, fazer procedimentos cosméticos ou pintar.

Houve até rumores de que neste dia é fácil prever seu destino. Nas primeiras horas da manhã, você precisa olhar pela janela depois de dormir e não pode falar com ninguém antes. Quem quer que eles vejam imediatamente se tornará o destino.

A interpretação é a seguinte:

  • pássaros prometem novos conhecidos;
  • ver um cachorro - desejar;
  • um gato - para lucrar e dinheiro fácil;
  • um homem idoso ou doente tem problemas de saúde, falência nos negócios;
  • se um casal está saindo pela janela, então pode-se contar com um casamento precoce, reconciliação com um ente querido ou reabastecimento na família;
  • para ver um jovem - para as notícias do casamento;
  • uma jovem - para um ano feliz, uma existência despreocupada.

Era proibido falar sobre o que viu até o momento em que a previsão se concretizou.

Em relação à leitura da sorte, a igreja tem uma opinião inequívoca: todos esses são preconceitos pagãos que não auguram nada de bom. Não foi bem recebido, não só na Sexta-Feira Santa, mas também em nenhum outro dia. Os representantes da Igreja ainda continuam a afirmar que o Senhor pune as pessoas por tais atos.

Por mais blasfemo que possa parecer, a morte na Sexta-Feira Santa foi um feito de sorte. Afinal, quem acredita no jejum comunga, reza, confessa. Ele é puro de alma e corpo. Portanto, ele vai a Deus com o coração leve. E se uma pessoa começou a ficar doente no Dia Santo, ela se recuperou rapidamente. Não foi à toa que os curandeiros curaram e curaram pessoas, fizeram amuletos e sinais secretos naqueles dias mágicos e misteriosos.

Houve muitos sinais. Aqui estão alguns deles:

  • o vento mais forte soprou - espere pelas chuvas;
  • o cavalo ronca - para dias chuvosos;
  • o grilo cantou - é hora de começar a arar;
  • muitos cones no amieiro - haverá muita cevada;
  • se o céu estiver rosa ao amanhecer, o tempo estará claro.

A Sexta-feira Santa é um dia incomum e poderoso. Você precisa passar a tarde de sexta-feira de maneira silenciosa e respeitosa. E seu amor por ele deve ser expresso por meio de orações. Acreditava-se que, se as pessoas seguissem regras especiais, sua vida durante o ano seria tranquila. Não é uma má ideia transferir essas tradições para a vida moderna.

sem comentários

Moda

a beleza

casa