Tudo sobre a Páscoa Católica
O Cristianismo é uma das religiões mais difundidas no planeta e inclui várias direções principais. Eles têm certas diferenças nas tradições e regras sobre feriados sagrados.
Não apenas os próprios rituais podem ser diferentes, mas também as datas. - A Páscoa católica e a ortodoxa são realizadas em dias diferentes. Se você deseja parabenizar um representante de outra denominação, você deve descobrir como e quando pode fazê-lo.
Quando os católicos celebram a Páscoa?
Os cristãos ortodoxos sabem que o feriado não tem um dia fixo no calendário, a data muda a cada ano. Para os católicos, a situação é a mesma, nisso as tradições coincidem. Nem todo mundo sabe por que a Páscoa é celebrada em dias diferentes. Para entender esse problema, você precisa se aprofundar na história. O problema é que a data exata da Ressurreição do Senhor é desconhecida. Até hoje, só há informações de que isso aconteceu na primavera, durante o feriado judaico da Páscoa. Durante o Concílio Ecumênico de 325, uma decisão específica foi feita a respeito do dia sagrado. A resolução incluiu os seguintes pontos:
- o feriado deve necessariamente ocorrer em um domingo;
- o cálculo deve ser feito a partir da data do equinócio vernal - é necessário determinar quando será a primeira lua cheia e depois contar mais uma semana.
No final, descobriu-se que o feriado tornou-se "móvel", a cada ano o número é calculado novamente, de acordo com o calendário e levando em conta características astronômicas... Até certo ponto, os números de ortodoxos e católicos coincidiam, mas no século 16 começaram as desavenças entre as confissões.
Devido à dificuldade de cálculos, alguns pontos suscitaram muitas dúvidas:
- a igreja usava um fixo a data do equinócio é 21 de março, embora astronomicamente este fenômeno também possa ocorrer nos dias 19 ou 22;
- dia de lua cheia também foi determinada pela lista de cálculo, e não pela posição real do corpo celeste;
- Além do mais, mês da lua cada ano é alterado por várias horas, o que também tornava os cálculos difíceis.
Por causa dessas nuances, havia discrepâncias com a igreja e o calendário astronômico, o que gerava muitas dúvidas. Um dos clérigos sugeriu que o Papa realizasse uma reforma que resolveria o problema. Assim surgiu o calendário gregoriano, que a Igreja Católica usa até hoje. Na Ortodoxia, eles não mudaram as tradições, portanto a Páscoa ainda é considerada de acordo com os cânones alexandrinos, é determinada de acordo com o estilo antigo - daí a diferença de datas.
Quando as datas da Páscoa ortodoxa e católica coincidem?
Às vezes, o dia do feriado sagrado cai na mesma data. Para isso, é necessário que a lua cheia ocorra no intervalo entre o equinócio e a Ressurreição Brilhante de acordo com os novos e antigos estilos. De acordo com os cálculos, a correspondência mais próxima é esperada para 20 de abril de 2025. A mesma situação será em 2031, 2034, 2037.
Em outras ocasiões, a diferença entre os feriados pode ser de uma semana a 45 dias. Deve-se ter em mente que A Páscoa católica é celebrada mais cedo que a ortodoxa, por isso, se quiser dar os parabéns a alguém, não se esqueça de o fazer a tempo.
E também é preciso lembrar que não só o dia da festa é diferente, mas também algumas tradições inerentes a este importante evento.
Por que o Fogo Sagrado não desce?
Um dos milagres da Páscoa pode ser observado durante o serviço festivo na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém... Neste dia desce o Fogo Sagrado, considerado sagrado. A chama surge espontaneamente, sem a participação das pessoas, portanto, é atribuída a uma origem divina e é tratada com especial respeito. Os padres carregam partículas de fogo para todas as igrejas ortodoxas e até as enviam em voos especiais para outros países para que os crentes possam tocar neste santuário. No entanto, os católicos têm uma visão diferente desse fenômeno.
Se nos voltarmos para a história, veremos que os representantes desta confissão não participam do serviço divino, durante o qual ocorre a descida do Fogo Sagrado, desde 1187. Além disso, a Igreja Católica não reconhece oficialmente a origem divina ou milagrosa desta chama. Levando isso em consideração, uma partícula do Fogo Sagrado de Jerusalém não é acesa nas igrejas, como no caso dos ortodoxos. No entanto, durante os serviços religiosos nas igrejas católicas, os padres abençoam a chama ardente e a Páscoa - uma grande vela, a partir da qual os paroquianos acendem pequenas velas.
Além disso, embora os católicos não reconheçam a origem divina do fogo, eles geralmente não criticam esse fenômeno e respeitam as tradições ortodoxas.
