Páscoa

Quando os ovos são consagrados na Páscoa e onde colocar as cascas?

Quando os ovos são consagrados na Páscoa e onde colocar as cascas?
Contente
  1. Termos de consagração na igreja
  2. Quando e como realizar a cerimônia em casa?
  3. O que fazer com as conchas?

Depois de borrifados com água benta, os produtos não ficam nada especiais, mas se você perguntar ao padre se pode jogar as cascas dos ovos de Páscoa no lixo, receberá uma resposta negativa. Anteriormente, havia uma crença de que Jesus Cristo e os apóstolos andam disfarçados de pessoas pobres durante a semana da Páscoa. Jogar fora cascas de ovo pode acertar acidentalmente um deles e causar raiva. Existem certos termos para a consagração de ovos, bem como requisitos para o posterior descarte da casca.

Termos de consagração na igreja

Para ter tempo de consagrar os ovos na Páscoa na igreja, recomenda-se pintá-los o mais tardar na quinta-feira da Semana Santa. Não é recomendado fazer isso na sexta-feira, uma vez que um serviço especial é realizado nas igrejas, no qual os crentes são incentivados a comparecer.

A consagração de ovos, bolos e outras guloseimas festivas começa no Sábado Santo. A comida pode ser levada ao templo pela manhã, colocada em um local especialmente designado para isso (como regra, são colocadas grandes mesas). Quando a cerimônia de consagração for concluída, o alimento pode ser levado embora. Ao mesmo tempo, eles não podem ser comidos imediatamente, pois a Grande Quaresma continua no sábado.

Às vezes, os ministros da igreja determinam independentemente a hora e as datas para a consagração, e a programação é afixada nas portas do templo. Alguns não vão ao culto de sábado à noite, mas apenas vão ao culto noturno, trazendo consigo os ovos para a consagração. É melhor não fazer isso. Via de regra, há muita gente nas igrejas na Páscoa Ortodoxa e para não ocupar muito espaço com a comida é melhor consagrá-la no sábado.

É costume ir ao serviço festivo já leve, apenas para fins de oração.

Quando e como realizar a cerimônia em casa?

Se por algum motivo for impossível entrar no templo, os ovos são consagrados em casa. Ao realizar a cerimônia, recomenda-se o cumprimento de certas condições e requisitos.

Para a consagração, é recomendado o uso de água que foi trazida do templo na festa da Epifania. Para realizar a cerimônia corretamente, você precisa preparar o seguinte:

  • uma mesa de comida coberta com uma toalha de mesa festiva branca;

  • um recipiente com água benta (você pode usar uma jarra de meio litro);

  • um novo pincel pequeno.

Ovos e outras guloseimas de Páscoa são colocados na mesa. Antes de realizar a cerimônia, é imperativo ler uma oração e, em seguida, prosseguir para o processo principal. Os ovos são abençoados não muito longe da iconostase inicial. Você precisa molhar um pouco o pincel na água e borrifar na comida. E também podem ser cruzados. Os produtos para a mesa festiva estão prontos.

O que fazer com as conchas?

Os ovos são comidos na Páscoa. Se eles foram consagrados no templo ou em casa, então as cascas deles não são recomendadas para serem jogadas na lata de lixo. Pelo menos isso está claramente definido nas regras da igreja. Existem vários métodos para o descarte adequado.

A maneira mais simples e compreensível para muitos é enterrar a concha no solo. Claro, você não precisa enterrar as cascas de cada ovo. É necessário dobrar e, quando todos os ovos forem comidos, vá enterrar.

Os proprietários de quintais podem enterrar a concha sob um arbusto. Será benéfico porque contém muito cálcio, o que enriquece o solo. Se você não tem seu próprio terreno, pode pegá-lo e enterrá-lo na floresta.

Se houver vasos grandes de plantas domésticas em casa, eles também serão uma opção adequada.

Outra opção de aproveitamento benéfico da casca do ovo de Páscoa é a fabricação de um medicamento. Se os ovos foram tingidos com casca de cebola ou outros corantes naturais, a casca do ovo se tornará um componente útil. O processo de cozimento consiste em várias etapas.

  1. A casca com 12-15 ovos deve ser bem lavada em água corrente e, em seguida, seca com papel-toalha ou papel-toalha.

  2. Moa em um moedor de café.

  3. Despeje em um recipiente de vidro e despeje 200 ml de suco de limão natural.

  4. Insista por 24 horas e depois guarde na geladeira.

A composição resultante é rica em vitamina C e também contém uma grande quantidade de cálcio. Como profilaxia para fraturas e resfriados, recomenda-se tomar 0,5 colher de chá. três vezes ao dia com as refeições. Para evitar consequências negativas, primeiro você deve consultar um médico.

Se você não quiser preparar um agente profilático ou se foram usados ​​corantes alimentícios coloridos para tingir os ovos, as cascas podem ser queimadas. Ao mesmo tempo, não deve ser queimado no fogão da sauna. Melhor usar um braseiro ou algum tipo de recipiente de metal. Mas as cinzas ainda precisarão ser enterradas, pois não há outro lugar para colocá-las.

Às vezes, além de tintas, são usados ​​elementos decorativos: adesivos com símbolos da Páscoa e rostos de santos, imagens de templos, a inscrição XB e muito mais. Tudo isso também não é recomendado para ser jogado no lixo, já que na maioria dos casos há cruzes, imagens de Jesus Cristo e outros santos. Todos esses atributos também são recomendados para serem queimados ou enterrados no solo. Obviamente, papel e plástico não podem ser usados ​​para preparar o produto acima.

Se nenhum dos métodos de reciclagem da casca for adequado, então a casca, mesmo neste caso, não deve ser enviada para a lata de lixo. Você pode levar a concha para o templo ou pedir a alguém de crentes familiares para jogá-la fora. Como regra, ninguém nega tal pedido.

Quando os ovos foram pintados, mas ao mesmo tempo eles não passaram pelo rito da aspersão com água benta, então, teoricamente, eles não têm nada a ver com produtos sagrados.

É permitido embalar tal concha em um saco plástico ou qualquer outra embalagem e, em seguida, jogá-la fora. Opcionalmente, pode ser embalado em jornal ou papel.

Mesmo assim, há uma exceção. Se, na hora de decorar ovos de Páscoa, foram utilizados adesivos com a imagem de rostos de santos, templos, cúpulas, cruzes e outros da mesma categoria, não poderá enviá-los para a lixeira. Melhor queimar ou enterrar.

Se uma pessoa joga a casca dos ovos de Páscoa na lata de lixo, ela está cometendo um pecado. O resultado final é que o saco de lixo pode ser rasgado pelos cães que vivem no local do contêiner. Como resultado, a concha, os adesivos com os rostos dos santos simplesmente vão parar na estrada. Os carros começarão a passar por cima deles, os incrédulos irão pisar neles, pisoteá-los na lama. Tal comportamento em relação aos produtos da Páscoa é inaceitável, portanto a decisão mais correta é descartá-los de uma das formas corretas e aceitáveis. Só então as ações pecaminosas podem ser evitadas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa