Páscoa

É possível se lavar na Páscoa e antes dela?

É possível se lavar na Páscoa e antes dela?
Contente
  1. Por que não lavar e lavar seu cabelo?
  2. Quando posso ir nadar?
  3. Exceções à regra

Antes do feriado da Páscoa, os fiéis procuram observar as tradições que se desenvolveram ao longo dos séculos. Acredita-se que os cristãos devam dedicar quase todo o seu tempo à oração. O trabalho não é proibido, mas é recomendável abandonar as preocupações do dia a dia. Portanto, você não pode se lavar na véspera do feriado, bem como diretamente na própria Páscoa. Mas mesmo aqui havia algumas exceções.

Por que não lavar e lavar seu cabelo?

Para entender por que você não pode se lavar na Páscoa, você precisa se lembrar das tradições associadas ao feriado. Em todos os momentos, a limpeza da casa começou na segunda-feira durante a Semana Santa. UMA eles tentaram terminar todas as tarefas domésticas na quinta-feira santa. É por isso que costumamos chamá-lo de Limpo.

Quando a limpeza da casa terminou, as pessoas se lavaram. E tentamos chegar a tempo antes do nascer do sol. Foi permitido o uso apenas de água fria para a lavagem. Acreditava-se que o líquido dissipava o cansaço e as doenças, restaurava a força e a beleza.

Houve outro rito interessante que aconteceu na Quinta-feira Santa. Sua essência era a seguinte.

  1. Água foi derramada em uma tigela, e todas as coisas de prata foram baixadas para o fundo. Podem ser pratos, moedas ou joias.

  2. O rosto foi lavado desta tigela.

  3. O resto da água foi derramado no chão.

A cerimônia foi chamada de "Lave com prata". As pessoas acreditavam que se você passá-lo na quinta-feira durante a Semana Santa, os espíritos malignos irão ignorar uma pessoa por um ano inteiro. Na quinta-feira, é preciso pintar ovos e preparar outras guloseimas para a mesa festiva. É melhor dedicar a sexta e o sábado às orações em casa e na igreja. E nas próprias férias, é recomendável relaxar.

Quando posso ir nadar?

Claro, as regras mudaram um pouco agora.É improvável que qualquer pessoa moderna possa passar sem um banho de quinta a segunda-feira da próxima semana. É por isso a igreja não proíbe lavar todos os dias da Grande Semana, exceto sábado e domingo. É melhor recusar procedimentos de banho hoje em dia.

Não é especialmente recomendado tomar banho à noite ou na noite anterior ao feriado, bem como no domingo de manhã. A essência da proibição é simples: durante essas horas, os crentes devem orar pelo perdão dos pecados, louvar a Jesus Cristo e pedir-lhe uma ressurreição milagrosa após a morte.

Se uma pessoa está se lavando neste momento, significa que ela primeiro pensa diretamente sobre si mesma, sobre a pureza corporal, e não espiritual. E também existe a crença de que a água suja que flui de uma pessoa hoje em dia retornará definitivamente para ela na forma de doença e infortúnio.

Na véspera do feriado, assim como no segundo fim de semana da Semana Santa, só é permitido escovar os dentes e lavar o rosto. Mas a proibição de lavar ainda hoje em dia continua em vigor.

Exceções à regra

Existem exceções para todas as proibições e regras. Assim, a proibição de lavagem é cancelada nos seguintes casos.

  1. Se nesses dias uma pessoa voltar para casa depois de fazer um trabalho duro e sujo, ela pode se lavar. Isso deve ser feito o mais rápido possível.

  2. Não é proibido lavar crianças pequenas hoje em dia, pois a falta de procedimentos de higiene pode prejudicar a saúde dos bebês.

  3. Você pode lavar pessoas com necessidades especiais. Muitos deles simplesmente precisam de procedimentos higiênicos para manter uma vida normal.

Mas mesmo em todos os casos acima, também existem limitações. Por exemplo, se a pessoa voltou do trabalho e precisa se lavar rapidamente, é recomendável fazer isso em casa: enxágue rapidamente no chuveiro. Não é recomendável tomar banho várias horas e, mais ainda, ir ao balneário. Ou seja, a essência da proibição é que uma pessoa não deve ter prazer com os procedimentos de abastecimento de água. Tudo é feito exclusivamente para limpar o corpo.

Mesmo que seja necessário resgatar a criança. Isso deve ser feito o mais rápido possível. Não é recomendável colocá-lo na banheira, onde poderá brincar com brinquedos. É melhor lavar apenas por 5-10 minutos, sem dar importância especial ao procedimento.

Se uma pessoa é dona de um banho público ou sauna, geralmente é melhor fechar a instituição hoje em dia. Acredita-se que quem induz as pessoas a ações negativas é quem mais peca. A instituição poderá começar a trabalhar já na segunda-feira da semana seguinte à Páscoa.

Existem outras proibições para as pessoas modernas hoje em dia. Portanto, não é recomendado:

  • Para cortar o cabelo;

  • fazer alguns procedimentos cosméticos - máscaras faciais, tingir sobrancelhas e cabelos, ir para uma manicure e pedicure;

  • ir fazer uma massagem (exceto nos casos em que o procedimento é realizado por motivos médicos).

Mas não foi sempre assim. Há vários séculos, na Páscoa, foi consagrada água de poço, que depois foi usada para lavar todos os cantos. Eles tentaram cuidadosamente lavar as crianças e os doentes, para que alguns não adoecessem, enquanto outros se recuperassem. As celebrações da Páscoa não eram completas sem água. Na Páscoa, os jovens organizaram uma espécie de animação com o objetivo de empurrar um rapaz ou uma moça para o rio. Ou borrife água fria inesperadamente.

Mas os Cristãos Ortodoxos ainda tentam devotar esses dias a outros assuntos e preocupações. Os crentes estão se preparando para o feriado que se aproxima, limpando a casa e visitando igrejas. No próprio feriado, procuram relaxar, visitar os amigos, parentes e amigos que não veem há muito tempo, devido à grande carga de trabalho.

Não é recomendável nadar e lavar os cabelos na Páscoa. Mas esta está longe de ser a única proibição. Não é recomendado limpar a casa, praticar más ações, praguejar, falar palavrões, discutir com uma das pessoas.

É melhor ir à igreja para o culto noturno de Páscoa, descansar um pouco pela manhã e depois ir visitá-la. A quaresma termina neste dia, então qualquer alimento é permitido. Alguns vão aos cemitérios aos domingos, o que também é errado. Para isso, 7 dias após a Páscoa, será celebrado mais um feriado - o Radonitsa. É neste dia que poderá visitar os cemitérios de familiares falecidos, amigos e outras pessoas que foram queridas durante a sua vida.

sem comentários

Moda

a beleza

casa