Comemoração em diferentes países
A fé católica está difundida na Europa. No entanto, se você olhar como a Páscoa é realizada em diferentes países, você encontrará algumas diferenças, apesar da orientação religiosa em geral. Basicamente, a diferença está em quais pratos são preparados neste dia, como as pessoas se cumprimentam e quais símbolos estão associados ao feriado.
Na Alemanha
As fogueiras são feitas na noite de sábado antes da Páscoa. Isso é feito próximo a igrejas, em praças e até no pátio, se possível. O fogo simboliza a purificação e a chegada da primavera. Esta tradição lembra um pouco a Maslenitsa russa. Existe uma velha crença de que um coelho traz ovos coloridos para as crianças na Páscoa. Esses são ecos de lendas antigas nas quais as lebres agiam como animais sagrados associados à deusa da primavera.
O símbolo criou raízes e já se tornou associado ao feriado cristão, portanto, muitas vezes você pode ver um coelho com uma cesta de ovos nos cartões de Páscoa alemães. Também é costume dar figurinhas de chocolate na forma deste animal e outras guloseimas para crianças. Na mesa festiva, você pode ver uma variedade de pratos com ovos. Eles são consumidos não apenas cozidos, mas também servidos com ovos mexidos ou omelete. Freqüentemente, eles adicionam bacon e salsichas - um prato nacional alemão.
Na Itália
Os fiéis sempre se esforçam para chegar à capital para ouvir as felicitações do Papa e receber uma bênção. Quem não tem dinheiro para a viagem assiste à cerimônia pela TV. Na mesa deste dia encontram-se normalmente os pratos tradicionais: borrego com alcachofra, tartes com ovos e queijo. E também os italianos fazem produtos chamados "colomba" - eles lembram um pouco os nossos bolos de Páscoa, só que também contêm limão e amêndoas.
Curiosamente, a segunda-feira também é considerada feriado, logo após o dia santo - é oficialmente reconhecida como dia de folga. As pessoas no campo costumam aproveitar isso para fazer um piquenique com a família ou amigos e se divertir ao ar livre.
Na França
Aqui, como na Alemanha, o coelhinho da Páscoa é popular como símbolo de férias, e as crianças aguardam ansiosamente por ele guloseimas e doces. É costume comemorar com a família, parentes próximos se reúnem na mesma mesa para bater um papo. O frango frito é servido como prato principal.
Além da lebre, há outro símbolo que pode ser freqüentemente encontrado na França. Este é um sino, porque o carrilhão está associado à Páscoa. É costume decorar a casa com sinos e guirlandas em miniatura, e as estatuetas de chocolate com este símbolo são um presente popular para crianças e adultos.
O que pode e o que não pode ser feito?
Para os católicos, a Páscoa é tão importante quanto para os cristãos ortodoxos. Este é um grande dia sagrado para todos os cristãos, independentemente da direção a que pertençam. É aconselhável passar o feriado com pensamentos retos, orar, ir à igreja e visitar parentes. As seguintes ações são proibidas:
- trabalho doméstico, incluindo costura ou tricô, e jardinagem;
- visitando estabelecimentos de entretenimento - clubes, karaokê, restaurantes;
- você não deve tocar música bem alto em casa, dar festas;
- você não pode se casar neste dia, a exceção é a Inglaterra, onde as tradições permitem.
Além disso, em um dia sagrado, você não pode xingar e insultar os outros, invejar alguém e fazer más ações. Desânimo e tristeza também serão considerados pecado.
Antes da Páscoa costuma-se observar o jejum, no próprio feriado as restrições não se aplicam mais, mas isso não significa que você pode comer demais com o que estava inacessível. A moderação na comida e bebida é encorajada. Quando chega o Grande Sábado, os crentes vão para o culto noturno, que termina com uma procissão da cruz. Os paroquianos trazem do templo água benta, fogo sagrado e cera das velas da igreja. Tudo isso é usado para abençoar o lar e os membros da família, para protegê-los da negatividade e dos problemas. Em alguns países, os padres visitam as casas dos paroquianos na véspera do feriado para consagrá-los.
Depois de visitar a igreja, os costumes prescrevem passar tempo com a família, organizando um jantar festivo para seus entes queridos ou visitando parentes. Também é costume dar pequenos presentes - na maioria das vezes, são joias doces, lembranças com símbolos da Páscoa, ninharias agradáveis e cartões-postais.
O principal é passar este dia com pensamentos brilhantes, devotá-lo a Deus e aos assuntos espirituais, cuidar de seus familiares e dedicar tempo a eles. Nisso, as tradições de todos os cristãos coincidem.