Páscoa

É possível ir ao balneário na Páscoa e quando é melhor lavar?

É possível ir ao balneário na Páscoa e quando é melhor lavar?
Contente
  1. Proibições do passado
  2. O que dizem os padres?
  3. Sinais e tradições de banho

Muitos crentes não são tão religiosos quanto gostariam. E eles conhecem alguns fundamentos e tradições apenas pelos lábios de rituais familiares que se desenvolveram em uma família particular. Dúvidas sobre se eles estão realmente se comportando corretamente podem surgir a qualquer momento. Por exemplo, em relação ao balneário na véspera da Páscoa.

Proibições do passado

Antigamente, uma casa sem banho não era considerada uma casa. E, claro, o processo de lavagem foi quase solene, cheio de rituais. Mas é preciso entender que não foi fácil aquecer o balneário: basta aplicar água e você vai se cansar. É lógico que antes do feriado o processo assumisse um alcance especial: em dias especiais eu queria me preparar de uma maneira especial, para me limpar no sentido literal da palavra. A Páscoa é uma das festas mais importantes, e também era preciso conhecê-la limpa.

No entanto, no século XVII, por decreto real, na véspera de uma festa religiosa (qualquer, não só da Páscoa), os banhos eram encerrados.... E isso se explicava pela mesma perda de tempo que era inevitável no aquecimento de uma banheira. Aplique água, corte lenha, prepare vassouras, decocções de ervas, ligue o fogo. Se você fizer tudo isso, pode não chegar a tempo para o serviço. E durante os serviços divinos especialmente importantes, o trabalho árduo era completamente proibido, e o aquecimento de uma casa de banho é exatamente isso. Este é o motivo da proibição. Mais uma vez, gostaria de observar: isso se aplica não apenas à Páscoa, mas também a outros feriados religiosos.

Mas a Quinta-feira Santa era considerada obrigatória para a limpeza e também para o corpo. Foi uma época fértil para limpar a casa, lavar o chão e tomar banho também. Mas o domingo é um dia especial e festivo. A Páscoa sempre cai neste dia. Era um mau presságio ir para a casa de banhos depois da meia-noite: isso era considerado um pecado, e uma pessoa que decidisse fazer isso era “sentenciada” à doença.Acreditava-se que ele realmente ficaria muito doente.

Mas na quinta e no sábado você pode ir ao balneário. Havia mais uma restrição, e isso não está mais relacionado com os decretos do czar: acreditava-se que uma casa de banhos vivia na casa de banhos. Esta é a chamada casa de banhos. E ele estabelece suas próprias regras: se você desobedecer a ele, você não será bom. E eles tinham medo de desobedecer ao bannik: por desobediência, ele poderia puni-lo com a morte. É por isso que antes era impossível ir ao balneário na Páscoa.

Mas com o tempo, o decreto foi cancelado e eles se esqueceram um pouco do bannik.

O que dizem os padres?

O mais interessante é que as opiniões dos próprios pais espirituais diferem. Há aqueles entre eles que desaconselham a lavagem, seja no próprio dia sagrado (isso é perfeitamente compreensível), seja na véspera, no sábado à noite. E eles dizem que é melhor limpar a casa e você na quinta-feira santa. Essa recomendação, entretanto, é clara para todos. Mas os clérigos também levam em consideração a modernidade, as inovações e as capacidades humanas. As pessoas passaram a viver com mais conforto, o aquecimento de um banho agora não leva tanto tempo: é bem possível lavar e chegar a tempo para o serviço.

Em suma, é assim que se parece o conselho sacerdotal.

  • É impossível substituir o serviço divino por alguma atividade simples do dia-a-dia, que pode ser calmamente adiada para outro momento.... Se uma pessoa tem turno de trabalho, é uma coisa. Mas se ele simplesmente decidiu se lavar, e não ir ao culto, para ir à igreja está errado. Melhor lavar na quinta-feira, pelo menos no sábado de manhã. Mas para que essas ações não interfiram na celebração do feriado ortodoxo como deveria ser.
  • Assistir a um serviço religioso é uma obra da alma. E isso requer preparação mental. Em primeiro lugar, concentração no feriado que se aproxima, na oração. E depois de se preocupar com o banho, isso pode simplesmente não ser energia suficiente. Uma pessoa ficará cansada, terá vontade de dormir cedo, seus pensamentos serão sobre coisas mundanas. É por isso que a ideia da sauna não é tão boa mesmo na véspera das férias.
  • É melhor que a limpeza e o banho sejam realizados no mesmo dia. E a Quinta-feira Santa é mais adequada para isso. Afinal, pela manhã você pode dedicar um dia à limpeza de sua casa. Comece pelas pequenas coisas: por exemplo, lave a louça (panelas, potes, fogão), depois a cozinha como um todo. Depois, o resto dos quartos. Ao mesmo tempo, você pode carregar a máquina de lavar com o trabalho. E à noite, quando a casa está totalmente polida, você pode nadar. Isso será agradável, porque o corpo, depois de se preocupar com a limpeza, vai querer relaxar: um banho ou apenas um banho quente contribuirá plenamente para isso.

Você pode adicionar a isso mais um momento: eles dizem que primeiro você precisa colocar as coisas em ordem ao seu redor, e então, você vê, tudo se acomodará na sua cabeça. E com razão: depois de fazer todas as tarefas domésticas básicas, é mais fácil concentrar-se nos preparativos para o feriado.

Além disso, pensar em algo todos os dias não é a melhor solução na Sexta-Feira Santa. Portanto, todos os negócios, incluindo o banho, devem ser feitos antes de sexta-feira.

Sinais e tradições de banho

Não existem tradições especiais, todas foram descritas acima. Provavelmente, a tradição principal pode ser reduzida a lavar na Quinta-feira Santa. Mas também existem exceções. Por exemplo, uma pessoa estava no turno da noite, chegou em casa no domingo de manhã e realmente quer se lavar depois do trabalho, porque não consegue cumprir o feriado com organização. Não será pecado cumprir o seu desejo. Mas então não deveria ser lavar por prazer, mas lavar com o objetivo de simplesmente se tornar puro. E sente-se à mesa festiva limpo, elegante, arrumado.

Não há necessidade de ninguém ir à própria casa de banhos aos domingos, porque já não se trata de limpeza, mas do procedimento em si, que se torna mais um prazer do que uma necessidade. Uma pessoa pode adiar o banho no segundo dia após a Páscoa e permitir que a Ressurreição de Cristo seja celebrada por mais uma semana, mas não é pecado ir a vapor na segunda-feira.

Aqui estão mais algumas dicas sobre como visitar o balneário antes da Páscoa.

  • Você não deve associar uma viagem ao local de ablução com adivinhação, adivinhação e outros rituais semelhantes que a igreja categoricamente não aceita. Mesmo uma piada como usar ervas para preparar um feitiço de amor definitivamente será inadequada.
  • Algumas pessoas querem colocar roupas novas (ou apenas roupas íntimas novas) após um banho na Quinta-Feira Santa, incorporando uma nova vida, uma limpeza. E esta tradição é muito boa, prepara uma pessoa para umas férias, permite-lhe sentir ainda mais alegria e bondade.
  • É melhor se o banho não estiver associado ao consumo de álcool após ou apenas em algumas reuniões barulhentas... Antes de um feriado especial, isso é inapropriado. E é melhor passar esse tempo em silêncio, sem diversão desnecessária. A alegria pode ficar quieta.
  • Se parece que os procedimentos de banho na quinta-feira não são suficientes, no sábado à noite pode tomar um duche rápido. Mas para que não distraia dos preparativos do feriado, das preocupações da Páscoa agradáveis ​​e importantes para um religioso.
sem comentários

Moda

a beleza

casa